The Root Of All Evil

|

Assisti à minissérie em 2 partes, "The Root Of All Evil", que havia mencionado antes neste post.

Achei bem legal, porém no final das contas, insatisfatória. Existem dois problemas graves com a série.

O primeiro é que a série abordou montes de coisas, mas não dedicou tempo suficiente para elas. Como eu estou à par das questões morais, científicas e filosóficas mencionadas, eu sabia imediatamente do que eles estavam falando, mas para o público em geral esse não vai ser o caso. Não houve tempo suficiente para que Richard Dawkins explicasse direitinho o processo que leva à cada uma das idéias apresentadas, então quando elas são apresentadas elas acabam soando da mesma maneira que qualquer idéia religiosa: é assim e pronto.

O segundo problema é que durante as entrevistas que ele faz, ele não faz as perguntas certas quando confronta alguém sobre alguma posição duvidosa. Isso acabou gerando confronto ou deixando a conversa meio vaga, sem demonstrar exatamente qual era o problema que Dawkins estava tentando apontar.

Mas, enfim, ao menos algum canal passou um documentário mostrando a posição dos ateus. Se vocês tiverem oportunidade, assistam. Não acho que essa série vá mudar nada no sentido de fazer as pessoas questionarem a fé cega em instituições arcaicas e com prazo de validade vencido, mas enfim... achei estranhas essas falhas, considerando-se que o Richard Dawkins é um cara inteligentíssimo.

Se vocês quiserem ver e ouvir um pouco mais do material dele, tem um monte de entrevistas e trechos de programas neste link.

Update: vejam neste link o comentário do Richard Dawkins sobre a reação do público à série.

Categories

,

About this Entry

This page contains a single entry by published on January 25, 2006 9:21 PM.

Guirlandas was the previous entry in this blog.

Horseshoeing 101 is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1