Um pouco menos dodói, mas ainda não 100% operacional

|

Ontem à tarde eu fui até a casa do meu sensei, que é praticante de Feldenkrais, para uma sessão. Ajudou bastante a minha omoplata, mas não tanto o pescoço. Vou fazer outra sessão com ele no sábado.

Esse método consiste basicamente em "ensinar" os músculos afetados a se relaxar novamente. É incrível como você acumula montes de tensão em partes do corpo sem perceber. Você tem que aprender a "convencer" seus músculos a relaxar, é um processo estranho, mas que até onde posso comprovar por experiência pessoal, funciona.

E, antes que alguém resolva me acusar de ser mané, isso não envolve nada dessas falcatruas tipo Reflexologia, Radiestesia, Reiki ou tranqueiras similares. ;-)

Através de movimentos pequenos e lentos, sozinho ou com a ajuda de uma outra pessoa (que nesse caso é quem move o seu corpo), você aprende a perceber como os seus movimentos são estruturados, o que é afetado, o que está ligado com o que, ao mesmo tempo localizando onde é que estão os focos de tensão muscular. O mais difícil é aprender a conseguir "largar" os músculos e deixar que a outra pessoa mova você sem ajuda, mas fazendo isso você ao mesmo tempo aprende a relaxar esses focos de tensão, o que elimina boa parte do desconforto e ajuda na recuperação.

Hoje de manhã, na fisioterapia, deu para perceber como montes desses princípios são compartilhados entre os métodos usados na fisioterapia tradicional, Feldenkrais e até, não tão surpreendentemente, na meditação Zen e o próprio aikidô. Muito louco.

Categories

About this Entry

This page contains a single entry by published on March 27, 2003 11:14 AM.

Ok, mais fotos was the previous entry in this blog.

Voltando para casa is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1