Pilantragem?

| | Comments (6)

Ontem à noite nós fomos ao K-Mart, devolver umas coisas que compramos mas resolvemos não usar.

Enquanto esperávamos na fila do Atendimento ao Consumidor, pude ouvir o caso de um casal (o cara tinha idade para ser pai da menina, mas sei lá) na nossa frente, que tentava fazer uma devolução também.

A garota estava tentando convencer a funcionária da loja a aceitar a devolução de um livro que dizia ter comprado lá. Até aí, não teria problema, exceto que:

1) Ela disse tinha comprado o livro algumas semanas atrás;
2) Não tinha a nota fiscal;
3) O livro tinha cara de ter sido bem lido;
4) O livro não registrava quando passava pelo scanner do caixa.

Quando a funcionária recusou, a garota quis falar com o gerente. O cara veio, ouviu a mesma ladainha, tentou escanear o livro -- também sem resultado -- e finalmente acompanhou o casal para ver se havia outro livro igual nas prateleiras.

Não sei o que aconteceu, no final das contas, mas não duvido muito que eles tenham conseguido receber o dinheiro de volta. Dinheiro esse que eu, pessoalmente, não acredito que eles gastaram na loja. Tirando o fato de que o livro nem registrava como sendo vendido pelo K-Mart e aparentar ser usado, os dois tinham a maior cara de pilantra.

Mas isso vou deixar para o público decidir. Se você acha que a garota era uma pilantra à fim de enganar o gerente, ligue para 1-800-PILANTRA. Se não, ligue para 1-800-BARANGA. ;-)

É duro ter que ver essa mentalidade. Uma das coisas boas daqui é você poder reclamar numa loja e conseguir uma devolução por algo que não funciona direito ou não cumpre o que promete, por exemplo. Só que quando o pessoal abusa disso, todo mundo sofre.

Por exemplo, o Home Depot, uma rede de lojas de materiais de construção daqui, tinha uma política de devolução extremamente liberal. Eles aceitavam devoluções não interessando quando o item foi comprado, muitas vezes nem precisava da nota fiscal se o item fosse vendido lá.

Só que, depois de ter aturado gente devolvendo coisas usadas depois de anos, ou insistindo que comprou artigos que não são vendidos por eles, essa política foi mudada.

Algumas das histórias que ouvi de funcionários de lá incluem tapetes velhos e sujos que eram devolvidos para serem trocados por um novo, ferramentas que era compradas, usadas para algum serviço e depois devolvidas, até mesmo uma privada velha que uma pessoa arrancou e quis trocar por outra.

Agora no Home Depot você tem 3 meses no máximo para devolver as coisas, necessita de nota fiscal ou só recebe crédito na loja, entre outras restrições.

Nada disso seria necessário, claro, se não fosse o abuso.

Categories

6 Comments

Spacey said:

Gostei desse smiley com a facada na cabeca! Mauro, eu ja vi, uma vez quando fui trocar o paper shredder do Danny, no Sam's Club a mesma pilantragem. Uma mulher la queria trocar roupas que ja aparentavam ter sido usadas e lavadas e um ham (tender) que provavelmente ela deixou estragar por falta de refrigeracao apropriada. E o povo la trocou. Eu fiquei muito revoltada mas fazer o que, ne? Outra loja boa de troca eh a Lowe's, que troca ate as plantas que tem garantia de 1 ano. Eu ja vi uma coroa ir la e trocar um bando de plantas que ela provavelmente matou por nao cuidar direito, por outras novinhas pra matar de novo... :(

Mauro said:

Spacey, você pode usar o smiley nos comentários... se você colocar o cursor sobre o smiley no post (não funciona aqui nesta janela) dá para ver o texto que você tem que digitar aqui nos comentários para obter o mesmo smiley. :-)

Rique said:

:knife:
Adorei!

cintia said:

Um dos meus primeiros empregos aqui foi na loja Bergners (Pirie Scott). Trabalhava no depto. masculino, mas as vezes dava uma maozinha em outros. Cada absurdo que a gente via! Um cara foi devolver uma calca social preta, numa segunda-feira, pois nao queria mais (nao tinha servido). So que a calca estava com cara de usada e ate com marcas de dobras quando a pessao senta, por exemplo. Alem do cheiro de perfume danado! Conclui que ele tinmha comprado a calca para ir a uma festa no fim de semana, depois foi devolve-la e pegar a grana de volta. Essa e apenas uma delas!

Cido said:

Aqui eles trocam até 14 dias e algumas lojas dão o dinheiro de volta se vc tiver a nota fiscal. Algumas lojas tem as próprias regras também além das exigidas por lei, dependendo do tipo de produto.

Roberta said:

Eu não sabia que tinham internacionalizado a Lei de Gérson... que coisa feia.

About this Entry

This page contains a single entry by published on July 24, 2003 10:36 AM.

Dor abdominal was the previous entry in this blog.

Crueldade com animais is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1