Apocalipse na literatura juvenil

| | Comments (57)

Alguém já ouviu falar sobre a série de livros de ficção/horror cristã "Left Behind", que conta a história do Apocalipse, quando os verdadeiros cristãos são levados embora para o céu enquanto a corja humana (judeus, muçulmanos, ateus, etc) entra pelo cano?

Aqui esses livros infestam a sessão juvenil da biblioteca pública, por exemplo, e eu já tive que convencer meu sobrinho a não pegá-los emprestado. O menino ia levar porque a capa era legal... ia levar gato por lebre e sofrer lavagem cerebral no processo.

Hoje um amigo meu mandou este link para um artigo que fala sobre o último volume da série e sobre esse tipo de literatura em geral e o seu avanço aqui no mercado americano.

Esse é o tipo de coisa que me faz pensar que minha vida aqui nos EUA será forçada a terminar num futuro não muito distante. Vou ter que sair daqui ou então aceitar morar numa teocracia nada diferente das existentes hoje em dia no Oriente Médio, onde eu como ateu (e imigrante) serei no mínimo legalmente discriminado, se não criminalizado...

Canadá, aqui vou eu!

Em tempo: depois que escrevi o post eu fiquei pensando... eu mesmo não li os livros e só sei do que se trata através de terceiros, então vou à biblioteca amanhã ou durante o fim de semana e para pegar os primeiros volumes do diacho da série. Assim posso falar por experiência própria, coisa que eu prefiro.

Categories

,

57 Comments

Caio said:

Mauro,

Será que não ser ao caso de você ler com seu sobrinho esse livro e apontar-lhe os erros e preconceitos da história? Digo isso porque esse não é o único exemplo de lavagem cerebral do radicalismo religioso que ele vai encontrar or aí e, como bem diria Sun Tu, devemos conhecer noos inimigo.

Quanto ao avanço do fundamentalismo cristão, espero siceramente que a onda vire antes que voltemos ao Séc. XVII... Preferia quando as pessoas falavam de anjos, horóscopos e outras coisas inofensivas...

Rods said:

Não adianta fugir.

Não adianta deixar prá lá.

Não adianta impedir que se leia o puto do livrinho.

Contra radicalismo só há uma solução : Contra-Radicalismo !

Melhor queimar os cristãos agora enquanto ainda não tomaram o poder. Depois será tarde demais.

Falou !

Mauro said:

Caio, eu pensei nisso. Mas não sei o quanto daria certo à esta altura explicar as bobagens para ele, e além disso eu também preciso falar com a minha cunhada antes de entrar no assunto de religião com o garoto.

Eu particularmente não tenho muita vontade de tocar nesse assunto, pois a minha opinião sobre religião e crença é diametralmente oposta à deles. Mas vamos ver.

Rods, fica só entre nós, mas eu estou chegando à essa conclusão também... já que eles não vão pensar duas vezes antes de queimar a gente, melhor agir primeiro. ;-)

Spacey said:

Existe o filme, que já saiu em dvd. Outro dia eu quase comprei, pois continua em promoção no Wal-Mart por 5.99. Será que é bom?

Be said:

Bom, eu nunca li os livros e não ouvi falar dos mesmos, mas se tratando de livros... a sociedade americana é totalmente preconceituosa em relação a literatura não-padronizada (parece besteira, mas é). Não sei se vc já deu uma olhadinha na lista dos livros banidos pela ALA (American Library Association), mas não é preciso chegar no número 10 para perceber o preconceito descarado. Agora, qto ao conteúdo da série que vc citou, Mauro Mauro... esse ideiazinha medíocre dos que pensam que conhecem Deus (seja este o que for) ao ponto de condenar o resto do mundo, não está presente somente em meia dúzia de livros, mas em cada esquina. Aqui, na cidadezinha onde moro (30.000 habitantes) há uma igreja em cada quarteirão... e vc acha que todas pregam a mesma coisa? Whatever! Acredito em Deus, mas nuna acreditei na palavra do homem que o mistifica. *Uia!* ;) Anyway, aqui está um post meu do ano passado que mostra lista da ALA, tá uma olhadinha... ;) http://www.jardimsecreto.net/blogger/arquivos/001605.html (ainda não conferir a atualização). Beijocas, Be.

Be said:

Update: Só pra não ficar confuso... a ALA não bane os livros, mas publica a lista. Fui lá dar uma olhadinha e o papo de "banidos" mudou... Em todo caso, ainda há uma lista... :/

Spacey said:

Mauro, o Danny me falou que esse não é um livro contra judeus, mulçumanos e etc, não. É uma versão fictícia do que seria o apocalipse e da luta dos que ficaram para destruir o mal, personificado por um anti-cristo que se torna o líder da ONU e governante da nova ordem mundial, uma tal de global community. Na verdade, pelo que ele me disse, o herói principal é um cara que nem ligava muito pra religião e achava que a mulher estava se tornando uma crente fanática. Também tem um outro carinha que é um jornalista ateu e um rabino. Então, eu não sei dizer se a série em sí é preconceituosa, discriminatória. Mas agora eu fiquei curiosa pra ler também. :)

Spacey said:

Bom, eu sou cristã, Mauro... Quer dizer que você me queimaria? Muito interessante isso, viu?

Érica said:

Eu sou totalmente contra violência mas chega num ponto onde vc é obrigado a escolher: ou eles ou vc não resta dúvida de que eu vou ficar do MEU lado, seja ele qual for.

Infelizmente determinados grupos não estão abertos para discussões e não fazem questão alguma de conviver com pessoas que pensem de forma diferente do que a deles...

Mauro said:

Spacey, por isso mesmo é que decidi ler os livros por mim mesmo. Não que eu duvide do Danny mas... não se esqueça que a discriminação religiosa tem a "capacidade" de se disfarçar como atitude correta. Para quem é cristão é perfeitamente correto separar o resto do povo como gente que vai para a frigideira do diabo, ou seja, não são tão bons ou merecedores como eles. Tradução: seres humanos de segunda categoria.

Eu mesmo já ouvi coisas semelhantes vindas de muita gente que não pensava por um segundo sequer que estava me relegando a uma categoria "inferior" à deles, enquanto falava basicamente "respeito a sua opinião mas você é um pecador ignorante que vai para o inferno quando morrer". Respeita a minha opinião? Só da boca para fora mesmo, aparentemente.

Agora, sobre você ser cristã... eu já estou com o lança-chamas aqui preparado para quando você vir me visitar. Melhor vestir uma daquelas roupas de amianto. ;-)

Itiro said:

Mauro, minha irmã é viciada nessa série, ela leu todos os livros e me contou alguns pedaços e parece muito com o "The Stand" do Stephen King.

É realmente uma releitura do Appocalipse, aparentemente com menos pregação do que seria de se esperar.

Minha primeira reação quando soube o que eram aqueles livros que ela não conseguia largar foi bem parecida com a sua, me senti estranho depois, assumi que era algo ruim antes de saber do que se tratava só porque havia sido escrito por uma igreja como forma de evangelizar as pessoas.

Estava sendo tão preconceituoso quanto os caras que acham que RPG é ruim sem saber o que é.

A religião por si só, e a Bíblia são coisas muito boas, conselhos ótimos e mesmo forma de encarar as coisas de maneira muito construtiva se encontra na maioria delas, o problema, na maioria das vezes, é o que as pessoas fazem com essa informação.

Juliana said:

Conselhos bons na bíblia? Com certeza, inclusive aqueles dados aos escravos (obedecer ao seu senhor, afinal vocês são escravos por que Deus quer assim), às mulheres (você é é um ser inferior, e se contente com isso), e aos crentes em geral (não permitirás que uma "bruxa" sobreviva).

Poucos livros ensinam a intolerância, a ignorância e a degradação de outros seres humanos como a bíblia. E apesar de todos os genocídios, banhos de sangue e assassinatos descritos na bíblia (e cometidos em nome dela), basta encontrar uma frase dizendo que "deus é amor" ou "perdoe os seus semelhantes" para que todos digam que você vê as coisas fora de contexto.

Mauro said:

Concordo mais com a Juliana do que com você, Itiro. A bíblia e as religiões não são boas coisa nenhuma. A gente cresce sendo martelado na cabeça que o certo é ser religioso, que quando chega à idade adulta tem um medo inconsciente terrível de mesmo cogitar criticar a crença religiosa da gente, por mais absurda que seja.

A base de uma religião é que você sabe o que está certo e será um dos escolhidos do deus que cultuam, enquanto os outros... pfff! São uns manés e vão pagar caro por idolatrar o deus errado. Se isso não é criar preconceito, intolerância e ignorância, eu não sei o que é.

Os tais ensinamentos da bíblia, que a maioria da gente nem chega a ler mas jura que leu (eu li, para informação de vocês) é só um monte de "baloney" como eles dizem aqui. Ali não tem nada que um pouco de bom senso e ética humanista não ultrapasse de longe em termos de criar boa vontade e compaixão pelos outros e eliminar o preconceito.

Sobre o fato de que a informação da bíblia é boa, o ruim é o que as pessoas fazem com ela, eu vou ter que deixar a resposta para depois. Isso é um argumento tão errado para justificar a religião que até dói no olho ler... se eu não mencionar isso em breve, me cobre. :-)

Como eu mencionei no meu post, eu vou hoje mesmo pegar os livros para ler e não depender de opinião de terceiros. Me aguardem que eu vou voltar neste assunto daqui uns dias.

Dani said:

Bom, sou eu a irmã viciada na série... Li todos os lançados aqui no Brasil e realmente me diverti, o primeiro livro é bom (principalmente pq vc não sabe pq o pessoal sumiu, não tem "pregação" nenhuma no começo), o resto é lixo, mas daquele tipo q eu não consigo largar.

Eu não sou cristã, li a Bíblia e achei divertida a parte dos Reis, e confesso q os primeiros livros da série são convincentes, pq eu parei p/ me questionar durante algumas partes. E por isso não acho q seja leitura p/ crianças / adolescentes, por ser convincente, machista, maniqueísta.

O q vc pode fazer Mauro, se o seu sobrinho realmente quiser ler, é comprar a série do mesmo livro só q p/ "teens", é mais light e menos convincente, é muito mais focado no lado aventura de sobreviver num mundo caótico onde um monte de gente sumiu, só q mesmo assim, leia antes... :) (pois é, eu li até a série teen...)

Spacey said:

Mauro, não vale generalizar, quem nem o seu amigo Rods aí faz. Nem todo cristão é assim. Os que tratam os outros de outros credos e crenças de maneira preconceituosa, o fazem por serem ignorantes. nem sempre ter uma boa formação, em colégios e faculdades caras, é sinônimo de esclarecimento, conhecimento. Muita gente tem isto tudo e é ignorante, pois foi a forma como foi educado/a tanto em casa quanto na escola.

Eu sou cristã e não saio por aí pregando a minha crença. Respeito a todos e gosto de ser respeitada também. Acho que cada um sabe o que é melhor ou mais conveniente pra si mesmo. E o Danny também é a mesma coisa. E olha que eu sou católica e ele é batista, dá pra sacar que se fossêmos "tacanhos" como muitos que existem por aí, não teríamos nos casado, pois a minha religião prega coisas que a dele não concorda e vice-versa.

Quanto à serie, eu ontem pesquisei, e realmente existe uma série "Left Behind" para adolescente, além de uma em história em quadrinhos. Dá pra se checar em www.leftbehind.com

Agora eu fiquei curiosa também e vou começar a ler só pra ver se é assim tão manipuladora e "brainwasher". Quanto ao que o Itiro falou, o Danny também fez essa comparação com o The Stand, do Stephen King, que por sinal eu adoro. Eu vou voltar a ler o The Stand após ler esta série, pra verificar se é semelhante mesmo. :)

Mauro said:

Spacey, eu estou brincando. Claro que não vale generalizar, senão sou culpado do mesmo crime que eles. Mas eles encontram justificativas no cristianismo, então não dá para colocar a culpa exclusivamente neles como "ignorantes". A crença ajuda.

Cada pessoa tem a sua própria versão de cristianismo, porque todo mundo usa as partes que gosta e convenientemente despreza as partes que não gosta na crença. Claro, então, que gente ruim vai escolher as partes que servem para justificar as maldades que querem fazer.

Daniel FC said:

Eu acho que antes de considerar o cristianismo bom ou ruim, as pessoas deveriam parar pra pensar e ver como as suas próprias atitudes e maneiras de pensar estão vinculadas a preceitos que simplesmente não existiam antes do acontecimento Cristo. Muito do que hoje é considerado socialmente bom, moralmente bom ou simplesmente em conformidade com a lei só existe por causa do Cristianismo. E a utilidade ou valia dessas coisas vocês não questionam.

Eu acho que o que há, na verdade, é uma confusão entre as doutrinas religiosas e os preceitos do cristianismo, que é apenas parte dela. Muito do que se prega no catolicismo, por exemplo, não foi dito por Jesus. Foram idéias apontadas por São Paulo, Sto. Tomás de Aquino e companhia. Ou então coisas pinçadas daquela barbaridade chamada Velho Testamento e colocadas como dogma. Por isso que eu acho que esse assunto merece um cuidado todo especial. Abraços

Zila said:

Eu nao conheco o tal livro, mas sobre esse lance de cristao se sair bem na historia e o resto se trumbicar...balelas. Na hora que passarem o rodo, vao todos na leva. Eu nunca li a biblia toda. Minha mae ja. E ja leu varias vezes. Sinto sim certo preconceito dos cristaos, no caso dela, evangelica, por pessoas que nao acreditam em nada, por "pecadores" em geral. Acredito que a biblia seja um livro muito dificil de se ler e entender, dai, varias interpretacoes. Cada um entende de um jeito. Mas nao so os cristaos sao preconceituosos, assim como mulcumanos, judeus etc... Toda religiao condena algo. Todos tem seus preconceitos. Ficar alheio a isso e que e complicado pra pessoas que seguem alguma religiao. Por isso eu nao frequento igreja, nao me considero religiosa. Acredito no entanto, em Deus.

Mauro said:

Daniel, eu discordo de você. Muito do que hoje se considera socialmente bom, moralmente bom ou simplesmente em conformidade com a lei veio é de fontes como o direito romano, a democracia grega, etc, e não do cristianismo. Mas vou confirmar com um amigo que é historiador.

Zilá, o problema não é que a bíblia é um livro dificil de ler e entender. O problema é que a bíblia é uma colcha de retalhos, um aglomerado de livros escritos por dezenas de autores diferentes num período de mais de 1000 anos, cada um falando o que bem entendia sem se preocupar muito com o que os outros falavam. Não entender a bíblia não é falha de ninguém a não ser dos autores, o bagulho simplesmente não faz sentido. Os religiosos é que teimam em forçar um sentido em algo que não tem.

Naluh said:

Oi, Mauro!!! Pois eh, eu andei lendo esses livros - imagino que estejamos falando dos mesmos - e sou completamente contra, acho um absurdo e, o pior de tudo, vendem bastante. Mas vc conhece algum putro pais onde o povo passe por mais lavagem cerebral do que esse aqui?? Vide o patriotismo escerbado dos americanos!!!
Isso ta parecendo com os e-mails que eu recebi!! Vixe!!!!
Beijos e queijos!!!!

Daniel FC said:

Numa Veja de 25/12/02 saiu em reportagem de capa falando uma matéria falando justamente sobre isso (como o advento do Cristianismo influenciou o pensamento humano). Se tiver a oportunidade leia, é bem interessante. :) abraços

Caio said:

Mauro,

A coisa pegou fogo mesmo, hein?

Estou fazendo uma matéria no Doutorado chamada "Ética no Mundo Moderno". Nessa matéria, o professor está desenvolvendo uma teoria de que a Ética, na história da humanidade, começou como um todo em que se misturavam Moral, Religião e Direito numa coisa só. Dois fatores foram os responsáveis por uma ruptura nessa unidade: o primeiro a filosofia grega, que quebrou o localismo das concepções de mundo e permitiu a concepção do ser humano como um gênero comum independentemente da raça ou religião; o segundo foi o monoteísmo messiânico (cristianismo e islamismo), que substituiu a idéia de "povo eleito" (a qual justificava os genocídios praticados para a conquista da Terra Prometida) pela de pregação universal, fraturando ainda mais a concepção de um mundo dividido em pequenos grupos isolados culturalmente.

De acordo com esse ponto de vista, o Cristianismo (seja ele o de Jesus ou o de Paulo de Tarso) foi parte importante na formação da cultura ocidental, mas essa cultura também é tributária do pensamento grego (o direito romano, que influencia quase todos os sistemas jurídicos do mundo, por exemplo, foi fortemente calcado no estoicismo grego, filosofia seguida por Cícero e por todos os jurisconsultos).

É uma história que vale a pena acompanhar, e ajuda muito a entender como chegamos aqui, nesta época em que a ética é deixada de lado, em que falar em Moral é ser reacionário e em que o direito se tornou um argumeto de justificação da força.

Por outro lado, para os que têm problemas com o que diz a Bíblia, maiores foram os problemas que os Doutores de Igreja (Agostinho, Tomas de Aquino e cia.) tiveram em fazer compatíveis a revelação feita no Velho Testamento e a Boa Nova do Evangelho. Eu recomendo, para quem se interessa por isso, a leitura da argumentação feita por Francisco de Vitória no De Indiis (1519) e por Hugo Grócio no Cap. I do De Iure Belli ac Pacis (1625), ambos disponíveis em inglês no site www. constitution.org. A saída que eles encontraram foi (e isso basicamente é do Grócio) afirmar a existência de um direito natural, revelado não através da escrituras mas pelo uso da racionalidade, direito esse que nem Deus poderia mudar, apesar de, pela sua onipotência, poder obrigar os homens a agir de maneira contrária a esse direito.

Tem muito mais coisa para falar a respeito, mas já escrevi demais. A única coisa que eu lamento é que em nenhum dos lados, hoje, se vê tolerância. E isso é muito ruim. Lembra muito o Séc. XVII...

Mauro said:

Daniel, eu leria se tivesse acesso ao artigo... mas onde o encontro?

Caio, obrigado pelo esclarecimento. Então eu, apesar de não estar completamente correto, também não estava completamente errado. :-)

Daniel said:

Putz, a Veja restringiu o acesso a seu banco de dados a somente assinantes. :( Vou ver se acho a revista aqui e escaneio a bagaça! abraços

Michelle said:

Sabe o que é engraçado, é que pessoas que nunca leram a bíblia, acham que sabem tudo sobre ela e não é por aí.

Eu poderia escrever horas a fio aqui porém é melhor vocês darem uma olhada no site www.simplesmentejesus.com e lá vocês podem ter uma boa visão sobre o que é o Cristianismo para os Protestantes que incluem os evangélicos, crentes, batistas e cristãos.

Mas chega a ser engraçado os comentários sobre o que é a bíblia e sobre os evangélicos aqui.
E eu sendo evangélica sei que O MAIOR PRECONCEITO que existe neste mundo é contra a nossa religião já que eu não vejo em nenhum lugar a grande quantidade de pessoas falando mal de nós, e o pior ainda não assumem que são preconceituosos e eu vejo isso vindo de pessoas muito esclarecidas, shame total.

vale a pena visitar www.simplesmentejesus.com

Mauro said:

Puxa... eu já comentei que li a bíblia? De capa a capa? Pois é, eu li, ao contrário da maioria dos evangélicos e católicos que falam que leram mas na realidade só viram alguma coisa no catecismo e umas pagininhas aqui e ali e assistiram "Sansão e Dalila" e "Os Dez Mandamentos" na Sessão da Tarde.

Aliás, ter lido a bíblia foi um dos fatores principais que me fez começar a questionar a papagaiada que é aquilo. Só quem não leu para achar que tem alguma coisa de valor ali. O pouco que tem de valor, afogado em meio às pilhas de besteirol, incentivo à violência, segregação e racismo, não é nada que alguém com meia dúzia de neurônios não conseguiria pensar por si mesmo, sem precisar achar que algum tiozinho barbudo sentado num trono no céu ou um tiozinho barbudo pregado numa cruz falou.

Evangélicos são vítimas do maior preconceito no mundo? Tente sair por aí falando que é childfree e ateu que você vai ver o que é preconceito. Vindos, invariavelmente, de pessoas religiosas... eu diria evangélicos primariamente, porque os católicos e judeus não enchem tanto o saco (eu não conheço muçulmanos para dizer).

Cristãos, especialmente os evangélicos, tem mania de perseguição. São uns coitados perseguidos pelo governo, pela polícia, pela indústria pornô, pela TV, e não vamos esquecer dos ateus, todos tentando aliciar as criancinhas e condená-las ao fogo eterno. Por isso eles tem que sair por aí tentando forçar religião na vida das pessoas através do (gasp!) governo quando tentam forçar criacionismo nas escolas, aumentar a censura nos meios de comunicação, eliminar o aborto e todas as coisas que eles não gostam e se for possível também excluir aos ateus do exercício da cidadania deles (coisa que já é feita hoje mas não é comentada).

Eu não me importo com as pessoas que acreditam no Heavenly Fairy, mas que ficam na delas e não tentam forçar isso goela abaixo dos outros.

Mas os evangélicos? Estão lá no topo da minha lista de annoyances, graças à influência que conseguiram devido ao chimpanzé em forma humana que é presidente desta terra, e que estão usando para trasformar este país numa teocracia onde ou você está do lado deles, ou está contra eles. É contra essa gente que eu me revolto.

Spacey said:

Hahahaha! Tu não escapou, viu, Mauro? :P Arrumou sarna pra se coçar :P

Rods said:

Não consigo postar o comentário que eu queria.

Assim sendo, desisto.

Falou !

Rods said:

Eu li a biblia duas vezes. Na segunda, pulei umas partes e tal, admito, mas li as mais importantes.

Fiz catecismo e primeira comunhão, mas nunca me senti impelido a acreditar em nada daquele lero-lero.

Aos 10 anos disse prá minha mãe que achava essa história de céu, inferno, deus nos recompensando ou punindo, muito ridícula.

Eu a princípio não sou ateu, e sim agnóstico. Não sei se existe deus ou coisa parecida, particularmente ACHO que não, mas mesmo que exista e tudo o que os evangélicos e assemelhados pregam seja a total verdade, eu ainda assim estaria cagando e andando prá isso tudo.

Se alguém criou a humanidade, com defeitos e tudo mais, e ainda assim exige que esses putinhos ajam de maneira X ou Y para não entregá-los para o demo, então eu quero mesmo ir pro inferno, como forma de protesto.

Acho que pessoas esclarecidas só se deixam seduzir por discursos babacas como o evangélico por razões de carência afetiva, desejo de aceitação ou dificuldade de aceitar que a vida é essa bosta mesmo que está aí e não vai melhorar quando vc morrer.

Falou !

Najara said:

Ok, só passei pra contar que tenho um amigo que passou 21 anos vivendo normalmente como um católico não praticante (maioria) e depois de ler essa série de livros - 'Left Behind', e ter a influência de alguns amigos/parentes (não sei), ele se tornou crente, totalmente ativo. E uma vez estávamos discutindo o porque da conversão e ele me disse que a tal série mexeu com ele no sentido de ter que passar por tudo o que os personagens estavam passando se ele ainda tinha a chance de escapar. É isso..

Mauro said:

Najara, é incrível como eles ainda ganham convertidos usando o "Pascal's wager" (doravante PW), que é um argumento muito do furado que basicamente diz:

1) Se deus não existe, quem acredita não perde nada por acreditar (a não ser tempo, talvez).

2) Mas, se deus existir, então quem não acredita se ferrou.

Segundo o argumento, então, acreditar é a opção mais segura, pois você não perde nada se o deus em que você está apostando não existir, mas se garante no caso dele estar lá esperando para te arremessar no fogo do inferno.

Eles usam variações do enunciado para casos diferentes, mas a idéia é a mesma. Por exemplo, meu mentor ferreiro era católico até um evangélico chegar para ele e falar que se ele aceitasse Jesus da maneira deles, ele não perderia nada se os evangélicos estivessem errados, mas se eles estivessem certos ele só teria a ganhar. O argumento convenceu meu mentor, que virou evangélico.

Por que o PW é furado? Entre outras razões, porque eles descartam todas as outras possibilidades que não interessam, reduzindo as alternativas à religião deles ou nada.

Mas, na verdade existem múltiplas alternativas: e se os católicos estiverem certos? E se os muçulmanos? E se os judeus? E se os voodoo priests? E se os Raelians? E por aí vai.

Se você escolher a opção do evangélico, ainda assim não se garantiu da infinidade de outras opções, todas mutualmente exclusivas. Você está tão desprotegido quando antes de fazer a mudança.

Essa é a falha lógica do PW, mas ainda existem outras que são talvez piores ainda.

Qual é a validade moral de uma escolha que você faz só para se garantir? Quer dizer que o deus para o qual você resolveu mudar "just in case" é tão imbecil que não vai se ligar que você está fazendo isso só para se dar bem no pós-vida? E que tipo de divindade ia falar, "ah, tudo bem que ele só está dando uma de Gérson, contando que vá na minha igreja"? Sinceramente, não é uma divindade que eu gostaria de seguir.

E, ao contrário do enunciado, fazendo a escolha "segura", você perde algo sim. Perde a sua dignidade, a sua convicção, a sua ética moral. Sacrifica uma posição na qual você se dedica ao que acredita porque acha que é o certo, para adotar uma posição que é aparentemente mais vantajosa no caso de ser correta... viva a Lei de Gérson!

Incrivelmente, por mais ridículo que seja o argumento do PW, é um dos mais usados e as pessoas, manés que são, ainda caem nesse conto. E merecem, talvez, para largarem mão de não quererem usar o cérebro que Jeová lhes deu. :-P

Mauro said:

Esqueci de adicionar: o seu amigo, Najara, se você reparar bem usou uma versão modificada do PW, foi por isso que eu comentei. Ele apostou na conversão para crente só para o caso daquilo que ele leu ser verdade. Triste.

Itiro said:

Mauro, concordo com você que PW é furado, e várias outras coisas que são ditas e faladas sobre a Bíblia e religiões em geral também são.

Mas já conversei sobre o assunto com pessoas de diferentes religiões e para a maioria delas, Deus é um só, acreditar nele de outras formas não está errado, ou seja você não vai para o inferno por não seguir a mesma crença que eu sigo.

Na verdade, as pessoas acreditam que serão julgadas por seus atos, um ateu "bonzinho" tem tanta chance quando um cristão "bonzinho", eventualmente ele vai enxergar e aceitar "a verdade".

Concordo também que muito das "partes úteis" da Bíblia, Alcorão, Torah ou qualquer outro assemelhado é algo que qualquer um com bom senso deveria saber, mas o problema é que as pessoas não sabem, ou melhor não dá para contar com o bom senso das pessoa ainda.

Conheço gente que melhorou por causa da religião e enquanto tiver gente que precisa ouvir lições de bom senso e ter alguém que ouça seus problemas e as ajude com conselhos morais e não possa pagar um psicólogo para fazer isso por aí, acho que a religião com todos os seus problemas ainda é uma saída razoável.

Spacey said:

Mauro, vc falou que judeus e católicos não perturbam tanto. Até que voce está certo. O problema dos evangélicos é a INSISTENCIA. Eu sou católica, de uma famíla de base católica e anglicana (meu avo materno, ingles, e a familia dele eram anglicanos (episcopais), e nós (netos e filhos) frequentávamos as duas igrejas, justamente para não nos perdermos em fanatismo, sabendo discernir o que havia de bom e de ruim em ambas), e nunca ví meus familiares e amigos tentando doutrinar alguém. O meu pai é agnóstico, e nunca foi discriminado.

O meu irmão mais velho, esse sim caiu no fanatismo, pois passou a frequentar uma igreja evangélica destas estilo fast-food que pipocam em todas as esquinas, por causa de namorada. Virou fanático, quase perdeu emprego e hoje em dia cortou as rela,ões com a gente e o restante da família, pois vivia perturbando, tentando doutrinar e converter a gente. Hoje em dia, somente duas tias ainda falam com ele, com pena, pois têm medo do que esse fanatismo pode vir a causar... É, nunca falei sobre isto com ninguém. Tô falando pra você e seus leitores, pois depois desse comentário dessa moça, achei que deveria fazê-lo.

Tenho uma meia-irmã judia também. Mas ela, assim como todos os judeus que conheço, nunca tentaram dar uma de fodões e dizer que a religião deles é a certa. Pelo menos os que conheci até hoje foram assim, bem low profile, na deles, sem tentar provar que eles que estão certos ou converter ninguém. Até porque, eles são meio fechados a respeito da religião deles. Os que eu conheci eram assim, conversavam sobre religião numa boa, sem impor a verdade deles. Até ir à sinagogas eu já fui, à convite de uma grande amiga da família (e na época também, eu estava interessada no sobrinho dela... hehehehe), e fui muito bem recebida, com respeito e sem preconceitos.

O problema dos evangélicos é que eles se acham os donos da verdade absoluta, que a crença deles é a única, a verdadeira e original. Que somente se convertendo à crença deles é que seremos salvos. Aqui se fala muito nisto, em DIVINE TRUTH, até tem websites e outdoors (bilboards) falando sobre o gospel e sobre como somente se convertendo é que seremos salvos... Eles ficam cegos para o restante do mundo e acabam sendo, eles próprios, os intolerantes, e depois vêm com o papo de serem perseguidos e injustiçados.

Eu sou da seguinte opinião: eu te respeito, você me respeita e está tudo bem... Agora não venha querer me forçar a fazer o que você acha melhor, pois eu não faço nada à força ou mandada. :)

Por isso mesmo que eu sempre evito falar em religião. Religião, política, futebol e opção sexual são coisas que eu nem discuto, pois sempre termina em merda. :)

Spacey said:

E quanto ao que o Itiro falou, segundo essas religiões todas, Deus é um só, único, a mesma entidade para várias religiões. O que muda de figura é em relação aos profetas... Por exemplo, para os muçulmanos (e também para os judeus), Jesus não é o salvador, mas sim um profeta que veio ao mundo pregar a palavra de Deus. Já para os cristãos, Jesus é o salvador, o filho de Deus encarnado que veio ao mundo nos libertar, dando à sua própria vida, e que no final dos tempos, virá para o julgamento final.

Assim como Buddha era um profeta, Maomé, Moisés e etc, muitos acreditam que Jesus era um profeta, e não o salvador. Este ainda estará por vir.

Linus said:

O mais engraçado é que quem faz esse tipo de comentário (sobre o livro e principalmente sobre a Bíblia) na tentativa de se mostrar culto, acaba revelando sua tamanhã ignorância.

A maioria das pessoas que atacam a bíblia nunca a leu de fato, se baseiam em um ou dois versículos que ouviram aqui e ali sobre escravos, casamento, etc.

Mais que um livro religioso a Bíblia é uma fonte histórica, hoje nenhum historiador colocaria sua reputação em risco tendo afirmar que Jesus não existiu ou que não foi crucificado. As evidências da vida de Jesus são muito maiores do que as evidências que sustentam qualquer evento da história antiga.

Isso para não falar dos católicos que se consideram cristãos, mas nunca leram a bíblia. Faça a um católico perguntas inteligentes sobre o Antigo e Novo testamento e tudo que ele irá falar é que Deus é bom , que Jesus é bom, etc.

Os evangélicos não são donos da verdade absoluta, mas eles vivem a verdade absoluta, o evangelho.

Quanto aos judeus, antes de dizerem que a Bíblia condena os judeus, que só os cristãos evangélicos acham que somente eles serão salvos... saibam que os judeus são o povo de Deus, os evangélicos sabem disso, o judeus nem se fala, mas Jesus (um judeu) foi enviado para todos, inclusive os judeus.

Hoje em todo mundo há milhares de judeus cristãos e esse número cresce a cada dia, e sabe por que? Por que qualquer judeu que ler a bíblia, antigo e novo testamento, sabe que Jesus é o messias que eles tanto esperavam. (alguns ainda esperam).

Vocês dizem que os evangélicos fazem isso, aquilo, mas sempre vejo o contrário, ateus, agnósticos, entre outros, atacando veemente os evangélicos. Se vocês são tão superiores, por que não os deixam em paz e vão gastar seu tempo fazendo outras coisas, lendo, estudando, cuidando das suas vidas.

Vocês falam de discriminação, mas o que vocês estão fazendo aqui os evangélicos, não é discriminação? Serão vocês então os donos da verdade?

Mais um comentário, o autor do texto disse que para fugir de tudo isso vai para o Canadá, saiba que o Canadá é um dos países que teve o maior avivamento evangélico das últimas décadas. Pesquise um pouco antes saber para onde se mudar. No seu caso eu recomendaria ir para Dubai, certamente lá não haverá muitos cristãos para lhe incomodarem.

Recomendo que antes de atacarem tanto leiam a bíblia, de Gênesis a Apocalipse, aí sim será possível discutir esse assunto sem falarem tantas coisas infundadas.

Recomendo um site

www.simplesmentejesus.com

Abraços

Tocha said:

"Judeus cristãos"??? Uia!!! Estes eu nunca vi...

Isso parece tá viável como eu que sou "Católico-Agnóstico-Íslâmico" (católico por osmose, agnóstico por princípios e islâmico por simpatizar com a política deles em relação ao Jorge Moita)...

Tocha said:

ERRATA: aonde está escrito "Isso parece tá viável..." o correto é: "Isso parece tão viável...".

Érica said:

Não sou a favor de falar que toda uma categoria/classe/grupo de pessoas é isso ou aquilo. Realmente em alguns casos o agrupamento por si só quer dizer que eles tem determinada conduta mas não acho que os evangélicos, todos, são pentelhos que não se tocam e vivem pertubando todo mundo...

O que eu tenho é 100% de certeza de que gente chata que não se toca existe por aí sobrando, infelizmente...

Lu said:

Eu nunca deixei comentarios aqui, mas esse eu nao resisti. Linus, me explique isso:

"Mulheres: Esposas e Mães
Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida. As pressões da sociedade moderna para rejeitar a autoridade masculina não obstante, a mulher devota aceita seu papel como aquela que é cuidadosamente submissa ao seu esposo (Efésios 5:22-24; 1 Pedro 3:1-2). As mulheres de hoje em dia que rejeitam este papel dado por Deus estão na realidade difamando a palavra dele (Tito 2:5)."

Tem certeza de que a biblia tem mesmo toda essa sabedoria?? Eu posso citar mais um milhao de passagens, com textos mais ignorantes ainda (Sim, eu lia biblia). A biblia foi escrita ha mais de 1000 anos atras, por quem vivia em uma sociedade onde essas barbaridades eram admitidas. Hoje em dia eh mais do que obvio que eh somente um livro de HISTORIA, e nao um livro de regras, de como as pessoas devem viver. Eu acredito em Deus (seja la o que ele for), mas acho que qualquer doutrina inventada pelo homem nao vai conseguir fugir do fato: humanos erram. Nao existe uma Religiao correta. E tenho dito. >:/

Linus said:

Olá.

Bom, para começar existem sim milhares de judeus cristãos, são judeus (raça), pessoas que nasceram de família judias, cresceram na cultura judaica (liam a Bíblia Hebraica - que é o Antigo Testamento) e praticavam os custumes de sua religião, mas que reconheceram e aceitaram Jesus Cristo como seu Salvador e reconheceram que Jesus é o Messias (Messias que outros judeus aguardam até hoje). ALguns são mais conhecidos por Judeus messiânicos (acreditam que o Messias (Redentor e Salvador) já vei e é Jesus).

Mas será que a crença destes Judeus é sem fundamento? Não vou me alongar aqui, pois precisaria de muito espaço para explicar isso, mas o Antigo Testamento (A Bíblia Hebraica) é a principal fonte de informação sobre o Messias (que havia de vir), e o livro de Isaías (Também no Antigo Testamento) é um dos que possui mais profecias a respeito do Messias. E todas as profecias desse livro e de outros livros da Bíblia se cumpriram em apenas uma pessoa; Jesus.

Se você pesquisar sobre Judeus Cristãos ou Judeus Messiãnicos na internet vai achar bastante coisa, eu pessoalmente recomendo um site Judeu que considero muito esclarecedor sobre este assunto:

http://www.cabalatshabat.org.br/

Já em relação a alguns aparentes absurdos escritos na Bíblia, é necessário estudar a Bíblia, tanto da parte religiosa, como da parte histórica para entendê-la melhor, realmente há algumas passagens que muito nos confundem.

O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros que foram escritos durante um período de mil anos. Eles focalizam o início da Criação e as alianças antigas de Deus com Noé, Abraão e sua descendência. Falam da história do povo de Israel, dos seus costumes e tradições; anunciam a primeira vinda do Senhor Jesus, o Messias, falam da Sua morte e ressurreição; do Seu regresso, da Grande Tribulação e do Milênio.

É preciso entender que muitas das coisas escritas no Antigo Testamento valiam para a sociedade da época e nem os judeus atuais, nem os cristãos exercem certas práticas.

Por quê?

Por que elas valiam para uma outra época onde a realidade exigia certas leis. O Antigo Testamento contém profecias, a vontade de Deus para seu povo, história e também leis, algumas que valem até hoje (ex: 10 mandamentos) e outras que valiam para época, como a lei que se referia aos escravos.

Hoje não temos mais escravos, portanto, não precisamos (nem queremos) leis que nos ensinam a tratar nossos escravos e nem como os escravos deveriam tratar seus donos.

A escrevidão citada na Bíblia é muito diferente da escravidão que temos em mente por causa da escravidão no Brasil, etc.

Vale lembrar que o próprio povo Hebreu (os judeus) o povo escolhido por Deus, foi escravo dos egípicios. Naquela época o escravo possuia sua terra, plantava para si, sustentava sua família, tinha acesso a educação...

As leis referentes aos escravos serviam principalmente para os escravos, seriam como os direitos dos escravos e os donos desses escravos respondiam e eram punidos caso desobedecessem estas leis. É bem complexo hoje, pois temos uam visão retrospectiva dos fatos, é preciso se colocar na época para entendermos melhor, mas lembre-se, os próprios Judeus (para quem as leis foram feitas) foram escravos por muito tempo no Egito, e muitos deles preferiam ser escravos no Egito do que ter a liberdade (Ler o livro de Êxodo).

---------------------------------------------

Já em relação a submissão da mulher, devemos ver isto do ponto de vista bíblico e não distorcermos a palavra. Lembre-se que muitos dos enganos que se tem sobre a Bíblia é por que pessoas pegam pequenos trechos da Bíblia e tentam pregar dizendo que aquele pequeno trecho é a verdade absoluta. Para entendermos um determinado trecho temos que pegar o contexto em que ele está inserido. Qualquer texto fora do seu contexto é apenas um pretexto.

Sua pergunta foi baseada neste texto:

“As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo. Como, porem, a igreja está su-jeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seus maridos” Ef 5.22-24.(Ver também Cl 3.18; 1Pe 3.1-2)

A submissão está relacionada ao princípio de autoridade que Deus estabeleceu em todas as ordens da vida social. O propósito da autoridade é estabelecer ordem e harmonia. Não é uma hierarquia, mas uma função.

DEUS MANDA QUE A MULHER SE SUBMETA AO MARIDO. Não é o marido que impõe autoridade sobre ela. No reino de Deus to-da a autoridade é reconhecida, e não imposta.

Essa submissão não significa de modo algum (como alguns pensam) lavar roupa e cozinhar enquanto o marido trabalha. Essa submissão está reconhecer o marido como o cabeça da família, ou seja, a responsabilidade maior sobre a família recai sobre o marido.

A mulher pode e deve estudar, trabalhar, ganhar bem, ser bem sucedida, entre outras coisas.

A submissão não anula a mulher, mas, lhe dá condições pa-ra cumprir o seu papel. A submissão não rebaixa a mulher mas sim a protege. Deus é bom. Ele quer que a mulher esteja coberta e protegida sob a autoridade do marido. Não deseja que a mulher esteja sobre-carregada e nervosa, mas tranqüila e feliz.

A submissão nã faz a mulher inferior. Jesus, sendo igual ao Pai (DEUS), se submeteu a ele em tudo. A mulher não é menor, nem o homem maior. São iguais, mas em funções diferentes segundo o plano de Deus.

Não se basei por algumas igrejas que dizem que a mulher não pode cortar o cabelo, se arrumar, etc. A bíblia não fala nada disso. A mulher deve se arrumar, se cuidar, mas lembrar que isso não é o mais importante, a bíblia diz :

“Não seja o adorno das esposas o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incor-ruptível de um espirito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus” 1Pedro 3.3-4.

"Que atrativo terá para o marido, uma mulher bonita, bem arrumada, porém nervosa, rixosa, gritona, briguenta, rancorosa, amargurada, queixosa e resmungona?" (Provérbios 11.22; 31.30)

Estudando a Bíblia você descobrirá muito mais.

Lembre-se, a mulher é responsãvel pela edificação do seu lar, marido e filhos:

A mulher sábia edifica o seu lar, mas a insensata, com as próprias mãos o derruba” (Pv 14:1)

Recomendo este breve estudo:

http://www.igrejabrasa.org/artigos/ca001.html

Abraços

Linus

Michelle said:

Texto direcionado á lú - lu_pires@hotmail.com

Se você pegar qualquer livro e escolher 2 frases do livro, você pode

dizer qualquer coisa com ele inclusive você pode criar grandes

mentiras, na biblia mesmo tem uma parte que fala (...)Judas se

suicidou (...) e em várias outras partes esta escrito (...)faça

isso(...).
Não é por causa disso que e todos evangélico e católicos vão se

suicidar!!!

Inclusive as citações que você usou como sendo da biblia são muito

diferentes do que esta escrito nela, e na biblia cada palavra mostra

um rico detalhe que é muito importante para a compreensão.

Leia todo o Novo Testameneto que são mais ou menos 300 páginas e

aí você pode tirar melhores conclusões, mas por favor sem misturar

um pedaço de texto com outro.

******
Efésios 5:22-25

22 As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao

Senhor;
23 porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o

cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo.
24 Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as

mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.
25 Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e

a si mesmo se entregou por ela,

Vou tentar lhe explicar, sendo que a palavra submissão também se

traduz por docilidade.

Quando fala que o marido é a cabeça da mulher não é que ela não

pode ter opnião e que ele decide tudo, aliás a biblia fala que a mulher

sabia é que edifica a casa ou seja constrói e mantém, mas que

espiritualmente ele vai ser responsável ou seja prestar contas com

DEUS pelo que aconteceu com a sua familia.

Se você não entende o que Cristo fez pela igreja o versículo 24 fica

quase sem sentido, porém se eu fosse explicar isso aqui eu teria que

escrever umas 300 linhas. Mas resumindo ele deu a vida por amor a

nós e abriu mão de tudo que ele tinha de melhor e se humilhou para

que hoje nós estivessemos vivos.

E no 25 que a pessoa que esfaqueou o texto para tentar denegrir a

biblia fala que os maridos amem tanto sua mulher que se for preciso

vocês deem a sua vida por ela, detalhe ele não fala para a mulher

fazer isso, por que a maior responsabilidade é do homem.

Quem não gostaria de ter uma homem que te ame tanto que se fosse

para um dos dois ficar vivos ele falaria vou eu e ela fica ???

**********
Aqui fala de mulheres convertidas ao Cristianismo e que os maridos

não são convertidos, ou seja, seja dóceis e não se separem ou o

agrida, seja uma boa mulher para que ele vando a sua transformação

se interesse por Jesus Cristo, não fique preocupada só em ficar

bonita cuide do seu interior

1 Pedro 3:1-4

1 Mulheres, sede vós, igualmente, submissas a vosso próprio marido,

para que, se ele ainda não obedece à palavra, seja ganho, sem

palavra alguma, por meio do procedimento de sua esposa,
2 ao observar o vosso honesto comportamento cheio de temor.
3 Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de

cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário;
4 seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível

trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante

de Deus.

******

Quanto ao livro de Tito.

Também pegaram só uma frase sem o contexto

Vamos lá capitulo 2

1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 Quanto aos homens idosos, que sejam temperantes, respeitáveis,

sensatos, sadios na fé, no amor e na constância.
3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias

em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho;

sejam mestras do bem,
4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido

e a seus filhos,
5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas,

sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.
6 Quanto aos moços, de igual modo, exorta-os para que, em todas

as coisas, sejam criteriosos.
7 Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra

integridade, reverência,
8 linguagem sadia e irrepreensível, para que o adversário seja

envergonhado, não tendo indignidade nenhuma que dizer a nosso

respeito.
9 Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes ao seu

senhor, dando-lhe motivo de satisfação; não sejam respondões,
10 não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a

fim de ornarem, em todas as coisas, a doutrina de Deus, nosso

Salvador.

Não precisa explicar muito ele esta falando sobre comportamento do

Cristão que hoje é óbvio mas naquela época o povo não tinha acesso

a educação que nós temos hoje e que as mulheres eram donas de

casa, bom se em 1950 d. C. elas eram imagine no ano de 0010 d. C.,

Mas qual é problema em você falar para qualquer pessoa:
- amarem ao marido e a seus filhos
- serem sensatas
- honestas
- boas donas de casa (inclusive esta por que você sabe que mesmo

tendo empregada você tem que administrar a sua casa se não fica

uma bagunça)
- bondosas
- sujeitas ao marido
- para que a palavra de Deus não seja difamada.

Eu honestamente não vejo problema algum em falar isso para

qualquer pessoa???

******

É isso qualquer duvida estou com o coração aberto para te

responder.

Me envia um email pizzeri@bol.com.br

Desculpe os erros de português estou voando!

Érica said:

Linus... vou ser sincera embora eu realmemte acredite que vc vai insistir até o fim de que está certo mesmo que te provem por a+b que vc está errado...

1 - Quem é a pessoa que determina quais trechos devem ser lidos dentro de uma visão histórica e quais devem ser seguidos como filosofia de vida? Por que o que vc acabou de escrever pode muito bem desqualificar a Bíblia inteira como qualificá-la... tudo depende do leitor.

2 - Ã?!?!?!? Mulher deve estar protegida pelo marido? O marido é o "cabeça da família"??!?!?! Papel da mulher? A mulher é responsável por edificar o lar, marido e filhos?!?!?!?!

De que século você saiu?

É simplesmente impossível acreditar que você esteja falando sério... você em mais de um dos seus comments sugeriu que as pessoas se informassem eu recomendo seriamente que você entre em contato com a realidade ATUAL (pelo jeito vale frisar).

Nossa... eu acho que fazia algum tempo que eu não entrava em estado de choque com tamanha barbaridade q eu ouvia ou lia.

Érica said:

Não aguentei:

- sujeitas ao marido

Sujeitar: sinônimo de submeter-se, conformar-se, suportar (de acordo com o dicionário)

Se vc não consegue ver problema em concordar em se sujeitar/suportar uma situação ou pessoa, independente de qual ela seja e de quem ela seja então eu tenho CERTEZA de que ler a bíblia andou afetando o seu julgamento de uma forma MUITO pior do que vc imagina.

Ah, e essa história de que a responsabilidade de um dos sexos sobre determinado assunto comum é maior do que a do outro é só uma forma covarde de denegrir, ou eximir de responsabilidades uma das partes quando a mesma é efetivamente de ambos. De novo, de que século essas pessoas sairam?!?!??!

Nota mental: não escreva mais nada depois disso, simplesmente não vale a pena!

Michelle said:

Oi Érica

Para falar a verdade, DEUS esta TÃO ACIMA disto tudo que quando você sente o verdadeiro Amor de DEUS você fala eu luto contra tudo e suporto tudo por AMOR a JESUS CRISTO

em Galatas 2:20 logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.

Eu desejo de todo meu coração que um dia você sinta isso, e quando você sente não tem mais volta.

As pessoa falam DEUS é amor e eu falava que gente pirada, até você sentir, ahhhhhh quando você sente tudo muda na sua vida, meu, eu pensei não acredito que aqueles carinhas de terno roxo e biblia de baixo do braço já sentem isso ha muito tempo e eu falava que eles eram trouxas.

Quando você vê uma cura instantanêa na sua mãe, deixe eu lhe contar, só estava eu e minha mãe em casa eu tinha uma semana de convertida eu eu ouvia oque eles estavam falando sobre cura eu falei DEUS se você existe mesmo cura minha mãe em nome de JESUS, e ela que iria ser operada na segunda isso era um sábado a tendinite dela sumiu na hora e até hoje ela não sentiu dor nenhuma, sem explicação para os médicos mas foi um milagre e minha mãe nesta época não era convertida.

Quando as pessoas falam que DEUS é oniciênte eu falava
Ahhhhhhh tá beleza, falou então.
Daí você vai orar com um Pastor cheio do Espírito Santo de DEUS que conta toda sua vida em em versos e ainda fala das suas angústias e dúvidas e dores e fala as promessas de DEUS pra sua vida. Meu você chora tanto, tanto, tanto, que você fala eu nunca mais quero viver longe deste amor que eu senti agora, e é impossível dizer que o cara sabe da sua vida por que o cara falou até em poesia ( isso não acontece sempre só para deixar claro).

Mas eu quero deixar claro aqui também que existe muita igreja evangélica que não é nenhum pouco confiável, mas graçaas a DEUS eu cai em uma maravilhosa todos meus Pastores trabalham e não recebem nenhum tustão da igreja, todos fazem por amor a DEUS, fica na rua Clarindo 310 ao lado do Shopping Jardim Sul, eu indico essa pra vocÊs

Rique said:

Mauro, parabéns, conquistou a atenção dos crentes!

Dão a impressão que gastam tempo procurando sites anti-evangélicos no Google, buscando canais para retrucar os textos detratores com sua visão recôndita e programada de mundo.

De particular divertimento é a lógica espúria com que tentam rechaçar ou subverter a argumentação racional.

Estou adorando!

Linus said:

Olá Érica.

Acho que você me entendeu mal, eu disse que as leis a respeito dos escravos não valem mais sobre essa époica, por que hoje não temos mais escravos. Mas como eu lhe disse, o escravismo era praticado por muitos povos, os Hebreus foram feitos escravos. Ser escravo às vezes era até uma opção, em épocas de fome e seca alguns povos preferiam ser escravos de outros povos para poder ter uma terra para plantar, comer, ter água, etc.

Alguns mandamentos do Antigo Testamento não foram invalidados no Novo Testamento, Jesus não acabou com nenhum mandamento, ele apenas veio dar o real significado deles.

Pegue por exemplo os dez mandamentos (Amar a Deus sobre todas as coisas, não matar, não roubar, não cobiçar algo do seu próximo, etc.)

Todos estes mandamentos se resumem em apenas um mandamento de Jesus. Quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento ele respondeu:

"Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22.37-40).

Ou seja, todos os mandamentos (10) e outros do antigo testamento se resumem neste, pois se você ama seu próximo você não o rouba, se você ama o seu próximo você não dá falso testemunho contra ele, você não cobiça sua casa (suas coisas, mulher, bens...) e todos os outros mandamentos.

Não é uma questão de saber qual mandamento seguir ou não, a Bíblia não é um livro de pode ou não pode, mas sim de compreender a vontade de Deus em cada um deles e aplicá-los de acordo com a vontade de Deus. Lendo a Bíblia fica muito fácil.

Respeito sua opinião. Você não é obrigada a se sujeitar ao seu marido, nem seguir os preceitos da Bíblia, nem ler a bíblia; inclusive pode refutar as palavras da Bíblia e não acreditar em Jesus, e você pode tudo isso somente por que Deus lhe deu o livre arbítrio.

Deus não a obrigou a seguir suas palavras, Deus não a obrigou a aceitar Jesus, Deus não obrigou ninguém a nada, mas ele lhe deu esta escolha.

Provavelmente minha vida não ficará melhor ou pior por você aceitar ou não a Jesus ou concordar ou não com a Bíblia. Isso é com você e Deus. Deus não tem um caderninho no céu onde ele marca pontos: Linus fez a Érica aceitar a Jesus, então vai ganhar 10 pontos, Deus não age dessa maneira.

Por isso Érica, respeito (não concordo, apenas respeito) sua opinião e espero que um dia você compreenda melhor as palavras de Deus.

Mas recomendo que você leia a Bíblia e a estude, nem que seja para discordar com ela.

Muitas pessoas (não estou dizendo que é seu caso, pois não a conheço) atacam a bíblia baseados em uns versículos que leram aqui e alí.

Imagine que eu entrasse em um grupo de discussão sobre os livros e a vida de Willian Shakespeare e começasse a atacar sua obra dizendo que ele era um escritor medíocre, que seus textos eram na maioria ruins, que eu não gostei de nenhum livro, que toda a obra dele não valia de nada, porém, se eu falasse tudo isso sem nunca ter lido os livros dele? Qual seria o peso das minhas afirmações?

Se alguém perguntasse para mim? Você leu todas as obras dele e eu respondesse: Não, não li, mas já li alguns trechos de uns livros, pesquisei algumas coisainhas na internet e um amigo me falou algumas coisas a respeito.

Será que eu poderia formar uma opinião sólida assim? Claro que não. O mesmo vale para a Bíblia.

Além disso, a Bíblia não vai lhe dar todos os porquês, ela mesmo diz que nem tudo não foi revelado, por isso, além de ler, estudar e compreender, é necessário crer.

"Quem crer e for batizado será
salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Marcos 16:15-16).

É uma questão de fé.

Abraços

Linus

Lu said:

E vamos nos denovo:

Michele, que otimo pra vc que sua religiao te faz feliz. Vc tem todo o direito de acreditar no que quiser. Se vc quer refutar argumentos plausiveis com absoluta cegueira, isso eh um problema seu. Mas quando sua crenca interfere na vida alheia, fica totalmente inaceitavel!

Quer um exemplo: Existe um pastor aqui no interior dos EUA que reune todas essas pessoas que amam tanto Jesus, como voce, e que vao fazer protesto no enterro (isso mesmo, enterro!) de homossexuais que morrem de Aids, pregando que foi castigo de Deus. Que amor lindo, nao?

Eu nao me importo que as pessoas sejam cegas. Isso eh problema delas. Mas se vc eh cego e decide antar atirando com metralhadora por ai, vc acaba ferindo gente que nao tem nada a ver com o pato. Entende?

E eh melhor eu seguir o conselho da Erica: Sei que argumentar nao vai adiantar nada, entao esse foi meu ultimo post.

Michelle said:

Oi lu

Em momento algum eu estou desrespeitando ou foraçando alguém a seguir isto ou aquilo eu só estou dando a minha opnião e respondendo algumas questãos que foram publicadas aqui.

Não entendo por que tanta cólera.

È claro que este pastor não esta certo, porém ele vai prestar contas com Deus, mas existe doida e irresponsável em qualquer profissão religião e em tudo quanto é lugar.

O que não se pode é generalizar, existem estudantes que entram com metralhadora no colégio e saem atirando em todo mundo, mas não é por causa disso que eu vou falar, você é estudante? então como você me explica aquele caso? você vai me responder - você é louca! eu não tenho nada a ver com isso e só por eu ser estudante eu não tenho que responder pelo que eles fizeram!

Mas é claro que só chegam escandalos para vocês através da imprensa ou você acha que iria passar nos telejornais que alguém foi curado de cancêr na igreja Tal.

E também todos nós sabemos que pegar opnião pronta de TV e colocar na nossa boca é uma grande ignorância, não estou falando nem sobre religião mas sobre qualquer assunto. Isso sim é cegueira generalizada.

E falar que eu tenho absoluta cegueira, é triste, por que eu vi, ouvi e vivi muitas coisas das quais vocÊ não viveu e várias coisas que estão relatadas na biblia eu vejo se tornando realidade na minha vida, e você não tem isso na sua vida, então, se tem alguém aqui que é cega - porque não vê o agir de DEUS, é surda por que não ouve a vóz de DEUS é você.

E eu também sei que argumentar com quem ainda não sentiu o Amor de DEUS não vale a pena, se um dia você for Felizarda como eu e conseguir sentir isso, você vai se lembrar de mim.

Bom é isso, não vou mais comentar, mas eu profetiso na vida de vocês que encontrem a DEUS.

Sola Gratia, Sola Fide, Sola Scriptura, Solus Christus, Soli Deo Gloria


Mauro said:

Caramba, chegue agora do serviço e olha isto! Já apareceu até gente fazendo profecia no meu blog!

A estas alturas, nem sei por onde começar a responder, ou mesmo se quero. A discussão perdeu o rumo faz tempo.

Eu só não entendo porque é que por mais que eu fale que li a bíblia de capa a capa, isso não entra na cabeça dos crentes. Eles aparentemente não conseguem imaginar que alguém possa ler aquilo e não se converter imediatamente, tamanha a força da palavra do barbudo celeste, então simplesmente ignoram o que eu digo e continuam dizendo que critico sem ter lido. Whatever.

E já que vocês leram, quando vocês falam dos 10 mandamentos, à qual versão vocês se referem? Vocês SABEM que existem DUAS versões diferentes, obviamente, porque leram a bíblia, não é? E devem saber que versões mais antigas incluiam coisas como "Não cozinharás o filhote de cabra no leite da mãe"? Eu queria saber qual das versões usar, para referência, sabe como é.

"As evidências da vida de Jesus são muito maiores do que as evidências que sustentam qualquer evento da história antiga"? Puxa vida, vocês esqueceram de falar também que não existe base científica nem provas que a evolução existe, é só uma teoria.

Com essa falta de discernimento sobre o que é fato histórico e o que não é, não é à toa que vocês caíram no conto de que os judeus eram escravos dos egípcios e precisou o Moisés chegar lá para libertar todo o povo judaico dos egípcios... afinal, está escrito na bíblia, deve ser evidência histórica suficiente.

Eu recebi um texto de um amigo meu, historiador formado, que sabe do que fala e que respondeu a algumas alegações, em especial a que o cristianismo é base para a sociedade moderna. Pedi permissão para publicar, vamos ver se ele não se incomoda.

ROBERTA said:

Eu discordo sobre o lance dos escravos. A escravidão existe, sim, a pior de todas, que é a escravidão da mente.

Realmente a escravidão da Bíblia não tem nada a ver com a escravidão do Brasil colonial. Abre aí qualquer livro de história e vc vai ver que os escravos que vieram nos navios negreiros tinham que se submeter a tudo na marra. Tavam sossegados lá na África caçando, pescando e celebrando os deuses da natureza. De repente cai o mundo deles e aparecem aqui tendo que viver uma vida desgraçada, senão iam sentar no colo do capeta na certa. Ah, sim, lembrando que os *donos* desses escravos eram muuuuito religiosos e tementes a Deus. Tão tementes que desciam a lenha nas costas da negrada (sem preconceito, né, mas eu não lembro de ter escravo branco...), porque afinal de contas, a negrada vinha da África, lá ninguém acreditava em Deus, né, então tem mais é que tomar mesmo que é pra ver se fica esperto. Mas Deus é bom e sabe que os negros só apanhavam pro próprio bem deles... como é que um cristão assim bem-intencionado, como um senhor de escravos, vai estar agindo mal? Qualquer coisa, dá uma passadinha na igreja mais próxima, bate um papo com o Criador e fica tudo certo.

- Senhor, eu matei um escravo hoje... e agora? Não dá pra voltar e fazer ele viver de novo.
- Mas você Me dá muito trabalho! Toda semana a mesma coisa! Você tá arrependido?
- Tô, sim...
- Então, tudo bem, pára de fazer besteira, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima... só tem uma coisa que você não pode fazer.
- O quê, Senhor?
- É falar mal de Mim. E olha o respeito, não me pergunte por quê. Se eu tô falando, tá falado. Olha que tô limpando a sua barra, hein! Pode falar mal até do meu filho, mas de mim não, olha lá! Não vai esquecer que quem manda nesta josta aqui sou eu!
- Opa! Combinado! Até semana que vem!

Esse tipo de acordo deve ter acontecido bastante no tempo da escravidão...

Eu conheci mais de uma pessoa, e pessoalmente, não foi *de orelha*, não, que deixava de comprar comida pras crianças pra dar o dízimo da igreja. Será que elas bateram a cabeça? Imagina! Lá nas igrejas delas isso era visto como prova de fé. Isso é escravidão. Quando você está louco a ponto de desrespeitar o direito à vida de pessoas que, não só moralmente, como pela lei, são dependentes de você, isso, além de escravidão, é crime.

Então sem essa balela de que a escravidão não existe. Eu conheço gente que passa mais tempo na igreja do que com a família. Vejo que MUITA gente faz tudo pela comunidade da igreja, faz caridade, faz bonito fora de casa e não está nem aí pra própria família (a não ser que todo mundo frequente a igreja também, o que é bem conveniente). Isso é escravidão.

Fora essa história de que a Bíblia ensina tudo de bom. Eu concordo que vc tem que ter civismo. Que tem que ser bom. Que tem que fazer direito. Mas eu acredito que isso é uma questão de civilidade, educação e respeito, não de religião. Você tem que fazer as coisas certas se for judeu, ateu, católico, agnóstico, evangélico ou hare krishna. O que o divino tem a ver com isso? Parem com essa história de que eu sou legal porque Deus quer. Se eu sou legal, é porque Deus quer. Se eu sou ruim, é porque o Diabo tá falando no meu ouvido. E eu? Cadê eu? Eu sou o quê, um brinquedo? Uma peteca sem vontade que vai tomando palmada na bunda e pulando de Deus pro Diabo, do Diabo pra Deus? Pára com isso! Não se fala tanto no tal do livre arbítrio? Que arbítrio uma pessoa tem se ou está vivendo pela vontade de Deus ou pela do Diabo?

Acreditar no que quiser é uma coisa, é escolha. Se quem crê chegou aí pelas próprias pernas, e não porque foi ensinado desde pequeno, ou porque tanta gente TEM que estar certa, melhor ainda. Agora, achar que o que dá certo no mundo e nas pessoas se deve a essa crença, seja qual for, isso não é escolha, é loucura. É escravidão. Se fosse assim, como a grande maioria das pessoas que estão no mundo acreditam em alguma coisa, a lógica seria de que o mundo estivesse cada vez melhor, não?

ROBERTA said:

Eu quero entender uma coisa... eu tenho que assumnir que não entendo os desígnios de Deus. Alguém pode me ajudar?

Deus *endureceu* o coração do Faraó pra que ele tivesse que reconhecer que Deus era superior e único, e tivesse que deixar o povo de Israel sair do Egito. Até aqui está correto?

Isso quer dizer que Deus arbitrariamente quis dar uma lição no Faraó e nos egípcios. Ele turvou o tal do *livre arbítrio* do Faraó (opa! será que o Faraó não tinha direito ao livre arbítrio porque não acreditava em Deus?)... ou seja, se ele quisesse podia fazer isso não só com o Faraó, como com qualquer ser humano, e até com os animais. Correto?

Alguém pode me explicar, então, porque Deus simplesmente não entra na cabeça das pessoas e faz tudo dar certo? Não é mais fácil do que ficar com esses subterfúgios, como dilúvios, tragédias, queda de Sodoma e Gomorra, a mulher que virou sal, a morte dos primogênitos? Pra que tanta tragédia? Se Deus ama cada pessoa como se fosse única, por pior que ela seja, e tem o poder pra mudar cada vida, pra que matar tanta gente com essas coisas, se é mais fácil ir lá na cabeça das pessoas e fazer com que tenham mais juízo? O Bush fez um escarcéu com essas brincadeiras de polícia e bandido dele, morre gente pra caramba com as guerras em Angola, aqui no Rio, então.... afff (como dizia o Painho)! Dispensa comentários. Fora as doenças, que são um capítulo à parte...

Alguém me explica?

Lydia said:

Puxa gente agora com todo esse esclarecimento acho que vou ter que virar evangélica... NOT!!!!!!

Rods said:

Olha a crentaiada aqui no blog do Mauro !!!

Xô bando de crente desocupado, vão infestar outra praia, que de montes-de-bosta como vcs o mundo tá cheio !!!

É isso que eu digo, enquanto acatarmos esse papinho de respeitar e tal ppermitiremos que essa corja de mentecaptos se espalhe pelo globo. Temos que fazer a mesma coisa, esses furibundos se unem e abrem suas igrejinhas de merda, roubam o pouco dinheiro que os ignorantes tem e começam a propagar a praga de sua existência.

Nós, ateus e agnósticos tínhamos que nos unir também. Criar uma associação que pudesse financiar uma resistência ao avanço desses FDPs.

Primeiro via mídia, tentando educar, pois a maioria das pessoas que estudam acabam imunizadas.

Caso não dê muito certo, partimos prá porrada ! Ateamos fogo nas igrejolas, surramos os pastores, explodimos suas casas e - mais importante - ezterilizamos os crentes, assim eles não reproduzem.

Não adianta amaciar, esses putos tiveram a mente lavada e hoje nada mais são que papagaios que repetem a mesma ladainha gasta.

Pode parecer que falo de brincadeira, e em parte o é, mas eu tenho meus motivos.

Uma das duas pessoas que mais amei na vida morreu por causa desses cristãos FILHOS DA PUTA !

Se um trouxa desse diz essas asneiras na minha cara, eu não sei se me seguraria ...

Mas, veja lá, Seu Linus e Nhá Michele, digam aí ... Vcs são de onde ? SP ?

Dá aí o endereço do mocó que vcs se reúnem preu dar uma passadinha lá ... Quero ver a casa de deus ... Diz aí ???

Ou só vão mencionar o site mesmo ?

Ah, deixa eu avisar, ele não vai ficar muito tempo no ar não, ok ?

Falou !

Rods - O Anti-Cristão e Anti-Cristo

Rods said:

TYPO ALERT !

Onde lê-se EZTERILIZAMOS no post anterior, leia-se ESTERILIZAMOS.

FIM DO TYPO ALERT !

Rods said:

AH !!!

É tanto post que me perdi !

Temos o endereço da igrejola !

É isso aí, pode me esperar lá. Vista sua roupa de domingo, pegue a "bibla" suada e vai cantando enquanto espera.

Que delícia !

Falou !

Mauro said:

Caramba, além de profetisa agora temos terrorista aqui no meu blog... ;-)

Bom, gente. O negócio é o seguinte.

Esta discussão perdeu o rumo faz tempo. Começou com uma tentativa minha de comentar a crescente influência evangélica (para pior) nos EUA e atualmente já nem sei o que estamos mais discutindo. Até eu entrei no rolo.

Apareceu até o pessoal do time de Deus aqui tentando bater uma bola, mas infelizmente eles não conseguem falar nada que não seja citação da bíblia para comprovar a veracidade das coisas ditas na própria bíblia. Só que esse tipo de argumento auto-certificado não funciona não, precisa ter auditoria independente.

Vou fazer o seguinte. Vamos cortar a discussão por aqui. Vou colocar uns posts nestes próximos dias sobre outros assuntos que foram mencionados aqui nos comentários, daí a discussão pode recomeçar um pouco mais focada.

Estou bloqueando novos comentários neste post, pois já não é mais possível acompanhar a discussão por aqui.

Aguardem os próximos posts.

About this Entry

This page contains a single entry by published on April 22, 2004 8:00 PM.

Ausência bloguística was the previous entry in this blog.

Apareceu a margarida, olê, olê, olá is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1