Pequenas vinganças

| | Comments (13)

Aqui nos EUA a gente paga 37 centavos para mandar uma carta. Já as empresas que mandam lixo e diariamente enchem as nossas caixas postais com ofertas de cartão de crédito, cupons que a gente não usa, ofertas de refinanciamento da casa à preço de banana, etc, pagam somente 7 centavos por cada envelope recheado que mandam.

Até aí não seria problema, afinal pode-se argumentar que elas enviam volume alto e isso sustenta o correio. Porém, aparentemente, não é bem assim. Dos 37 centavos que nós pobres mortais pagamos, boa parte vai para subsidiar o custo mais baixo para essas empresas.

Agora que tenho mais tempo livre para pensar nessas coisas, resolvi começar minha pequena guerra particular contra o junk mail. Como a carga maior é de ofertas de cartão de crédito, vai ser por ali o embate inicial.

Vejam vocês, dentro das ofertas vem um envelope de resposta comercial, com postagem paga, para você colocar o formulário preenchido que eles mandam. Eu fiquei sabendo que essa postagem custa 50 centavos para a empresa. O que fazer então? Existem algumas possibilidades.

A primeira, mais fácil, é simplesmente escrever algo como "No, thanks!" bem grande no formulário, colocar no envelope e mandar. Assim os junk mailers estão pagando 57 centavos para mandar coisas para mim. Além de possivelmente o problema que causa quando um formulário chega lá sem ser preenchido, pois possivelmente eles não podem simplesmente jogar no lixo, deve existir algum trâmite para descartar um formulário que foi mandado de volta.

A segunda, mais interessante, é encher o envelope de tranqueiras para que ele fique com excesso de peso. Aí a tarifa sobe consideravelmente, podendo chegar a bem mais de 1 dólar...

Como essa segunda alternativa pode fazer com que eles liguem para você para encher o saco, então uma boa idéia é colocar ofertas de outras empresas no envelope de resposta, assim eles nem tem como argumentar que você usou a "resposta comercial" para fins inválidos, afinal você mandou coisas que achou que eles poderiam usar no comércio deles.

Pelo que eu ouvi, após alguns meses de prejuízo eles desistem e param de mandar lixo para você... vamos ver. :-)

Categories

13 Comments

Be said:

Adorei as suas idéias. Aqui em casa, tenho uma latinha de lixo no caminho da caixinha de correio para a minha porta... não passa da porta! ;) Beijocas, Be.

Sthephanie said:

Gostei muito. Me avisa se der certo que farei o mesmo. :-P

Mauro said:

Be, o problema é que a gente é paranóico e não joga essas coisas fora não; a gente pica tudo que tem nosso nome, endereço e outras informações, então tem que acabar picando essas cartas também. Aí tenha a santa paciência... :-)

Rebeca said:

Mauro, eu já tinha pensado na sua primeira opção, mas como não sabia qual poderia ser a repercussão e não sabia que eles teriam esse prejuizo... a partir da proxima oferta de cartão, eu mando a resposta do No thanks.
Obrigada pela informação.

fani said:

Oi Mauro
Aqui a gente também os junk mails, sem contar que o telefone toca às 9 hs da noite para oferecer cartões de crédito, fico louca da vida com as empresas que passam o meu cadastro e por aí vai, estou com vc e não abro, vc está certíssimo!
By the way, o que é esta estória de usar algo contra o presidente? Me conta mais.

beijos da tia mais coruja FANI

cintia said:

HAHA Recebi ha um tempo atras um e-mail dando essas dicas de como infernizar a vida de quem inferniza a nossa! Alem dessas dicas de enviar as tranqueiras de volta, havia dicas de como atender ligacoes de telemarketing.. Uma delas era: "so um instantinho por favor"... depositar o fone na mesa e esquecer dele! Tinha outras bem boladas mas nao me lembro. Essas do junk mail eu ja estou fazendo :)

Zila said:

Nem abro, vao direto pra lata de lixo. Recebemos aos montes. Se juntar tudo durante um mes, deve dar uns 50 quilos. Da pra fazer papel reciclado com essas chatices! Que tal?

adriana said:

Isso é muito engraçado! Mas vale prestar atenção se há algum código ou algo parecido no lixo que você for enviar no envelope de business reply. Só para poupar uma possível encheção deles num futuro.

Putz, como enche o saco picar essa lixarada, né? O pior é que os trituradores que eu já tive nunca funcionaram decentemente, só me deram mais trabalho!

Liesl said:

Eh Mauro, lah em casa depois de tanto junk mail tivemos que comprar um daqueles paper shredders. Nao me sinto segura jogando pre-approved credit cards com o meu nome no lixo nao...

Caio said:

Esse é um ponto em que o Brasil se encontra à frente dos EUA: aqui é proibido enviar cartões de crédito não solicitados para a casa do cliente. Pode-se mandar a proposta, mas não o cartão pronto. Tudo bem que isso se deve ao fato de que existem quadrilhas especializadas em roubar carteiros para pegar e utilzar os cartões, cuja conta caía na cabeça do infeliz que nem queria um cartão, anyway, oque não é nem de longe melhor do que os EUA, mas só de não receber esse tipo de correspondência já é melhor.

Por outro lado, eu nunca mais rasgo uma carta antes de abri-la. Hoje mesmo eu recebi uma que, se tivesse jogado fora antes de ler, teria perdido uma chave que recebi para abrir um cofre onde estão 1.000.000 de doletas esperando por mim. Iurrrú!

Mauro said:

Liesl, nós também temos um paper shredder para essa finalidade.

Caio, eles não mandam os cartões não, mandam as propostas mesmo. Mas mesmo quando dizem que está "pré-aprovada" é mentira, porque eu respondi a várias quando estava tentando tirar cartão de crédito logo que cheguei aqui, e mesmo sendo "pré-aprovadas" elas eram recusadas. Bando de FDPs.

Mauro, o Gabe sempre rasga tudo que eles mandaram, coloca dentro do envelope e manda de volta :). Mas nunca diminuiu o nosso numero de junk mail nao...

Mauro said:

Mas aí é que está, Luciana... se você rasga, eles não sabem quem está devolvendo os formulários. Você precisa deixar o nome lá para eles saberem que é o culpado.

About this Entry

This page contains a single entry by published on April 1, 2004 12:56 PM.

Feliz aniversário! was the previous entry in this blog.

Pau no Moita is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1