Main

October 14, 2008

E tome isto!

Este aqui abaixo, em Paintbrush-O-Vision*, sou eu, tomando um coice na cara hoje:

coice.jpg

Felizmente eu sou muito resistente e provavelmente doeu mais na pata do cavalo do que em mim. Ou seria o contrário? Minha cabeça não está funcionando direito. :-P

* Meu computador está lá no quarto, isolado, porque os tiozinhos passaram cascolac no chão e não podemos ir até lá até amanhã à noite. Como aqui no laptop não tem Illustrator/Photoshop, tive que usar Paintbrush mesmo.

December 30, 2007

Yoga

Para comemorar que estou basicamente recuperado da cirurgia, fui fazer aula de yoga hoje de manhã com a Lydia... :-)

Um lugar aqui perto está com uma promoção de 10 aulas por $10 (ou seja, $1 cada). A única coisa é que você tem 10 dias para fazer as 10 aulas, mas tudo bem. Mesmo assim vale à pena, então nós fomos. Não vai dar para fazer as 10 aulas, mas talvez dê para fazer umas 4 ou 5.

Acho que até que me saí bem, sendo a primeira vez. Até consegui fazer um "headstand" quase direito, só não consegui estender as pernas bem esticadinhas. Mas consegui em casa, depois.

Achei legal, mas eu queria mesmo era voltar a fazer aikidô... sei lá o que vou fazer então.

December 22, 2007

Me recuperando

E estou me recuperando bem da cirurgia. Cada dia estou um pouco melhor.

Volto ao trabalho oficialmente depois da virada do ano, embora tenha um dia de serviço marcado para dia 28 de dezembro, que não tive como marcar para depois. Mas pedi a um ferrador amigo meu que fosse comigo para fazer o serviço enquanto eu "supervisiono", então não vai haver problema... :-P

Há! O médico já me ligou com o resultado da biópsia e disse que estava tudo bem mesmo.

December 13, 2007

Ai!

Ai... ai... ai...

December 11, 2007

Operação

Amanhã vou para o hospital, onde vou sofrer uma pequena cirurgia... vão retirar um bagulho do meu cólon para fazer biópsia. O médico não acha que é nada sério, só um tipo de hérnia, mas quer ter certeza absoluta.

A cirurgia é tranquila, mas aparentemente a recuperação é dolorida. Vou ter que ficar em casa umas 3 semanas. Marquei para agora justamente para pegar o natal e final de ano, já que não vou poder trabalhar mesmo.

Bom... é isso. Amanhã (acho) eu conto como foi.

Atualização: foi tudo bem com a cirurgia, agora é só me recuperar. Enquanto isso, fico aqui em casa com medo de ir ao banheiro e estourar algum ponto lá dentro... :-P

October 5, 2007

Mr. Magoo

Eu esqueci de contar, mas uns 2 meses e pouco atrás o meu olho direito ficou um dia todo fora de foco. Isso foi numa sexta-feira. Ficou com problema desde que acordei, mas à noite já estava bem.

À essa altura, porém, eu já tinha marcado consulta com o oculista para a segunda-feira, então fui. Ele examinou, mediu pressão, dilatou pupilas, etc, mas não achou nada de errado.

Quero dizer, nada de errado exceto que eu precisaria usar óculos para leitura. E também que provavelmente terei que usar bifocais em uns 4 anos. :-(

Eu já tinha percebido que estava com alguma dificuldade para ler de perto e que tinha que segurar livros mais longe do que costumava. Mas estava enrolando para ir ao oculista, até que apareceu o problema que me forçou a marcar consulta.

Ele me deu uma receita para os óculos (1 grau só), mas eu também estou enrolando esse tempo todo para mandar fazê-los.

Hoje à noite nós estávamos na farmácia buscando um remédio para a Lydia, quando vi uns óculos para leitura "pré-fabricados" que eles vendem lá. Pensei, "deixa eu ver se faz muita diferença", peguei um par, coloquei na cara e...

OMFG!!!! Estava catacego e não sabia! A diferença foi sensível... 8-O

Pois é, a verdade é inescapável. Estou ficando velho rapidinho. Hoje são os óculos, amanhã é a bengala, mês que vem provavelmente terei que usar fraldas. Vou mandar fazer os óculos nestes próximos dias.

O mais estranho é olhar no espelho com aqueles óculos pequenos de leitura e ver a cara do meu pai olhando de volta...

June 21, 2007

Ai meu pâncreas

E o Van Gogh deu mais um susto na gente... começou a vomitar na terça-feira à noite e não parou mais. A Lydia levou o gato ao veterinário ontem na hora do almoço, eles tiraram sangue, examinaram o bicho, deram um antibiótico e soro, porque ele estava sem comer e sem beber.

Hoje a Lydia voltou lá para buscar mais remédios, pois eles já tinham o resultado do exame de sangue e o problema é uma inflamação no pâncreas. Agora é esperar... agora à noite ele parece que está melhor, parou de vomitar e está tentando comer de novo.

O maus é ficar espetando agulha nas costas dele para dar o soro... a veterinária mandou uma daquelas bolsas plásticas de soro, com o tubo, a gente pendura a bolsinha, espeta a agulha nas costas do gato, abre a torneirinha e deixa escorrer. O gato fica com uma corcova de soro nas costas, mas depois o corpo absorve. :-P

July 3, 2006

Dedo 0 x 1 Porta

Para variar, me estropiei mais um pouco. Agora foi o indicador da mão esquerda.

No sábado eu fui fechar a storm door (uma porta de vidro que protege a porta normal... no Brasil seria o equivalente à uma porta de tela) e prendi o dedo entre a porta e o trinco que fica no batente. Foi sangue para todo lado, eu pulando para cima e para baixo, e as visitas que tinham entrado ficando com cara de assustadas. :-|

Até onde dá para perceber, eu arranquei a raiz (?) da unha... a parte que fica dentro do dedo, por baixo da cutícula, saiu para fora. A unha ainda está grudada, mas agora termina depois daquela meia-lua branca (eu cortei a parte que ficou solta por cima do dedo).

Não acho que vale à pena ir ao médico, porque não tem nada que ele pode fazer a essa altura. O ferimento está limpo, não tem sangue preso nem nada e o que estava solto da unha estava solto mesmo, não tinha como colar de volta. É só esperar sarar.

Agora a pergunta é: vai crescer unha nova ou meu dedo vai ficar deficiente?

May 17, 2006

Dedão update

Meu dedão está melhor. Estaria praticamente bom (tirando a unha), se um #$%@$* de um pônei não tivesse pisado em cima dele na segunda-feira, me fazendo dar pulos de alegria pelo estábulo...

May 8, 2006

Depois do médico

Fui ao médico hoje para ter o meu dedão examinado.

O dedão está inteiro, não quebrou nada. Só tinha o sangue preso embaixo da unha e o trauma da contusão mesmo.

Ele cortou parte da unha fora e fez uns furos no que sobrou, para drenar. Agora é passar pomada antibiótica e deixar de molho em água com sal até sarar. Também vou ter que tomar antibióticos por 10 dias para garantir que não apareça nenhuma infeção.

Saí com o dedo enfaixadão... maior exagero. :-)

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2877/dedo2-thumb.jpg

May 5, 2006

Tá bom, eu vou ao médico

Devido à rogação de praga (tanto online quanto offline) de que eu vou pegar infecção e depois de considerar usar um alicate e ferro em brasa, resolvi que é melhor mesmo deixar um médico examinar o meu dedão machucado. Tenho consulta para a segunda-feira, na hora do almoço.

Contentes agora? ;-)

May 3, 2006

Lá se vai a unha, continuação

Continuando o post de ontem...

Hoje coloquei uma gaze em volta do dedão para poder ir trabalhar, para ver se segurava um pouco o sangramento, que ainda continua.

E como já era de se esperar, o primeiro cavalo com que fui lidar hoje já foi logo metendo uma pisada no meu pé estourado. É difícil a gente tomar pisada no pé, mas é óbvio que só porque está machucado, vira alvo...

De qualquer forma, meu dedo ainda está sangrando. Se não parar, eu acho que vou ter que ir ao médico.

May 2, 2006

Lá se vai a unha

Hoje tomei um pisão no dedão do pé de um Clydesdale... quando cheguei em casa e finalmente tirei a bota, minha meia estava empapada de sangue e meu dedão estava assim (clique no link abaixo para ampliar):

Foto sanguinolenta... proceda com cautela.

Agora não para de pingar sangue de debaixo da unha.

Como se não bastasse, a Lydia ainda teve um ataque de alergia que inchou o olho dela animalmente e tivemos que correr (ou no meu caso, mancar) para o pronto-socorro. Mas está tudo bem com ela, não se preocupem.

March 6, 2006

Olho zoado

Acordei hoje com meu olho esquerdo vendo "duplo"... como aquela imagem fantasma que aparece em TVs. Ficou assim o dia inteiro, está bagunçando com a minha visão. Meu olho direito enxerga perfeitamente.

Se não melhorar até amanhã, vou marcar consulta no médico. Acho que vou ter que ir nesta clínica aqui (obrigado, Spacey). :-|

February 6, 2006

Empiolhado II, a Vingança

Lembram-se de quando eu peguei piolho do cavalo e tive que comprar remédio para passar na cabeça, antes de descobrir que piolho de cavalo não infesta gente?

Bom, estou sentado aqui escrevendo com a cabeça de molho no que sobrou do remédio que comprei naquela vez... não só eu, mas a Lydia também.

Fomos na casa de um casal amigo nosso ontem, e lá pelas tantas eles resolveram nos contar que a filha tinha pego piolho na creche, e todo mundo lá tinha sido infestado. Falaram que já tinham passado remédio, detetizado a casa, etc, e que estava tudo bem.

Agora à pouco a mulher liga e avisa que ela achou mais piolhos nela e na filha...

Eu e a Lydia já saímos pela casa pegando roupas, roupa de cama, toalhas, etc, e socando em sacos plásticos para serem lavados. Depois passamos o veneno na cabeça e estamos aqui esperando o veneno fazer efeito... não sabemos se pegamos, mas é melhor prevenir.

Legal é eles não avisarem a gente que teve empiolhação na casa deles esses dias... se soubéssemos nem teríamos ido lá. :-|

February 2, 2006

*&$%@##**@ !!!

Pincei o meu dedo entre o martelo e a ferradura hoje...

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2831/dedo-thumb.jpg

December 8, 2005

Malibu está de volta

A Lydia foi buscar a coitadinha da Malibu hoje. Ela já está em casa, bem, porém abatida e borocoxô.

E está com uma cara... com um olho roxo e um buraco na plumagem da cabeça.

http://diario.liquidoxide.com/archives/images/2805/olhoroxo-thumb.jpg

December 6, 2005

Malibu hospitalizada, parte 3

Voltei do hospital veterinário agora à pouco. Está tudo bem. Obrigado ao pessoal que escreveu desejando melhoras para ela.

A Malibu está se recuperando bem, apesar de estar com um belo olho roxo e umas penas faltando da cabeça. Me reconheceu imediatamente, subiu em mim e começou a me limpar o cabelo e a cara, o que é bom sinal. Apesar de estar meio sonolenta por causa dos remédios, o comportamento dela estava normal. Ela não apresenta sinais de fraturas nem hemorragia interna. O olho, apesar de roxo, não sofreu nenhum dano.

Conversei com a veterinária direitinho, fiz montes de perguntas e esclarecemos todo o lance da estada e dos exames que precisavam ou não ser feitos. A Malibu vai ficar lá mais um ou dois dias para terminar o tratamento de antibióticos, pois eles estão usando um injetável que não tem equivalente que possa ser dado via oral, e também para terminar o período de observação para ver se ela está com alguma infecção (no caso do gato ter arranhado ou mordido ela, o que é improvável, mas vai saber).

Mais informações no decorrer dos acontecimentos. O Domingo é quem está meio chateado, sozinho aqui em casa. Está super-bonzinho, mas na hora de dormir fica meio ansioso porque a Malibu não está aqui...

Malibu hospitalizada, parte 2

Daqui à pouquinho vou sair, para ir visitar a Malibu no hospital e discutir com a médica o estado dela e o que vai ser feito daqui para à frente.

Eles querem ir "all out" e fazer montes de coisas, mas eu não sei. Além da grana ferrada que já vamos ter que pagar pelo atendimento de emergência e a estadia (querem que ela fique lá até quinta), eles estão cada hora inventando mais outros exames e outras coisas que querem fazer (e que já tinham falado que não precisava), pois não sabem dizer se ela está agindo normalmente ou não.

Quando começa assim, eu já fico meio com a pulga atrás da orelha... ou eles não sabem o que estão fazendo e estão procurando às cegas por problemas que não estão nem ali, ou querem aproveitar e faturar um extra.

De qualquer forma, vou falar com a médica. Acho que as pessoas que estão melhor qualificadas para dizer se a Malibu está agindo normalmente somos nós, então de repente eu trago ela de volta para casa e a gente mesmo cuida e dá os remédios.

December 5, 2005

Malibu hospitalizada

E estava tudo bem após a nossa volta de viagem, até a Malibu quase morrer hoje à noite.

Ela atacou o Van Gogh e grudou na pata dele. O gato voôu para trás, com a Malibu pendurada, e caiu em cima dela. Quando eu a peguei do chão, achei que ela ia morrer nos próximos minutos... a cabeça estava pendurada, virada para trás, o olho esquerdo estava inchado e muito esquisito, ela se debatia toda mole, como um peixe fora d'água.

Tivemos que correr com ela para o Hospital Veterinário da Universidade da Pennsylvania, em Philadelphia, a uma hora de casa, debaixo de neve, pois aparentemente nenhum especialista em aves dá plantão em nenhum lugar próximo daqui.

Ela se recuperou um pouquinho durante a viagem e apesar de estar melhor, não se sabe direito como é que ela vai ficar. Ela vai passar a noite lá no hospital e nós vamos esperar até amanhã, quando os especialistas vão fazer uma reavaliação e ligar para a gente... :-(

October 9, 2005

Sumindo

Acho que esta profissão de ferrador está me fazendo mal... todas as minhas calças estão assim, ó:

Agora eu tenho que usar cinto sempre, senão minhas calças caem... estão parecendo calças de palhaço. Desse jeito eu, logo, logo desapareço... :-|

September 28, 2005

Update sobre o gato

O Van Gogh está melhor, depois de ter idos algumas vezes à veterinária, ter feito montes de exames e ter tomado montes de injeções. Ele está comendo um pouco e bebendo água de novo.

Aparentemente são os rins dele que estão indo para o beleléu.

Até ele melhorar mais um pouco, eu tenho que dar soro para ele. A veterinária me ensinou a enfiar o cateter nas costas do gato para conectá-lo à bolsa de soro. Fiz o serviço lá no consultório ontem à tarde e agora à pouco aqui em casa. Ugh!

A gente tem que ficar socando soro nele para combater a perda de líquidos dos dias sem beber água, e também para ele fazer bastante xixi e dar uma limpada nas toxinas acumuladas no organismo. Ou algo do gênero.

Mas ele está melhor, isso é o que importa. Só não está contente de tomar agulhada nas costas.

September 24, 2005

Gato doente

O Van Gogh está doente... não come faz uns 3 dias e está vomitando.

Levamos ele ontem à veterinária, que examinou o gato e não achou nada errado com ele. Ela deu soro e um remédio para o estômago e disse que se ele não estiver comendo até domingo, ela quer que a gente deixe ele lá na segunda-feira de manhã, para ela fazer uma bateria de exames bem detalhados, com raio-x e tudo.

Agora é esperar, mas até agora não vimos sinal de melhora... :-|

August 25, 2005

Decalque

Olhem só que legal: minha perna agora tem um decalque de metade de um casco, aplicado através do método "Coicex"... chiquérrimo! ;-)

July 20, 2005

Êta remédio bom!

A Lydia agora trabalha em uma empresa farmacêutica, então volta e meia descobre algum remédio interessante. Como este aqui. ;-)

June 27, 2005

Ouch!

Alguém aí já tentou cortar verruga com tesoura? E cega, ainda por cima? :-|

May 17, 2005

Hããã? Dá prá falar mais alto?

Hoje de manhã eu fui ao otorrino para ele dar uma olhada nos meus ouvidos. Eles andam "tampados", como acontece quando se sobe a serra, por exemplo. Só que acontece o tempo todo, qualquer variação de altura já os afeta. Além disso, estão muito sensíveis a barulhos fortes.

Eu já estava achando que tinha estragado meus ouvidos por causa da martelação toda.

Cheguei lá, eles fizeram testes de audição e viram que a minha audição está bem boa. Mediram também alguma espécie de pressão do ouvido que o médico falou que poderia estar melhor, mas que não era problema.

A conclusão do médico é que estou com alguma alergia que está me entupindo os ouvidos e causando a sensação de "subida da serra". Já o desconforto por causa do barulho é causada por cansaço dos músculos... eu aperto os dentes quando faço certas coisas durante o serviço e isso está causando stress nos músculos do maxilar e do interior do ouvido. Quando o ouvido capta algum barulho forte, esses músculos se contraem para proteger o aparelho auditivo, e como já estão cansados isso causa desconforto.

Saí do consultório com uma receita para um remédio de espirrar dentro do nariz para a alergia e instruções para prestar atenção no que estou fazendo durante o dia para evitar tensionar demais a mandibula. Vamos ver se é isso mesmo agora. :-|

Por causa dessa visita ao médico, fui me encontrar com o pessoal com quem trabalhei hoje num estábulo onde eles estavam trabalhando. Cheguei lá e eles me deram um pacotinho, falando que ficaram preocupados comigo e compraram um presente para fazer eu me sentir melhor. Olhem só a embalagem (feita com um saco de papel, recortes de jornal e silver tape):

O conteúdo? Cliquem aqui para ver... :-)

April 6, 2005

Empiolhado

Vocês sabiam que é muito difícil cavalo pegar piolho? Claro que, com a minha sorte, o único cavalo piolhento da Pennsylvania veio parar na minha mão...

E claro, também, que só fomos (eu e o Pete) perceber isso depois, quando estávamos cheios de piolhos andando pelos braços, camisa, calças... 8-O

Catamos os piolhos o melhor que pudemos, trocamos de camisa e terminamos de fazer o serviço do dia. Eu fiquei catando piolho de cima de mim um tempão, enquanto o Bob dirigia.

A Lydia, claro, ficou horrorizada quando eu telefonei para ela, pois tem paúra de piolho. Inicialmente não queria nem que eu entrasse em casa, depois queria que eu tirasse a roupa na frente de casa e colocasse direto no lixo. :-)

Acabei passando na farmácia, comprei um shampoo/gel de matar piolho, entrei só de calça em casa, mas imediatamente tirei e joguei para fora da porta. Passei o tal gel pelo corpo todo, deixei cozinhar, depois tomei banho. Daí vim sentar aqui no computador para dar uma pesquisada.

Acabei descobrindo duas coisas: que esses piolhos são chamado chewing louse ou biting louse e que as espécies de piolho são específicas para o hospedeiro, ou seja, piolho de uma espécide de bicho não passa para bicho de outra espécie. Pode acontecer de alguns piolhos serem transferidos (como foi o meu caso), mas eles morrem e não estabelecem colônias.

Ufa! (respiro de alívio) ;-)

De qualquer forma, duvido que sobrou algum. Os pouquíssimos que talvez escaparam da minha catada geral foram com certeza exterminados pelo veneno. Agora é esperar que essa seja a primeira e única vez. O fato do Bob, que é ferrador já faz 20 e tantos anos, nunca ter visto os tais piolhos em cavalos é um bom indicador da raridade.

March 11, 2005

Xô, gingerbread man!

gingerbread.jpg Eu reparei, no final do ano passado, que não se encontrava mais gingerbread men para vender, o que era uma pena pois gosto das bolachas. A Lydia achava que não devia estar mais vendendo bem, então os supermercados não vendiam mais, mas eu fiquei na dúvida.

Agora, finalmente, acho que tropecei na resposta. O desaparecimento dos gingerbread men foi causado pelo fato de que... eles provocam câncer! 8-O

Pelo menos é o que dizem os peritos do Ministério de Saúde da Bavária. O culpado é uma substância química criada durante o processo de cozimento, chamada acrylamide.

Estudos realizados pelo FDA (orgão governamental que cuida de remédios e alimentos aqui nos EUA), citados na mesma matéria, adicionam à lista praticamente todos os outros tipos de comida cozidas, mas especialmente batatas fritas.

E para aqueles que gostam daquele churrasco ou bifinho bem passado... a carne bem passada também entrou na lista negra, segundo esta outra matéria.

Dolorido

Estou todo estourado por causa da aula de aikidô da quarta-feira... quem diria que eu usava tantos músculos diferentes?

February 25, 2005

Ai! Minha canela!

Esqueci de contar, na quarta-feira eu tomei meu primeiro coice.

Na verdade, foi um mini-coice... a égua maldita é uma pônei miniatura, de uns 75 cm de altura.

Agora estou com um hematoma na canela. Pelo menos o estrago não foi grande. :-)

February 7, 2005

Dr. Chucrute? Cadê o Dr. Chucrute?

Depois de muitos exames, não encontraram nada de errado, portanto o diagnóstico da Lydia é que ela pegou "alguma virose". Ela já está melhor, mas vai dormir no hospital hoje também.

E o que quer que seja que ela pegou, é contagioso. Eu estou passando mal também. Mas, graças à minha pujança de alpha male ;-), os sintomas não estão tão graves... por enquanto só estou sentindo enjôo. Vamos ver como fico até amanhã.

Update, terça-feira: a Lydia já está em casa e eu também estou melhor. Fomos vítimas de algum tipo de norovirus que está atacando esta região... :-(

February 6, 2005

Chamando Dr. Hanz Chucrute! (parte 2)

A Lydia está no hospital... deixei ela lá e vim para casa buscar umas coisinhas.

Ela vai passar a noite lá. Está com alguma virose no intestino e tem que ficar com o soro espetado na veia.

Depois dou mais notícias.

January 24, 2005

Chamando Dr. Hanz Chucrute!

Ai! Ui! Minhas costas!

Não fui trabalhar hoje... sem chance que eu vou conseguir levantar patas de cavalo com esse mau jeito nas costas. :-(

Espero que até amanhã eu já esteja melhor, para poder viajar mais confortavelmente.

January 13, 2005

Perdi

Mas não quero encontrar... perdi peso, vejam só vocês.

Desde que começei a trabalhar como ferrador, já perdi 4,5 kg. Também ganhei mais massa muscular, o que significa que perdi mais peso ainda (pois músculo é mais pesado que gordura).

Ainda estou longe de ser um Conan da vida, mas quem sabe um dia eu chego lá... :-P

December 6, 2004

Cóf! Cóf! Cóf!

Passei metade da noite acordado, tossindo.

Já que, por sorte, não tinha que ir trabalhar hoje de manhã, vou tentar ir ao médico. Se é que eles vão abrir o consultório, estou ligando lá mas ninguém atende.

Update: fui ao médico e o problema é sinusite. A inflamação faz escorrer pus pelo fundo da garganta, o que provoca a tosse. Legal, né? ;-)

Agora é tomar remédio e esperar passar.

November 4, 2004

Operação

A Lydia sofreu uma pequena cirurgia hoje, no nariz, para remover umas obstruções e corrigir um desvio no septo nasal que a deixavam permanentemente congestionada.

Chegamos em casa agora à pouco. A cirurgia em si foi rapidinha, mas entre o pré e o pós-operatório, foram-se umas boas 5 horas.

Ela está bem. Está deitada agora, se recuperando, cheia de gaze no nariz. ;-)

October 7, 2004

Tome martelada!

Depois de marretar o dedão, chamuscar a barba e sofrer outros cortes, contusões e queimaduras variadas, agora foi a vez do dedo mindinho levar a dele!

August 27, 2004

Os acidentes me perseguem

Ontem escapei de ser burninated enquanto trabalhava na forja, mas hoje não escapei: meti uma estiletada no dedão enquanto cortava madeira balsa para montar uma casinha para usar como cenário em jogos de miniatura.

Mas pelo menos ninguém pode falar que não dou sangue pelo hobby... ;-)

July 30, 2004

Infográfico do acidente

O Rique pediu, então fiz uns gráficos para mostrar como é que o Bob tomou o chute na testa. Aqui vai, na sequência... cliquem para ampliar:

July 28, 2004

Tomou na testa

Hoje o Bob, o ferreiro com quem trabalho, estava abaixado mexendo na pata dianteira de um cavalo, quando uma mutuca veio atazanar o cavalo.

O bicho levantou a pata de trás para bater nela e BANG! deu um chutão na cabeça do Bob. O cara caiu para trás, sentado no chão, segurando a cabeça.

Passado o susto, não tinha acontecido nada de grave. Só ficou mesmo um machucado no topo da testa dele, que sem dúvida vai estar dolorido pelos próximos dias...

July 26, 2004

Surdez prematura

Entre as batidas na bigorna durante o dia e os papagaios quando chego em casa, acho que estou ficando surdo... meus ouvidos estão meio "abafados"...

July 18, 2004

Coça, coça, coça

Estou com uns acessos de coceira pelo corpo já faz umas duas semanas... vem e vai, em partes do corpo aleatórias, deixando uns vergões vermelhos.

Eu acho que é algum tipo de alergia. Mas quem sabe? Pode ser sarna ou até falta de banho. ;-)

Mas sério... acho que tenho que ir ao médico.

June 9, 2004

E como está o Van Gogh?

Eu tinha que ter postado isto antes, mas...

O exame de tomografia do Van Gogh não mostrou nada de errado. O que é bom e ruim. Bom, pois ele não está com tumor no cérebro nem teve derrame. Ruim, porque agora eles não sabe o que é.

Então estamos novamente tentando remédios por mais um tempo para ver no que dá. Ele já está tomando os remédios faz uma semana, mas o estado dele não tem melhorado.

Vamos dar mais uma semana para ver o que acontece.

April 28, 2004

Dedão update

Alguém se lembra do estado lastimável do meu dedão depois de levar duas marteladas?

Vejam como ele está agora... cliquem nas fotinhos para ampliar.

March 25, 2004

Entrando pelo canal

Daqui 5 minutos eu tenho que sair para ir ao dentista... fazer tratamento de canal.

toothache.jpg

Mais tarde: não doeu não, gente. Só a picada da agulha da anestesia. Estou beleza... mas obrigado pelo apoio mesmo assim! :-)

March 8, 2004

Dia de ferreiro

Hoje fui trabalhar com o meu mestre ferreiro... primeiro dia oficialmente como aprendiz tempo integral. :-)

Lição do dia:

Ferradura + dedão + martelo = :ouch:

Adendo: Só para esclarecer, o estado infeliz do meu dedo se deve a DUAS marteladas em ocasiões diferentes durante o dia. A primeira entre as articulações do dedão, a segunda na base da unha. :-(

March 7, 2004

Bye bye apêndice

Meu sobrinho (o que está morando aqui em casa, como falei aqui) passou esta última semana no hospital. Foi operado de apendicite no domingo passado. Não falei nada antes para não deixar ninguém da família que lê o meu blog preocupado.

Está tudo bem e ele voltou para casa hoje de manhã. Agora é só esperar ele terminar de se recuperar. O difícil vai ser saber quando é que a dor passou mesmo e só ficou a manha. ;-)

March 4, 2004

Dodói

Estou gripado ou com sinusite, sei lá. Só sei que estou doente, culpa da Lydia que me transmitiu este vírus maligno.

February 26, 2004

Pergunta de... biologia?

Assim do nada, me bateu uma dúvida sobre glóbulos brancos.

Os glóbulos brancos ativamente caçam e destroem micro-organismos que invadem o nosso corpo, não é? Uma vez soltos no sangue, eles vão patrulhar, fazendo o servicinho deles sozinhos.

Apesar do nosso corpo os produzir, seriam eles uma forma de vida "independente" da mesma forma que, digamos, um protozoário?

Se assim for, então, além de nos reproduzirmos e gerarmos outros humanos, nós também produzimos outras formas de vida de uma espécie diferente?

Bizarro... :-|

Mas, já que estou falando de protozoários... achei esta pesquisa aqui, olhem o meu resultado:

eu sou mal, e você?
Que protozoário você é?

Senhor do reino Protista, você ganha respeito e reconhecimento à força. Você é caseiro mas ainda assim inferniza a vida de seu hospedeiro, acabando com ele e - conseqüentemente - com você mesmo. É hora de repensar suas atitudes e prioridades. Ser o causador da Doença de Chagas definitivamente não é um bom Karma.

February 11, 2004

Ouch!

A Roberta, minha irmã que tomou conta do blog durante as minhas férias, quebrou o dedo enquanto entrava com a cadeira embaixo da mesa dela no serviço... :ouch:

February 10, 2004

Para tudo que eu quero descer!

aaaaaaah.jpg Estou atravessando uma daquelas fases... vocês devem ter percebido, pela falta de inspiração aqui no blog.

Fui na terapia na semana passada e ontem voltei para falar com a psiquiatra que receita remédios, porque o Prozac não está resolvendo mais. Ele segura por um tempo quando aumento a dose, mas depois o efeito descamba.

Eu sei que remédio não é a solução, mas como a fonte dos meus problemas é meu emprego, preciso me aguentar por aqui até poder fazer algo com relação à isso.

Estou pesquisando as alternativas e espero não ter que continuar aqui por muito mais tempo, mas até lá... me sinto como o carinha aqui à esquerda. :-(

January 14, 2004

Uma vitória do medo

Fiquei sabendo que um dos caras que trabalhava na loja onde compro quadrinhos e materiais de miniatura pediu demissão. O motivo é que ele desenvolveu agorafobia, que é o medo de certos espaços ou lugares onde a pessoa se sente vulnerável.

Pelo que me contaram, a coisa já vem progredindo faz um tempo, mas agora chegou a um ponto onde o cara não consegue sair de casa para ir trabalhar. Tem medo. 8-O

E, como acho que deve ser bastante comum porque conheço outras pessoas assim, o cara não quer procurar ajuda. Disse que vai se cuidar "sozinho", ou seja... não vai, pois já sabe que tem problema faz tempo e até agora não fez nada para remediar. Ou, se tentou fazer algo sozinho, obviamente não resolveu.

Eu não entendo como é que essa gente deixa um negócio desses chegar ao ponto onde elas não conseguem ter uma vida normal, ou pior, não conseguem trabalhar. Não ficam em casa sozinhas, não saem de casa sozinhas, não dirigem, não pegam ônibus... :-|

Na verdade, acho que esse pessoal tem dois problemas, não um. Além da fobia, ainda por cima sofrem de negação. Afinal, o que custa admitir que tem um problema que é óbvio para todo mundo, e procurar ajuda?

December 23, 2003

Dor? Que dor?

Alguém se lembra da minha dor no ombro do final de semana?

Pois é, sumiu tão rápido quanto apareceu. Vai saber... coisa esquisita. :-|

December 21, 2003

Dor e sofrimento

Sexta-feira quando saí do serviço eu comecei a sentir uma dor no ombro esquerdo, que foi progressivamente aumentando até deixar o meu braço difícil de mover... o engraçado é que eu não fiz absolutamente nada para resultar nisso, não me exercitei, não levantei nada, não bati o ombro.

Meu médico não estava de plantão no sábado (ontem), então vou me virando até segunda-feira com analgésicos.

December 9, 2003

Os perigos desconhecidos do escotismo

Como vocês devem saber, eu fui escoteiro durante mais de 14 anos da minha vida. Perdi a conta dos acampamentos, caminhadas, canoagens e de noites que passei à luz do lampião.

Qual não foi minha supresa hoje, ao ler um artigo que afirma que as camisinhas dos lampiões à gas que a gente usava são feitas de um material radioativo!

E ninguém nunca me avisou! Ainda bem que não vou ter filhos, porque senão podia sair um monstro mutante como o do filme "It's Alive!".

Olhando o lado bom da coisa, de repente eu poderia também ter ganho super-poderes. Já pensou, eu virar o "Lampião Verde", cujos poderes atômicos são derivados do seu poderoso lampião de acampamento radioativo? Seria uma espécie de versão tupiniquim do "Lanterna Verde"... ;-P

October 30, 2003

Ai meu apêndice...

Ontem à noite comecei a sentir uma dor forte no abdômem, até dormi mal... não sabia dizer o que era, pois não estava com nenhum outro sintoma.

Hoje de manhã decidi não ir trabalhar para tentar ir ao médico, pois a dor continuava. Arrumei uma consulta ao meio-dia, fui, o médico me examinou e levantou duas hipóteses: ou era uma virose ou eu estava prestes a ter um ataque de apendicite...

De lá ele me mandou para o hospital para fazer uma tomografia, assim daria para saber se era apendicite mesmo ou não. Até aí, beleza, eu pensei. Chego lá, eles me colocam na máquina e pronto.

Qual não foi minha surpresa ao descobrir que, para fazer o exame, eles precisavam encher meu intestino com um líquido para constraste. E digo mais, não era pela boca que se colocava o tal líquido... me lembrei de um post recente da Cintia.

Fui entubado, enchido de líquido e passado pela máquina. Depois voltei para casa (não sem antes ter que correr para o banheiro do hospital, claro, para me livrar do excesso de líquido).

Fui ao médico novamente à tarde, ele me disse que o exame não apontou nada de errado, então ele ia considerar meu problema como uma virose mesmo. Tenho que ficar esperto pelos próximos 2 dias, se piorar a dor tenho que correr para o pronto-socorro pois o médico falou que às vezes a tomografia não mostra nada, mas a apendicite pode estar lá.

Agora estou curtindo uma dor de cabeça. Ficar velho e caquético é uma dureza mesmo.

October 15, 2003

Noite de tempestade...

...a chuva caia sem parar, o vento soprava forte e estava bem escuro, lá pelas 11:00 da noite.

Sem dúvida, uma noite perfeita para (escolha uma das alternativas):

a) dormir
b) assistir TV
c) passear no pronto-socorro

Para saber a resposta clique no link abaixo.

Continue reading "Noite de tempestade..." »

October 7, 2003

Madrugada no pronto-socorro

Hoje não fui trabalhar de novo. Fui dormir bem depois das 4:00, por conta de uma visita ao pronto-socorro veterinário... ele está dodói.

Ontem à noite, como ficou bem frio, nós resolvemos fazer um agrado para os gatinhos e excepcionalmente deixar eles dormirem com a gente no quarto. Quando peguei o Van Gogh na caminha dele e coloquei na nossa cama, percebemos que ele estava tonto. Ele não conseguia se equilibrar direito e balançava de um lado para outro.

Daí a Switch resolveu pular em cima dele, o que fez ele começar a chiar para ela, o que não é normal. O Van Gogh então quis descer da cama, mas quando pulou no chão ele tomou o maior tombo. Também não era nada normal.

Fui atrás do gato para ver o que estava errado e pude ver que ele estava andando como se estivesse bêbado. Como a gente não tem bebida alcoólica pela casa, ou ele tinha feito "moonshine" escondido, ou alguma coisa estava acontecendo com ele.

Decidimos pela segunda hipótese (afinal ia ser difícil ele esconder uma destilaria clandestina da gente). Nos trocamos e levamos o gato para o pronto-socorro veterinário mais próximo, que fica aberto às noites e durante os finais de semana.

A médica examinou o gato, fez exame de sangue e tudo, mas não conseguiu achar nada de errado com ele. As hipóteses dela então são de que pode ser labirintite (ocasionada por alguma infecção no ouvido), pode ser uma forma de alergia à pólem que está aparecendo aqui pela região, que afeta gatos e pode provocar efeitos neurológicos ou, menos provavelmente, toxoplasmose.

Ela explicou que não era um derrame ou coisa parecida, então não achava que o gato corria perigo de vida. Deram uma injeção de anti-inflamatório e um antibiótico para ele e mandaram a gente levar o gato na nossa veterinária regular (eles vão mandar os resultados do exame para ela). Também deram mais anti-inflamatórios e antibióticos para a gente continuar dando para o Van Gogh durante esta semana e a próxima.

Ele tem consulta marcada para a quinta-feira. Ainda está tontinho, coitado... mas pelo menos não estava tendo nenhum piripaque fatal. :-(

September 26, 2003

Ainda doente...

Fiquei em casa novamente hoje... estou tomando remédio mas achei melhor dar uma folga para as costas, que ainda estão bem doídas. Espero aguentar assistir a peça de hoje à noite no teatro.

Pior que, além de estar com dor nas costas, também estou com a maior vontade de comer risole de palmito... :-(

September 25, 2003

Em casa

Estou com uma dor nas costas animal desde ontem. Na verdade, fiquei com dor no domingo, melhorou na segunda, voltou ontem.

Está bem ruim, já tomei uns analgésicos para dar uma segurada, mas vou ao médico depois do almoço (foi o mais cedo que consegui). Não fui trabalhar, não ia ter condição.

Update: fui ao médico. Ele me examinou e disse que é o problema é muscular, não tem nada nos pulmões, por exemplo. Receitou um remédio para eu tomar por 3 semanas, se não passar aí eu volto para tirar raios-X e o escambau.

July 23, 2003

Dor abdominal

Ai... ai... ai...

Será que foi algo que eu comi? Ou é apendicite?

July 19, 2003

Enxaqueca

A aura que anuncia a chegada da enxaqueca já apareceu na minha visão... daqui a pouquinho começam as marteladas na cabeça... :-(

July 17, 2003

Dodói

Um entre vários dos hematomas espalhados pelo meu corpo...

June 11, 2003

Dia de dentista

Hoje de manhã eu fui ao consultório da minha periodontista, para fazer a limpeza trimestral nos dentes.

Tive um problema de gengivite, que demorou alguns anos para curar. Apesar de não ter chegado a níveis catastróficos, afetou boa parte da minha boca. Tive que fazer cirurgias pela boca toda durante uns dois anos.

Minha boca está finalmente sadia, mas como eu perdi uma boa quantidade do osso da mandíbula -- a gengivite "come" o osso entre os dentes -- eu faço uma manutenção trimestral para ela não voltar, na forma de uma limpeza caprichada no dentista (na verdade, na periodontista).

Aqui tem uma página com explicações e até raios-x mostrando como acontece a perda do osso.

Quem faz as limpezas não é a minha periodontista, mas sim uma das "Dental Hygienists" que trabalham lá com ela. É um tipo de profissional que não sei se tem semelhante no Brasil... opa! Correção! Acabo de ser informado neste exato instante, via ICQ, que existe a profissão de "Técnico em Higiene Dental". Deve ser o equivalente. Eles fazem só limpeza e orientação sobre higiene bucal.

Depois de tantos anos de tratamento e orientação, acho que hoje sou escovador de dente com nível profissional. Nas últimas consultas elas até andaram elogiando a minha "técnica"... nunca imaginei que alguém um dia iria me elogiar por isso. ;-)

Se bem que, sinceramente, eu preferia não precisar receber esses elogios por nunca ter tido esse tipo de problema... mas fazer o quê?

May 29, 2003

Depois da consulta

Fui ao médico ontem à tarde. Aparentemente não tenho nenhuma doença exótica, é apenas uma sinusite que resolveu fazer hora extra.

Já estou tomando os remédios apropriados, segundo o médico eu devo melhorar rapidinho.

Update: esse xarope que estou tomando me dá um sono... ZZZZzzzz....

May 27, 2003

Ainda estou dodói

E não é que essa gripe, ou sei lá o que é, não passa? A esta altura deve ter virado pneumonia. Desde terça-feira passada que eu estou sem voz, tossindo e cuspindo catarro verde.

Tenho acordado (e mantido a Lydia acordada) durante a noite com ataques de tosse. Não adianta muito tomar xarope, acho que ficar deitado atrapalha. Ontem dormi parte da noite sentado na cama, para poder parar de tossir, depois da Lydia ter me forçado um chá quente, mel e limão goela abaixo. Ela, coitada, não aguenta mais ficar acordada a noite toda.

Meu médico ainda está de folga, só vai voltar ao trabalho amanhã. Marquei consulta com ele para as 14:45, o único horário vago. Vou ter que sair cedo daqui do serviço, mas paciência.

Bagel Lady de volta à ativa

A Bagel Lady apareceu aqui hoje, com sua cesta de bagels, de volta à rotina normal. Aproveitei para perguntar direitinho o que aconteceu com ela.

Ela teve foi um derrame cerebral. Ficou 12 dias hospitalizada até eles conseguirem entender o que aconteceu. Foram duas as coisas interessantes que ela me contou, uma foi a causa do derrame e a outra foi a experiência dela durante a duração do mesmo.

O derrame foi causado por uma ruptura espontânea (i.e. sem motivo aparente) da carótida dela. O rasgo provocou um coágulo que bloqueou o fluxo do sangue para o cérebro dela, e ocasionou dano cerebral felizmente restrito a 3 pequenos pontos não especialmente importantes, pois não deixou nenhuma outra sequela. A coisa chata é que os médicos não tem idéia do porque que isso tudo aconteceu.

O mais interessante foi a descrição dos acontecimentos durante a uma hora que durou o derrame. Segundo a Bagel Lady, ela não sentiu dor alguma nem perdeu os sentidos. Apenas... ficou burra.

Tão burra, aparentemente, que só foi se dar conta do que tinha acontecido depois que terminou o derrame e o cérebro começou a funcionar direito novamente.

Ela estava se preparando para ir num passeio de bicicleta (ela é ciclista aficcionada), quando a partir de um certo ponto ela começou a não conseguir se expressar direito, falava as frases pela metade. Também começou a ter alguns problemas de coordenação motora, mas continuou com os preparativos para o passeio mais ou menos normalmente.

A partir de certo ponto o cérebro dela voltou a funcionar de novo, mas ela foi se virar e a perna direita dela não respondeu. Aí ela percebeu tudo o que tinha acontecido. Aparentemente o raciocínio dela foi tão afetado que ela não conseguia perceber que tinha algo errado, simplesmente ia compensando pelo que ia parando de funcionar. Quando recuperou o uso da razão ela sentou e começou a chorar.

O marido, que estava com ela por todo esse tempo, notou algumas coisas estranhas mas, assim como ela, não percebeu a gravidade da situação. Quando ela começou a chorar e falou o que estava acontecendo, ele a levou para o hospital (mas ela ainda trocou de roupa sozinha, pois a essa altura já estava funcionando normalmente).

A nossa vida é uma coisa besta, não? Num minuto a gente está ali amarrando o tênis para sair de casa fazer os exercícios habituais, no outro está tendo um derrame e nem percebe. E depois vem o pessoal dizer que o corpo humano é uma coisa perfeita... o bagulho só dá problema!

May 23, 2003

Que casal mais podre

Ontem à noite foi a aula final da turma que estava fazendo o curso introdutório de aikidô atual. Eu estava indo também porque um cara que trabalha aqui comigo está fazendo, então eu ia para acompanhá-lo.

A Lydia também tinha voltado a fazer essas aulas, para pegar mais leve depois da longa ausência.

Só que eu ainda não estou legal, então fui ao dojo só para assistir à aula sentado fora do tatami. A Lydia chegou lá com uma enxaqueca ferrada... ela começou a aula mas teve que parar logo que começaram a treinar as cambalhotas. Então ela pediu licença e ficou sentada fora junto comigo.

Ficamos os dois lá assistindo a aula, eu tossindo e a Lydia com cara de dor. Coisa mais triste. ;-)

May 21, 2003

De volta

Gente, muito obrigado pelas mensagens de vocês me desejando melhoras.

Estou me sentindo um pouquinho melhor hoje, vim até trabalhar.

Ontem passei a maior parte do tempo deitado, pois as dores no corpo estavam fortes e eu não conseguia ficar sentado por muito tempo. Ainda acordei várias vezes esta noite para tossir, mas pelo menos acho que consegui descansar.

Acho que o pior já passou.

May 20, 2003

Estou dodói

Muito dodói. Nem fui trabalhar hoje.

Meu corpo dói, minha cabeça dói, estou tossindo... estou um bagaço. Passei uma noite muito ruim, acordando com dificuldade para respirar se deitava de costas.

Pelo menos ninguém que eu conheço foi diagnosticado com SARS, então acho que é alguma gripe normal mesmo. ;-)

May 12, 2003

Fornecimento de bagels ameaçado

Acabei de receber a notícia que a nossa Bagel Lady teve um ataque cardíaco na quarta-feira passada. Eu bem que estranhei que ela não apareceu por aqui na sexta.

Ela está passando bem, o ataque não foi grave e não deixou nenhum problema aparentemente. Mas ela ainda tem que fazer alguns exames e se os médicos não gostarem dos resultados, vão meter uma ponte de safena nela.

O que mais surpreende é que ela é jovem (acho que só uns anos mais velha do que eu) e é uma ciclista super-ativa, ela participa de maratonas de ciclismo e tudo. Acho que não tem jeito, certas pessoas tem isso codificado no DNA.

Espero que ela se recupere... senão quem vai entregar bagels aqui para a gente? ;-)

May 7, 2003

De volta à rotina

Ontem fiquei em casa vagabundeando, depois do exame... não podia dirigir, operar maquinário pesado nem me exercitar por 24 horas, por conta dos sedativos.

Na verdade, não me lembro de quase nada do exame. Depois que me levaram para a salinha onde fica todo o equipamento, eles me drogaram e eu dormi o tempo todo... acho. Segundo a enfermeira, o sedativo causa algo tipo uma amnésia leve mesmo. A Lydia me disse que depois do exame eu acordei várias vezes e falei com ela, mas eu não me lembro de nada até certo ponto, quando eu já tinha dormido o suficiente para me recuperar dos efeitos do sedativo.

O médico deu os resultados na hora mesmo, estava tudo bem. Ele não achou nada de anormal e me mandou fazer o exame novamente daqui 3 anos.

May 6, 2003

Peraí, onde você vai com esse tubo?

Nãããããããããããããããoooooooooooooo!!!!

May 5, 2003

...e falando em comida

Vou sair mais cedo do serviço hoje para começar a preparação para a colonoscopia de amanhã.

Pouparei vocês dos detalhes, só direi que a preparação envolve 4 litros de uma solução laxante (que ao contrário do que a foto possa indicar, não é nada gostosa) e infindáveis corridas ao banheiro.

May 1, 2003

Exame médico

Terça-feira tenho marcada uma colonoscopia.

Já é a segunda vez, a primeira fiz há um ano atrás. Como meu pai teve um tumor no intestino (teve até que remover um pedaço), meu médico recomendou que eu fizesse.

Dito e feito, tinha até um pólipo lá dentro, que ele extraiu. Este exame agora é só para ver se está tudo beleza, depois disso tenho que fazer de novo a cada 5 anos.

Não sabe o que é uma colonoscopia? Para uma explicação "light", clique aqui. Para uma explicação detalhada, incluindo imagens perturbadoras, clique aqui.

Eu não disse que às vezes a gente se expõe demais no blog? ;-)

April 24, 2003

Boa notícia (relativamente)

A Lydia foi ao médico na terça-feira, para ele avaliar o estado das costas dela depois desses 6 meses de fisioterapia.

Leitores mais antigos deste blog provavelmente se lembram das previsões apocalípticas da médica anterior que estava acompanhando o caso. Leiam o post anterior clicando aqui.

Pois bem, desta vez o médico que a Lydia visitou foi um especialista nessa área. Ele olhou os exames, os raios-X, fez uns testes na Lydia, e concluiu que ela pode retomar a atividade normal dela... incluindo aikidô.

Segundo ele a ruptura no disco vai sarar, mas quanto à hérnia de disco não se tem muito o que fazer, tirando operação (normalmente só para casos mais graves). Ele disse que pode-se fazer exercícios físicos por dias à fio e não acontecer nada, e ao se abaixar em casa para pegar alguma coisa no chão a hérnia pode piorar. Ou seja, não dá para prever, pode não acontecer nada nunca mais ou pode acontecer algo amanhã, tanto faz se ela está fazendo atividade física ou não.

A recomendação do médico é de que a Lydia leve a vida mais ou menos normalmente, só tomando alguns cuidados. Mas que não deve ficar se privando de fazer as atividades dela. Muito mais otimista do que a conclusão da médica anterior (que não era especializada nisso e acho que queria só tirar o dela da reta).

April 11, 2003

Livre afinal

Fiz a minha última sessão de fisioterapia hoje de manhã. Agora é manter os exercícios que a terapeura me passou, para terminar de recuperar meu ombro. Enquanto isso, minhas costas estão tão doloridas... presumivelmente por causa dos exercícios na fisioterapia. Mas não era para eu me sentir melhor depois que vou lá?

April 9, 2003

Lá vem enxaqueca!

Estou enxergando a "aura" que anuncia a chegada da enxaqueca. Daqui mais ou menos meia-hora... kaboooom!!!

Update às 12:40: graças aos poderes da medicina moderna, o poder destrutivo da enxaqueca foi reduzido de um míssil Cruise americano para um Scud iraquiano... ;-)

April 2, 2003

Atividades proibidas

Ontem, contrariando as ordens do meu médico, fui à aula de aikidô. Afinal, não fiz nada que não seja tradição por aqui... este país sofre de "surdez seletiva", quando o que é dito não convém, eles simplesmente fingem que não escutam...

Mas isso não quer dizer que não fui cuidadoso. A aula de ontem foi o início de um grupo novo que está fazendo o curso introdutório de aikidô, então a coisa foi bem tranquila. Hoje à noite tenho aula de armas, que também é menos intensa do que as aulas normais.

March 27, 2003

Um pouco menos dodói, mas ainda não 100% operacional

Ontem à tarde eu fui até a casa do meu sensei, que é praticante de Feldenkrais, para uma sessão. Ajudou bastante a minha omoplata, mas não tanto o pescoço. Vou fazer outra sessão com ele no sábado.

Esse método consiste basicamente em "ensinar" os músculos afetados a se relaxar novamente. É incrível como você acumula montes de tensão em partes do corpo sem perceber. Você tem que aprender a "convencer" seus músculos a relaxar, é um processo estranho, mas que até onde posso comprovar por experiência pessoal, funciona.

E, antes que alguém resolva me acusar de ser mané, isso não envolve nada dessas falcatruas tipo Reflexologia, Radiestesia, Reiki ou tranqueiras similares. ;-)

Através de movimentos pequenos e lentos, sozinho ou com a ajuda de uma outra pessoa (que nesse caso é quem move o seu corpo), você aprende a perceber como os seus movimentos são estruturados, o que é afetado, o que está ligado com o que, ao mesmo tempo localizando onde é que estão os focos de tensão muscular. O mais difícil é aprender a conseguir "largar" os músculos e deixar que a outra pessoa mova você sem ajuda, mas fazendo isso você ao mesmo tempo aprende a relaxar esses focos de tensão, o que elimina boa parte do desconforto e ajuda na recuperação.

Hoje de manhã, na fisioterapia, deu para perceber como montes desses princípios são compartilhados entre os métodos usados na fisioterapia tradicional, Feldenkrais e até, não tão surpreendentemente, na meditação Zen e o próprio aikidô. Muito louco.

March 24, 2003

O plantão médico informa...

Fui à fisioterapia hoje de manhã. Meu ombro esquerdo está melhor, aparentemente o golpe não afetou a lesão existente no meu manguito rotador. A tendinite está melhorando gradualmente com os exercícios e ultra-som na fisioterapia, mas não sei por quanto mais tempo ainda terei que tratá-la.