Vivendo perigosamente

| | Comments (11)

Ontem, depois do cinema, fomos até a casa de uns amigos nossos para bater um papinho.

O cara é um chef (mas não trabalha com isso atualmente), então invariavelmente a conversa acaba caindo em tradições culinárias brasileiras, pois ele tem muita curiosidade de aprender coisas novas. Ele ensina muitas coisas legais para a gente (e a comida na casa dele é estupidamente boa).

Ontem foi a vez de falar do nosso velho conhecido doce de leite. Explicamos que no Brasil a gente colocar a lata dentro da panela de pressão com água por 30 minutos. Ele e a esposa ficaram assombrados... eles já acham que cozinhar na panela de pressão é um ato corajoso, então colocar uma lata dentro da panela de pressão para eles é tentativa de suicídio. :-)

Ele levantou algumas hipóteses sobre como é que o leite condensado vira pasta, além de mencionar que praticamente tudo quanto é cultura usa leite condensado, menos os americanos por alguma razão que ele não sabe explicar.

É engraçado ver como coisas corriqueiras para nós brasileiros, como cozinhar feijão ou doce de leite numa panela de pressão, aqui causam assombro. O cara falou que ele quer tentar fazer o doce de leite, mas que vai fazer na panela mesmo porque nem ferrando colocaria uma lata dentro de uma panela de pressão... ;-)

A mesma coisa acontece, por exemplo, como os nossos chuveiros elétricos. O pessoal daqui não ia ter coragem de tomar banho nos nossos chuveiros aí no Brasil se soubessem como eles funcionam.

É de se admirar que ainda tem brasileiros vivos após tantas mortes por explosão de lata de leite condensado ou eletrocutação por chuveiro, né? :-P

Categories

,

11 Comments

Shibuya said:

Eu tenho um parente americano que ficou impressionado com o chuveiro elétrico quando veio em casa. Ele ficou tão impressionado que fez questão de ir a uma loja comprar um chuveiro no Brasil para levar pros EUA.

cintia said:

Lembro do Kim ter ficado espantado com o chuveiro la de casa. Ele tambem se espanta com os trabalhadores de construcoes, que usam pouco ou nenhum equipamento de seguranca! Aqui tem equipamento para proteger tudo de tudo!

Juliana said:

O pior é que panelas de pressão SÃO perigosas, quando velhas e/ou mal conservadas. Um exemplo dos perigos do feijão é o buraco de 10 cm de diâmetro que tem no teto (forro) da cozinha da casa do Felippe, causado por uma panela de pressão kamikaze.
Mas também não pode ser paranóico... acho que essas panelas são perfeitamente seguras, é só tomar cuidado, não ter amassados na panela, e cuidar sempre da borracha de vedação e da válvula.

Juliana said:

Acabei não explicando, o buraco no teto na verdade foi causado pela válvula da panela que voou com a explosão.
Agora eu me lembrei, certa vez conheci a mãe de alguém (não me lembro agora) que tinha um olho de vidro por causa de um acidente parecido!

Pistache said:

Sempre fiz doce de leite na panela de pressão e nunca tive problema, fica muito bom por sinal:P. Agora se seu amigo quizer fazer doce de leite no tacho, que nem minha vovózinha faz, haja muque e paciência, basta misturar leite integral com açucar e ficar mexendo sempre, até pegar o ponto.

Rodrigo_X said:

HEuaheauuheuahe, normal normal, mesma coisa aconteceu com os alemães que viram a gente no rodízio aqui em Campo Grande, eles queriam saber como que a minha irmã conseguira comer aquela coisa rsrsrsrs

Roberta said:

Mauro, lembra daquela nossa vizinha, a Dona Dolores? Lembra quando explodiu a panela de pressão na casa dela? Foi uma festa... feijão pra todo lado... rs
Quando o Valter e eu fomos comprar panela de pressão tinha uma muito legal com 5 válvulas de segurança, assim não tem pra ninguém, o feijão tem que ser muito saltador mexicano pra conseguir explodir aquela josta lá. rs
Mas que a panela de pressão faz parte do terror de muita dona-de-casa, isso faz! Eu tenho uma amiga que não faz feijão porque tem pavor da panela... quando o desespero aperta ela compra uma latinha de feijoada... eu, hein!
Essas panelas são seguras, basta cuidar bem das borrachas, manter a válvula sempre limpa e respeitar o limite que pode ser enchida. Cuidando bem, sempre tem!

Be said:

Sem falar nas casas que pegaram fogo, quando as dedicadas donas-de-casa estavam fritando bife!!! *rs* Eu odeio esse smoke detector dos cambau. *rs* Em todo caso, eu tenho a minha panelinha de pressão, comprada no Brasil (apesar de ter visto umas poucas, escondidas nas profudezas das prateleiras do Walmart *wink*).

Sobre o leite condensado e o creme de leite... bom, os americanos não sabem o que estão perdendo. Ainda bem que o Walmart (a gente mete o pau neles, mas eles quebram um galhão) tem uma meia-dúzia de produtos mexicanos, entre eles: La Lechera e Media Crema. :) Assim, não preciso usar whipping cream no lugar do creme de leite. ;)

Re said:

Oi, Mauro! Gostei do seu blog! Quanto a ideia do seu amigo de fazer o doce na panela normal, coitado, vai ficar o dia inteiro para o leite condensado cozinhar. Eu acho legal conversar sobre essas diferencas BR e USA (ou de qq outro pais). Eu tinha um amigo paquistanes aqui (ele voltou) e ele me contou um pouco sobre a cultura deles... bem interessante. Enfim, gostei daqui e voltarei mais vezes c/ certeza.
Beijos

lelei said:

minha sogra trouxe panela de pressao do Brasil, mas eu nunca usei, tenho medo tambem, e ja viu esposa de primeira viagem, so vou usar depois que fizer curso intensivo com a mamys pra perder o medao bobo

Kátia said:

Dei boas risadas com estes comentários sobre a panela de pressão...E acrescento uma....rs rs rs....eu fiquei sabendo de uma pessoa que explodiu a panela de pressão...rs rs...rs e o fogão da infeliz ficou achatado no chão...
|Sinceramente...eu uso a minha panela de pressão até para fazer arroz.....e fica maravilhoso..pronto em 3 minutos apenas.....como tudo...devemos mantê-la sempre bem limpa e conservada a tal da borracha de vedação...só para evitar barulhos estranhos e as tais explosões....rs rs rs rs rs
Um abraço.......

About this Entry

This page contains a single entry by published on September 29, 2003 9:48 AM.

Underworld was the previous entry in this blog.

Rubber Duckie, you're the one! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1