Main

October 14, 2008

E tome isto!

Este aqui abaixo, em Paintbrush-O-Vision*, sou eu, tomando um coice na cara hoje:

coice.jpg

Felizmente eu sou muito resistente e provavelmente doeu mais na pata do cavalo do que em mim. Ou seria o contrário? Minha cabeça não está funcionando direito. :-P

* Meu computador está lá no quarto, isolado, porque os tiozinhos passaram cascolac no chão e não podemos ir até lá até amanhã à noite. Como aqui no laptop não tem Illustrator/Photoshop, tive que usar Paintbrush mesmo.

September 26, 2008

Isso é que é talento

Preciso até de dois monitores para construir os websites, um só não é suficiente para conter o poder... :-P

monitores.jpg

Brincadeiras à parte, temos tido um fluxo constante de trabalho (através da empresa de design gráfico da Lydia), então eu acabei reservando as segundas-feiras para ficar em casa e trabalhar com isso ao invés de sair para ferrar cavalos. E também uso os outros dias de folga (acontece às vezes, por causa de cancelamentos pelos clientes) e as noites para mexer com isso, conforme a necessidade.

August 19, 2008

Abundância

Nesta época do ano (agora aqui nos EUA é verão) a gente quase não compra nada de verduras ou legumes no supermercado.

Normalmente temos algumas variedades de tomates, pepinos, abobrinhas e vagens na geladeira, mas dependendo da semana aparecem beterrabas, melancias, melões, abóboras, milho e mais algumas verduras que não sei como se chamam em português. Além disso, daqui umas semanas as maças das nossas árvores vão estar prontas para serem colhidas.

Isso tudo vem da nossa horta e também de presentes que recebo quando estou por aqui trabalhando. Volta e meia o pessoal tem horta e então eles me dão algum excesso da produção deles.

É tanta coisa que a gente não consegue dar conta de tanta comida. Então a Lydia faz montes e montes de molho de tomate, a gente faz lasanhas vegetarianas, abobrinhas rechadas ou à parmesana, recheio de torta de maça, etc, congela tudo, e vai comendo durante o inverno e primavera.

Daí começa tudo de novo. :-)

June 17, 2008

Em Charleston

Estamos em Charleston, South Carolina, onde fica a empresa onde a Lydia trabalha. Ela vem para cá a cada um ou dois meses, e desta vez eu vim com ela. Ela vai ficar trabalhando e eu vou ficar passeando. Mais ou menos. Tenho uns serviços de website para fazer, e vou fazer umas coisas para a empresa dela também.

A cidade é bem legal, pelo menos esta parte aqui onde estamos ficando, chamada "French Quarter", neste hotel.

Vamos aproveitar para ir visitar a Bewitched, que agora mora aqui perto, e voltamos para casa no domingo.

April 29, 2008

Trabalho e mais trabalho

Gente, não sumi não. Só estou trabalhando muito, dia e noite sem parar, então estou sem tempo nem para pensar, quanto mais blogar. Mas logo volto... aguentem as pontas.

March 21, 2008

Só trabalho...

Desculpem a falta de atualização, gente. Estamos numa maratona de trabalho tenebrosa aqui em casa, com 3 projetos de websites para entregar e outras emergências. Temos trabalhado todas as noites até meia-noite e também nos finais de semana.

Estou cansado. :-(

February 2, 2008

Segundo emprego

Além de ferrar cavalos, atualmente estou ajudando a Lydia com os freelances dela. Estou ajudando ela porque os serviços que tem aparecido são para montar websites, então eu faço todo o código, inclusive da parte em Flash, enquanto ela cuida da parte gráfica.

Nosso serviço mais recente foi montar este site aqui, para uma linha de produtos nova que a empresa onde ela está trabalhando está lançando.

Pois é, a empresa onde a Lydia trabalha está me pagando para fazer coisas na Web para eles... eles tiveram muitos problemas no passado contratando outras pessoas para fazer esses serviços e acabaram perguntando se eu estaria disposto a fazê-los... aceitei, né? :-)

Agora então trabalho em dois turnos: durante o dia ferro cavalos, à noite sou "web guy".

De volta de Cincinnati

Cheguei da convenção de ferradores hoje de madrugada (umas 2:30 da manhã... tivemos problemas na estrada).

A convenção foi interessante, aprendi algumas coisinhas e voltei com bastante coisa sobre o que pensar. Também fiz uns contatos comerciais e umas amizades.

Agora tenho que esperar até terça-feira à noite para ver a Lydia, pois ela foi na quinta-feira para uma convenção também. :-(

January 27, 2008

Cincinnati ou brejo!

Amanhã de manhã parto para Cincinnati, Ohio, para participar do "International Hoof-care Summit", uma das duas grandes convenções anuais de ferradores aqui nos EUA (a outra é a da American Farriers Association).

Eu já fui nas duas convenções, mas achei o Summit muito melhor em termos de aprendizado. Eles tem palestras e discussões o dia todo, inclusive várias sessões acontecendo ao mesmo tempo, desde manhã cedo até a noite, enquanto a convenção da AFA só tinha umas 4 ou 5 palestras meia-bocas, no máximo. Fiquei bastante decepcionado quando fui nessa da AFA no ano passado.

Vamos eu e um outro ferrador amigo meu, na picape dele. São umas 8 horas e meia daqui, mais ou menos, mas vale mais à pena do que ir de avião (além do mais, ele tem medo de voar).

Até a volta!

January 11, 2008

Transporte à moda antiga

Eu e o Pete, um ferrador amigo meu, estavamos trabalhando num estábulo hoje de manhã. O tempo está horrível, chovendo, lá fora nos pastos está uma lama danada, e além disso os cavalos não estão com muito casco, o que é normal no inverno (eles crescem pêlo ao invés de casco, então muitos não precisavam ser ferrados ou casqueados na frequência normal).

Bom, mas o importante é que acabamos o serviço bem mais cedo do que esperávamos, então a cliente nos convidou para ir até um diner para tomar café da manhã (apesar de àquela altura do campeonato já serem uma 11:00 da manhã). Como comida de graça é sempre bom e a gente não tinha mais nada para fazer depois daquela parada, nós aceitamos.

Fomos então até o tal diner lá perto da fazenda e acabamos encontrando Lee the Horselogger no estacionamento do lugar, onde ele chegou ontem à noite.

Diagnosticado com câncer, ele saiu de Montana em agosto de 2006 para atravessar os EUA em uma carroça puxada por draft horses. Chegou deste lado do país depois de um ano e planeja agora voltar para o oeste, para San Francisco, na Califórnia. Ele mora na carroça dele, que mais parece uma casinha sobre rodas. A frente da carroça é de plexiglass, e na porta tem um corte por onde ele passa as rédeas para poder "dirigir" os cavalos.

Conversamos um pouco com ele, que pareceu ser um cara bem bacana, pelo menos até onde se pode perceber em alguns minutos. Vimos os cavalos, que são da raça Suffolk Punch, pelo que ele diz muito raros (mais ou menos 1400 no mundo todo). Eu nunca tinha visto cavalos dessa raça.

Tem um vídeo de uma entrevista aqui neste link, para quem quiser assistir.

Muito louca essa vida do cara. Uma coisa posso dizer, isso é uma coisa que não se vê todos os dias. :-)

October 15, 2007

Segura peão!

Sexta-feira passada me meti a tentar montar um pônei miniatura no pasto de uma cliente que divido com o Pete.

O resultado? Experimentei a sensação de voar sem o auxílio de asas, caí em cima de uma grosa que estava ali no chão e retalhei meu pulso nela.

Mas que foi engraçado, foi. :-P

August 26, 2007

Frases da semana

A Lydia passou a semana toda lá no Canadá, numa reunião de vendas da empresa dela (ela vai porque é diretora e eles gostam que ela vá para ver o tipo de material que o pessoal de vendas precisa). Fez treinamento, passearam por lá, foi de barco ver baleias, etc.

Num passeio de barco, um "cruzeiro ao por-do-sol", ela foi o alvo da seguinte pérola, vinda do capitão do barco:

Capitão: Girl, you got it going on!
Lydia: ...
Capitão: You're smooth like the night after a hard day's work.
Lydia: ... (olhando para o outro lado)

August 1, 2007

Empatia

Conversa num estábulo... começou com eu me endireitando após largar uma das patas do cavalo que estava ferrando.

Eu (grunhindo): I'm tired.
Garota: Tired from what?
Eu: I worked too much this week already.
Garota: Already? Today is Tuesday!
Eu: We work too hard.
Garota: You don't.
Eu: We sure do... actually, we work so hard it would kill regular human beings!
Garota: Oh, cry me a river...

July 16, 2007

New helper

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2927/toolbox_kitteh-thumb.jpg Me: kitteh, i can has hammer plz?
 Kitteh: k [hands hammer]
 Me: kthx!

June 17, 2007

Domingo, dia de trabalho

Hoje eu fui ser o farrier de plantão num show em um estábulo onde costumo ir. Aqui eles normalmente contratam um farrier para ficar por lá, se algum cavalo perder uma ferradura, assim a gente pode consertar o bicho e ele pode voltar para a competição. Eles pagam uma quantia para a gente ficar lá o dia todo, e se aparecer algum serviço extra, a gente cobra da pessoa.

Falei que foi dia de trabalho, né? Foi, numas... fiquei o dia todo lá, das 7:30 até quase as 17:00, mas não fiz absolutamente nada. Ninguém precisou dos meus serviços. Ainda bem que fui preparado: levei o laptop, dois filmes em DVD e livros em formato PDF. :-)

Também levei a câmera para tirar umas fotinhos. Aqui está o meu trailer, com todos os confortos de casa... laptop, cadeira, ventilador e até micro-ondas:

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2919/trailer-thumb.jpg

Para quem nunca viu, eles fazem isto aqui nas competições:

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2919/pula_cavalinho-thumb.jpg

E por último, no espírito dos LOLcats, aqui vai a minha versão equina:

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2919/tractor_flavor-thumb.jpg

June 5, 2007

Necessidades básicas

Estamos entrando no verão por aqui, o que significa temperaturas de até 40 °C.

Quando está fazendo 40 °C e você está dentro de um estábulo, fica até mais quente. Junte a isso o trabalho pesado, e já viu... não é à toa que no verão passado eu perdi mais de 7 kg.

Não tem muito o que dá para fazer numa situação dessas, a não ser ligar ventiladores e tentar ficar no vento. Por isso neste último final de semana, enquanto estavamos fazendo compras numa loja de atacado, eu catei um destes aqui:

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2915/ventilador-thumb.jpg

Esta belezura tem 20" de diâmetro (aproximadamente 50 cm) e faz um vento danado. Ainda não experimentei usar enquanto estou trabalhando, mas espero que funcione bem. A temperatura caiu nesta semana, mas o ventilador já está no caminhão, só esperando. :-)

May 25, 2006

Dia de filhotes

Fotos de filhotes que tirei hoje... um gatinho, um veadinho e um potro nascido hoje de manhã.

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2884/filhote1-thumb.jpg http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2884/filhote2-thumb.jpg http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2884/filhote3-thumb.jpg

May 21, 2006

Ajudante

Ontem tive que casquear dois jumentinhos, mas como os donos não iam estar lá para segurar os bichos, levei a Lydia como ajudante.

Aqui está ela, com o jumento Giacomo e a ovelha Peanut. Ela está toda sorridente nas fotos, mas na hora em que estava segurando os jumentos, não estava dando risada não... os bichos estavam pulando que nem feijões saltadores! ;-)

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2882/work1-thumb.jpg http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2882/work2-thumb.jpg http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2882/work3-thumb.jpg

Oferta de emprego

Ontem um amigo com quem eu trabalhava lá no meu último emprego de software engineer me ligou... o gerente dele pediu para ele me perguntar se eu queria o meu emprego de volta! 8-O

Aparentemente eles estão precisando de gente e, ao invés de começar do zero, decidiram ver se eu topava trabalhar como programador lá de novo...

Agradeci a oferta, mas recusei. Não precisei nem pensar... não quero mais trabalhar com computadores. Ou em escritório.

Nem a possibilidade de um salário bem maior me tentou. Engraçado, né? :-)

May 1, 2006

O trabalho fortalece o homem?

Depois de acordar todo esbudegado por causa dos excessos do final de semana, estou me sentindo muito melhor depois de trabalhar o dia todo. O dia começou difícil, mas à tarde já estava praticamente recuperado.

Quem diria? :-|

April 22, 2006

Muita força

O problema de se ter mãos que conseguem entortar barras de aço, rasgar listas telefônicas e comprimir carvão até virar diamante é este: você estoura as ferramentas quando aperta.

Já é a segunda em uns 3 ou 4 meses. E não custam barato... :-|

January 25, 2006

Horseshoeing 101

Faz tempo que eu estava querendo escrever uma pequena série de posts sobre ferrageamento de cavalos. Se interessa à alguém mais além de mim, não sei, mas como o blog é meu eu vou escrever assim mesmo... ;-)

Vamos começar pelo básico: um pouquinho de anatomia e o porquê das ferraduras.

A estrutura óssea das patas do cavalo é bastante similar à humana, com inclusive a maior parte dos ossos tendo o mesmo nome. As grandes diferenças são a presença de um único dedo e o comprimento relativo dos ossos. No cavalo, o que chamamos de joelho é na verdade o pulso. O equivalente ao nosso joelho e o ombro se encontram na parte que chamaríamos de ombro. As imagens abaixo mostram uma pata dianteira e uma comparação entre os ossos da pata traseira e da perna humana (cliquem para ampliar).

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2826/horse_leg-thumb.gif http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2826/horse_leg2-thumb.gif

Uma coisa bastante interessante é que, do joelho para baixo, não existem músculos, apenas tendões. A parte inferior das pernas é, quase literalmente, só pele e osso. :-)

Como mencionei antes, o cavalo possui apenas um dedo em cada pata. A unha desse dedo é especialmente adaptada para formar o casco, que suporta todo o peso do animal. O casco, que envolve mais ou menos uns 4/5 da pata, tem um formato mais ou menos de um tronco de cone e é ligado ao osso final da "falangeta". O peso todo do cavalo repousa basicamente "pendurado" pelo lado de dentro dos cascos.

Além disso, os cascos dianteiros e traseiros tem formatos diferentes. Os dianteiros são redondos, enquanto os traseiros tem um formato mais embicado, com os lados mais retos.

Abaixo estão imagens de uma pata mostrando as estruturas externas da pata e duas ferraduras mostrando a diferença no formato das patas (traseira e dianteira, respectivamente).

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2826/horse_hoof-thumb.gif http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2826/horse_shoes-thumb.jpg

Boa parte do processo de se tornar um ferrador envolve aprender a entender o funcionamento das patas do cavalo, como a conformação delas afeta o animal e como ferrar corretamente para não afetar negativamente a movimentação e o conforto do cavalo.

Agora... por que colocamos ferraduras nos cavalos?

A resposta curta é que os cavalos não foram feitos para o tipo de trabalho que fazem para a gente e para viver em ambientes domesticados. A resposta comprida segue abaixo.

As funções básicas das ferraduras são (1) proteger o casco contra desgaste e choque excessivos e (2) corrigir problemas no movimento, que podem ser causados por inúmeros fatores.

Eles evoluiram como corredores, mas apesar de fortes, não foram feitos para carregar gente nas costas ou puxar carroça. À isso juntam-se as condições em que os cavalos domésticos vivem, que não são como as condições naturais às quais eles se adaptaram, e à seleção artificial que foi imposta à eles nos últimos milenios. Tudo isso afeta o crescimento e desgaste dos cascos de várias maneiras diferentes, e pode levar ao surgimento de problemas.

Na natureza, os cavalos vagam por grandes extensões de terrenos variados, e eles mesmo controlam o desgaste dos cascos. Os cavalos domésticos normalmente vivem em pastagens pequenas, onde movimentação e variação de terrenos são muito menores. Se o cavalo trabalha (é montado ou puxa carroça, por exemplo), isso também contribui para um desgaste maior do casco. E a seleção artificial contribuiu para manter linhas genéticas de cascos frágeis ou mal formados, que na natureza teriam sido extintas por seleção natural.

Mas nem todo cavalo precisa de ferraduras. Muitos andam "barefoot" sem problemas e é sempre preferível deixar o cavalo sem ferraduras quando possível. Mas isso depende dos fatores que mencionei acima: genética, ambiente e carga de trabalho.

E por hoje é só... aguardem os próximos capítulos.

January 5, 2006

Trabalhando

Fazia tempo que eu não tirava fotografia, então hoje levei a camera comigo.

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2819/trabalhando-thumb.jpg

Aqui estou eu, trabalhando dentro do trailer do cara com quem trabalho às quintas-feiras. Notem a barba e as várias camadas de roupa, para proteger do frio... :-)

December 11, 2005

Festa de fim de ano

Na sexta-feira teve a festa de final de ano da empresa onde a Lydia trabalha. Foi agradável e tudo, mas seria uma típica festa de escritório, não fossem duas diferenças.

Primeiramente, mandaram uma destas para buscar a gente e mais 4 outros casais em casa. Pessoalmente acho super-brega, mas enfim... melhor que dirigir na neve.

Segundamente, a festa foi aqui.

A comida estava ótima, tinha montes de petiscos e bebida à vontade. Até tomamos uns vinhos... mas depois de 2 copos eu já tive que parar, porque minha resistência à álcool é nula, já que virtualmente nunca bebo nada. Não podia dar vexame, né? ;-)

November 16, 2005

Leitura da semana

E esta semana estamos lendo Huckleberry Finn, de Mark Twain, enquanto dirigimos de parada para parada.

Quero dizer, o Pete está lendo. Ele é muito bom com sotaques, então lê a história com sotaque sulista, fazendo vozes para os personagens. Infelizmente não tenho como gravar... é muito engraçado. Daria um audiobook de primeira.

Quem disse que ferrar cavalo não é cultura? ;-)

October 21, 2005

Uma semana sem postar?

Puxa vida, a semana passou rápido. Não tive nada digno de nota para mencionar... só cuidando da vida, tocando os negócios, etc. Tudo coisa chata. :-)

Amanhã tenho 9 cavalos para casquear, todos de meus clientes. Eram para ser 10, mas uma mulher ligou cancelando porque eles castraram o cavalinho na quarta-feira e ele ainda está meio ressabiado, então vou deixar para a semana que vem.

Th-th-th-that's all folks! ;-)

October 9, 2005

Sumindo

Acho que esta profissão de ferrador está me fazendo mal... todas as minhas calças estão assim, ó:

Agora eu tenho que usar cinto sempre, senão minhas calças caem... estão parecendo calças de palhaço. Desse jeito eu, logo, logo desapareço... :-|

September 20, 2005

Pirateando no serviço

O "Talk Like a Pirate Day" acabou continuando hoje também. Montes de "arrrr", "aye", "ahoy" e etc durante o dia.

Eu fiz um poster com o Bob e coloquei no caminhão... ele e o Pete se mataram de dar risada. Ficou muito legal, pois eu cortei o poster conforme a imagem e inclusive cortei os buracos no meio do papel. Hoje ele tirou do caminhão e levou para dentro de casa, falou que ia enquadrar. O poster é este aqui abaixo, a imagem está em baixa resolução, mas dá para ter uma idéia.

E a boa notícia do dia é que arrumei mais uma cliente... agora são três. Vou ferrar o cavalo dela na sexta-feira. :-)

August 25, 2005

Decalque

Olhem só que legal: minha perna agora tem um decalque de metade de um casco, aplicado através do método "Coicex"... chiquérrimo! ;-)

August 18, 2005

Fotos do trailer

Aqui estão as fotos prometidas. Desculpem a demora... vão clicando aí. ;-)

Abaixo, o lado esquerdo, traseira e lado direito do trailer. No lado esquerdo estão as ferramentas elétricas e prateleiras com pregos e outros suprimentos, na traseira ficam a forja, bigorna e ferramentas de trabalhar nelas, no lado direito ficam as ferraduras.

Detalhe das ferramentas elétricas. A morsa sai para fora num trilho. As duas furadeiras são para uso com brocas diferentes. Tem uma lixadeira com disco e cinta, e outra com uma escova de aço (para limpar ferraduras, ainda não colocada) e uma roda de pano (para afiar facas).

E na traseira, a forja (montada num braço giratório), o carrossel de ferramentas e o fio de ligar o trailer na tomada.

A bigorna fica na portinha na parte de baixo, mocozada. Ali também tem um espação extra para carga.

Finalmente, o lado direito... tem um compartimento que esta vazio (para tranqueiras em geral, caixa de ferramentas do ajudante, etc) e o espaço para as ferraduras. Tem 64 suportes para formatos diferentes, frente e traseira, com clipes ou não, alumínio, etc.

Ufa! Depois conto mais, agora tenho que ir dormir. :-)

August 12, 2005

Entrailerado

August 9, 2005

Notícias profissionais

1) No domingo eu emprestei o caminhão de um dos caras para quem trabalho e fiquei o dia todo num evento equestre, como o ferrador de plantão. Consertei 3 ferraduras arrancadas e, com o pagamento que o lugar do evento me deu, até que deu para ganhar uma graninha.

2) Amanhã vou ao meu primeiro cliente próprio, oficial. É um cavalo só, aqui pertinho de casa, que não usa ferraduras. Mas é um começo.

3) Sexta-feira pego o meu trailer. Na verdade vou na quinta à noite, pois o lugar fica à 5 horas de distância daqui e eu tenho que estar lá de manhã bem cedinho. Daí é começar a procurar serviço prá valer...

July 27, 2005

Bicharada

Uma amostra da bicharada que eu encontro durante os meus dias de trabalho... as fotos foram tiradas com meu celular, então a qualidade é precária. Se não gostarem, podem fazer uma vaquinha para me dar um celular novo. ;-P

Cliquem nas fotinhos para aumentar.

E como bônus, tem a foto do dentista de cavalos e um desenho do Bob (um dos meus chefes) brigando com o cavalo enquanto o Pete (o outro assistente), que deveria estar segurando o animal, cochila.

July 13, 2005

Fim de aprendizado

Na sexta-feira passada eu conversei com o meu professor e falei que não vou mais trabalhar com ele.

A coisa andava meio complicada nos últimos tempos. Ele não tem me ensinado muita coisa e também não queria me pagar direito como ajudante. O que eu ganhava com ele era por volta de 1/3 do que os outros caras me pagam, ele me segurava o dia todo para ferrar dois cavalos e eu acabava servindo mais como companhia para ele do que qualquer outra coisa. Era um desperdício do meu tempo, pois eu podia estar trabalhando com outra pessoa e ganhando muito mais.

Além do mais, depois que ele arrumou um outro garoto como aprendiz (que está pagando para aprender), meu professor tem pisado na bola. Estava cancelando os dias de trabalho comigo para levar o garoto, que para ele é muito mais barato, e me deixava na última hora procurando alguém que pudesse me levar como ajudante.

Eu continuei trabalhando com ele nos últimos meses porque... por várias razões, na maioria "políticas". Mas como agora ele arrumou um outro aprendiz e tem outras pessoas querendo que eu trabalhe para eles, ficava difícil justificar continuar. Então eu "pedi demissão".

Agora é tocar para a frente, já que estou com trabalho garantido de segunda à sexta. :-)

June 30, 2005

Cartão de visitas

A Lydia fez um cartão de visitas para a minha empresa. Dêem uma olhada, a imagem mostra a frente e o verso do cartão:

Tive que dar uma mutilada nele para remover endereço, telefone, etc aqui da web, mas acho que dá para ter uma idéia de como vai ficar, não?

June 24, 2005

Minha vida de farrier: um update

Como anda a minha carreira como farrier, vocês perguntaram?

Tá bom, não perguntaram, mas eu vou contar mesmo assim. ;-)

Bom, já faz mais ou menos um ano e quatro meses que eu mudei de profissão. Por enquanto, está tudo bem.

Nesse tempo todo aprendi muita coisa e ainda tenho muito mais para aprender, mas já sei o suficiente para começar a encarar serviços por conta própria... ou pelo menos eu acho. :-P

Como já contei antes, fiz o pedido do meu trailer. Falei com o cara do lugar que vai construí-lo hoje, inclusive, e segundo ele devo estar com o trailer na segunda metade de julho. Daí é começar a achar clientes. Enquanto não tenho clientes suficientes para me sustentar, eu continuarei a trabalhar com os outros caras para quem trabalho.

E falando nisso, estou com mais serviço do que tenho tempo para fazer. Além dos farriers para quem já trabalho, tem mais outros querendo que eu trabalhe para eles. Aparentemente eles acham que eu faço um bom trabalho. Atualmente estou trabalhando de segunda a quarta-feira para um cara, quinta-feira para outro e sexta-feira para o meu professor. Estou pensando no que vou fazer, provavelmente vou deixar de trabalhar com o meu professor e usar esse dia para trabalhar com um outro cara com quem eu trabalhei ontem e hoje.

Meu professor atualmente não está me ensinando quase nada e não está muito contente em ter que me pagar para trabalhar com ele (mesmo me pagando tipo 1/3 do que os outros caras me pagam). A situação tem estado meio esquisita nessas últimas semanas, pois ele arrumou um outro estudante que está pagando para aprender e andou cancelando os dias de trabalho comigo. Acho que ele prefere levar o moleque para não ter que pagar nada. Vamos ver como fica a coisa nesta próxima semana.

E basicamente é isso aí. Mais novidades quando eu receber meu trailer. :-)

June 9, 2005

Mãos de trabalhador


May 11, 2005

Tudo ao mesmo tempo agora

Estou embaçando já faz tempo para falar sobre um monte de coisas, então aqui vai tudo de uma vez só... segura, peão!

1) Fiz o pedido do meu trailer de ferrador. É uma mini-oficina sobre rodas, tipo isto aqui. Deve ficar pronto lá pela segunda metade de julho e daí vou poder começar a arrumar serviço por minha conta.

2) Vamos ao show do U2 no sábado. O dono da empresa onde a Lydia trabalha comprou um monte de ingressos de camarote e deu para os funcionários... a Lydia arrumou um par.

3) Vamos para a Itália. A empresa onde a Lydia trabalha está mandando todos os funcionários para lá, para passarem uma semana de férias com tudo pago. Além disso liberaram os dias para quem quisesse ficar mais uma semana por lá para aproveitar com os maridos/esposas. A Lydia vai na semana que vem e eu na semana seguinte.

Mais detalhes no decorrer dos acontecimentos. ;-)

April 27, 2005

Logotipo

Vocês se lembram que abri minha empresa, não?

O difícil é arrumar um logotipo bom. Estava pensando em algo assim, o que vocês acham?

April 17, 2005

Largado em casa

Estou sozinho em casa... a Lydia foi para Orlando à serviço. Levei ela para o aeroporto hoje de manhã.

Ela volta na quarta-feira à noite. Até lá... haja miojo! ;-)

April 6, 2005

Empiolhado

Vocês sabiam que é muito difícil cavalo pegar piolho? Claro que, com a minha sorte, o único cavalo piolhento da Pennsylvania veio parar na minha mão...

E claro, também, que só fomos (eu e o Pete) perceber isso depois, quando estávamos cheios de piolhos andando pelos braços, camisa, calças... 8-O

Catamos os piolhos o melhor que pudemos, trocamos de camisa e terminamos de fazer o serviço do dia. Eu fiquei catando piolho de cima de mim um tempão, enquanto o Bob dirigia.

A Lydia, claro, ficou horrorizada quando eu telefonei para ela, pois tem paúra de piolho. Inicialmente não queria nem que eu entrasse em casa, depois queria que eu tirasse a roupa na frente de casa e colocasse direto no lixo. :-)

Acabei passando na farmácia, comprei um shampoo/gel de matar piolho, entrei só de calça em casa, mas imediatamente tirei e joguei para fora da porta. Passei o tal gel pelo corpo todo, deixei cozinhar, depois tomei banho. Daí vim sentar aqui no computador para dar uma pesquisada.

Acabei descobrindo duas coisas: que esses piolhos são chamado chewing louse ou biting louse e que as espécies de piolho são específicas para o hospedeiro, ou seja, piolho de uma espécide de bicho não passa para bicho de outra espécie. Pode acontecer de alguns piolhos serem transferidos (como foi o meu caso), mas eles morrem e não estabelecem colônias.

Ufa! (respiro de alívio) ;-)

De qualquer forma, duvido que sobrou algum. Os pouquíssimos que talvez escaparam da minha catada geral foram com certeza exterminados pelo veneno. Agora é esperar que essa seja a primeira e única vez. O fato do Bob, que é ferrador já faz 20 e tantos anos, nunca ter visto os tais piolhos em cavalos é um bom indicador da raridade.

March 31, 2005

Empresário

Sou empresário, de novo.

Dei entrada na papelada para abrir uma empresa através da qual vou conduzir meus negócios de ferração de cavalos. Por enquanto vou só receber por ela os pagamentos que já recebo dos ferradores para quem trabalho, mas futuramente, quando eu tiver meus próprios clientes, vai ser uma empresa de verdade.

Abri a empresa basicamente como proteção legal, para separar minha pessoa física do trabalho que faço. Assim, se por ventura alguém quiser me processar por algo que eles alegarem que fiz em algum cavalo, tem que passar pela empresa antes de chegar nos meus bens pessoais, o que complica um pouco e espanta o pessoal que está só atrás de tentar arrumar um dinheiro fácil processando os outros.

Criei nome e até algumas idéias de logotipo, mas não vou colocar aqui porque só vem ladrão neste blog, vão querer roubar minhas idéias... ;-)

Por que "empresário de novo"? É que esta vai ser a minha terceira empresa. Tive uma livraria/loja de jogos em Campinas há mais de 10 anos atrás, depois vendi e abri uma empresa de prestação de serviços junto com a Lydia, por onde recebíamos os nossos pagamentos (trabalhávamos como terceirizados, eu num banco e ela numa editora).

February 25, 2005

Ai! Minha canela!

Esqueci de contar, na quarta-feira eu tomei meu primeiro coice.

Na verdade, foi um mini-coice... a égua maldita é uma pônei miniatura, de uns 75 cm de altura.

Agora estou com um hematoma na canela. Pelo menos o estrago não foi grande. :-)

February 18, 2005

De volta ao passado

Hoje fui ao escritório onde trabalhava como programador, para buscar uma cópia de um papel do imposto de renda que se extraviou no correio.

Fui, entrei, falei com todo mundo lá, contei como estava, o que estava fazendo, etc. Foi legal rever algumas das pessoas, pois trabalhei com elas por muitos anos.

Mas, definitivamente... não acho que ia conseguir trabalhar num ambiente de escritório como aquele de novo. Baia, para mim, só para cavalo mesmo. :-)

January 24, 2005

De partida (quase)

Amanhã saio de casa pela manhã para ir para a convenção de ferradores. Só volto no sábado à tarde.

Eu ia sequestrar o notebook da Lydia para poder blogar de lá, mas uns problemas com o micro dela no serviço fez esta idéia ir por água abaixo (ela vai precisar usar o notebook). Então... até o final de semana. :-)

January 21, 2005

Você sabe que está frio quando...

1) A água do balde que é usado para esfriar as ferraduras congela alguns minutos depois do balde ser enchido.

2) Você coloca os cravos extras na boca para liberar as mãos enquanto martela a ferradura e eles grudam na sua língua (como o dedo cola na parede do congelador).

3) Dentro do estábulo está -2 °C e você acha que está quentinho (porque lá fora está -15 °C).

January 20, 2005

Convenção de ferradores

Semana que vem, na terça-feira, eu vou para Cincinnati (em Ohio) participar de uma convenção para ferradores, chamada "International Hoof Care Summit". A convenção vai de quarta até sábado.

Pelo que me falaram, essa é a melhor convenção para farriers atualmente. Vamos ver... espero que eu aprenda alguma coisa boa. :-)

January 13, 2005

Perdi

Mas não quero encontrar... perdi peso, vejam só vocês.

Desde que começei a trabalhar como ferrador, já perdi 4,5 kg. Também ganhei mais massa muscular, o que significa que perdi mais peso ainda (pois músculo é mais pesado que gordura).

Ainda estou longe de ser um Conan da vida, mas quem sabe um dia eu chego lá... :-P

January 9, 2005

Emprego novo... de novo

Uma semana após começar no novo emprego, a Lydia arrumou outro melhor. Vai pedir demissão do emprego novo amanhã.

Depois de tanto tempo procurando, sem achar nada, agora arrumou dois empregos um em seguida do outro. É como dizem aqui, when it rains, it pours. ;-)

December 26, 2004

Emprego novo

Eu falei que a Lydia arrumou emprego novo? Não?

Pois é, ofereceram o emprego para ela na semana retrasada e ela começa agora dia 3 de janeiro.

Ela vai trabalhar para uma agência chamada Bluespace Digital. É uma agência in-house de uma empresa chamada Tafford, mas eles também fazem serviços para fora.

A Lydia vai fazer mais ou menos a mesma coisa que fazia no serviço atual dela, que era criar catalogos, organizar as sessões de fotos e mais outras coisas que eu não sei. ;-)

December 14, 2004

Frio

Chegou o frio... hoje trabalhei sob temperaturas logo abaixo de zero, com direito até à flurries (uma nevinha super-leve).

Mas o frio não contava com a minha astúcia... eu fui equipado com várias camadas de roupa, gorro, luvas (sem dedos) e mijão (aquelas cuecas com pernas compridas, não sei se tem outro nome), assim não passei frio. 8-)

Update: e não é que mesmo assim me dei mal? Hoje minha cara está toda vermelha... queimadura de frio.

Caixinha

Com o Natal chegando, eu comecei a receber caixinhas de fim de ano de alguns clientes. Também ganhei chocolates.

Agora eu sei como se sentem o carteiro, o lixeiro ou o tiozinho do caminhão de gás... não que eu esteja reclamando, claro. Um dinheirinho a mais é sempre bom. ;-)

November 24, 2004

Presente de Natal adiantado

O Bob, o ferrador com quem trabalho, me deu isto aqui ontem, como presente de Natal adiantado (cliquem para ampliar):

É um "one-handed foal nipper", um cortador de casco para ser usado com uma mão só.

Quando você corta o casco de filhotes ou de pôneis pequenininhos, muitas vezes não consegue segurar a perna do animal entre as suas, então precisa agachar, segurar a pata com uma mão e cortar com a outra, o que é difícil com a ferramenta normal, que é mais comprida e não tem aquelas alças para enganchar os dedos.

Já usei ontem mesmo... funciona legal. :-)

November 18, 2004

Inimigos

Cena dramática do mundo animal do dia de hoje:

Um bode pigmeu africano viu seu inimigo mortal, o pônei miniatura, de costas para ele, sendo casqueado. Pegou embalo, correu e acertou uma cabeçada em cheio na bunda do pônei, que saiu pulando.

Acabou sendo muito engraçado. Para todo mundo menos o pônei, claro. ;-)

October 25, 2004

Fazendo ferramentas

Hoje eu aprendi a fazer um punção, que serve para fazer marcas (por exemplo, para marcar o meio do comprimento de uma barra de aço). Não é que ficou bonito? Cliquem na fotinho abaixo para ver o danado.

O punção poderia ser super-simples, só uma haste de aço com uma ponta numa das extremidades, mas meu professor gosta de adicionar um componente artístico nas coisas que faz e ensina, então me ensinou a fazer a ferramenta num formato todo elaborado. Como é difícil conseguir fotografar a peça por causa do jogo de luz no metal, tive que fazer um desenhinho mesmo para mostrar a geometria dela. Cliquem na imagem abaixo:

A ponta do punção, até um pouco menos da metade da haste, tem o formato de um obelisco, com quatro lados retos (a ponta em si tem um formato cônico). Dali para a frente, a haste fica toda arredondada, mas achatada em um dos sentidos, para ficar mais confortável na mão.

E pensar que a ferramenta saiu de um pedaço de mola de suspensão de caminhão... depois de muito fogo e muita marretada, claro. :-)

October 10, 2004

Forja nova

Comprei uma forja à gás esta semana, chegou na quinta-feira. É uma "Whisper Baby", feita por uma empresa chamada NC Tools.

Até agora eu estava usando uma forja à carvão que o meu professor tinha feito, mas cansei. Não queria gastar o dinheiro agora, mas carvão toma muito tempo, dá muito trabalho e faz muita sujeira. Com a forja à gás, é só abrir a válvula, apertar o botão de ignição e puffff! o fogo está aceso. Além do mais, meu professor conseguiu um preço super-camarada, direto do fabricante, porque ele ainda tem conta lá como escola.

A forja que comprei é pequena, com apenas um queimador, mas é suficiente para o que preciso, mesmo depois que começar a trabalhar por conta própria. Meu professor mesmo, após estes anos todos, usa uma forja de um queimador só (apesar da dele ser um pouquinho maior). Se isso para ele é suficiente, para mim com certeza vai ser também. ;-)

October 7, 2004

Tome martelada!

Depois de marretar o dedão, chamuscar a barba e sofrer outros cortes, contusões e queimaduras variadas, agora foi a vez do dedo mindinho levar a dele!

October 5, 2004

Ferramentas voadoras

Vocês se lembram da minha caixa de ferramentas?

Hoje um cavalo enganchou com a guia (a corda que prende no cabresto) na alça da caixa, se assustou, empinou e lá se foram a caixa e as ferramentas voando. 8-O

Entre mortos e feridos, só não se salvou mesmo foi a caixa, que caiu com as rodinhas no chão e entortou as rodas da frente. Trouxe ela para casa, agora vamos ver se consigo arrumar...

September 30, 2004

Sozinho em casa... por uma boa causa

A Lydia tirou hoje e amanhã de folga no serviço e se mandou para New Jersey, me largando em casa sozinho com os bichos.

Ela foi participar do Create-A-Thon 2004, um evento nacional durante o qual montes de agências de criação no país reúnem voluntários e trabalham direto por 24 horas para executar, de graça, projetos para várias instituições de caridade e sem fins lucrativos.

Só vou vê-la de novo amanhã. Ou talvez aqui, no fotoblog do evento. O estúdio onde ela está tem uma página para o evento também, para quem quiser maiores informações.

Além da caridade, essa vai ser uma boa oportunidade para a Lydia fazer mais uns contatos com gente da área dela. Quem sabe não aparece um empreguinho novo? ;-)

September 26, 2004

Domingo de quebrar pedra

Hoje fui ajudar meu cunhado, que pegou uns bicos para instalar uns marcadores de concreto, usados para delimitar terrenos (ele trabalha como desenhista numa empresa de agrimensão/agrimensura) e precisava de uma força.

O serviço consiste em se enfiar no meio do mato, achar as marcações que os agrimensores deixaram, cavar buracos e enfiar uns obeliscos de concreto de uns 70 cm de altura no chão, deixando a ponta deles de fora.

Só que, como Murphy bem sabe, o lugar onde o agrimensor deixa a marca é exatamente aquele onde tem pedras, raízes e outras coisas que tornam o processo de cavar 60 cm de buraco um tanto... doloroso. Tive que cortar dois dos marcadores com talhadeira e marreta, para fazê-los caber nos buracos que ficaram mais rasos porque não conseguimos passar das pedras. Os marcadores tem por volta de 12 cm de largura, com um ferro de construção no meio.

Meu cunhado vai me dar um dinheiro pela ajuda, mas vou dizer uma coisa... êta dinheirinho suado! ;-)

Sábado cavalar

Ontem fui ajudar meu professor num horse show lá em New Jersey. Nesses shows eles sempre tem um ferrador de plantão para acudir os cavalos que perdem as ferraduras. A Lydia aproveitou que era sábado e foi também para xeretar.

O evento onde fomos trabalhar era um driving event, onde os competidores dirigiam charretes puxadas por um, dois ou quatro pôneis num persurso longo pela redondeza e passavam por vários tipos de obstáculos. A gente ficou o dia todo no meio do percurso, onde as charretes paravam para descansar os animais e os veterinários verificavam cada pônei participante para ver se estava tudo bem.

Tirei algumas fotos... cliquem para ampliar. Primeiro, a Lydia, meu professor e o Prius:

As primeiras charretes a passarem por lá:

Quem disse que pônei não anda arrumado?

Pausa para meditação:

Mas, para não dizer que tudo são flores, os problemas:

1) Ficamos o dia inteiro sem fazer absolutamente nada. A Lydia, esperta, foi embora mais cedo. Esqueci meu livro e meu PDA na picape, então nem tinha nada para ler.

2) Meu professor ia me dar parte da grana que a gente recebesse pelos serviços prestados no evento. Como ficou aparente pelo item acima, nenhum cavalo perdeu ferraduras durante a prova.

No final das contas, foi basicamente um sábado desperdiçado. Não ganhei dinheiro, não ganhei experiência e nem mesmo as provas nós pudemos ver, perdidos lá no meio de um pasto no meio do percurso. Entrei pelo cano... :-(

September 23, 2004

Essa passou perto

Chamusquei minha barba na forja, hoje... 8-O

September 21, 2004

Meu reino por uma galinha!

A Lydia está precisando urgente de uma foto de uma galinha branca, em alta resolução, com 300 dpi pelo menos e que seja royalty-free. Algo parecido com a foto abaixo seria o ideal:

galinha.jpg

Alguém aí tem uma foto dessas? Claro que não precisa ser assim, a Lydia se contenta com o que aparecer, desde que seja de uma galinha branca em alta resolução.

Aparentemente existe uma máfia das galinhas brancas, pois não se consegue encontrar nenhuma foto boa de galinha branca que não seja em sites pagos. :-(

Atualização: obrigado pelas sugestões, gente. Nós demos uma olhada nelas, mas eu acabei mesmo foi tirando umas fotos de umas galinhas numa das fazendas onde fui, que ficaram boas e dava para a Lydia usar. De qualquer forma, muito obrigado pela ajuda! :-)

September 15, 2004

Bééééé

Vocês nunca vão adivinhar os cascos de qual bicho eu tive que aparar hoje... :-)

August 26, 2004

Descoberta da semana

Puxa... então é por isso que os ferreiros usam avental quando trabalham na bigorna!

Hoje, trabalhando na bigorna, a peça que eu estava forjando escapou das tenazes, saiu voando, acertou na frente da minha calça... e queimou o tecido, fazendo vários buracos.

Coloquei uma folha de papel dentro da calça na primeira foto para vocês verem melhor os buracos. E, antes que algum engraçadinho resolva fazer algum comentário, o que aparece pelos buracos na segunda foto são os meus dedos :-P

July 30, 2004

Infográfico do acidente

O Rique pediu, então fiz uns gráficos para mostrar como é que o Bob tomou o chute na testa. Aqui vai, na sequência... cliquem para ampliar:

July 28, 2004

Tomou na testa

Hoje o Bob, o ferreiro com quem trabalho, estava abaixado mexendo na pata dianteira de um cavalo, quando uma mutuca veio atazanar o cavalo.

O bicho levantou a pata de trás para bater nela e BANG! deu um chutão na cabeça do Bob. O cara caiu para trás, sentado no chão, segurando a cabeça.

Passado o susto, não tinha acontecido nada de grave. Só ficou mesmo um machucado no topo da testa dele, que sem dúvida vai estar dolorido pelos próximos dias...

June 29, 2004

Só o bagaço

Incrível o que uma semana de folga faz com a gente... desacostuma mesmo. Depois de trabalhar ontem e hoje, estou completamente arrebentado.

Também, isso é que dá querer arrumar trabalho braçal, e ainda por cima do tipo "extra-pesado". Toma, cabeção! :-P

June 11, 2004

Trabalhando com atores

Trabalhar com atores tem suas vantagens.

Hoje pude presenciar uma interpretação ao vivo de várias cenas do filme "Em Busca Do Cálice Sagrado", do Monty Python, pelos ferreiros com quem vou trabalhar... com direito a sotaques e vozes diferentes para cada personagem e tudo.

grail.jpeg

Eles pegaram o script do filme tempos atrás e memorizaram as cenas... não é incrível?

Eu só lamento não ter comigo uma câmera de vídeo, pois foi algo excepcional, que valia à pena ser preservado para a posteridade. Já faz muitos e muitos anos que não me divirto assim durante o expediente.

De quebra, ainda fizeram uma interpretação livre dos primeiros capítulos do livro do Gênesis, com eles alternando entre as vozes do narrador e Deus, contando ainda com a participação especial de duas cenouras nos papéis de Adão e Eva. Simplesmente hilário. :-)

June 10, 2004

Bzzzzzzttt!

Alguém aí já encostou em cerca eletrificada? Eu já, hoje... ouch!

June 9, 2004

Minha primeira passagem de texto

Vocês devem se lembrar que eu mencionei neste post que o Bob (um dos ferreiros para quem estou trabalhando) e os ajudantes dele são atores de teatro, não lembram?

Pois bem, o Bob está trabalhando numa peça e eu, como o cara mais novo da turma, fui "escolhido" para fazer a passagem de texto com ele hoje, no carro, durante os trajetos entre um serviço e outro. Repassamos duas cenas, o Bob como o personagem dele e eu como Wendy, a filha do personagem dele.

Foi bem interessante, mas não se preocupem que eu não fiz voz fina não, viu? ;-)

June 5, 2004

Band-aid? Hahahahahaha!

Eu cortei o dedo na quinta-feira enquanto tirava a ferradura de um cavalo. Como estava sangrando bastante, fui pedir um band-aid para o pessoal com quem eu estava trabalhando. Eles deram risada de mim.

Acabei tendo que improvisar um curativo com um pedaço de papel toalha e duct tape... será que eles acham que band-aid é coisa de frozô?

May 12, 2004

O duro não é o trabalho cansativo...

...é o bafo quente no pescoço e aquele queixo barbudo esfolando a sua nuca.

Calma, gente, eu explico! ;-)

Quando você está mexendo nas patas da frente dos cavalos, muitos deles gostam de apoiar a cabeça no seu pescoço para olhar o que você está fazendo. Daí fica aquele vento forte e quente da respiração de um animal enorme soprando no seu pescoço, e ainda por cima os pêlos do queixo dele ficam arranhando a sua nuca. Quando está fazendo calor, realmente é incômodo.

Entenderam? Aposto que um monte de gente aí já ficou pensando besteira... :-P

May 5, 2004

Arrumando mais trabalho

Hoje falei com o Bob, esse outro ferreiro com quem fui trabalhar ontem e hoje. Vou começar a sair regularmente para trabalhar com ele às terças e quartas-feiras.

Infelizmente, por enquanto é só como "estagiário" mesmo, porque não vou receber nada até chegar num ponto onde eu possa trabalhar rápido e eficientemente como os outros ajudantes dele. Daí começa a entrar uma graninha. Mas, eu preciso da experiência então por enquanto está beleza.

Agora o que eu fiquei de comentar no post de ontem.

Esse Bob e os dois ajudantes dele (John e Pete), além de ferreiros, são atores.

Fazem teatro e, no caso do Bob, cinema e TV também. São cultos, lêem muito, e são muito engraçados. No caminho entre um serviço e outro, rolavam discussões políticas, sociais, religiosas e até uma leitura em voz alta de uma resenha de peça de teatro que saiu no jornal de ontem.

Depois deles ficarem sabendo que no Brasil a gente conta piada de português, eles ficavam contando piadas daqui dos EUA direto, só que modificadas como se fossem de português. E toda vez que eu fazia algo diferente no serviço eles ficavam falando que aquele era o jeito que os portugueses faziam quando ferravam cavalo.

Num determinado ponto do dia, eles começaram a falar entre eles usando só citações de peças das quais eles tinham participado. Muito bizarro...

Enfim, uma turma bem legal, completamente diferente do que se poderia esperar de um bando de ferreiros. :-)

May 4, 2004

Trabalha, mané!

Esta semana vai ser fogo... vou trabalhar todos os dias como ferreiro.

Ontem fui trabalhar com meu mentor, fui hoje e vou também amanhã trabalhar com um outro ferreiro chamado Bob (mais sobre esse cara e a troupe dele depois). Na quinta irei trabalhar com um outro ferreiro chamado Will. Na sexta e talvez também no sábado vou trabalhar com o John, o cara que de vez em quando trabalha comigo e o meu mentor.

Ufa!

Trabalho tem, agora só preciso achar um jeito de começar a ser pago por ele... ;-)

Estou cansado, preciso ir dormir...

April 20, 2004

Vai uma flanelinha aí, moço?

Hoje fui fazer um bico de lavador de janela, como disse no post ontem.

Fui ajudar um amigo meu que abriu uma empresa que faz isso (entre outros serviços) e está começando, então ainda não tem ajudantes. Como ele precisava de uma mão para os serviços de hoje e amanhã, ele me chamou já que eu ia estar em casa mesmo.

Depois de amanhã eu volto à programação normal de ferreiro. ;-)

April 14, 2004

Fazendo lição de casa

Meu mentor me deu lição de casa para fazer... eu tinha que fazer alguns hoof picks, um bagulhinho que se usa para limpar debaixo do casco do cavalo, à partir de umas ferraduras velhas. Assim, ó:

Aproveitei que não estava chovendo hoje de manhã para acender a forja e fazer o que tinha que fazer. A minha cunhada tirou umas fotos minhas pilotando a minha bigorna... ;-)

April 13, 2004

Miss Martelo 2004

Recebi um catalogo da Centaur Forge, um lugar que vende produtos para ferreiros, e nele tinha uma página com os testemunhos de clientes satisfeitos, incluindo fotos.

Se vocês achavam que só existia ferreiro homem, está aqui a prova em contrário. Cliquem na foto para aumentá-la.

Meu mentor já tinha me falado que ele teve várias alunas e muitas delas viraram ferreiras excelentes, então para mim isso não era novidade.

Agora, o detalhe interessante são os bracinhos da moça... que saúde! ;-)

O primeiro cravo a gente nunca esquece...

Ontem eu preguei o meu primeiro cravo no casco de um cavalo.

Acho que preguei o prego certo, pois não aleijei o cavalo. Ufa! Que medo... :-P

April 12, 2004

É um trabalho sujo...

...mas alguém tem que fazê-lo.

Hoje fui comprar carvão coque para a minha forja, numa cidade chamada Stroudsburg, que fica a mais ou menos uma hora e meia de casa. Foi o lugar mais próximo que arrumei que tinha esse tipo de carvão.

O lugar que vende (seria uma carvoaria?) deve ter sido construído há mais de 100 anos atrás, mas hoje em dia está caindo aos pedaços. Dêem uma olhada na foto abaixo (é panorâmica, vocês vão ter que usar os scrollbars para ver tudo):

É uma construção típica desse tipo de estabelecimento, com um trilho de trem na parte de cima e os compartimentos para os tipos de carvão na parte de baixo. O trem empurrava os vagões de carga em cima da estrutura, abria umas comportas e derrubava o carvão.

Hoje em dia, claro, o maquinista teria que ser retardado para tentar estacionar uma composição em cima daquilo, a não ser que quisesse causar uma catástrofe e aparecer na TV. Metade da estrutura já desabou e o resto não deve estar em melhor condição. Acho que o carvão chega de caminhão mesmo.

Cheguei lá, e o velhinho octagenário que me atendeu já queria encher a caçamba da minha picape com carvão usando a escavadeira. Falei para ele "Wow! Hold on!", só precisava de uns 20 e poucos quilos. Daí ele me deu dois sacos e mandou eu ir na pilha para enchê-los com o quanto quisesse. A pilha de carvão é a do meio da foto abaixo, onde tem uma pá encostada na parede. Notem que a estrutura que devia estar em cima das pilhas já desabou faz tempo.

Cavoquei a pilha até encher os sacos, mas na hora de pagar descobri que não tinha dinheiro. O tiozinho falou para eu ir num caixa eletrônico tirar dinheiro (eles não aceitavam cartão) e depois voltar para pagar. Quando perguntei onde era para eu deixar o carvão até quando voltasse com o dinheiro, ele falou para eu não me preocupar pois ele confiava em mim...

Claro, depois dessa eu tinha que voltar para pagar, né? ;-)

Mas depois eu saí de lá rapidinho... alguém reparou no nome do lugar? O lugar se chama "Peoples Coal". Eu é que não quis ficar lá para arriscar descobrir o que eles usam para fabricar o carvão... vai que eles usam o esquema do "Soylent Green"? ;-P

March 22, 2004

A primeira bigorna a gente nunca esquece

Hoje voltei para casa trazendo a minha bigorna... foi feita por uma empresa chamada Hay-Budden, que operou de 1890 até por volta de 1925. Ou seja, minha bigorna tem pelo menos por volta de 80 anos de idade! 8-O

Segundo o Sonny, meu professor, é uma bigorna excelente e tem um som muito claro e bonito. Acabei de me tocar que não experimentei bater nela com o martelo. Mané! :-|

A bigorna estava guardada no segundo andar de um galpão na casa dele. O detalhe é que o galpão fica na parte de baixo de um declive, e não tem um caminho bonitinho para chegar nele. Então imaginem eu descendo pela escada do galpão e depois subindo por um barrancão... com uma bigorna de 40 kg nos braços. :-)

Lições aprendidas hoje no serviço:

1) Existem cavalos com olhos azuis!
2) Existem mini-jumentos!

Adendo: as fotos do olho azul e do mini-jumento não são minhas não, só tirei mesmo a da bigorna. As outras eu peguei na net para mostrar o que eu vi hoje durante o serviço, pois quando estou lá trabalhando não dá para ficar tirando fotos.

March 19, 2004

Dinheirinho suado

Hoje eu saí para trabalhar com o John, um cara que trabalha às vezes para o Sonny, meu professor. Fomos fazer uns serviços aqui bem perto de casa.

E eu ganhei o meu primeiro dinheirinho como ferreiro! Êêêêê! :-)

twenty.jpg

Foi mais uma gorjeta, $10 de uma garota dona de um cavalo que fizemos e $10 do John, mas enfim... é um começo. ;-)

March 16, 2004

Conto de ferreiro

Conversando com o mestre ferreiro entre um serviço e outro, ele me contou que um aluno dele, não sendo um bom ferreiro após 6 meses de estudo, decidiu que o meu professor só conseguia fazer ferraduras boas por causa da bigorna dele.

Como o tal aluno também queria ser um bom ferreiro, o que fez então?

Obviamente, decidiu roubar a tal bigorna mágica. Sumiu, levando a dita cuja e aproveitou para levar também aproximadamente uns US$4,000 em ferramentas.

Essa eu nunca ouvi falar... roubar uma bigorna? Cada um que aparece... :-|

Adendo: se alguém não souber o que é uma bigorna, é só clicar na imagem abaixo.

Cachorros me mordam

Este é um dos cachorros do meu professor ferreiro.

O cara me falou que costumava levar esse cachorro junto com ele para trabalhar, mas uma vez o cachorro fugiu e ele teve que gastar uns $800 em anúncios e recompensa para achar o danado. Hoje ele deixa o cachorro em casa. :-)

March 12, 2004

Tools of the trade

Meus eLeitores pediram, eu obedeço... ;-)

Tirei fotos das ferramentas que eu já tenho. Não sei o nome de quase nenhuma em português, então vou dar as descrições. Se alguém souber como essas ferramentas são chamadas, por favor me contem.

Cliquem nas imagens para ampliar.

Caixa de ferramentas: para as ferramentas de usar no cavalo. Tem rodinhas porque você precisa ficar rolando ela em volta do cavalo conforme vai lidando com cada pata.

Avental de ferreiro: esse avental é especial para farriers, tem o corte no meio para você passar a pata do cavalo por baixo das pernas. As metades são presas em volta das pernas para facilitar, então fica mais ou menos como uma "sobre-calça" de couro.

Ferramentas para usar no cavalo: faca de casquear, cortador de pontas de prego (quando se vai remover a ferradura), ferramenta para fazer uma cavidade no casco onde a ponta do prego vai ser dobrada, torquês para cortar as pontas dos pregos após pregar a ferradura, arrancador de prego (quando se vai remover a ferradura), arrancador de ferradura (quando o arrancador de prego não funciona), martelo para bater os pregos, ferramenta para entortar a ponta dos pregos para baix8o após pregar a ferradura, grosa para limar os tocos dos pregos.

Ferramentas para usar na forja: alicate para segurar a peça que está sendo trabalhada, martelo de dar forma à peça, furador, furador para fazer os buracos dos pregos.

Apoio para pata do cavalo: usa-se o apoio arredondado (o da foto) para se apoiar a pata quando ela está virada para trás, e a ponta quadrada (a que está na base do apoio) para quando a pata do cavalo está para a frente.

Tem mais ferramentas, só que eu ainda não as tenho. Algumas eu ainda não preciso, outras vou pegar semana que vem. Além das que estão nas fotos acima, também tenho uma forja à carvão pequena. Depois tiro a foto dela.

March 8, 2004

Dia de ferreiro

Hoje fui trabalhar com o meu mestre ferreiro... primeiro dia oficialmente como aprendiz tempo integral. :-)

Lição do dia:

Ferradura + dedão + martelo = :ouch:

Adendo: Só para esclarecer, o estado infeliz do meu dedo se deve a DUAS marteladas em ocasiões diferentes durante o dia. A primeira entre as articulações do dedão, a segunda na base da unha. :-(

March 5, 2004

Desemprego, mudança de carreira e o blog

Acho que tem gente se indagando se eu vou ou não continuar o blog agora que estou oficialmente desempregado (acabei de chegar em casa).

Podem ficar descansados. O blog continuará firme e forte. A única diferença é que vou escrever mais à noite, ao contrário do que acontecia até hoje.

E, para aqueles que conversam online comigo, não vou estar mais conectado tanto tempo do dia.

Mas isso tudo vai acontecer um pouco mais para a frente, quando eu começar a trabalhar de novo. Enquanto sou um pequeno gafanhoto, vou estar só estudando e praticando o novo ofício, então vou ter tempo de folga. :-)

Último dia

É o final de uma fase da minha vida e o começo de outra.

death.jpg

Hoje é meu último dia aqui no meu serviço e provavelmente o último dia dos meus 20 anos de carreira como programador de computadores.

Segunda-feira começo vida nova.

March 4, 2004

Um vídeo vale por mil palavras

Achei um vídeo na internet que mostra um ferreiro trabalhando com um cavalo.

O vídeo é curtinho e não mostra todas as etapas do serviço (por exemplo, não mostra ele tirando as ferraduras, aparando as unhas com o alicate especial, ou usando a forja). Mas dá para se ter uma idéia.

Para assistir, clique aqui.

March 2, 2004

Interrompemos a nossa programação...

Boletim especial!

O prédio onde a Lydia trabalha está em chamas. Todos os empregados saíram do prédio em segurança e os bombeiros já se encontram no local. Mais notícias no decorrer dos acontecimentos.

Voltamos agora à programação normal.

Atualização: o fogo foi apagado. Foi do lado de fora do prédio, numas pilhas de estrados de madeira... queimou o lado do prédio e o telhado, agora está tudo cheirando fumaça. Os funcionários foram dispensados mais cedo.

March 1, 2004

Aprendiz de ferreiro

Hoje foi o início oficial do meu aprendizado como ferreiro.

Acho que levo jeito para a coisa... hoje eu iria só ajudar passando a escova de aço nas patas dos cavalos para aprender a segurar as patas e para começar a acostumar às posições em que se tem que trabalhar, mas meu professor achou que eu estava bem à vontade fazendo o serviço e eu acabei fazendo um monte de coisas a mais, inclusive removendo ferraduras.

Lição do dia... ferradura quente + dedo = :ouch:

Amanhã é que eu vou ver como é que meu corpo vai estar. O trabalho é meio que pesado. :-)

February 27, 2004

Caindo a ficha

Estou me tocando aos poucos de algumas coisas inusitadas que eu vou ter que fazer para virar ferreiro:

  • Comprar uma bigorna.
  • Construir uma forja em casa.
  • Usar um avental de couro (depois de decidir não comprar mais nada desse material).

Até aí tudo bem, mas o que é o mais surreal é que...

  • A prática de ferragem inicialmente é feita em patas de cavalos mortos, obtidas em matadouros, ainda acopladas à parte de baixo da perna!

... eca! 8-O

February 26, 2004

Libertas Quæ Sera Tamen

Semana que vem é a minha última semana no serviço.

Eles vão me dispensar como se eu tivesse sido cortado, então vou poder pegar salário desemprego pelos próximos meses enquanto aprendo minha nova profissão... :-)

February 22, 2004

Mudança de rumo

Para quem anda se perguntando o porquê da minha decisão de largar meu emprego sem nenhum outro à vista, eu explico.

Decidi que não quero mais trabalhar como programador. Vinte anos fazendo isso já é o suficiente. Vou mudar de profissão.

O que eu vou ser? Por enquanto, vou tentar a sorte como ferreiro ou, mais especificamente, como farrier. Vou trabalhar com a forja, martelo e bigorna, fazer ferraduras, ferrar cavalos... essas coisas. Já arrumei um mestre ferreiro para me ensinar a profissão, começo a aprender na segunda-feira da semana que vem.

Com a minha mudança para ferreiro, portanto, a divindade oficial deste blog passa a ser o barra limpa, o grande Thor. ;-)

February 20, 2004

Futuro Nebuloso, parte III

...só esperando as coisas acontecerem...

February 18, 2004

Ô mulher boa

A Lydia mandou uma brochura que ela fez sobre a empresa dela para o "American Corporate Identity", uma competição anual que seleciona os melhores designs entre milhares de trabalhos inscritos e imprime um livro com os vencedores.

A brochura da Lydia foi escolhida para figurar entre os aproximadamente 100 trabalhos que serão publicados na categoria "Corporate Image Brochures".

Palmas para ela, êêêê! :-)

February 10, 2004

Para tudo que eu quero descer!

aaaaaaah.jpg Estou atravessando uma daquelas fases... vocês devem ter percebido, pela falta de inspiração aqui no blog.

Fui na terapia na semana passada e ontem voltei para falar com a psiquiatra que receita remédios, porque o Prozac não está resolvendo mais. Ele segura por um tempo quando aumento a dose, mas depois o efeito descamba.

Eu sei que remédio não é a solução, mas como a fonte dos meus problemas é meu emprego, preciso me aguentar por aqui até poder fazer algo com relação à isso.

Estou pesquisando as alternativas e espero não ter que continuar aqui por muito mais tempo, mas até lá... me sinto como o carinha aqui à esquerda. :-(

December 18, 2003

Dia de trabalho

Mais um dia dando duro aqui no serviço... eu mereço um aumento. :-)

December 5, 2003

Neve

Primeira neve "oficial" do inverno... para variar, os manés daqui já entram em desespero. Hoje o trânsito estava um caos.

Update:

E ainda:

Por conta da neve, o escritório hoje vai fechar mais cedo... uh-uh! :-P

December 4, 2003

Escapei do perigo, parte 2

E no final das contas, parece que escapei do facão.

Como eu já contei, consegui terminar aquele projeto que estava me assombrando, just in time de evitar que ele fosse abandonado. Continuo, portanto, com a minha ficha limpa.

Esta semana eu estou trabalhando em um monte de servicinhos menores, para me recuperar. Pelo menos assim eu vejo bastante progresso diário e começo a mexer com outras coisas.

November 26, 2003

Murphy ataca

Amanhã e depois é feriado aqui nos EUA, comemora-se "Thanksgiving". A gerência daqui do escritório então decidiu que o pessoal pode ir embora mais cedo, às 15:00.

Obviamente, hoje eu vim de carona com a Lydia e ela está com o carro. Ou seja, estou preso aqui até às 18:00...

November 22, 2003

Escapei do perigo

Consegui entregar meu projeto ontem no final da tarde.

Escapei de morrer na fogueira, depois de 2 dias de tortura nas garras da Inquisição Espanhola.

Ufa... eles não contavam com a minha astúcia! :-P

November 20, 2003

Nobody expects the Spanish Inquisition!

Estou aqui atrás de uma barricada na minha baia no serviço, tentando manter a Inquisição Espanhola à distância...

Estou aproveitando uma brecha no confronto para escrever esta breve missiva.

Mandem-me reforços! Não sei até quando vou conseguir detê-los!

November 19, 2003

Abaixa que lá vem o facão!

Bom... estou exagerando um pouco. Não acho que vou ser mandado embora, mas se eu não terminar o projeto no qual estou trabalhando até esta sexta-feira, ele vai ser "terminated".

Não é uma parte super-essencial-urgente do que estamos fazendo agora, e acabou se estendendo muito, mas muito mais do que o previsto. Não compensou o tempo desperdiçado nele e eles querem tentar cortar o prejuízo.

Se eu não conseguir terminar, vai ser o meu primeiro fracasso em algum projeto desde que eu comecei a trabalhar. Sabe como é... "mas isso nunca me aconteceu antes"... :-|

November 13, 2003

Quem não tem cão, caça com gato

...e quem não pode trazer os papagaios para o serviço, se vira como dá. Nem que seja com bonequinhos de papel. :-)

Se algum de vocês quiser montar um amiguinho também, pegue o arquivo aqui (em formato pdf).

November 4, 2003

Dia bonito

De manhã, vindo para o serviço, o maior nevoeiro. Agora à tarde, do lado de fora da minha janela, um bando de corvos gritando e voando em círculos...

November 2, 2003

Trabalhando de casa

Aqui estou eu, dando a maior dura através da conexão remota para o serviço... ;-)

Em uma notícia não relacionada, acho que posso declarar os papagaios oficialmente "potty-trained". Estão obedecendo direitinho os comandos de fazer cocô, assim é só a cada 20 minutos eu colocar eles no poleiro, falar "go poo!" e não preciso me preocupar com a minha camiseta.

Bom, na verdade me preocupar com a camiseta eu ainda tenho, pois eles fazem buracos e roem a gola. Mas um problema de cada vez... :-)

October 22, 2003

Dia longo

Ontem fiquei até 2 da manhã no micro, ajudando a Lydia. Hoje ela tem entrevista para um emprego, então precisava imprimir o curriculum dela.

O problema é que, na área em que a Lydia trabalha, curriculum não é só um papel com coisa impressa bonitinho. Tem que ser arte. Tem que ter a maior produção.

Ela passou estes últimos dias preparando o portfolio com amostras do trabalho dela, então o curriculum ficou para fazer ontem à noite. Entre ela bolar a idéia, eu palpitar, ela diagramar tudo e eu imprimir para ela, fomos dormir super tarde.

Isso significa que hoje é dia de no serviço...

P.S. infelizmente me esqueci de tirar fotos do produto da nossa labuta... e ela vai deixar o curriculum lá na firma onde vai fazer entrevista.

October 21, 2003

Interrompemos a nossa programação...

...para um comunicado extraordinário.

Devido a um persistente e pervasivo odor de gás, este prédio deve ser evacuado imediatamente.

Obrigado pela colaboração.

Mais tarde...

Infelizmente o prédio não explodiu e eu tive que voltar para o escritório. Droga! :-(

October 20, 2003

Estou preso!

Socorro! Eles não me deixam sair daqui enquanto não resolver este problema no qual estou trabalhando, dizem que precisa ser resolvido hoje sem falta...

Minha aula de cerâmica está começando... tipo agora.

Alguém me resgate!

Mais tarde...

Acabei chegando na aula com 1 hora e 15 minutos de atraso. Ainda bem que são 4 horas de aula, então deu para aproveitar o tempo.

Consegui ainda fazer 4 potes na roda de oleiro... uh-uh! :-)

Desses 4, o mais legal, um pratão com borda, caiu da minha mão dentro da bacia da roda de oleiro quando eu estava tirando ele... foi-se.

October 8, 2003

Ô dificuldade

There is no spoon... there is no spoon... there is no spoon... :-|

(tentando terminar o projeto que já está atrasado tipo uns 2 meses)

October 4, 2003

Trabalhando remoto

Não me livrei das horas extras, mas pelo menos agora eu posso trabalhar do conforto da minha casa... instalei um negócio que me permite acessar o meu computador lá do serviço atráves deste micro aqui de casa.

Olhem o screenshot abaixo (cliquem para aumentar). A telinha em verde é uma cópia do que está aparecendo no monitor do meu computador no serviço agora. Se alguém estivesse lá, veria o cursor se mover sozinho, texto sendo digitado, etc. Oxênte! É um poltergeist! ;-)

Que modernidade, hein? :-)

October 2, 2003

Nossa, já está no serviço?

Que tal ainda está no serviço?

Update: voltei para casa mais cedo, às 15:30, para dar uma descansada. Pena que hoje não era sexta-feira... :-(

September 23, 2003

Intrigas e confusão

Hoje está ocorrendo um tumulto às surdinas aqui no escritório. É um tumulto, mas quase ninguém sabe o que está havendo. A gerência sabe e eu, porque fui apanhado no meio do tiroteio.

A recepcionista foi mandada embora ou pediu demissão (depende de quem conta). A história é comprida, tortuosa e chata, então nem vou contar. O que interessa é que, no final das contas, ontem lá pelas 11:00 da manhã a tiazinha estava desempregada e precisava ir embora daqui do escritório.

Ela me pediu para dar uma carona para ela, pois o telefone da casa dela ainda estava quebrado por causa do furacão da semana passada e ela não podia ligar para ninguém vir buscá-la. Como bom samaritano, eu aceitei.

Na saída, um dos gerentes correu para conversar com ela e ver o que tinha acontecido. E eu lá, parado esperando enquanto os dois conversavam. Finalmente, levei ela para casa.

Eu falei que ela é negra e ameaçou processar a empresa por discriminação racial? Ahhh. Pois é, ela ameaçou.

Já fui em 3 "reuniões" por causa disso, pois o pessoal daqui queria me explicar o que tinha acontecido e saber o que ela tinha me contado, por que sabiam que eu me relacionava bem com ela, para o caso de realmente haver um processo.

Pelo menos é algo diferente. Tive até que dar depoimento, vejam só... será que eu vou ter que servir de testemunha na corte também? :-)

A outra tiazinha está passando aqui distribuindo chaves novas do escritório, eles trocaram a fechadura da porta. Deixa eu pegar a minha.

Então, como é fatal que alguém vá perguntar... não, eu não acho que foi discriminação não. Incompatibilidade de gênio é mais provável.

September 22, 2003

Cansaço e resumão

Estou num prego danado, correndo para caramba no serviço... nem estou conseguindo postar ou passear pelos blogs do pessoal direito.

Com o começo do curso de cerâmica, os atrasos do meu serviço e a adoção dos papagaios, nosso ritmo diário foi jogado de pernas para o ar até a gente encontrar o nosso ritmo certo novamente.

Voltei agorinha da aula de cerâmica, está bem interessante. Por enquanto não tenho nada para mostrar, as peças que já fiz estão secando para serem "bisqued", que é a primeira fornada. Depois disso elas podem ser pintadas e voltam para o forno. Mas isso ainda vai demorar um pouquinho.

A Switch hoje voltou para o veterinário pois estava com um inchaço na barriga dela e com uma flatulência extraordinária. O veterinário a examinou e disse que não é nada, só um acumulo de liquido (o inchaço) e uma reação aos remédios (os puns).

A Lydia levou os papagaios para o veterinário para um check-up, está tudo bem com eles. Depois, já em casa, ela nocauteou o Domingo com uma cenoura super-temperada que deu para ele experimentar. O bichinho deu uma lambida na cenoura e caiu do poleiro. Sério!

Depois disso, a Malibu vinha correndo arrancar do bico dele e jogar no chão da gaiola tudo que a Lydia dava. Acho que ela queria proteger o coitado. :-P

September 20, 2003

Trabalha! Slap! Slap!

É sabadão, e adivinhem onde eu estou...

September 10, 2003

Pipoca, inimiga pública número 1

A recepcionista acabou de ser chamada à atenção por um dos donos da empresa aqui por fazer pipoca no microondas da cozinha.

Segundo ele, o leve cheiro da pipoca que ficou pelo ar incomoda e ela está proibida de trazer mais pipoca para o serviço.

Pode?

O cara é cheio de manias e também é abusado com os empregados de escalão "mais baixo" ou gente que não "stand their ground".

Falei para a recepcionista que se ela quiser comer pipoca, basta me dar o pacote que eu estouro. Assim se o tiozinho reclamar, ela pode falar que não foi ela, fui eu. Ele que venha encher meu saco.

September 7, 2003

Ponto de ruptura

Depois de passar o sábado e o domingo trabalhando... finalmente algo dentro do peito daquele empregado solitário se rompe.

Aaaaaah! Aaaaaaaaah! AAAAAAAAAAHHHHHHHHHH! :ouch:

E ele sai correndo pelo escritório vazio, rolando no chão e dando estrelas como um dervixe tendo um ataque epilético.

September 5, 2003

Mudança de carreira

Preciso mesmo mudar de profissão. Como o mercado de emprego está concorrido demais na minha área, acho que vou me candidatar para este concurso aqui (aviso... o link pode não ser apropriado para o lugar de trabalho).

September 4, 2003

Trabalho atrasado

Finalmente, depois de tanto trabalhar até tarde, estou vendo a luz no fim do túnel...

...mas espera aí, que barulho estranho é esse?

September 3, 2003

Trabalho e o biscoito chinês

Estou trabalhando até tarde hoje, sem previsão de sair.

A Lydia passou aqui na volta do serviço e deixou comida chinesa para mim (macarrão Lo Mein com verduras). Junto veio o costumeiro biscoitinho da sorte.

Comi o biscoitinho de sobremesa, e a mensagem que veio dentro é:"

"You will be pleasantly surprised tonight."

Hmmmmm... o que será que o biscoito quis dizer? Será que isso é uma mensagem para eu não ficar até muito tarde aqui? :-|

August 24, 2003

No serviço...

Domingão, e eu aqui... mas é minha culpa mesmo. Quem manda embaçar tanto durante a semana. :-(

Update: depois de horas de trabalho, deu um pau aqui que basicamente me jogou de volta para onde eu estava na sexta-feira... aaaaaarrrrrggggghhhhh!!!!

August 18, 2003

Ai meu padim Ciço

Mal voltei e já vou ter uma reunião com meu chefe e um outro cara aqui. Eu não estava convidado, mas o outro cara precisa da minha ajuda porque o nosso chefe só vem com idéias bestas, então acabei envolvido.

Preciso de mais férias. Não aguento essas reuniões.

Desse jeito não vou conseguir terminar de colocar as descrições das fotos no álbum sobre a viagem, né? Preciso arrumar um laptop com rede wireless, assim dá para eu sentar lá e mexer nisso durante a reunião... :-|

August 7, 2003

Pilhagem!

Alguém surrupiou o sorvete da garota nova que começou aqui esta semana.

Deixaram um bilhetinho no congelador dizendo que comeram "por acidente", mas não sei não. Como você come um sorvete "por acidente"? Junto com o bilhetinho, a pessoa deixou um picolé safado como substituição. Bilge!

Bando de scurvy dogs, roubando o swag de outras pessoas!

P.S. prometo que esse é o último piratinha de hoje. É que eu gostei tanto do ícone... ;-)

Que fria!

O pessoal da empresa que administra os prédios onde fica o escritório aqui resolveu dar um presentinho para a gente... contrataram um caminhão de sorvete para estacionar aqui na hora do almoço e distribuir sorvete de graça.

Já fui fazer a minha pilhagem... arrrrrr!

O sorvete que eu peguei parece muito mais gostoso na foto no caminhão e na embalagem do que é na realidade. Depois de abrir o papel fiquei meio decepcionado. É um pouco sem gosto também.

Por mim, eu preferia mesmo um Chicabon. :-)

July 17, 2003

Mais gente anormal

Esta semana começou uma recepcionista nova aqui no escritório.

Batendo papo com ela, acabei descobrindo que ela é "childfree"... nem ela nem o marido querem ter filhos, gostam da vida deles do jeito que é, não querem modificar o relacionamento deles, etc, tudo o que vocês já devem ter lido aqui no meu blog.

O interessante é que ela não sabia o que era "childfree" (veja o final deste post), nem que existiam outras pessoas como eles por aí. Achava que eles deviam ser o único casal que não queria ter filhos. Mais ou menos como eu antes de descobrir que montes de pessoas compartilham da minha linha de raciocínio.

O marido dela é professor de kung-fu nos finais de semana, eles praticam escalada, gostam de passear e viajar. Bem o tipo de gente que nós precisávamos encontrar por aqui. Vamos ver se rola alguma coisa.

Definindo "childfree": o termo pelo qual o pessoal daqui costuma designar pessoas que não tem crianças é "childless". Porém essa grafia implica na "falta" de alguma coisa por subtração ou diminuição, o que no caso do pessoal que escolheu não ter filhos por vontade própria não é verdade. Daí o termo "childfree", implicando uma ausência sem ter a conotação de se estar perdendo nada.

June 12, 2003

Hora do almoço

Alguém está servido?

Clique na fotinho para ver melhor.

June 10, 2003

Sem paciência

Hoje não fui trabalhar... não ia conseguir aguentar, então tirei o dia de folga. Resolvi ficar em casa mesmo, enrolando.

Já que não ia trabalhar, recebi a incumbência de limpar os tapetes e fazer umas outras coisas pela casa...

June 9, 2003

Quem chamou o Hugo?

Acho que alguém vomitou dentro do sistema de ar-condicionado.

Toda vez que isto aqui liga, sai um cheiro esquisito que parece vômito. Tive que mexer no termostato para evitar que o ar-condicionado ligue, até que venha alguém da manutenção aqui dar uma olhada.

Já faz alguns dias que eu venho sentindo isso, mas não tinha certeza se o problema era comigo (um tumor cerebral que faz você ficar imaginando cheiros, sei lá). Mas não é não, o problema vem da saída de ar mesmo.

Só quero ver o que eles vão fazer para descobrir o problema...

June 4, 2003

Dando duro


May 30, 2003

Olha a Bagel Lady aí gente!

Finalmente tirei as fotos da Bagel Lady.

Ela perguntou para quê eu queria as fotos, e eu expliquei. Ela achou muito legal a idéia dos blogs e que tinha gente no Brasil e eu outros lugares torcendo para ela se recuperar.

Clique nas fotinhos para ampliá-las.


May 10, 2003

Local de trabalho

Aproveitei a câmera para tirar fotos do mocó onde fico aprisionado o dia todo. Clique nas fotinhos para ampliar.

Este aqui abaixo me faz companhia durante os meus dias solitários...


May 5, 2003

Comida de graça

Hoje às 10:00 teve um café da manhã fornecido pela empresa que gerencia este prédio, como um presente de "boas vindas". Montes de comida, com até um bufê quente.

April 29, 2003

Embaçando

Hoje na hora do almoço me escondi na sala onde eles guardam as tranqueiras aqui no escritório, deitei no chão e fiquei fazendo uns exercícios de relaxamento para meu pescoço e ombros, que estão bem tensos. Depois aproveitei que ninguém tinha me descoberto ainda e fiquei uns minutos praticando zazen... :-)

April 17, 2003

Bagunça idiomática

No pedaço de mapa abaixo, eu me sento na baia marcada com o número 14 (clique na imagem para ver o mapa do escritório inteiro).

Estou sentado aqui agora:

- Ouvindo o grego na baia 15 falando em grego ao telefone
- Ouvindo o filipino na baia 21 tentando falar, em mandarim e japonês, com o chinês na baia 20
- Escrevendo aqui no blog em português
- Escrevendo um programa em C# com comentários em inglês

O filipino está tentando aprender a falar mandarim (comprou um daqueles cursos em fita cassete), mas por mais que fale não consegue se fazer entender pelo chinês. Depois de muita repetição, começou a falar palavras em japonês no meio.

Minha cabeça já está dando nó... lidar com seis linguagens ao mesmo tempo não dá. Vou ter que ir lá mandar o filipino ficar quieto porque não estou conseguindo nem pensar direito... :-)

April 11, 2003

Prisioneiro da Cubiculândia

Aqui estou eu, fazendo fluxogramas para contentar o meu gerente, que vive para micro-gerenciar a gente.

Ele está tentando já faz uns 2 dias me sequestrar para uma reunião completamente inútil, que vai jogar fora horas da minha vida e não vai resultar em nenhum benefício para ninguém. Possivelmente nem mesmo para ele, porque assim que eu terminar de explicar detalhadamente o programa que estou escrevendo (o que inclui examinar linha por linha o código todo), ele vai se esquecer de tudo.

Por enquanto consegui enrolar, mas não acho que vai ser possível mantê-lo afastado por muito mais tempo.

Acho que já disse isso antes, mas tem dias em que eu realmente me sinto vivendo numa história em quadrinhos do Dilbert...

April 4, 2003

Hããã... mas eu juro que estava quebrado

Apesar de terem me mandado jogar fora o meu teclado velho lá do serviço, no último minuto resolvi tirar ele do lixo e trazê-lo para casa para ver se ele funcionaria no meu micro. E não é que o danado está firme e forte? Estou com ele ligado aqui, escrevendo este post.

Agora fico na dúvida. Já que eles iam jogar fora o teclado sem pensar duas vezes, será que tenho que levá-lo de volta? A esta altura, os faxineiros já teriam até levado o lixo embora e o teclado estaria perdido.

Antes que me acusem de ser safado, eu juro que tentei de tudo para fazê-lo funcionar lá no serviço. Desliguei a máquina, desconectei tudo, verifiquei os drivers do teclado, etc, mas o problema persistiu, até que falei lá com a garota da manutenção e pedi outro teclado. Ela não parecia nada hesitante em me dar um teclado novo e mandar colocar o outro dentro do cesto de lixo...

E tome isto, Murphy!

Hoje eu não trouxe nada para comer de café da manhã, porque estava contando com a Bagel Lady para vir até aqui trazer o meu bagel de sexta-feira. Mas não foi até agora à pouco, quando a fome realmente apertou, que me lembrei que ela tinha avisado que não viria aqui nesta sexta-feira.

Felizmente, quando estava pronto para entrar em desespero, recebi um e-mail do dono da empresa avisando que tinha uma cesta de cookies na cozinha para quem quisesse. A Lei de Murphy foi derrotada pelas forças do poderoso KBC Bank, que enviou a cesta para a gente de presente... hurra!

Já estou devidamente de posse de um cookie com gotas chocolate branco e macadâmia, e um de passas com nozes. :-)

March 31, 2003

De casa nova

Já estou estabelecido no meu novo lugar de trabalho... e já achando defeitos. ;-)

Os principais são que estou sentado de costas para uma janela que dá o maior reflexo no monitor e que minha baia fica na linha entre duas zonas de ar-condicionado/aquecimento diferentes. Tive que parar o carro super-longe da porta, também, pois agora dividimos o estacionamento com sei lá quantas outras empresas.

Nem tudo é ruim, o escritório está bonito (afinal, é tudo novo) e a cozinha é legal. O fato de estarmos mais divididos ainda em baias me incomoda, mas veremos.

March 28, 2003

Passado, Presente e Futuro

Três momentos na minha vida aqui no serviço... clique nas imagens para ampliá-las.

Mudamos hoje para o prédio novo, aqui está o maior tumulto. Os servidores serão desligados às 10:30, então eu vou ficar sem acesso à internet pelo resto do dia... :-(

March 26, 2003

Últimas fotos do escritório

Emprestei a câmera digital do meu cunhado para tirar umas fotos daqui da sala onde estarei até sexta-feira, dia da mudança final para o prédio novo. Clique nas imagens abaixo para ampliar.

Eu.

Mocó onde estou agora.

Vista da janela.

Estas possivelmente serão as últimas fotos que eu vou bater daqui... as próximas já serão do prédio novo.

Vou perder o ambiente mais tranquilo deste complexo de escritórios, mas em compensação tem um parque a um quarteirão de distância do prédio novo (vão inaugurá-lo oficialmente em junho, mas já dá para usar). Assim vai dar para ir até lá dar uma voltinha na hora do almoço, para respirar um pouco de ar fresco. Se bobear eu até deixo uma bicicleta escondida no escritório para usar nas horas de folga... ;-)

March 24, 2003

Mudança de vento em popa

Hoje estou sentado numa mesa em uma outra sala, usando um outro monitor e teclado no meu computador... durante o final de semana o pessoal que está fazendo a mudança do escritório desmontou as nossas baias. Elas estão sendo montadas lá no prédio novo.

Vou ficar aqui onde estou agora até sexta-feira. Esta sala é bem legal, tem uma clarabóia no teto e um janelão que dá para o jardim que tem atrás do escritório (é um prédio térreo). Antes deles construírem as baias e mudarem toda a disposição interna do escritório, eu sentava ao lado de uma janela para esse jardim também, e passava o dia jogando amendoins e nozes para os esquilos pela janela. Tinha um monte deles que eram frequentadores frequentes da minha janela... tanto que eu até os reconhecia individualmente por comportamento e pequenas características físicas. Bons tempos aqueles.

Depois de tanto tempo, é estranho ver o pessoal sentado em escrivaninhas normais, ao invés de baias, com várias pessoas em cada sala. Fora que as salas onde as baias ficavam agora parecem enormes. Eu, sinceramente, prefiro assim... mas a gerência não, para meu azar.