Prá não dizer que eu não falei do Papa

| | Comments (8)

Todo mundo está jogando confete no Papa, agora que ele morreu. É herói, santo, bravo... só coisa boa.

Tem leitores meus que são católicos, adoram o Papa e talvez fiquem chateados de ler este post, mas o que (quase) ninguém quer falar são as coisas "chatas" que, nesses anos todos em que controlou firmemente o Vaticano, o Papa incentivou ou deu permissão para que acontecesse.

Na última década, montes e montes de escândalos envolvendo padres católicos molestando crianças foram abafados, com os envolvidos sendo transferidos de paróquia em paróquia para escaparem punição e poderem continuar a praticar suas atividades extra-curriculares em novas vítimas desavisadas. Punição que é boa... que é isso, temos que relevar. Um dos piores casos, o Cardeal de Boston, está morando agora lá no Vaticano, longe do alcance da lei americana, onde é encarregado, entre outras coisas, de seleção de bispos para as dioseses. Realmente uma pessoa competentíssima para fazer isso.

E os milhões que estão morrendo de AIDS na África, onde a igreja católica organiza uma campanha agressiva para a prevenção do uso de preservativos, alegando que eles não protegem contra a AIDS, além de serem proibidos por não permitirem a fecundação. Afinal de contas, o que interessa mesmo é que nasçam montes de nenês, não interessando se os pais, ou as próprias crianças, peguem AIDS.

Sem falar também, entre outras coisas, das posições contra gays, mulheres, divórcio, controle de natalidade...

Uma pessoa, por melhor que seja, que com uma mão prega a paz mas com a outra mata milhões e permite e facilita o estupro de crianças pelos seus subordinados, simplesmente não pode ser transformada num anjo só por que morreu. Tem muita coisa pela qual ele tem que responder.

Sinto muito, mas de mim ele não vai ganhar confete não.

Categories

8 Comments

Santiago said:

Bão...
Eu não jogo confete mas também não jogo bosta no túmulo.

Sempre vi o Papa mais como um testa de ferro do que como o "chefe" da igreja católica.

A sua opinião eu aplico até com um pouquinho mais de veemência à instituição da igreja católica, afinal de contas, todas as grandes decisãoes devem provavelmente ser acordadas como qualquer decisão política, através de um conselho de pessoas importantes dentro da organização.
Não acho que o falecido Carol deva ser parabenizado nem culpado de nada, exceto de ter representado com eficiencia o papel de chefe da igreja.
Se representar esse papel é considerado ético segundo valores absolutos, é uma outra história...

Be said:

Bom... acho que qualquer pessoa, católica ou não, religiosa ou não, que abra os olhos para o que está acontecendo no mundo inteiro, pode apontar todos os erros, defeitos e acertos do Papa João Paulo II. O difícil é colocar tudo em uma balança e no final das contas ver o que pesou mais.

O Papa, como representante maior da igreja católica, poderia ter feito mais, mas não fez, por um único motivo: conservadorismo. No entanto, o que ele fez, fez com coragem e contra a "política" de centenas de outros papas que o antecederam. Além disso, não é estranho não esperar que o representante da igreaja católica critique e não apoie: o aborto, a homossexualidade, os métodos anti-concepcionais, etc; afinal, ele é o representante de uma instituição que carrega "leis conservadoras" há anos! Mas ninguém pode deixar de enxergar a coragem que este homem teve de levantar a mão contra, por exemplo: o comunismo, a guerra fria e a história vergonhasa da igreja católica em relação aos judeus; teve coragem de mostrar respeito a outras religiões, se não a dele (a que ele representava!), teve coragem de admitir os erros da igreja no período da Inquisição; só para citar fatos que marcaram a história do mundo e não somente do papado dele. Ele teve a coragem que muitos não tem e nunca terão. Para alguns, o que ele fez pode parecer banal ou "obrigação", mas, na realidade, sua função deveria ser somente o representar uma organização religiosa e não política.

Você pode ter certeza que o próximo papa, seja este quem for, não fará metade do que este fez, porque apesar de "conservador", João Paulo II foi corajoso.

E outra coisa... se ele não merece confetes, quem merece? João Paulo II não foi Cristo e não teve o poder de resolver todos os problemas do mundo, mas foi homem e fez o que pode dentro dos limites dele , do que acreditava e do que representava. Ele levantou a mão contra a própria igreja católica... quem levantaria, na posição dele?

Algumas pessoas jogam confetes, eu o respeito e o admiro como homem, como força... posso não concordar com centenas de ações da instituição católica, por si; mas respeito a história do homem, Karol Josef Wojtyla, que foi papa (e talvez seja criticado por uns, pelo cargo que um dia exerceu), mas marcou, como ninguém, a história do mundo.

Rods said:

Quem morreu foi o padre polonês.

Infelizmente o Papa não morre a muitos séculos.

Já-já tem outro FDP no lugar desse que já foi tarde.

E sinta-se feliz Mauro, pq acho que aí não se fala 5% do que se fala aqui sobre a morte do puto. Se apenas 25% dos americanos são católicos, aqui a imensa maioria da macacada ainda é católica, e são representados pela Globo.

Falou !

Mauro said:

Santiago, o papa é o chefe da igreja sim, não é só um testa-de-ferro. Especialmente esse, que levou a igreja católica em rédea curta por esses anos todo. Ele também tem que responder pelas ações da igreja que representa, pois ele é a voz final, não é como um presidente que tem que passar por um congresso e pode ser vetado. Ninguém veta o papa.

Be, o JPII fez uma coisa boa: declarou que a Teoria da Evolução não contradiz a doutrina católica... ;-)

Mas sério, o problema que eu acho é que depois que alguém morre, vira santo. Detesto isso. Quando o Reagan morreu, só faltaram canonizar o desgraçado. O "homem" KJW e o "papa" JPII são a mesma entidade, não dá para separar. As ações de um são as ações de outro, e eu acho que tem tanta coisa ruim quanto boa, ou pelo menos as coisas ruins afetam tanta gente quanto as boas, mas ninguém quer nem reconhecer as coisas ruins que ele fez.

Exemplo: o papa protestava contra a miséria, mas ao mesmo tempo negava a esses pobres o direito de usar anticoncepcional para não terem mais filhos com quem compartilhar e aumentar a pobreza. Isso para mim é hipocrisia da brava, que não pode ser justificada dizendo que é o que ele acreditava, e anula qualquer protesto contra a pobreza que ele pode ter feito, e ele tem culpa direta dos efeitos da doutrina que ele prega.

O Santiago falou que não joga confete mas também não joga bosta, mas o problema é que para todo lado que olho, só vejo confete sendo jogado. Por isso resolvi escrever, assim pelo menos alguém escreve sobre o outro lado.

Juliana said:

Só tenho uma coisa a dizer sobre a morte do papa: pra mim ele já tinha morrido antes de domingo, mas ninguém falou nada pra não virar piada de 1º de Abril... =oP

ROBERTA said:

Como todo mundo tá dando pitaco, também vou dar o meu: o Papa para mim é só mais um da lista, Não abandonou a riqueza e a ostentação do Vaticano para viver entre os pobre e, só por isso, para mim, já foi um hipócrita. E tem mais, seguindo-se a própria Bíblia, o Papa não entra no Reino dos Céus nem a pau, A contradição já vem de dentro da própria igreja católica (pra falar só dela neste momento). Se fosse menos demagogo tinha feito igual ao Buda, esse sim, muito mais coerente com a filosofia que pregava e que, pelo menos, foi mais humilde e nunca quis posar de "sábio escolhido".
O Papa não foi mais corajoso do que qualquer um no lugar dele. O mundo roda, e a igreja não pode ficar pra trás. Alguma posição política humanitária ele tinha que tomar, até porque não seria menos do que a obrigação dele. Portanto, não fez nada de mais, pior, fez menos do que devia.
A proibição da camisinha e dos anticoncepcionais fala por si só, né? Isso não tem nada a ver com conservadorismo. É um desrespeito total e absurdo com várias outras pessoas no mundo todo que, sabidamente, se guiaram pelas opiniões dele com toda confiança. É o que sempre foi, desde sempre. O Papa guiou os seus fiéis representando o pensamento retrógrado e egoísta de um punhado de gente que quer mesmo é fazer politicagem. Além do mais seria muito inocente de qualquer um imaginar que o Vaticano conseguiria sobreviver no mundo dependendo só da boa vontade de Deus. Por favor, né?
Eu ouvi dizer que esse Cardeal de Boston pedófilo é um dos indicados ao papado. Não sei se é verdade, mas se for, nem me surpreende.

Lelei said:

Por essas e outras que eu resolvi me calar. Na verdade já faz algum tempo que a igreja católica e o Papa deixaram de ter um significado sólido pra mim....

Não dá pra se opinar quando na verdade nem sei o que dizer....

adriana said:

Curioso como você tocou exatamente nos assuntos que me incomodam na igreja católica.

About this Entry

This page contains a single entry by published on April 3, 2005 10:28 PM.

Sin City was the previous entry in this blog.

Pipoca! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1