Fazendo ferramentas

| | Comments (3)

Hoje eu aprendi a fazer um punção, que serve para fazer marcas (por exemplo, para marcar o meio do comprimento de uma barra de aço). Não é que ficou bonito? Cliquem na fotinho abaixo para ver o danado.

O punção poderia ser super-simples, só uma haste de aço com uma ponta numa das extremidades, mas meu professor gosta de adicionar um componente artístico nas coisas que faz e ensina, então me ensinou a fazer a ferramenta num formato todo elaborado. Como é difícil conseguir fotografar a peça por causa do jogo de luz no metal, tive que fazer um desenhinho mesmo para mostrar a geometria dela. Cliquem na imagem abaixo:

A ponta do punção, até um pouco menos da metade da haste, tem o formato de um obelisco, com quatro lados retos (a ponta em si tem um formato cônico). Dali para a frente, a haste fica toda arredondada, mas achatada em um dos sentidos, para ficar mais confortável na mão.

E pensar que a ferramenta saiu de um pedaço de mola de suspensão de caminhão... depois de muito fogo e muita marretada, claro. :-)

Categories

3 Comments

Moska said:

Caracoles! Se o punção para MARCAR as peças é desse tamanho, imagino o tamanho das peças!

Mauro said:

Moska, o punção é comprido porque senão não dá para eu segurar com a mão para bater com o martelo, né?

Tem que se segurar com a mão fechada em volta dele... é mais confortável de usar. Se ele fosse pequeno, teria que ser segurado com as pontas dos dedos e aí periga do bagulho sair voando quando se bate nele.

A marca que ele deixa é só uma bolinha de, sei lá, por volta de 1,5 a 2 mm de diâmetro, dependendo da força com que se martela.

Moska said:

É que eu me lembro de montadores de estruturas metálicas que usavam uma versão compacta - menor e de aço extremamente resistente. Deve ser a mania japonesa de miniaturização. :)

About this Entry

This page contains a single entry by published on October 25, 2004 9:05 PM.

Sai capeta! was the previous entry in this blog.

Fazendo pose is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1