Manifestação Popular

| | Comments (2)

Acabamos de voltar de uma reunião para o pessoal local, que teve lugar no Delaware Valley College (aqui ao lado de casa, onde filmaram parte do filme "Signs").

O motivo da reunião foi que a Eckerd, uma rede enorme de farmácias, decidiu construir uma loja exatamente no meio de Chalfont, a cidadezinha aqui ao lado de onde moro.

Chalfont é um centrinho de cidade histórico, com casas Vitorianas e Gregorianas, que ainda mantém um ar de cidade pequena mesmo estando em meio a uma região em desenvolvimento acelerado. Infelizmente não tenho nenhuma foto e não achei nada na internet para mostrar.

O projeto da empresa é colocar uma loja tipo esta aqui bem nesse cruzamento central, que é o coração da parte histórica da cidadezinha (que vai uns 2 ou 3 quarteirões para cada lado desse cruzamento).

A loja ocuparia um antigo posto de gasolina (que hoje é uma loja de bagels) e 3 casas antigas junto a ele, que seriam demolidas. Mas mesmo com as modificações propostas ao design do prédio, ele ainda descaracterizaria completamente o cruzamento que é a essência da cidade.

O resultado foi que isso mobilizou bastante gente para essa reunião, que os construtores organizaram para tentar medir o grau de aceitação e receber sugestões do pessoal.

Acho que pelo menos 99% do pessoal que foi até lá estava contra. A única opinião favorável que foi proferida foi a de um velhinho já caquético, que mal conseguia andar ou falar, mas que é o dono de uma das casas que seriam derrubadas (ouvi que a empresa ofereceu US$700.000 pela propriedade dele).

Espero sinceramente que a mobilização do pessoal resolva e que o projeto não vá para a frente. Eles ainda tem que conseguir aprovação de um monte de gente e passar por um certo trâmite legal antes de poderem efetivamente iniciarem a obra. O pessoal daqui tem que ficar em cima, comparecer às reuniões do conselho administrativo da cidade, e exigir que eles não dêem o aval para a obra.

Não é querer ser contra quem está por cima, mas essas corporações realmente são uma merda. Pelo que vi na internet, eles fazem esse tipo de coisa direto, indo em cidadezinhas históricas e demolindo construções antigas para construir as lojas deles onde quer que achem um ponto viável. Nesta página aqui tem vários casos de tentativas semelhantes feitas pela Eckerd. Parece que eles fazem isso de propósito.

A dois quarteirões de distância, na mesma avenida mas já fora do centrinho histórica de Chalfont, tem um boliche e um posto de gasolina que estão fechados faz tempo. Todo mundo apoiaria e ficaria até grato pela construção de uma loja da Eckerd lá (e isso foi dito a eles). Mas eles não queriam nem dizer o porquê deles não considerarem aquele terreno como opção (na saída, ouvi que o dono dos terrenos estava pedindo US$3 milhões).

É uma merda.

Categories

,

2 Comments

cintia said:

Espero que consigam deter essa construcao. Por que eles nao fazem como em alguns lugares, que aproveitam o edificio historico para por o negocio deles, desse modo ajuda a conservar e ajuda o comercio. Por que tudo tem que ter esse ar de loja do futuro?

Roberta said:

Parece que os bagels fazem mesmo parte do seu dia-a-dia, hein? rs
Mas falando sério, estou torcendo pra que não consigam construir lá!

About this Entry

This page contains a single entry by published on May 21, 2003 10:37 PM.

Quem quer livro? was the previous entry in this blog.

Alforria de livros is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1