Main

November 12, 2008

Novos requisitos para comentários

Os spammers estão atacando meu blog em massa, então tive que restringir comentários aos usuários que tenham algum tipo de autenticação.

No final da página de cada post, ao invés do formulário para comentários, agora existe um link dizendo "Sign in to comment on this entry". Clicando nele, aparece uma tela de login (clique aqui para ver uma imagem da tela).

Vocês podem podem usar as opções de autenticação externas (LiveJournal, TypeKey, etc) se já tiverem conta nelas, ou então criar uma conta aqui no meu blog mesmo usando a opção "Movable Type".

Espero que isto não previna meus visitantes de comentar aqui. Eu sei que é um saco ficar se registrando nos lugares, mas por enquanto vai ter que ser assim até eu achar algo melhor... talvez instale uns captchas, mas vou ter que ver isso depois.

November 3, 2008

Amanhã é dia de eleição

Com gente assim (e assim, e assim, e assim) votando no McCain, só nos resta esperar que ele não ganhe as eleições mesmo...

E a vice dele então? Essa me dá medo. Mesmo.

September 25, 2008

É melhor começar a juntar madeira para fogueira...

Se os Republicanos ganharem a eleição para presidente, será que vamos ter uma nova caça às bruxas aqui nos EUA? Leiam aqui.

Essa gente me assusta, e o pior é que estão atualmente tão próximos do poder que não duvido que consigam transformar isto aqui numa teocracia.

August 27, 2008

Propostas opostas

Vi isto num jornal no domingo de manhã e guardei para postar aqui. É uma comparação das propostas de reforma do Imposto de Renda dos dois candidatos principais à presidência, o McCain (capanga do Moita do Mal) e o Obama.

Não estou nada contente com as opções de candidato para esta eleição, mas achei interessante a diferença das duas propostas. O Moita vem favorecendo as camadas mais ricas da população desde que tomou posse, será que o McCain vai continuar a mesma tradição? Resposta na imagem abaixo (cliquem para ampliar).

tax_proposals.jpg

Ah! E enquanto eu estou falando disso, assistam este video aqui sobre a inequalidade de distribuição de renda nos EUA. Claro que é fichinha comparado à situação no Brasil, mas o discurso do cara é muito bom. Pena que ele é independente, sem força para fazer nada a respeito a não ser ficar enchendo o saco deles.

August 22, 2008

Satanista Racional, eu?

Acabei de descobrir que, segundo um padre exorcista de Westminster (a principal diocese da igreja católica da Inglaterra e Wales), eu sou um "satanista racional". Uau.

Além disso, descobri que a Lydia, por praticar yoga, está convidando o demônio a entrar na vida dela! Que safada!

Entre as outras atividades que também mandam convites para o demônio estão fazer sexo antes do casamento, ler horóscopos e praticar reiki ou quaisquer outras coisas inspiradas na filosofia oriental (será que isso inclui artes marciais?).

Ele também nos informou que o homossexualismo está sendo causado por uma praga de infestações demoníacas.

Mas eu fico mais tranquilo ao saber que o tal exorcista é um físico qualificado, portanto ele realmente deve saber do que está falando, publicou até livros sobre o assunto. Ele e os outros membros da Associação Internacional dos Exorcistas (da qual é um dos fundadores) estão aí de prontidão para combater o demônio e nos proteger.

March 25, 2008

Tomou, papudo!

Esta é uma das histórias mais legais que vi na internet ultimamente...

Pandit Surinder Sharma, um famoso "tantrick" (mágico) indiano, estava num debate na televisão quando afirmou que podia matar qualquer um usando magia negra em menos de 3 minutos. Seu oponente, Sanal Edamaruku, presidente do "Rationalist International", desafiou o tantrick a matá-lo ali na hora mesmo.

Sharma cantou o mantra da morte, mas quando isso falhou, fez gestos com uma faca e espirrou água em Edamarku, que só ria.

Depois de 2 horas de palhaçada, o apresentador declarou que a tentativa tinha sido um fracasso. O tantrick afirmou então que Edamarku estava debaixo da proteção de um deus muito poderoso, ao que este então afirmou "sou ateu".

O tantrick então afirmou que ninguém resistiria à sua magia da morte extra-especial, mas que esta magia só podia ser feita à noite. O canal de TV prontamente organizou uma outra tentativa naquela mesma noite. O resultado desta outra tentativa?

Fail, claro! :-)

O link para o artigo com a história em detalhes é este aqui (em inglês). O vídeo aparentemente está disponível, mas eu não sei se tem legendas (mas já escrevi para perguntar, pois quero assistir).

Achei essa história interessante também porque passei por uma situação similar, muitos anos atrás, quando peitei uma mãe-de-santo-incorporando-preto-velho-e-exú que veio me ameaçando com a fúria dos espíritos... hahahahahaha. Dá para perceber que funcionou bem a magia. :-P

March 10, 2008

Mais chances para pecar!

O Vaticano divulgou uma nova lista de pecados, para "complementar" os sete pecados capitais... estes novos são os pecados sociais. São eles:

1) Violações "bioéticas" como o controle de natalidade
2) Experiências "moralmente duvidosas" como as pesquisas sobre células-tronco;
3) Abuso no uso de drogas;
4) Poluição do meio-ambiente;
5) Contribuição para o aumento da separação entre os ricos e pobres;
6) Riqueza excessiva;
7) Criação de pobreza.

Legal ver que eles dão alguns passos para a frente... exceto que para cada passo para a frente, dão dois para trás.

Pensem bem: incentivando os itens 1 e 2, são automaticamente culpados dos itens 3, 4, 5, 6 e 7 dessa lista, pois superpopulação cria pobreza e destrói o meio-ambiente. E eles donos de parte da Pfizer, que faz o Viagra. Quer incentivar mais o abuso no uso de drogas do que isso?

É foda.

March 5, 2008

Mais placas em frente a igrejas

Para vocês não acharem que eu estava zoando quando postei sobre isto antes, olhem só a placa que vi hoje na frente de uma igreja:

Wanna hear God laugh?
Tell Him your plans.

Consigo até ver a menininha, ajoelhada ao lado da cama, rezando:

menininha: Papai do céu, quando eu crescer vou ser bailarina...
papai do céu: Ah, é? Tome paralisia infantil, quero ver você dançar agora... MWA-HA-HA-HA-HÁÁÁÁÁÁ!

February 24, 2008

Placas na frente das igrejas

Vi hoje na placa em frente a uma igreja:

    I tried atheism but there weren't enough holidays

Realmente essa é uma ótima razão para abraçar religião... como não me toquei disso antes? ;-)

Aliás, já faz tempo que queria saber: existe um jornalzinho ou manual de onde esse pessoal tira as frases que colocam nas placas na frente das igrejas?

Mas o mais legal é quando eles colocam recadinhos e assinam "God" embaixo... se eu acreditasse nessa papagaiada iria ficar horrorizado. Imagine só, colocar palavras na boca de deus e ainda assinar por ele? Depois eles falam que os ateus são arrogantes.

October 31, 2007

Desperdício

Aqui nos EUA eles tem o costume de colocar abóboras na frente de casa, nos jardins, varandas junto à caixa de correio, etc, como decoração para o outono. Tipo assim:

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2944/pumpkins-thumb.jpg http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2944/pumpkin-snow-thumb.jpg

Até aí tudo bem, fica bonitinho, é pitoresco, etc. Só que... aparentemente, a maior parte (me falaram que é bem mais de 90%) da produção de abóboras nos EUA para nas varandas das pessoas, onde apodrecem e são jogadas fora. A quantidade de comida desperdiçada dessa maneira é simplesmente absurda.

Nesta época do ano (setembro e outubro), se você dirigir aqui pelas redondezas, vê montes de campos lotados de abóboras. Pensar que tudo aquilo está destinado a estragar na frente das casas dá revolta, quando tem tanta fome e necessidade por todo lugar. Mas aparentemente ninguém liga, ou faz a conexão entre abóboras e comida.

Acho que estou ficando mesmo velho e ranzinza, mas esse tipo de coisa realmente me irrita.

July 21, 2006

Uma imagem vale por mil palavras

bomba.jpg

Crianças israelenses escrevem mensagens nas bombas que vão ser jogadas contra a população civil no Líbano.

Acho que essa imagem mostra praticamente tudo o que tem de errado no mundo: doutrinação das crianças, incentivo à separação racial/religiosa/nacional, endosso ao desprezo e à violência brutal contra pessoas desses outros grupos, glorificação da guerra, etc, etc.

June 15, 2006

CO2 é vida

Continuando os posts anteriores (aqui e aqui)...

Aqui nos EUA tem um tal de Competitive Enterprise Institute, que entre outras coisas, faz campanhas contra esforços para a preservação do ambiente. Eles estão com uma série de propagandas na TV com o slogan... preparem-se... CO2: alguns o chamam de "poluição". Nós o chamamos de "vida"

WTF!!!

É impressionante. Na página inicial do site atualmente a primeira chamada é sobre uma campanha contra as leis de preservação das baleias, que segundo eles são prejudiciais aos EUA. Também se opõe à neutralidade da Internet. Em suma, um bando de gente dedicado à vender o mundo às empresas e não deixar nada para a gente, enquanto se disfarçam de entidade de interesse público.

A campanha contra o que eles chamam de "Global Warming Alarmism" deles é revoltante. Se eles acham que quantidades enormes de CO2 é uma coisa tão boa, porque não vão chupar cano de escapamento de carro?

June 11, 2006

Uma verdade inconveniente

Acabamos de chegar do cinema, onde fomos assistir "An Inconvenient Truth", o filme do Al Gore sobre Aquecimento Global.

É o filme mais aterrorizante que eu já assisti.

Não porque o filme mostra catástrofes ou coisa assim. Ele é baseado na maior parte em uma palestra que o Al Gore apresenta já há anos sobre o assunto, onde ele apresenta de maneira clara e bem explicada os estudos e fatos aceitos pela comunidade científica. São as consequências que você percebe no que está vendo que são horríveis e inescapáveis. Uma vez que ele mostra os fatos, as conclusões se apresentam automaticamente para você, sem necessidade de serem apresentadas. Olhando em volta no cinema, via as pessoas silenciosas, olhando a tela, cobrindo a boca com a mão, naquele típico gesto de horror.

O Al Gore, como talvez vocês se lembrem, foi o presidente eleito em 2000 que teve seu cargo roubado por manipulações legais pelo Moita do Mal. Depois disso o Gore se aposentou da política e voltou a se dedicar ao ambientalismo.

Recomendo muito mesmo esse filme, especialmente para o pessoal que mora aqui nos EUA. Os EUA são os grandes culpados pela situação atual, contribuindo com 1/3 do total mundial dos gases que causam o efeito estufa, mas são os que mais tendem a ignorar o problema.

June 7, 2006

Mané quer ser mané

Aconteceu na segunda-feira...

Eu estava trabalhando com o Will, um dos ferradores com quem trabalho. Estávamos num estábulo conversando com a dona do lugar, quando ela falou que tinha falado com a "animal communicator" dela (daqui para a frente referenciada como "pilantra", para simplificar).

Bom, a dona contou que ligou para a pilantra para perguntar algo sobre um dos cavalos. A pilantra então perguntou "o cavalo ainda está com você?" e ela repondeu que sim. "Ah, o cavalo estava muito doente um tempinho atrás, eu estava com medo que ele tivesse morrido". A dona então pensou "o que essa mulher está falando, o cavalo não ficou doente coisa nenhuma".

Nesse ponto, como eu sou ingênuo, pensei "agora sim, a mulher se ligou que a outra é uma pilantra mesmo"... ledo engano.

A dona então falou que pensou e pensou e que ela tinha dado um remédio para o cavalo por causa de umas verrugas que apareceram nele, então quem sabe isso não poderia ter sido indicação de algo mais grave, mas por sorte não aconteceu nada para o cavalo.

Pensei por um momento em comentar algo como "se a mulher tem poder de saber que o cavalo estava doente, como é que não sabia que ele não tinha morrido? Ou pior, porque não ligou avisando você para chamar o veterinário?", mas decidi calar a boca. Ia ser perda de tempo, além de que eu não queria comprar enguiço com cliente, muito menos cliente dos outros.

Não tem jeito, né? Quem quer acreditar em baboseira acredita, não interessa se você esfregar evidência em contrário na cara deles. Os manés sempre acham uma maneira de justificar e explicar os enganos...

June 5, 2006

Quem esquece as lições do passado...

...está fadado a cometer os mesmos erros no presente, como já dizia aquele velho deitado... :-P

Obviamente, essas sábias palavras caíram em ouvidos moucos quando um otário, ignorando uma situação similar ocorrida em 2004, resolveu dar uma de profeta Daniel e entrou ontem na jaula dos leões do zoológico de Kiev, após invocar a proteção do deus cristão.

E qual foi o resultado, indaga o leitor curioso? Adivinhe!

Minha pergunta é: qual é a moral dessa história?

1) Deus ajuda a quem cedo madruga?
2) Deus dá asa para quem não sabe voar?
3) Deus escreve certo por linhas tortas?
4) Deus me dê paciência e um pano para a embrulhar?
5) NDA, e quem está certa mesmo é a leoa que matou esse idiota?

April 23, 2006

O pesadelo dos ateus

Segundo este video, a mera banana é o pesadelo dos ateus... o trecho em questão começa aos 3:30 minutos do vídeo.

Eu assisti ao vídeo todo (quase meia hora) e devo dizer que meu QI foi reduzido em pelo menos 30% devido à hemorragia cerebral causada pelos meus neurônios explodindo. Tem tanta coisa errada nesse vídeo que não dá mesmo para comentar tudo em um post. Alguém que quisesse discutir tudo direito precisaria mesmo escrever um livro, então não vou nem tentar.

O que sempre me chama a atenção é a necessidade desse povo crente de distorcer e falsificar os fatos e citações que usam, enganar as pessoas e deliberadamente manipular discussões usando um monte de técnicas maliciosas em ordem de justificar a existência do heavenly fairy deles.

April 18, 2006

Oferta irrecusável

Recebi uma carta de um banco me oferecendo uma consolidação de dívida.

Eles oferecem o total do saldo das prestações da minha casa, mais um extra de $690.875,00, o que resulta em prestações mensais de APENAS $4.087, 41 por 30 anos...

Uma oferta fantástica! Onde assino?

April 12, 2006

Testemunhas de Jeová ao ataque!

Ontem eu estava aqui em casa quando tocou a campainha. Abri a porta e dei de cara com duas Testemunhas de Jeová tentando me empurrar aquelas revistas deles, "A Torre de Vigia" (ou algo assim).

Falei que não estava interessado, elas me perguntaram se eu acreditava em deus, falei que não. Uma então disse, "puxa, não encontramos muitas pessoas que não acreditam" e eu respondi, "o que é uma pena". ;-)

Então, para contrabalancear a influência perniciosa delas, aqui estão algumas leituras para vocês:

1) Intelligent Design é a lógica da ignorância, da falta do que fazer e da descuriosidade.

2) Direito de ser cristão = direito de ser intolerante (com bônus pela menção aos escoteiros).

3) E, claro, não podemos esquecer de puxar o saco do Hank!

March 24, 2006

Ateus são as moscas no cocô do cavalo do bandido

Esta é a semana da reclamação aqui, não? ;-)

Segundo um estudo publicado pela Universidade de Minnesota, os ateus são a minoria em quem o público americano menos confia. Estamos abaixo dos muçulmanos, dos imigrantes e até dos gays e das lésbicas. Também somos o grupo com quem os americanos tem menos intenção de permitir que seus filhos ou filhas se casem.

O estudo também mostra que a aceitação aos ateus aumenta com a educação, ou seja, quanto mais educadas as pessoas, menos discriminação elas tem para com os ateus.

O que responder à isso? Que me desculpem os meus leitores religiosos, mas para mim é que religião, ignorância e hipocrisia andam de mãos dadas.

Quem é fã da Marisa Monte?

Se você é fã da Marisa Monte, se fodeu. Os últimos CDs dela contém malware que se instala no seu computador sem sua autorização, não pode ser desinstalado e pode inclusive não deixar você nem ao menos ouvir a música que você acabou de comprar legalmente.

Isso também andou acontecendo aqui com CDs de vários artistas distribuídos pela Sony. O que me impressiona e irrita mais é que eles estão castigando justamente quem faz a coisa certa, que é comprar o CD na loja. Se você pirateia o CD da internet, não está sujeito a ter essas coisas instaladas no seu computador e pode ouvir o CD onde quiser (inclusive no seu iPod).

E não é apenas a Sony não, as outras gravadoras também estão fazendo isso. Queria saber que é o gênio que pensa nessas estratégias de marketing.

Eu, da minha parte, não compro mais um CD sequer. Se quiser ouvir algo, vou é baixar da internet mesmo. Não vale à pena arriscar a integridade e a segurança do meu computador.

No final das contas, quem se ferra são as gravadoras por sua estupidez e os artistas por se associarem à elas.

March 22, 2006

Islamismo é a religião da paz

Ceeeeerto...

February 12, 2006

Feliz aniversário, Darwin!

darwin.gif

E hoje é "Darwin Day"!

Tem montes de eventos listados no link acima, nós vamos tentar ir neste aqui.

E eu já estou lendo a minha segunda biografia sobre ele, para o meu projeto. Desse jeito vou acabar um especialista no assunto... ;-)

February 7, 2006

O Islamismo que se exploda

Todo mundo já deve ter ouvido falar da zona que os muçulmanos estão aprontando por causa de umas charges publicadas originalmente por um jornal na Dinamarca, e subsequentemente republicadas em montes de outros lugares como uma afirmação de solidariedade ao jornal e de liberdade de imprensa.

Os muçulmanos estão tendo chiliques, tirando as calças e pulando em cima, fazendo ameaças de morte e de boicote, queimando bandeiras, atacando embaixadas, exigindo que se imponham restrições aos jornais pelo mundo para que eles não critiquem o islamismo, etc. Em suma, se comportando como adultos, gente bem equilibrada.

Se alguém ainda não viu as charges, elas estão neste link aqui (procure por "The Jyllands-Posten Cartoons").

E aproveitando, aqui tem um link para uma história em quadrinhos sobre o islamismo, muito interessante. Se vocês preferirem, podem baixar tudo de uma vez em formato PDF diretamente deste link, pois o site aparentemente é bem lento para carregar.

January 25, 2006

The Root Of All Evil

Assisti à minissérie em 2 partes, "The Root Of All Evil", que havia mencionado antes neste post.

Achei bem legal, porém no final das contas, insatisfatória. Existem dois problemas graves com a série.

O primeiro é que a série abordou montes de coisas, mas não dedicou tempo suficiente para elas. Como eu estou à par das questões morais, científicas e filosóficas mencionadas, eu sabia imediatamente do que eles estavam falando, mas para o público em geral esse não vai ser o caso. Não houve tempo suficiente para que Richard Dawkins explicasse direitinho o processo que leva à cada uma das idéias apresentadas, então quando elas são apresentadas elas acabam soando da mesma maneira que qualquer idéia religiosa: é assim e pronto.

O segundo problema é que durante as entrevistas que ele faz, ele não faz as perguntas certas quando confronta alguém sobre alguma posição duvidosa. Isso acabou gerando confronto ou deixando a conversa meio vaga, sem demonstrar exatamente qual era o problema que Dawkins estava tentando apontar.

Mas, enfim, ao menos algum canal passou um documentário mostrando a posição dos ateus. Se vocês tiverem oportunidade, assistam. Não acho que essa série vá mudar nada no sentido de fazer as pessoas questionarem a fé cega em instituições arcaicas e com prazo de validade vencido, mas enfim... achei estranhas essas falhas, considerando-se que o Richard Dawkins é um cara inteligentíssimo.

Se vocês quiserem ver e ouvir um pouco mais do material dele, tem um monte de entrevistas e trechos de programas neste link.

Update: vejam neste link o comentário do Richard Dawkins sobre a reação do público à série.

January 14, 2006

Por que tenho medo da direita religiosa?

Assistam aos clipes neste link e vejam o porquê.

São trechos de um documentário em duas partes chamado "The Root Of All Evil", apresentado por Richard Dawkins, que está sendo exibido na TV da Inglaterra.

Depois de assistir, me digam com sinceridade se esse primeiro, um pastor evangélico muito influente aqui nos EUA e conselheiro do Moita, não exala uma aura de malignidade... 8-O

January 3, 2006

Cadê a certidão de nascimento?

Um padre italiano recebeu intimação para provar em corte que Jesus realmente existiu... hohohohoho! Agora eu quero ver... :-)

O que me lembrou... alguém aí já viu este filme aqui?

December 20, 2005

O fim do debate idiota sobre "Intelligent Design"? Quem me dera...

Lembram daquele processo contra um distrito daqui de Pennsylvania que estava tentando incluir o Criacionismo (disfarçado de Intelligent Design, ou ID) no currículo escolar? Falei sobre isso neste post.

Então... hoje o juiz responsável pelo caso deu sua decisão. E foi uma boa decisão.

Basicamente, ele deu opiniões sobre duas coisas: a primeira é que o conselho do distrito escolar tinha uma agenda religiosa quando tentou incluir ID no curriculum. E a segunda, a mais importante, é que ID é simplesmente Criacionismo disfarçado. E isso é o ponto chave da decisão, pois Criacionismo já foi oficialmente declarado (em outros casos judiciais anteriores) como idéia religiosa, e portanto não pode ser ensinado em aula de ciência.

Agora é ver se os crentes vão apelar a decisão, ou o que mais vão inventar para tentar enfiar as idéias tortas deles no currículo escolar.

November 9, 2005

Lá se vai a educação pela janela

Se eu ouvir mais uma vez hoje que "Teoria da Evolução é só uma teoria, não é fato", eu vou ter uma síncope. "

O Board of Education do Kansas hoje mandou que os professores ensinem alternativas à Teoria da Evolução para os alunos. Que é, claro, o criacionismo disfarçado, chamado de "intelligent design". Também mudaram a definição de ciência, que era "a busca por causas naturais para explicar fenômenos"... removeram o "naturais".

Ouvi várias entrevistas hoje no rádio e o que mais me irritava era todos os defensores dessa papagaiada repetindo "Teoria da Evolução é só uma teoria" e falando que ela é invalidada pelos "buracos no registro fóssil", etc, inclusive professores que dão aula para 2° grau.

Achei um vídeo excelente que fala justamente sobre esse lance de "teoria", no site da televisão pública daqui. Tem inclusive um link no vídeo para mostrar legendas. Cliquem aqui para assistir. Para uma discussão detalhadíssima sobre Evolução (e Criacionismo), vocês podem olhar no site do Talk.Origins.

E vão se preparando para o dia em que vamos ler isto aqui nos jornais.

October 5, 2005

Evolução ou de-evolução?

E quanto mais a gente avança, mais parece querer ir para trás. Os crentes daqui dos Estados Unidos não desistem da batalha para eliminar a ciência e instaurar a religião (cristã, claro) como doutrina oficial do mundo.

Semana passada começou o julgamento de uma ação contra um distrito aqui de Pennsylvania que quer ensinar criacionismo nas escolas. Tem um artigo neste link sobre isso.

Para uma cobertura mais detalhada, nada como assistir ao "Daily Show", um programa do Comedy Channel. É irônico que atualmente uma das fontes de notícias e de debate mais inteligente deste país seja um programa humorístico, mas enfim... vocês podem baixar os vídeos neste link.

Eu só fico curioso em saber como é que os crentes vão fazer para descobrir novos remédios, melhorar a tecnologia de computadores, etc, depois que conseguirem que toda ciência que não concorda com o que está escrito na bíblia seja abandonada. Rezando, talvez?

E enquanto a gente está neste assunto, olhem que legal... é assim que a juventude crente passa as férias de verão.

September 28, 2005

Cadê a controvérsia?

Eu já ando pensando faz tempo que o blog aqui anda chato... não tem conversas esquentadas, controvérsias, quebra-paus.

Antes, quando eu tinha tempo para matar e o blog era aberto, tinha bastante discussão. Depois que restringi, ficou meio sem sentido ficar postando meus "rants". Ainda vou abrir isto aqui de novo, depois que fizer um upgrade para a versão mais nova do MT ou outra ferramenta, o que vai me dar um pouco mais de controle sobre os comentários. Mas o problema é a preguiça de fazer a mudança.

De qualquer forma, fica um tópico polêmico aqui, só para dar uma variada: este estudo mostra que crença em religião faz mal para as sociedades. Hohohoho, não falei? :-)

Update: ainda não tive tempo de ler, mas aqui está o link para o tal estudo.

September 5, 2005

Sobre a situação pós-Katrina

Não comentei nada sobre a destruição deixada pelo furacão Katrina e a situação precária do pessoal afetado. Tem muita gente comentando isso nos blogs que acompanho e acho que eles já disseram tudo.

Mas eu queria indicar um post no blog do "The Majority Report", um programa de rádio da estação Air America. Cliquem aqui para ler .

Sem comentários.

June 1, 2005

Aviso... perda de e-mail

O saldo triste da nossa viagem para a Itália foi a perda da minha conta voivoed no hotmail. Está repousando no fundo de um canal lá em Veneza, talvez.

Culpa minha, cagada mesmo, agora o account está trancado sem esperança de que eu consiga desbloqueá-lo. Tive essa conta por tantos anos, é uma merda perdê-la por bobeira.

Portanto, quem tinha meu nome no MSN Messenger e quiser continuar a tê-lo, favor me contatar. Foram-se todos os meus contatos junto com a conta de e-mail, agora não tenho como reavê-los e não sei os e-mails que o pessoal usa no MSN...

April 26, 2005

Alegria de pobre dura pouco

Recebemos uma correspondência de uma concessionária da Toyota aqui perto, onde costumamos levar o Prius para qualquer serviço que precisa ser feito. No envelope veio um folheto de uma promoção de carros novos e uma raspadinha prometendo um shopping spree (a tradução é algo como "sair comprando tudo") aos ganhadores.

Raspei a tal raspadinha e ganhei $1000 em compras. 8-O

Liguei lá para confirmar que não era treta ou se estava vinculada à promoção, eles falaram que não, então fomos até a concessionária para pegar o vale. Afinal, com $1000 a gente podia comprar umas coisas, tipo tapetes ou pneus novos para o Prius ou até mesmo a picape.

Chegando lá a garota que estava cuidando disso nos deu um vale de $2000 pois os de $1000 tinham acabado. O problema é que os vales não eram para compras na concessionária, mas em um site na internet. Já começamos a desconfiar que não tinhamos nos dado tão bem assim, mas tudo bem, vamos ver o que o tal site tem para oferecer.

O site é um tal de WOArewards.com que, como desconfiamos, só tem tranqueira. Além disso, teríamos que pagar "uma pequena soma para compensar os custos de manuseio e envio" das coisas que comprássemos, que no final não é nem tão pequena assim.

Olhamos todo o catálogo deles e sinceramente, não tem nada ali que nos interesse. Para gastar os $2000 do vale, teríamos que comprar um monte de coisas que não queremos ou precisamos, e no final teríamos que pagar pelo envio (se gastássemos os $2000, a pequena soma sairia $632).

O vale está aqui do meu lado, mas ainda não decidimos o que fazer com ele. Provavelmente iremos é passá-lo pelo picotador de papel mesmo. Não é uma merda?

April 3, 2005

Prá não dizer que eu não falei do Papa

Todo mundo está jogando confete no Papa, agora que ele morreu. É herói, santo, bravo... só coisa boa.

Tem leitores meus que são católicos, adoram o Papa e talvez fiquem chateados de ler este post, mas o que (quase) ninguém quer falar são as coisas "chatas" que, nesses anos todos em que controlou firmemente o Vaticano, o Papa incentivou ou deu permissão para que acontecesse.

Na última década, montes e montes de escândalos envolvendo padres católicos molestando crianças foram abafados, com os envolvidos sendo transferidos de paróquia em paróquia para escaparem punição e poderem continuar a praticar suas atividades extra-curriculares em novas vítimas desavisadas. Punição que é boa... que é isso, temos que relevar. Um dos piores casos, o Cardeal de Boston, está morando agora lá no Vaticano, longe do alcance da lei americana, onde é encarregado, entre outras coisas, de seleção de bispos para as dioseses. Realmente uma pessoa competentíssima para fazer isso.

E os milhões que estão morrendo de AIDS na África, onde a igreja católica organiza uma campanha agressiva para a prevenção do uso de preservativos, alegando que eles não protegem contra a AIDS, além de serem proibidos por não permitirem a fecundação. Afinal de contas, o que interessa mesmo é que nasçam montes de nenês, não interessando se os pais, ou as próprias crianças, peguem AIDS.

Sem falar também, entre outras coisas, das posições contra gays, mulheres, divórcio, controle de natalidade...

Uma pessoa, por melhor que seja, que com uma mão prega a paz mas com a outra mata milhões e permite e facilita o estupro de crianças pelos seus subordinados, simplesmente não pode ser transformada num anjo só por que morreu. Tem muita coisa pela qual ele tem que responder.

Sinto muito, mas de mim ele não vai ganhar confete não.

March 28, 2005

Prá não dizer que não falei da Schiavo

Todo mundo está falando, então acho importante eu comentar aqui no meu blog também.

Para falar a verdade, não vou nem comentar muito, só queria indicar este artigo aqui, que é muito bom, sobre o assunto.

O artigo fornece o background do caso, contém links para montes de outras fontes relacionadas e mostra os principais mitos sobre o assunto, como por exemplo a idéia de que pacientes que se movem e fazem barulho não estão em estado vegetativo.

Em especial, é interessante ler o artigo do jornal Chicago Tribune que fala que morrer de fome não é doloroso.

Pronto, falei. Agora deixa a mulher morrer em paz.

Nota: alguns dos links requerem assinatura. Para o pessoal que, assim como eu, não tem a menor vontade de ficar se cadastrando em tudo que é lugar, basta usar o Bugmenot.

March 26, 2005

Perdido e sem mapa

Fiz uma série de cagadas e acabei destruindo todos os meus bookmarks e RSS feeds.

Agora estou perdido na internet, sem saber para onde navegar...

November 28, 2004

Carta para o Editor, parte 1

Saiu no meu jornal local. Cliquem para ampliar:

Nunca deixa de me espantar que, num país, ou melhor, um mundo dominado por cristãos de várias denominações, esse pessoal ainda queira se fazer de mártir, insistindo que são perseguidos e ridicularizados por "christian haters" onde quer que vão.

O que eles acham que as pessoas que estão por aí "explorando" o Natal são? São cristãos também, igual à eles.

A tiazinha também perde pontos pela falta de pensamento próprio, ao repetir (sem parar para pensar) que sem a religião (deles, claro) o mundo seria um inferno, sem qualquer tipo de base moral ou código de conduta civilizado.

November 20, 2004

Sangue de J... oops, quero dizer, cocô da vaca tem poder!

Para ninguém dizer que eu só reclamo dos crentes tentando promover o ensino do Criacionismo nas escolas... infelizmente fundamentalistas religiosos tem de todo tipo e em todo lugar. Das profundezas da Índia, apresentamos a mais nova onda de aberrações do fundamentalismo religioso Hindu.

Organizações fundamentalistas Hindus estão gastando montes de dinheiro recebidos de doações para provar que as vacas, além de sagradas, são realmente animais especiais e até mesmo os excrementos e a urina delas devem ser imbuídas de poderes milagrosos.

O artigo completo está neste link, mas aqui vão alguns trechos dignos de nota:

Bhanwarlal Kothari, a senior member of the RSS, said, "Our tests have shown that distemper made out of cow dung and spread over walls and roofs can block nuclear radiation."

Ou que tal:

In the past eight years, Mansinghka, who is well-informed but not a qualified researcher, has supervised donations worth $500,000 for research on the curative properties of cow urine and dung. [...] "We believe that cows' urine can cure cancer, renal failure, arthritis and a lot of other ailments," Mansinghka said.

E a minha parte preferida (ênfase minha):

He summoned one of his researchers, an Ayurvedic physician named Bharat Chouragade, to explain the benefits of cow urine. "I don't think cows' urine can cure cancer," Chouragade said. "What it can do is enhance the effects of the modern cures for cancer." That disappointed Mansinghka, who later said of his Ayurvedic physician, "some people are misled by too much learning."

Essa última afirmação foi o que me fez querer colocar este post. Eu acho que ela resume o fundamentalismo religioso, e aponta para a coisa que eles mais gostariam de eliminar: conhecimento do tipo sério, embasado, criado através da experimentação e do debate objetivo.

E é triste e assustador ver que essa corja aparentemente vem ganhando força, seja aqui nos EUA ou no Brasil com o crescimento da influência das igrejas evangélicas, ou na Índia com os esses crentes hindus querendo promover superstição disfarçada de medicina séria.

November 8, 2004

De boca amarrada

Abri este blog para falar das coisas que queria falar, mas nem isso mais posso fazer... é uma merda.

November 4, 2004

Extra! Extra! (continuação)

dumb.jpg

November 3, 2004

Extra! Extra!

O povo americano acaba de dar mais uma demonstração do quanto é idiota, mal informado e de que não está nem aí com nada que não diga respeito aos EUA: o Moita do Mal foi reeleito presidente.

Eu sinceramente temo pelo futuro.

October 30, 2004

Alô?

Vocês nem vão acreditar quem ligou para cá hoje.

Eu estava limpando a casa, quando o telefone tocou. Atendi, e era o Bill Clinton! Ele se apresentou e, sem esperar resposta, saiu logo dizendo que nesta eleição eu deveria votar para os Democratas.

Eu quis interrompê-lo para perguntar como ele estava e etc, mas ele não parecia estar me ouvindo, simplesmente continuou falando até dizer tudo o que queria, depois desligou sem esperar resposta.

Acho que eu tenho que dar uma folga para o cara. Afinal, ele deve ser super-ocupado, mas mesmo assim tirou uns minutos especialmente para ligar para mim. É compreensível que ele não podia perder tempo com papo-furado. Com certeza ele ainda tinha muitas ligações a fazer e cada minuto conta.

Aliás o cara deve estar super-estressado, pois não tinham se passado 15 minutos e ele ligou de novo. Acho que se confundiu de número, ou então achou que eu não tinha ouvido o recado direito na primeira vez.

Obrigado por se lembrar de um zé povinho como eu, seu Clinton!

--o--

Agora, voltando à realidade... não aguento mais.

Não recebo mais ligações de telemarketers graças à "Do Not Call List", mas essa lista não afeta organizações de caridade nem campanhas políticas. E esses caras são piores que os telemarketers, não me dão sossego.

São gravações com mensagens dos Democratas, dos Republicanos, do Bill Clinton, do Kerry, do Bush, dos candidatos locais, de gente me avisando para não esquecer de ir votar... trocentas vezes ao dia. Hoje eu estava à ponto de tirar o telefone do gancho, mas não podia porque estava esperando uma ligação.

Não vejo a hora dessa eleição passar.

September 23, 2004

Third time is the charm... NOT!

Depois da terceira tentativa frustrada de assistir "Ghost In The Shell 2: Innocence", está oficializado: eu desisto.

O filme está passando somente em uma sala na região de Philadelphia inteira e não deve continuar sendo exibido até o final de semana. O cinema não é muito distante de casa, mas trânsito absurdo ou acidentes catastróficos causando o fechamento de vias principais no caminho realmente atrapalham quando se tem hora para pegar uma sessão.

Assisto quando, e se, sair em DVD. :-(

August 31, 2004

Você é um gato ou um rato?

...e deve ser praga do Cido, que ontem mesmo reclamou que não escrevo mais sobre os gatos.

Hoje o Van Gogh e a Bunny tinham consulta no veterinário para vacinação. Colocamos o Van Gogh no carregador e a Bunny numa caixa de papelão, saímos de casa e fomos para o carro.

Não é que na hora que estou colocando o gato dentro do carro o desgraçado resolve se mijar de medo? Foi xixi para todo lado, no gato, no assento, na porta do carro, em mim, no driveway... e eu tentando tirar o carregador de perto do carro o mais rápido possível.

Pelo menos parece que o estrago não foi grande. O revestimento do assento do carro não aparenta ter absorvido nada, e a porta e lado do carro nós limpamos com produto de limpeza.

Mas só vamos saber mesmo mais tarde, pois a Lydia saiu (atrasada, depois da confusão) para levar a Bunny tomar vacina, enquanto eu fiquei em casa para dar banho no Van Gogh, limpar o carregador e lavar minha roupa.

Dá vontade de esganar o bicho, não dá?

-o-

Atualização: poxa gente, não precisam se preocupar, não vou esganar o gato não... é só força de expressão, né? ;-)

O cheiro ficou no carro sim, infelizmente, mas a Lydia comprou um produto ferrado lá para limpar estofamento. Já aplicamos no banco do carro e no tapete, agora é esperar para ver se dá resultado.

August 6, 2004

Palavras de sabedoria

Do fundo do poço de sabedoria que é o Jorge Moita, saiu ontem a frase:

"Nossos inimigos [...] nunca param de pensar em novas maneiras de prejudicar nosso país e nosso povo, e nós também não."

Da próxima vez cale a boca, cabeção!

June 30, 2004

Treinamento de dedo-duros

Agora eu realmente me sinto mais seguro. O Department of Homeland Security daqui está treinando caminhoneiros para vigiar as estradas do país, à procura de terroristas muçulmanos.

A capacidade desses indivíduos cuidadosamente selecionados pelo governo pode ser comprovada pelas declarações deles:

"Nós recebemos uma ligação terrorística (sic) outro dia, mas era só o namorado de uma das funcionárias".

"Você pode dizer de onde eles são. Você pode escutar o sotaque. Eles não são gente muito limpa".

Outros explicam como é fácil achar os "islâmicos" (sic): basta procurar pelos turbantes. Claro que não interessa o fato de que, como o link acima menciona, a maior parte dos homens que usa turbante nos EUA não são muçulmanos, mas sim sikhs.

Infelizmente, além de preconceituosos e racistas, grande parte dos americanos não faz a menor idéia de onde as pessoas são, seja pelo sotaque ou pela aparência física. Eles são incapazes de distinguir um árabe de um indiano ou mesmo de um brasileiro, muito menos dizer se são muçulmanos ou não (mesmo que isso fosse justificativa), como provam os ataques a indivíduos ocorridos na época do "9/11".

Dar poder de polícia a gente dessa é pedir para acontecerem abusos... mas quem sou eu para falar alguma coisa, sou só um estrangeiro sujo e que fala com sotaque mesmo. Se bobear vou ser dedurado na estrada por algum caminhoneiro.

June 28, 2004

Salve o Rei Moon

Vocês se lembram do Reverendo Moon? Ele mesmo, o líder de seita religiosa que prega a unidade das religiões e das nações sob o controle dele mesmo como representante de Deus, o extermínio dos homossexuais, e outras coisas legais.

Ele ainda está vivo e bem, cada vez mais influente. É dono do jornal Washington Post Times e agências de notícia, e é chegado do governo Jorge Moita, onde é uma eminência parda. Mais um ponto para o nosso querido filho-da-puta de presidente.

Em março, ele e a esposa foram coroados numa cerimônia com direito a coroas cravejadas de pedras preciosas, mantos, etc, por membros do Congresso Americano, num dos prédios do Congresso.

moon.jpg

A história foi varrida para baixo do tapete e não foi mencionada pela imprensa em geral. Só está mesmo pegando força agora após a lebre ter sido levantada por uma revista online.

Não sei sobre vocês, mas esse é o tipo de coisa que me deixa preocupado com o futuro.

Leiam mais nesta matéria do Salon. Para ter acesso à matéria completa, basta assistir a uma propagandinha rapidinha.

May 26, 2004

Perigo indefinido?

Está escrito em todos os jornais e sendo falado nas rádios hoje: o governo tem informações "confiáveis" de que terroristas estão planejando algum ataque.

O único problema é que eles não sabem dizer se vai mesmo acontecer, quando vai ser, onde vai ser (nem ao menos se vai ser nos EUA) ou como vai ser. Não sabem se os terroristas tem bombas, armas químicas ou biológicas. Tanto é que não pretendem nem aumentar o tal nível colorido de alerta contra terrorismo.

Então que merda de notícia é essa, que tem que ser divulgada amplamente pela imprensa? É completamente vaga e abstrata, fala sobre algo que nem se sabe se vai ou não acontecer, não fornece informação nenhuma, não previne ou remedia nada. Não tem conteúdo ou propósito nenhum a não ser manter o nível de alarmismo e medo mantidos pelo governo atual.

Os EUA são mesmo uma nação presa nas garras do medo. E da estupidez.

May 21, 2004

Santa ignorância

Numa demonstração de que ignorância aparentemente é contagiosa, ou que "macaco vê, macaco faz", o Rio de Janeiro vai aderir à mania americana e ensinar criacionismo nas escolas públicas. Ao que parece, os crentes do Brasil estão aprendendo com os daqui e estão influenciando os políticos para minar mais ainda o pouco que sobra do ensino científico no Brasil.

Eu não tenho nada contra as pessoas quererem acreditar que existe um criador por trás da origem da vida e etc, mas querer "oficializar" essas idéias ridículas tiradas da bíblia é exatamente o que sou contra. Os crentes brasileiros estão usando os mesmos argumentos furados que se usa aqui nos EUA para defender uma idéia sem fundamento nenhum (a não ser ter sido escrita num livro há muito tempo atrás) e tentar substituir uma pedra fundamental da biologia, já testada e comprovada inúmeras vezes, por uma historinha de conto de fadas.

Esse é uma postura estúpida. O que os crentes e outros fanáticos não conseguem entender é que você pode conciliar a crença em um ser superior com a realidade comprovada pela ciência.

Considerem o que Carl Sagan diz no seu livro "O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela No Escuro". Ele menciona a seguinte conversa com o Dalai Lama, líder espiritual do Budismo Tibetano (tradução minha):

    Em discussões teológicas com líderes religiosos, eu frequentemente pergunto qual seria a resposta deles se um princípio central da sua fé fosse provado como falso pela ciência. Quando eu apresentei essa questão ao atual, décimo quarto, Dalai Lama, ele respondeu sem hesitar de uma maneira que nenhum líder religioso conservador ou fundamentalista faria: "Nesse caso", ele disse, "o Budismo Tibetano teria que mudar".

    "Mesmo se", eu perguntei, "for um princípio realmente central, como (eu procurei por um exemplo) reencarnação"?

    "Mesmo assim", ele respondeu.

    "Entretanto" -- ele adicionou com uma piscadela de olho -- "vai ser difícil provar que a reencarnação é falsa".

    Claramente, o Dalai Lama está certo. Doutrinas religiosas que estão isoladas de contradição tem poucos motivos para se preocupar com o avanço da ciência. A idéia maior, comum a muitas crenças, de um Criador do Universo é uma dessas doutrinas -- simultaneamente difícil de demonstrar e contradizer.

Tudo o que os fanáticos religiosos conseguem através desse ataque sistemático à ciência e ao pensamento científico (do qual a discussão sobre Evolução é só a ponta do iceberg) é erodir os pilares que suportam a nossa civilização e o nosso progresso, além de assumirem uma posição hipócrita: eles usam e abusam diariamente dos benefícios que a ciência trouxe para eles até agora, não? Mas não se preocupam sobre o que vai acontecer se eles conseguirem o que querem e a ciência seja substituída por crenças. Alguém aí já ouviu falar sobre um período na Europa chamado "Idade Média"? Pois é, aparentemente não aprendemos mesmo com os nossos erros.

Bônus extra: o Carlos Orsi, amigo meu que escreve para o Estadão, escreveu este artigo legal sobre algo mais que podemos aprender de útil na Bíblia (obrigado pelo toque, Rods).

April 29, 2004

Coincidência? Ou desígnio divino?

Depois de tudo o que andou sendo discutido aqui nos últimos dias, adivinhem o que a dupla Penn & Teller escolheu para detonar no "Bullshit!", o programa de televisão deles, na quinta-feira que vem?

A Bíblia.

O episódio vai ao ar no canal Showtime, na quinta-feira, dia 7 de abril maio, às 22:00 EST.

Mal posso esperar... ;-)

April 27, 2004

Cristianismo e a sociedade atual

Após a discussão sobre o cristianismo ser ou não responsável por muito do que hoje se considera socialmente e moralmente bom ou em conformidade com a lei, eu pedi ajuda a quem entende mais de história do que eu.

O Gérson, um amigo que é historiador formado, me enviou o texto abaixo.

Continue reading "Cristianismo e a sociedade atual" »

April 26, 2004

O mito do livre arbítrio

Neste post controverso, um leitor deixou o seguinte comentário:

"Respeito sua opinião. Você não é obrigada a se sujeitar ao seu marido, nem seguir os preceitos da Bíblia, nem ler a bíblia; inclusive pode refutar as palavras da Bíblia e não acreditar em Jesus, e você pode tudo isso somente por que Deus lhe deu o livre arbítrio.

Deus não a obrigou a seguir suas palavras, Deus não a obrigou a aceitar Jesus, Deus não obrigou ninguém a nada, mas ele lhe deu esta escolha."

Eu queria comentar sobre o tal "livre arbítrio" a que ele se refere.

O livre arbítrio é a permissão, capacidade, ou opção da gente tomar as nossas próprias decisões, independente da vontade do tal Deus.

Mas... existe realmente o livre arbítrio, como definido no cristianismo? A resposta é não.

Pelas próprias definições do deus do cristianismo, ele é onipotente, onisciente e onipresente. Ou seja, pode tudo, sabe tudo e está em todos os lugares ao mesmo tempo. Vê o passado, o presente, o futuro e comanda tudo o que acontece no universo. Nem mesmo uma folha cai de uma árvore a não ser que ele queira.

Se um deus já sabe de antemão tudo o que você vai fazer, você não tem escolha. Tem apenas uma ilusão de escolha, porque no final das contas o que você ia fazer já era sabido, i.e. determinado. Se a sua vontade fosse realmente livre, você conseguiria surpreender a Deus com alguma decisão espúria. Mas não consegue, não é?

Mais capenga ainda é a idéia de termos uma escolha entre sermos livres para acreditar em Deus ou não. Você é livre para não acreditar se não quiser, mas o que acontece então? Você ganha uma eternidade de sofrimento depois que morre. Grande escolha.

É semelhante à escolha que um assaltante dá quando aponta a arma para a sua cabeça: a bolsa ou a vida. A decisão é sua, mas que tipo de escolha é essa? Se submeter à vontade do ladrão ou morrer? Não tem muito o que escolher, tem?

Então, para que serve essa história de livre arbítrio?

Foi inventada como uma maneira de proteger a perfeição do deus cristão. Se ele ama à todos e é infalível, o fato do mundo ser uma bosta, cheio de sofrimento e crueldade tem, obrigatoriamente, que ser culpa da gente.

Jogando a culpa na gente, se tapa um buraco sério na definição de um deus que os cristãos insistem é bom, justo e ama todo mundo.

Isso quer dizer que nós, através do nosso suposto "livre arbítrio", fodemos com a obra de Deus, à despeito das melhores intenções do mesmo. Coitadinho dele. :-(

Infelizmente para os que tentam usar isso como justificativa, isso é uma besteira sem tamanho, pelas suas próprias definições. Portanto podem tratar de arrumar outra desculpa, porque essa não cola.

April 22, 2004

Apocalipse na literatura juvenil

Alguém já ouviu falar sobre a série de livros de ficção/horror cristã "Left Behind", que conta a história do Apocalipse, quando os verdadeiros cristãos são levados embora para o céu enquanto a corja humana (judeus, muçulmanos, ateus, etc) entra pelo cano?

Aqui esses livros infestam a sessão juvenil da biblioteca pública, por exemplo, e eu já tive que convencer meu sobrinho a não pegá-los emprestado. O menino ia levar porque a capa era legal... ia levar gato por lebre e sofrer lavagem cerebral no processo.

Hoje um amigo meu mandou este link para um artigo que fala sobre o último volume da série e sobre esse tipo de literatura em geral e o seu avanço aqui no mercado americano.

Esse é o tipo de coisa que me faz pensar que minha vida aqui nos EUA será forçada a terminar num futuro não muito distante. Vou ter que sair daqui ou então aceitar morar numa teocracia nada diferente das existentes hoje em dia no Oriente Médio, onde eu como ateu (e imigrante) serei no mínimo legalmente discriminado, se não criminalizado...

Canadá, aqui vou eu!

Em tempo: depois que escrevi o post eu fiquei pensando... eu mesmo não li os livros e só sei do que se trata através de terceiros, então vou à biblioteca amanhã ou durante o fim de semana e para pegar os primeiros volumes do diacho da série. Assim posso falar por experiência própria, coisa que eu prefiro.

April 1, 2004

Pau no Moita

Não fosse pela Adriana, eu nem teria ficado sabendo que hoje é o primeiro dia nacional do "I'm Embarassed By My President"...

Felizmente ainda dá tempo. Vou ter que ir passear hoje à noite usando uma fitinha ou uma braçadeira marrom.

Pequenas vinganças

Aqui nos EUA a gente paga 37 centavos para mandar uma carta. Já as empresas que mandam lixo e diariamente enchem as nossas caixas postais com ofertas de cartão de crédito, cupons que a gente não usa, ofertas de refinanciamento da casa à preço de banana, etc, pagam somente 7 centavos por cada envelope recheado que mandam.

Até aí não seria problema, afinal pode-se argumentar que elas enviam volume alto e isso sustenta o correio. Porém, aparentemente, não é bem assim. Dos 37 centavos que nós pobres mortais pagamos, boa parte vai para subsidiar o custo mais baixo para essas empresas.

Agora que tenho mais tempo livre para pensar nessas coisas, resolvi começar minha pequena guerra particular contra o junk mail. Como a carga maior é de ofertas de cartão de crédito, vai ser por ali o embate inicial.

Vejam vocês, dentro das ofertas vem um envelope de resposta comercial, com postagem paga, para você colocar o formulário preenchido que eles mandam. Eu fiquei sabendo que essa postagem custa 50 centavos para a empresa. O que fazer então? Existem algumas possibilidades.

A primeira, mais fácil, é simplesmente escrever algo como "No, thanks!" bem grande no formulário, colocar no envelope e mandar. Assim os junk mailers estão pagando 57 centavos para mandar coisas para mim. Além de possivelmente o problema que causa quando um formulário chega lá sem ser preenchido, pois possivelmente eles não podem simplesmente jogar no lixo, deve existir algum trâmite para descartar um formulário que foi mandado de volta.

A segunda, mais interessante, é encher o envelope de tranqueiras para que ele fique com excesso de peso. Aí a tarifa sobe consideravelmente, podendo chegar a bem mais de 1 dólar...

Como essa segunda alternativa pode fazer com que eles liguem para você para encher o saco, então uma boa idéia é colocar ofertas de outras empresas no envelope de resposta, assim eles nem tem como argumentar que você usou a "resposta comercial" para fins inválidos, afinal você mandou coisas que achou que eles poderiam usar no comércio deles.

Pelo que eu ouvi, após alguns meses de prejuízo eles desistem e param de mandar lixo para você... vamos ver. :-)

March 20, 2004

Piedade religiosa

Normalmente eu não comento notícias aqui, mas esta não dava para passar em branco.

Na semana passada, após sair do cinema onde foram assistir "The Passion of Christ", um casal do estado da Georgia começou a discutir entre eles se "o Pai" da Trindade era humano ou simbólico. Chegando em casa, a discussão esquentou, os ânimos se exaltaram e... o resultado foi que os dois saíram na porrada, com direito a socos, estocada com tesoura e tudo.

Os dois chamaram a polícia um no outro, ambos foram presos, acusados de assalto e posteriormente liberados depois de pagar US$1000 de fiança cada um.

Como eu sempre digo, nada como a inspiração religiosa para trazer o melhor das pessoas à tona...

O artigo original está aqui. Ou vocês podem lê-lo abaixo mesmo.

Continue reading "Piedade religiosa" »

March 19, 2004

Caindo de paraquedas

A Spacey colocou ontem um post no blog dela sobre "cyber-barraqueiros" (esse pessoal que sai pelos blogs só para xingar e armar o barraco) e agora é a minha vez de falar de um assunto aparentado.

Infelizmente não sei de nenhum nome para essa gente. São essas pessoas que caem de paraquedas nos blogs pedindo para a gente mandar informações sobre tudo que é coisa para eles, como se a gente fosse algum serviço de assistência ao consumidor ou algo parecido.

O pior é que às vezes a pergunta nem tem nada à ver com o post onde é deixada, o que é o cúmulo da falta de "simancol". Como exemplo, vejam este comentário deixado ontem aqui no meu blog:

gostaria de saber com se salva em SOUL REAVER 2
( para PC ) pois vou muito longe mas devido ñ conseguir salvar,ñ vou zerar nunca !

obrigado pela atenção


Tem tudo à ver com o meu post, que falava do último dia de aula no meu curso de cerâmica... a única menção sobre jogos foi num comentário da Zilá dando uma lista dos jogos de PS2 (nem ao menos eram jogos para PC) que ela tinha para me vender.

O mané achou isso sei lá onde (talvez no Google) e aparentemente nem se deu ao trabalho de ler o post para ver que, primeiro, não tinha nada à ver com o assunto e, segundo, era de meses atrás. Simplesmente deixou um comentário pedindo por instruções para o jogo.

E esse é só um exemplo. Volta e meia recebo comentários em posts antigos pedindo para eu desbloquear DVD players, dizer como fazer para conseguir livros de graça, indicar onde na Europa pode ser encontrado certo produto, e por aí vai.

Eu com certeza não me importo de responder perguntas sobre coisas que comento aqui no blog, e via de regra não recuso ajuda quando me pedem, mas assim também tenha a santa paciência. De onde esse pessoal tira a idéia de que eu sei como é que se salva um jogo que nem ao menos tenho, ou como se desbloqueia todos os tipos de DVD player que existem?

Se liga, cabeção!

February 23, 2004

Nem tudo o que é escoteiro é ruim

Bom... depois dos meus posts criticando os Escoteiros (aqui, aqui e aqui), eu tenho que me retratar, pelo menos parcialmente.

Daqui para a frente as Girl Scouts estão isentas das minhas críticas ao movimento escoteiro.

Já faz uns dias que eu fiquei sabendo disso, mas acabei me esquecendo de comentar. As escoteiras daqui formam uma organização liberal, aceitam homossexuais e ateus como membros, e inclusive no ano passado deram um prêmio de "Mulher de Destaque" à diretora da organização "Planed Parenthood" do Texas (uma organização sem fins lucrativos que educa e incentiva o planejamento familiar, provê o povo com aulas e informação relativa à educação sexual, dá acesso à anti-concepcionais e até à aborto). Isso, claro, deixou os fundamentalistas daqui putos da vida.

Todo ano, as escoteiras vendem biscoitos para arrecadar fundos para ajudar a custear as atividades delas mesmas. Este ano os carolas resolveram tentar criar uma campanha de boicote para que o povo deixe de comprar os tais biscoitos. Felizmente, como já aconteceu com outras campanhas promovidas por eles, o tiro saiu pela culatra e as escoteiras estão esperando vendas recordes, devido à atenção extra criada pelo bafafá.

Às vezes eu até acho que esse mundo ainda tem esperança... :-P

Eu reproduzi abaixo dois artigos que comentam sobre os assuntos acima (o primeiro inclusive escrito pelo presidente de uma tal "Coalição da Honra Escoteira"), mas os originais podem ser encontrados aqui e aqui.

Continue reading "Nem tudo o que é escoteiro é ruim" »

February 13, 2004

Globo filha da (píííííííííí)

Bom, como já não deve ser novidade para ninguém, a Globo puxou o tapete do pessoal que usa o blogger.com.br.

Eles podiam pelo menos ter tido a decência de avisar ao pessoal com um pouco de antecedência.

Gerson, Amanda, Cido, Renata e Rickey, por favor me avisem do destino dos seus blogs, pois eu não consigo acessá-los mais.

Update: a Globo voltou atrás na decisão dela, sabe-se lá por quanto tempo. De qualquer forma, acho que o estrago já está feito, eu se tivesse blog lá cairia fora o mais rápido possível...

February 12, 2004

Feliz (ou triste) "Darwin Day"

Hoje é "Darwin Day", o dia em que se comemora o nascimento de Charles Darwin (1809 -1882).

Tristemente, nem o Google, que tradicionalmente muda o seu logotipo para comemorar as datas mais obscuras, se dignou a marcar a passagem do aniversário de um cientista que deu uma contribuição à ciência do porte da Teoria da Evolução.

O Reuters UK publicou um artigo que retrata bem a triste mentalidade atual com relação à ciência no mundo. Abaixo está uma citação sobre as razões que estão levando organizações em todo o mundo a planejar uma divulgação mundial do "Darwin Day", que eu acho que resume bem o artigo:

"Because a Darwin Day would send out a signal that science matters in an era when pseudo-science and fear of science seem to be gaining ground."

Vocês podem ler o artigo original clicando aqui. Eu também copiei o texto do artigo aqui em baixo, para o caso dele sair do ar no site da Reuters.

Continue reading "Feliz (ou triste) "Darwin Day"" »

February 10, 2004

Para tudo que eu quero descer!

aaaaaaah.jpg Estou atravessando uma daquelas fases... vocês devem ter percebido, pela falta de inspiração aqui no blog.

Fui na terapia na semana passada e ontem voltei para falar com a psiquiatra que receita remédios, porque o Prozac não está resolvendo mais. Ele segura por um tempo quando aumento a dose, mas depois o efeito descamba.

Eu sei que remédio não é a solução, mas como a fonte dos meus problemas é meu emprego, preciso me aguentar por aqui até poder fazer algo com relação à isso.

Estou pesquisando as alternativas e espero não ter que continuar aqui por muito mais tempo, mas até lá... me sinto como o carinha aqui à esquerda. :-(

January 30, 2004

Mulher no volante, perigo constante

Graças à sabedoria trazida pela fé muçulmana, finalmente descobriu-se o que é que causou a degeneração da sociedade ocidental: mulheres dirigindo carros!

De posse dessa informação, vou fazer a minha parte para melhorar este mundo. Lydia, devolve a chave do carro já! :-P

O artigo é muito precioso para ser perdido, então eu vou transcrevê-lo abaixo.

Continue reading "Mulher no volante, perigo constante" »

January 28, 2004

Pau nos ateus!

Não tem jeito. Eu queria dar um tempo com os assuntos polêmicos, mas eu preciso falar sobre isto.

A Luciana colocou este post no blog dela indicando um artigo que viu também referenciado em outros blogs. O texto fala de como o ateu é abertamente discriminado na imprensa do Brasil, e não se faz nada à respeito.

É uma leitura bacana que eu recomendo a todo mundo, ateu ou não. Faz abrir os olhos ao que as pessoas falam por aí, muitas vezes por costume, sem nem se dar conta. Eu já estou ciente disso faz tempo, mas tem montes de gente que nunca parou para pensar sobre isso ou colocar reparo quando vê isso acontecendo.

Clique aqui para ler o artigo.

Eu não quero iniciar outro debate ou outro quebra pau. Só quero que vocês leiam e pensem no assunto. Não precisam nem deixar comentário aqui...

January 26, 2004

Insensível

Comecei escrevendo isto como resposta ao comentário da Carla neste post, mas a coisa cresceu tanto que resolvi colocar como um post separado mesmo. Está extenso, então não sei se todo mundo vai querer ler.

Eu comento certas coisas aqui no blog para criar algum debate. Não que eu fique inventando minhas opiniões, o que escrevo é o que eu acho mesmo. Mas se eu ficar evitando escrever coisas e as minhas opiniões sobre elas porque são controversiais, vou ter o que? Um blog chato, politicamente correto, coisa que abomino.

É importante que vocês entendam que eu não estou atacando nenhum de vocês diretamente ou indiretamente, não é essa a minha intenção. Sei que tenho diferenças irreconciliáveis de opinião em certos assuntos com muitos de vocês, e isso é normal e por mim tudo bem, não é por isso que não vamos mais ser amigos. Não quero forçar minhas opiniões em ninguém, mas este blog é uma janela para a minha cabeça.

Tenho opiniões fortes em certos assuntos, opiniões que eu construí por muita reflexão, não simplesmente adotei porque me foram ensinadas. Passei muito tempo da minha vida "passando a limpo" meus conceitos, e ainda faço isso constantemente. Se acho alguma coisa que não é consistente ou que não tem uma boa base prática e "moral", eu descarto ou conserto. Sempre acho que posso estar errado, e se alguém me dá motivos bons, concisos e efetivos, não me incomodo em alterar minhas idéias. Juro!

Agora ao post. Aviso: conteúdo muito abaixo...

Continue reading "Insensível" »

Depois eu é que sou egoísta

Mais controvérsia...

Sábado morreram duas gêmeas siamesas que nasceram na quarta-feira passada. Viveram 4 dias. As duas meninas tinham cada uma a sua cabeça própria, mas dividiam praticamente todo o resto do corpo. Imagine um nenê de duas cabeças e é basicamente isso.

Os pais, um casal de adolescentes de 19 e 18 anos, foi informado que os gêmeos eram interligados com 3 meses de gravidez. Também foram informados que os gêmeos não sobreviveriam mais que alguns dias.

A decisão do casal, então, foi de continuar com a gravidez de qualquer jeito, ter as nenês e passar quantos dias com elas as meninas sobrevivessem. Colocaram tudo nas mãos do deus deles (são cristãos), inclusive organizando grupos de orações, novenas, e sei lá mais o quê.

A história toda, à partir de um pouco antes do nascimento, está nos links abaixo.

Antes do nascimento
Nascem as gêmeas
Após o nascimento
Gêmeas morrem após 4 dias

Depois que as meninas morreram, após dias entre a vida e a morte e enfrentando dificuldades para respirar, a família está dizendo que isso foi um milagre, que estão usando isso como uma maneira de pregar a palavra do deus cristão. Ou seja, as meninas nasceram com defeito e morreram, como previsto, poucos dias depois, e isso é um milagre.

Fé demais à parte, sou eu o único que lê sobre isso e se revolta com o egoísmo da família e dos pais?

Pensem bem: sabendo que as gêmeas iam morrer logo depois do nascimento por complicações decorrentes da condição dela, mesmo assim optaram por passar por toda a gravidez só para verem a carinha delas, e passar algumas horas com elas antes que elas morressem, possivelmente sofrendo cada minuto?

Além disso, aparentemente não se importaram com as despesas que podem facilmente chegar às centenas de milhares de dólares entre cuidados pré-natais, parto e tratamento no hospital. Isso quem paga boa parte, pelo menos, é o convênio médico, que é financiado por todo mundo. Ou seja, é aceitável jogar essa despesa incrível nas costas dos outros, mesmo sabendo que vai ser para nada e que convênio médico aqui nos EUA já é super-caro e muitos milhares de pessoas não podem arcar com a despesa para tê-lo?

Depois eu é que sou acusado de ser egoísta por não querer ter filhos? E os pais que, a despeito de saberem que os filhos vão nascer com problemas e morrerem logo, decidem mesmo assim tê-los e fazer as crianças passarem por sabe-se lá quanto sofrimento, só porque os pais querem passar umas horas com eles?

December 29, 2003

Alguém pediu um casaco de pele de Natal?

Se você pensou em pedir, pediu, ou até chegou a ganhar um casaco de pele, eu recomendaria assistir a este vídeo aqui para ver o que esse casaco realmente custa.

Aviso: as imagens não são aconselháveis para para os fracos de estômago ou pessoas que se incomodam com sofrimento e crueldade abundantes, gratuitos e sem sentido.

O video foi filmado por um agente do Peta numa "fur farm" aqui dos EUA. O vídeo é narrado por uma estilista chamada Stella McCartney.

Não concordo com muita coisa que o Peta faz ou promove, mas acho que eles pelo menos conseguem trazer certos assuntos importantes à tona. Eles estão criando uma polêmica aqui nos EUA por causa da campanha nova de anúncios deles contra o comércio de peles de animais.

Eu mesmo vi este anúncio em um outdoor na rua na semana... passada, acho, que foi o que me levou a escrever sobre isto aqui.

E se você achar que o vídeo não é suficiente para mostrar a crueldade que é o comércio de peles, tente as fotos também: esta, esta, esta... e outras mais.

Em tempo: o Peta aceita doações de casacos de pele, que são distribuídos para os desabrigados e até enviados para pessoas carentes em lugares como o Afeganistão. Segundo o Peta, e eu concordo plenamente, essas são as únicas pessoas hoje em dia que tem uma desculpa para usar casacos de peles.

December 2, 2003

Dizeres idiotas

Hoje meu chefe falou duas ou três vezes a frase "you can't have your cake and eat it too", que o pessoal daqui usa para dizer que você não pode ter tudo o que quer. Ou algo assim.

Ele falou isso com relação a uma alteração que um usuário aqui estava pedindo para a gente fazer em um programa, mas que deixaria o programa mais lento. Ou o programa ficava rápido, ou faria esse negocinho à mais e rodava bem mais lentamente.

Agora... ter um dizer que indique que você não pode ter tudo o que quer ao mesmo tempo tudo bem, mas alguém quer me explicar quem inventou essa frase idiota em particular? Ela não faz sentido nenhum. Por que razão não é permitido se fazer, comprar, ganhar, roubar, etc um bolo, cortar um pedaço e comê-lo? Eu faço isso rotineiramente! :-|

Espero que o "cake police" não descubra... senão estou frito. :-P

Spam, spam, spam, spam

No domingo eu recebi meu primeiro spam via SMS (mensagem de texto) do meu telefone celular.

Agora ferrou-se... nunca mais vou ter sossego, até na rua esses malditos vão me atazanar.

Argh!

November 26, 2003

Murphy ataca

Amanhã e depois é feriado aqui nos EUA, comemora-se "Thanksgiving". A gerência daqui do escritório então decidiu que o pessoal pode ir embora mais cedo, às 15:00.

Obviamente, hoje eu vim de carona com a Lydia e ela está com o carro. Ou seja, estou preso aqui até às 18:00...

November 3, 2003

Campanha "jogue o lixo no lixo"

Não consegui resistir... tinha que postar este gráfico aqui.

Jogue o lixo no lixo.

Acho que estou ficando sem paciência para aturar religião, e que posso estar deixando gente por aí até com raiva de mim por isso. Estou ficando mais "militante", não por sair por aí pregando para as pessoas, mas no sentido que não seguro muito mais a língua como antes quando alguém vem encher a minha paciência.

Não me levem a mal, eu só não consigo entender como é que pessoas que são inteligentes em todos os outros aspectos ainda se deixam levar por misticismo. Eu reconheço que o processo de abandonar algo que é forçado em você desde que nasce é difícil... mas hoje em dia a gente tem acesso a informação suficiente para fazer isso. Mas talvez as pessoas tenham medo, estão acomodadas, são (conscientemente ou não) assinantes da "Aposta de Pascal", ou simplesmente não vêem muita razão para aturar a encheção de saco que é o pessoal olhando para você como se você fosse o próprio Anticristo.

Não escrevi este post por causa de nenhum incidente em particular... é só que eu estava conversando com o Rique hoje e me peguei pensando nisso depois. Como não tinha mais nenhum assunto interessante em que pensar, já viu. "Cabeça vazia é oficina do diabo", como diz o ditado. ;-)

Em tempo: já falei sobre um assunto relacionado antes, neste post aqui.

October 27, 2003

Morram, morram, morram Spammers!

Lembram de quando eu falei sobre uns comentários estranhos que andava recebendo no meu blog? Eu cogitei se era algum programa que caçava blogs usando o Movable Type. Semana passada mesmo recebi um, mas deletei.

Não é que eu tinha razão? Os spammers agora desenvolveram ferramentas para deixar comentários nos blogs das pessoas, com links para as tranqueiras que eles tentam empurrar.

Oh, não! Quem poderá nos defender?

Não temam. Certos cidadãos conscientes vieram ao nosso socorro. Um cara criou um plug-in para o MT que filtra, deleta e bloqueia comentários spam. O download é gratuito, clique aqui.

October 20, 2003

Estou preso!

Socorro! Eles não me deixam sair daqui enquanto não resolver este problema no qual estou trabalhando, dizem que precisa ser resolvido hoje sem falta...

Minha aula de cerâmica está começando... tipo agora.

Alguém me resgate!

Mais tarde...

Acabei chegando na aula com 1 hora e 15 minutos de atraso. Ainda bem que são 4 horas de aula, então deu para aproveitar o tempo.

Consegui ainda fazer 4 potes na roda de oleiro... uh-uh! :-)

Desses 4, o mais legal, um pratão com borda, caiu da minha mão dentro da bacia da roda de oleiro quando eu estava tirando ele... foi-se.

October 14, 2003

Ainda o Escotismo

Bom... este é um assunto que me deixa furioso, pois me afeta de duas maneiras, por ser ateu e por ter sido escoteiro por 14 anos.

Já reclamei sobre os escoteiros antes aqui e aqui. Recapitulando, eles estão se arriscando a perder o auxílio do governo, desde que brigaram na justiça para reter o direito de discriminar contra ateus e homossexuais.

O conselho da região de Philadelphia, além de ter deixado de receber dinheiro de organizações por causa das suas políticas discriminativas, está perigando de perder o uso gratuito do prédio que ocupam no centro da cidade, cedido pela prefeitura.

Então agora, numa manobra digna do governo americano atual, o conselho da região de Philadelphia decidiu entrar num "acordo" com a cidade e adotar uma política que reza que "preconceito, intolerância e discriminação ilegais são inaceitáveis".

Até aí, uma decisão bacana, exceto que... alguém aí se ligou que, devido à decisão da justiça, para os escoteiros é absolutamente LEGAL discriminar contra ateus e homossexuais? Esse nova política não vai mudar em nada a atitude deles e ao mesmo tempo pleiteia reaver os benefícios que eles decidiram sacrificar para manter a "integridade moral" deles, quando optaram por brigar pelo direito de excluir minorias sociais das suas fileiras.

A idéia é ficar de bem com a cidade de Philadelphia e ao mesmo tempo manter os compromissos com a união dos escoteiros daqui, fazendo uma promessa cuidadosamente descrita para não precisar ser cumprida da maneira esperada. E eu não estou torcendo as palavras deles não. A idéia é exatamente essa.

Os detalhes sórdidos dessa história estão neste artigo aqui.

Me dá nojo e vergonha de ter participado por tanto tempo de uma organização como essa. Eu sofria discriminação quando era escoteiro, inicialmente por não ter religião definida, depois por ser ateu.

Como só recentemente comecei a ficar mais militante, eu deixava para lá e tinha que fingir que era católico para evitar expulsão. Simplesmente não havia nenhuma outra opção, ou me declarava religioso ou ia embora.

Me lembrando dessas ocasiões, vejo que aí no Brasil a coisa funciona da mesma maneira que aqui, então acho que a mesma crítica que faço ao movimento escoteiro americano é válida para o brasileiro.

September 10, 2003

Pipoca, inimiga pública número 1

A recepcionista acabou de ser chamada à atenção por um dos donos da empresa aqui por fazer pipoca no microondas da cozinha.

Segundo ele, o leve cheiro da pipoca que ficou pelo ar incomoda e ela está proibida de trazer mais pipoca para o serviço.

Pode?

O cara é cheio de manias e também é abusado com os empregados de escalão "mais baixo" ou gente que não "stand their ground".

Falei para a recepcionista que se ela quiser comer pipoca, basta me dar o pacote que eu estouro. Assim se o tiozinho reclamar, ela pode falar que não foi ela, fui eu. Ele que venha encher meu saco.

September 4, 2003

Biscoitinho mentiroso

Lá se foi minha confiança na sabedoria milenar chinesa... o tal do biscoito chinês mentiu para mim...

August 28, 2003

Morram, spammers!

Hoje estou recebendo vários daqueles e-mails automáticos de servidores avisando que e-mails que mandei não puderam ser enviados aos destinatários.

Só tem um problema... não mandei e-mail nenhum para nenhuma daquelas pessoas.

Isso só pode significar que finalmente, depois desse tempo todo, meu endereço pessoal de e-mail caiu na mão dos spammers, e que eles o estão usando como origem dos spams que mandam para o mundo.

Aaaaargh! Que todos eles morram com a boca cheia de formiga!

August 27, 2003

Fragmentos de uma conversa, versão da Lydia

A Lydia estava conversando hoje com um representante de uma gráfica que faz serviços para a empresa onde ela trabalha.

Ele: ...meu filho está com vontade de ser escoteiro. Eu fiquei meio na dúvida porque meu pai nunca acreditou nisso e nunca me deixou ser.
Ele: Eu pesquisei muito, conversei com a minha esposa, rezei e decidimos levar ele para um grupo de escoteiros.
Ele: Eu descobri que tenho que tenho que participar também para ajudar nas atividades.
Lydia: Ah, meu marido foi escoteiro por 14 anos e o pai dele tinha que participar e acabou sendo chefe de tropa. Meu marido gostava e diz que ajudou ele a se desenvolver como pessoa.
Ele: É, eles são uma entidade com muitos bons princípios e firmes nas crenças deles. Tipo esse negócio dos homossexuais, que eles vão perder a ajuda do governo porque não querem aceitar homossexuais. Certo é certo e errado é errado, e eles tem os princípios deles e não vão mudá-los.
Ele: Se você quer seguir esse caminho é seu problema, mas certo é certo e errado é errado. Eles estão mais é certos de ficar firmes e não ter que se abrir para outras crenças. Não interessa o que o resto das pessoas pensam.
Lydia: ... [em pensamento: ...e foi exatamente por coisas desse gênero que o Mauro largou dos escoteiros...]

Cada sapo que a gente tem que engolir...

August 25, 2003

Fragmentos de uma conversa, parte dois

Mudança de cena. Agora eu estava tentando resolver um problema no computador (ainda na mesma festa).

Ele [de pé atrás de mim, falando com o meu cunhado]: Eu entendo mais de hardware do que de software, mas mesmo assim eu arrumo tudo isso.
Eu: tk tk tk tk tk
Ele: Eu monto computador sozinho em casa, é meu hobby.
Eu: click click click
Ele: Eu montei um sistema [especificações quaisquer] para a minha mulher e gastei $800.
Eu: tk click tk click tk click
Ele: Tá vendo isso que ele está fazendo aí nesse programa? Eu faço isso direto na configuração do Windows.
Eu: click click clik tk tk tk
Ele: Por que você está com DUAS janelas do Internet Explorer abertas???
Eu [virando, já de saco cheio]: Talvez porque eu queira ver DUAS páginas ao mesmo tempo?
Ele: Hãããã...
Cunhado: Isso atrapalha o computador?
Eu: Não, isso não tem nada a ver.
Ele: É... não atrapalha não.
Eu [para o meu cunhado]: Você ia mostrar algo para ele, não? Eu volto depois para terminar o serviço.

Agora, quem consegue adivinhar a identidade do in-duh-víduo? As opções são:

1) O mesmo cara do post anterior;
2) A marmota que foi soterrada em cimento e desenvolveu problemas mentais;
3) O Bush.

Páreo difícil, hein?

Fragmentos de uma conversa

Eu numa festa, falando com alguém que tinha sido me apresentado ali.

Eu: ...é, tem bastante bichos lá em casa.
Ele: Bicho em casa só tem os que eu não matei ainda.
Eu: Como?
Ele: Lá em casa só sobrou os bichos que ainda não consegui acertar tiro.
Eu [minha expressão se esvaziando de qualquer empatia]: Hã.
Ele: É, eu passo fogo em tudo que é bicho que aparece por lá.
Eu [já pensando numa maneira de ir embora]: Hã.
Ele: Tem uma marmota lá que já estou tentando pegar faz tempo, mas ela tem sexto-sentido. Outro dia escapou por um tantinho assim de levar chumbo, eu estava me virando com o revólver quando ela sumiu.
Eu: A gente tem marmota em casa, mas não se incomoda com elas. Nós deixamos ela lá.
Ele: Ah... mas eu me incomodo porque elas estragam a fundação da casa. [detalhe, a fundação das casas aqui é de quê mesmo? Certo, concreto]
Eu: ...
Ele: E onde eu moro tem muito mato, eu acabo com uma leva já chega uma leva nova de bichos.
Eu: ...
Ele: A marmota fez um túnel por baixo do meu shed... eu enchi de cimento mas ela atravessou enquanto estava molhado ainda. [detalhe, encheu de cimento com a marmota dentro]
Eu [vendo a cadeira vagar do outro lado da sala, ao lado da Lydia]: Deixa eu ir sentar ali do lado do ar-condicionado.

Me lembrei da Érica e os papos que ela arruma via internet. Infelizmente esse aí era ao vivo mesmo, na casa dos outros. Não dava nem para desconectar.

August 5, 2003

Baita furo

Hoje eu e a Lydia fomos para Philadelphia num encontro para gente "childfree" promovido pelo MeetUp.

Chegamos no lugar combinado antes da hora, esperamos... e fomos os únicos que foram. Ninguém mais apareceu.

Pelo menos comemos uma pizza gostosa, andamos um pouco pelo centro e eu tirei mais de 70 fotos... vou colocá-las num post separado.

Bem feito para os escoteiros!

Alguns de vocês devem saber que fui escoteiro por uns 14 anos da minha vida. Saí pouco antes de conhecer a Lydia, por causa de intrigas políticas no grupo escoteiro onde eu era assistente de chefia. Tudo por culpa dessa gentinha que fica fazendo politicagem numa organização onde o pessoal que trabalha é voluntário.

Aqui nos EUA eu nunca cogitei trabalhar com escoteiros, inicialmente por causa do problema que é trabalhar com crianças aqui (todo mundo é louco para acusar os outros de molestar as crianças deles para tentar ganhar uma grana).

Depois eu definitivamente abandonei a idéia quando 3 anos atrás o movimento escoteiro daqui entrou na justiça para defender o direito deles de excluir homossexuais da organização. Eles ganharam a causa, sendo considerados uma organização privada com direito a estabelecer critérios para a seleção dos membros.

Na semana passada, entretanto, um juiz da Califórnia decretou que os escoteiros são uma organização religiosa.

Essa decisão foi um efeito colateral de um processo movido contra os escoteiros pela ACLU (uma associação de proteção às liberdades civis) contra um contrato de aluguel que os escoteiros tem com a cidade de San Diego deste 1945, onde eles retém o uso de 18 acres de terreno público, pagando US$1 por ano.

A ação acusa a prefeitura da cidade de favorecimento, por permitir que uma organização religiosa use um terreno público como sede, gratuitamente.

A união dos escoteiros daqui dos EUA é uma organização ostensivamente anti-gay, anti-agnosticismo e anti-ateísmo, e após problemas com dois meninos, um o filho de um casal de lésbicas e o outro filho de agnósticos, os dois casais pediram à UCLA que intercedesse.

Eu apóio completamente a decisão do juiz de suspender o uso do terreno. Quando eu fui escoteiro eu não podia falar que não tinha religião, senão teria que sair do grupo. O argumento era que eu teria que jurar em nome de deus ao fazer a minha promessa de escoteiro, e se não acreditasse, minha promessa não era válida. O fato de eu também dar a minha palavra de honra obviamente não contava em nada.

Naquela época eu não era tão ativista como agora, então engolia o sapo e tudo bem. Mas hoje eu acho um completo absurdo, e eu jamais me associaria a uma organização como essa.

Que eles tenham o direito de excluir pessoas baseando-se em preferências pessoais, até aí tudo bem, problema deles. Mas como diz o processo, então eles que não venham pedir tratamento preferencial no uso de propriedade pública se não permitem que todo mundo a use.

Outras organizações como o YMCA tiveram que abandonar suas políticas de exclusão para manterem esses privilégios. Está na hora dos escoteiros decidirem se juntar aos nossos tempos e deixar essas políticas retrógradas para trás. Infelizmente, a decisão ainda vai ser apelada então pode ser revertida. Eu torço para que não seja.

July 25, 2003

Discriminação, logo cedo

Era para ter um post via audblog aqui que eu fiz mais cedo, não sei o que aconteceu. O post via audblog demorou para aparecer aqui no blog, mas chegou. Quem quiser escutar clique aqui ou procure o post no dia de hoje, mais cedo.

Revisando então. Fui de manhã cedinho ao Bucks County Community College para me inscrever no curso de Cerâmica. Cheguei lá com a Lydia às 7:30 e esperamos até as 7:50 para a mulher das inscrições chegar. A Lydia e eu éramos os primeiros da fila.

A Lydia entregou a ficha dela e pronto, estava tudo certo. Quando eu fui entregar, a mulher recusou porque eu não sou cidadão americano. Disse que não podia fazer nada com ela, e que eu teria que esperar uma outra pessoa que só chegava mais tarde.

E pronto. Me descartou. Assumiu que eu ia ficar lá esperando, e já queria atender a próxima pessoa. Quando eu pedi para ela verificar a disponibilidade do curso para mim, ela me respondeu que tinha que atender as outras pessoas antes, mas que como eu iria ficar lá esperando por um tempo ainda, ela veria depois.

Eu falei que não iria ficar esperando coisa nenhuma, pois tinha que ir trabalhar. Ela então respondeu que sentia muito mas não podia me ajudar então.

Saí de lá soltando fumaça, obviamente. Não tinha ninguém mais lá, então estou esperando dar umas 9:00 para tentar ligar e falar com alguém que possa fazer alguma coisa e com quem eu possa reclamar sobre o atendimento.

Update: a pessoa com quem eu tenho que falar só vai estar lá na segunda, e os malditos que trabalham na seção não me dão explicação de nada, só me dizem que eu tenho que falar com o tal cara.

July 24, 2003

Crueldade com animais

Já faz anos que nós só damos comida da Iams para os nossos gatos.

Ontem, por acaso, descobri que essa empresa está envolvida em experiências cruéis e maus tratos com animais. Achei referências a investigações feitas por duas agências de proteção aos animais.

No site do PETA você pode, além de ler as descrições do terrível tratamento dos animais, ver fotos e assistir a um vídeo que foi feito por uma espiã que se empregou no laboratório e trabalhou lá por 9 meses no ano passado.

Um aviso... me deu até dor de cabeça ontem enquanto eu passeava pelo site lendo, vendo as fotos e o filme. Veja por sua conta e risco. Não tem nada de grotesco, mas é extremamente depressivo. :-(

O resultado é que não compro mais comida da Iams daqui para a frente e vou escrever para eles falando o porquê. Vou procurar outra marca que não seja feita por eles ou empresas associadas.

Pilantragem?

Ontem à noite nós fomos ao K-Mart, devolver umas coisas que compramos mas resolvemos não usar.

Enquanto esperávamos na fila do Atendimento ao Consumidor, pude ouvir o caso de um casal (o cara tinha idade para ser pai da menina, mas sei lá) na nossa frente, que tentava fazer uma devolução também.

A garota estava tentando convencer a funcionária da loja a aceitar a devolução de um livro que dizia ter comprado lá. Até aí, não teria problema, exceto que:

1) Ela disse tinha comprado o livro algumas semanas atrás;
2) Não tinha a nota fiscal;
3) O livro tinha cara de ter sido bem lido;
4) O livro não registrava quando passava pelo scanner do caixa.

Quando a funcionária recusou, a garota quis falar com o gerente. O cara veio, ouviu a mesma ladainha, tentou escanear o livro -- também sem resultado -- e finalmente acompanhou o casal para ver se havia outro livro igual nas prateleiras.

Não sei o que aconteceu, no final das contas, mas não duvido muito que eles tenham conseguido receber o dinheiro de volta. Dinheiro esse que eu, pessoalmente, não acredito que eles gastaram na loja. Tirando o fato de que o livro nem registrava como sendo vendido pelo K-Mart e aparentar ser usado, os dois tinham a maior cara de pilantra.

Mas isso vou deixar para o público decidir. Se você acha que a garota era uma pilantra à fim de enganar o gerente, ligue para 1-800-PILANTRA. Se não, ligue para 1-800-BARANGA. ;-)

É duro ter que ver essa mentalidade. Uma das coisas boas daqui é você poder reclamar numa loja e conseguir uma devolução por algo que não funciona direito ou não cumpre o que promete, por exemplo. Só que quando o pessoal abusa disso, todo mundo sofre.

Por exemplo, o Home Depot, uma rede de lojas de materiais de construção daqui, tinha uma política de devolução extremamente liberal. Eles aceitavam devoluções não interessando quando o item foi comprado, muitas vezes nem precisava da nota fiscal se o item fosse vendido lá.

Só que, depois de ter aturado gente devolvendo coisas usadas depois de anos, ou insistindo que comprou artigos que não são vendidos por eles, essa política foi mudada.

Algumas das histórias que ouvi de funcionários de lá incluem tapetes velhos e sujos que eram devolvidos para serem trocados por um novo, ferramentas que era compradas, usadas para algum serviço e depois devolvidas, até mesmo uma privada velha que uma pessoa arrancou e quis trocar por outra.

Agora no Home Depot você tem 3 meses no máximo para devolver as coisas, necessita de nota fiscal ou só recebe crédito na loja, entre outras restrições.

Nada disso seria necessário, claro, se não fosse o abuso.

July 22, 2003

Desabafo

Não gosto de reclamar muito da vida aqui no blog, mas desde ontem tem algo engasgado que eu preciso colocar para fora. Fazendo minhas as palavras do Agente Smith:

"I'm going to be honest with you. I hate this place, this zoo, this prison, this reality, whatever you want to call it. I can't stand it any longer... I must get out of here. I must get free..."

Pronto, melhorou. Voltamos agora à nossa programação habitual. ;-)

June 16, 2003

Virose mental

Faz um tempinho eu fui introduzido ao conceito de "memes" por uma história em quadrinhos do Warren Ellis.

Memes, segundo a teoria, são uma espécie de "vírus mentais". São idéias que se comportam como viroses, infectando hospedeiros, afetando seu comportamento, se multiplicando e se espalhando pela população. A validade das idéias transmitidas por uma meme não interessa, apenas a sua capacidade de reprodução e sobrevivência.

Uma boa meme tem mecanismos para se instalar num hospedeiro, convencê-lo a espalhá-la e prevenir outras memes similares de infectarem o hospedeiro (o que destruiria a meme anterior). Memes que não são suficientemente boas tendem a desaparecer rapidamente, vítimas de um processo semelhante ao da seleção natural.

Por que estou falando disto? Ontem fui a um batizado e, observando meus sobrinhos, tive a oportunidade de ficar analisando como essas idéias são implantadas na cabeça da gente desde pequeno. Caso vocês não tenham se tocado, religiões são ótimos exemplos dessas memes mais elaboradas.

É fácil de perceber porque, para a imensa maioria das pessoas, é tão difícil de se libertar dos grilhões de uma idéia que foi imposta a você deste a mais tenra idade. Você pode até trocar de uma religião para outra semelhante com uma certa facilidade, mas os conceitos básicos desse tipo de meme são muito eficientes, frutos de uma evolução longa e extremamente difíceis de serem desalojados do seu subconsciente.

A cerimônia consistia em uma série de compromissos que os pais e padrinhos assumiam, de criar as crianças segundo a fé católica. Isso é reforçado várias vezes para eles como um grupo e individualmente, sempre colocando a responsabilidade como essencial para a segurança da criança e a aceitação dela na comunidade.

Para a platéia, as frases-resposta serviam como uma participação na cerimônia. O mais assustador é ver as crianças, que normalmente não prestavam muita atenção a nada, rapidamente passarem a repetir as mesmas frases ao ver que o resto do pessoal o fazia.

Não admira que elas cresçam severamente limitadas em sua capacidade de entender o mundo à sua volta de uma maneira objetiva: a elas não é dada nenhuma chance de escolher, nenhuma chance de refletir sobre aquilo em que elas são coagidas a acreditar. É tudo martelado na cabeça delas, usando os mecanismos de procriação da meme: aceitação dos seus pares (que já carregam a meme com eles), recompensa pela aceitação da meme e punimento pelo simples questionamento da mesma.

Acho que lembrar dos meus sobrinhos repetindo as frases sem nem saber o que estavam falando me impressionou, e me fez ficar bastante triste ao perceber que, para eles, a escolha do que eles vão acreditar já foi tomada sem dar a eles nenhuma chance de decidir. Mas essa é exatamente a natureza das memes religiosas e uma das razões pelas quais elas sobrevivem por tanto tempo e se propagam tão facilmente.

Uma última coisa: o próprio conceito de "memes" é, por si próprio, uma meme (ou talvez uma meta-meme).

Vocês todos agora também estão infectados. :-)

June 4, 2003

Propaganda Enganosa

O pessoal que administra o prédio aqui onde fica o escritório mandou hoje na hora do almoço um monte de pizzas e refrigerantes de presente para a gente.

Como eu estava com sede agora à pouco, fui lá na cozinha buscar água. Os refrigerantes ainda estavam lá dando sopa, então ao invés de água, peguei um copo de Sprite.

Na televisão a propaganda da Sprite tem muito cubo de gelo, água caindo, só falta ter neguinho congelando de tão refrescante que é. Até falam para você tomar Sprite para "obedecer à sua sede".

Estou aqui tomando a desgraça, mas quem disse que a sede passa? Na vida real, Sprite não mata a sede porcaria nenhuma. Muito pelo contrário, acho, minha boca está cada vez mais seca, pior, seca e com um gosto residual de refrigerante.

Acho que é por isso que não costumo tomar essas coisas. Tinha me esquecido... :-|

May 29, 2003

Tortura

A Lydia me ligou agora.

- Eu saí agora na hora do almoço e comprei um presente para você.
- Presente? Oba!
- Só que eu comprei para te dar no seu aniversário...

Caramba, ainda falta mais de um mês e uma semana! Agora eu vou ficar agonizando de tanto querer saber o que é... :-(

May 21, 2003

Manifestação Popular

Acabamos de voltar de uma reunião para o pessoal local, que teve lugar no Delaware Valley College (aqui ao lado de casa, onde filmaram parte do filme "Signs").

O motivo da reunião foi que a Eckerd, uma rede enorme de farmácias, decidiu construir uma loja exatamente no meio de Chalfont, a cidadezinha aqui ao lado de onde moro.

Chalfont é um centrinho de cidade histórico, com casas Vitorianas e Gregorianas, que ainda mantém um ar de cidade pequena mesmo estando em meio a uma região em desenvolvimento acelerado. Infelizmente não tenho nenhuma foto e não achei nada na internet para mostrar.

O projeto da empresa é colocar uma loja tipo esta aqui bem nesse cruzamento central, que é o coração da parte histórica da cidadezinha (que vai uns 2 ou 3 quarteirões para cada lado desse cruzamento).

A loja ocuparia um antigo posto de gasolina (que hoje é uma loja de bagels) e 3 casas antigas junto a ele, que seriam demolidas. Mas mesmo com as modificações propostas ao design do prédio, ele ainda descaracterizaria completamente o cruzamento que é a essência da cidade.

O resultado foi que isso mobilizou bastante gente para essa reunião, que os construtores organizaram para tentar medir o grau de aceitação e receber sugestões do pessoal.

Acho que pelo menos 99% do pessoal que foi até lá estava contra. A única opinião favorável que foi proferida foi a de um velhinho já caquético, que mal conseguia andar ou falar, mas que é o dono de uma das casas que seriam derrubadas (ouvi que a empresa ofereceu US$700.000 pela propriedade dele).

Espero sinceramente que a mobilização do pessoal resolva e que o projeto não vá para a frente. Eles ainda tem que conseguir aprovação de um monte de gente e passar por um certo trâmite legal antes de poderem efetivamente iniciarem a obra. O pessoal daqui tem que ficar em cima, comparecer às reuniões do conselho administrativo da cidade, e exigir que eles não dêem o aval para a obra.

Não é querer ser contra quem está por cima, mas essas corporações realmente são uma merda. Pelo que vi na internet, eles fazem esse tipo de coisa direto, indo em cidadezinhas históricas e demolindo construções antigas para construir as lojas deles onde quer que achem um ponto viável. Nesta página aqui tem vários casos de tentativas semelhantes feitas pela Eckerd. Parece que eles fazem isso de propósito.

A dois quarteirões de distância, na mesma avenida mas já fora do centrinho histórica de Chalfont, tem um boliche e um posto de gasolina que estão fechados faz tempo. Todo mundo apoiaria e ficaria até grato pela construção de uma loja da Eckerd lá (e isso foi dito a eles). Mas eles não queriam nem dizer o porquê deles não considerarem aquele terreno como opção (na saída, ouvi que o dono dos terrenos estava pedindo US$3 milhões).

É uma merda.

May 16, 2003

Surdez Seletiva

Alguém pode me explicar o porquê dos pais não acharem que o barulho dos filhos deles incomoda as outras pessoas?

Ontem na aula de aikidô um camarada levou a filha dele (10 ou 11 anos) para treinar. Normalmente ele também treina. Por alguma razão ele não treinou, mas ficou lá ao lado do tatami durante a aula com o filho nenê dele (um menino pequeno, nem anda ainda acho).

Até aí tudo bem, pois em teoria não é um ambiente só para adultos. O problema é que o moleque não parava de fazer "gú-gú-dá-dá", bem alto. Cada vez que ele via a irmã ali no tatami, ele gritava. E volta e meia começava a chorar.

Num ambiente onde o silêncio é a norma -- não tem conversa durante as aulas, nem gritos de "kiai", o único barulho é o dos corpos caindo no chão -- percebia-se facilmente a quantidade enorme de barulho que o nenê fazia.

O problema é que o tal cara, como a maioria dos pais que eu conheço aqui, aparentemente acha que isso é entretenimento para todo mundo. Dava risada, de vez em quando falava um "Shh" para o nenê (como se ele fosse entender), mas ligar o "simancol", nem pensar. Só uma vez ele tirou o nenê de lá, quando a choradeira se estendeu por vários minutos. Mas logo voltou e recomeçou a barulheira.

Por que isso? Por que os pais não conseguem se tocar que os filhos deles incomodam os outros com o barulho e a bagunça que fazem? Por que eles não entendem que não é nem apropriado, nem cortês, carregar um nenê com eles para todo lugar que vão? Que tem lugares onde uma criança pequena interfere e atrapalha com as atividades que estão sendo desenvolvidas lá?

A maioria das pessoas não fala nada por educação e porque reclamar de um nenê é mal visto aqui. Mas eu aposto que não era só eu o incomodado. A própria filha do cara não prestava atenção na aula, ficava dando risadinhas do nenê toda vez que ele gritava. Eu acho que o sensei estava incomodado também, pelas olhadas que dava na direção de onde eles estavam.

Infelizmente não era minha prerrogativa mandar o cara sair de lá com o nenê, isso cabia ao sensei e eu não ia passar por cima dele. Mas ele não falou nada, pelo menos durante a aula, acho que por educação. Resta-me esperar que ele tenha dado uma chamada no cara quando não tinha ninguém rodeando.

May 11, 2003

Eu juro que tento não me irritar

Mas está difícil. Eu realmente tenho que parar de ler as notícias.

Acabei de ler que duas semanas atrás, após um debate em classe sobre a guerra no Iraque durante o qual eles expressaram opiniões críticas sobre o nosso amado presidente, dois estudantes foram removidos da sala de aula e interrogados por agentes do Serviço Secreto. Sem direito à presença de advogado ou sequer dos pais, porque segundo os agentes "vocês são nossos, vocês não tem nenhum direito legal".

Até aí tudo bem, até você se lembrar que aqui são os EUA, não a Alemanha nazista ou alguma ditadura militar qualquer do terceiro mundo. Ou é?

Esses são dois que nunca mais discordam de nada na vida nem expressam nenhuma opinião em público. Quando eu era moleque me mandaram ficar quieto durante a aula, quando eu critiquei um plano qualquer do governo. Mas mesmo assim, no Brasil ainda recém-saído do militarismo, nenhum araponga foi me interrogar.

Clique aqui para ler a (triste) notícia.

May 7, 2003

Extravasando um pouco

Li este artigo aqui ontem à noite, e fiquei sem palavras. Já sabia de bastante disso, mas cada vez que leio esses artigos eu fico irado.

O que mais me deixa nervoso, entretando, não é o fato desse idiota fazer esse tipo de coisa. É o fato do povo daqui ainda se recusar a tirar a bandeira da frente da cara para pode enxergar o que está se passando debaixo do nariz deles.

Em outras notícias, uma corte em NY concedeu às vítimas do atentado de 11 de setembro o direito de exigir indenização do Iraque pelo envolvimento deles com o Al-Qaeda. A decisão foi baseada em rumores (que o próprio juiz admitiu serem superficiais) e no fato de que nenhum dos acusados (entre eles os governos do Iraque e Afeganistão, o Saddam, o Al-Qaeda, bin Laden, etc), incrivelmente, sequer se deu ao trabalho de comparecer à corte para se defender.

Não, não estou brincando. E hoje não é primeiro de abril.

April 27, 2003

Fichado!

Olhem que legal. Numa entrevista para o site Techfocus, a Diretora Legal do EFF, Cindy Cohn, avisou:

"the PADI, NAUI and SSI diving authorities all turned over their lists of certified divers [to the government], so all divers now apparently have a little FBI file"

Isso inclui a Lydia e eu. Que legal, os hóme tem a minha ficha...

Para ler a entrevista clique aqui.

April 17, 2003

Estupidez humana

Terminei ontem à noite de ler "Safe Area Gorazde", uma narrativa jornalística sobre a guerra na Bósnia em formato de quadrinhos.

Não é o tipo de assunto sobre o qual eu costumo ler, mas ouvi tantas opiniões boas sobre esse livro que decidi comprá-lo. Além do mais, é sempre bom se informar sobre o que rola (ou no caso, rolou recentemente) pelo mundo.

Após terminar o livro, a única conclusão possível é que guerra tem que ser uma das coisas mais absolutamente estúpidas que existem. Não que eu já não achasse isso antes, mas conflitos como o da Bósnia e as guerras mais recentes só servem para acentuar ainda mais essa estupidez.

Sinceramente eu prefiro muito mais falar sobre os esquilos roubando bulbos do meu jardim, mas às vezes não dá para ficar sem comentar certas coisas... :-(