Main

February 11, 2006

Interpretação

O cenário: estávamos fazendo uma sopa de tubérculos e abóbora assados (batata doce, nabo, cenoura, abóbora, etc). Já havíamos passado quase tudo no liquidificador e colocado de volta na panela para dar uma última fervida. A Lydia estava passando a última remessa no liquidificador. Eu acendi o fogo.

O problema: a Lydia estava derramando a última "liquidificadorzada" dentro da panela, quando a sopa começou a ferver. E quando ferve, estouram umas bolhas enormes e vai líquido fervente para todo lado. Ela gritou para mim, com urgência: "stop! stop!"

A pergunta: o que, exatamente, ela queria que eu fizesse?

Deixem as respostas nos comentários, por favor.

August 4, 2005

Resposta do desafio

O pessoal está começando a reclamar, então aqui vai a resposta do último desafio.

A turma que votou em cocô chegou perto, mas errou o "fabricante"... vejam abaixo.

Essas lagartas malditas estão invadindo a horta e comendo os tomateiros. Foram denunciadas justamente pelos cocôs, que estão por todo lado no chão. Como se já não bastassem marmotas e besouros japoneses, agora isto...

Bom, ninguém ganhou nenhuma prenda desta vez (apesar da criatividade de algumas respostas). Vou guardar para o próximo desafio... ;-)

July 31, 2005

É hora de desafio!

Rufem os tambores... :-)

A primeira pessoa que identificar corretamente o que são essas coisas verdes na foto abaixo vai ganhar uma prenda.

Para o caso de não estar claro pela foto: são de formato cilíndrico, a da esquerda está de pé e a da direita está deitada de lado. A moeda está ali para servir de escala.

Deixem seus palpites nos comentários. Colocarei a resposta aqui no blog em alguns dias.

April 27, 2005

Resposta do passatempo

Poxa, só o Cido arriscou palpite... que decepção. :-(

Quem estava escondida na foto do post de ontem era a marmota. Ela estava na varanda da casa dela, que é embaixo do nosso barracão. Cliquem na fotinho para ampliar.

April 26, 2005

Passatempo

Encontre a coisa escondida na foto abaixo (clique para ampliar). Resposta na edição de amanhã. ;-)

June 1, 2004

Resposta do último desafio

A Spacey matou o desafio de ontem... para ver a resposta, basta clicar aqui.

O fundo da foto é mulch, madeira moída que se usa para não deixar ervas daninhas crescerem nos espaços entre as plantas do jardim.

May 31, 2004

Mais um desafio

Aqui vai um desafio fácil... o que é isso ao lado da moeda?

Nem vou oferecer prêmio desta vez, pois ainda não entreguei o prêmio ao último ganhador... mas Shibs, o seu jogo vai para o Brasil no mês que vem, viu?

December 12, 2003

Respostas do "Bichos de pelúcia"

Muito bem, gente. O Shibuya acertou as respostas do teste de ontem e receberá o jogo que ofereci como prêmio. Parabéns, Shibs! :-)

Só para oficializar, aqui vai o gabarito do teste. Incluí links nas descrições onde vocês podem obter mais informações sobre cada boneco e os animais ou seres que eles representam.

Nyarlatothep, o poderoso mensageiro de Azathoth, em uma das suas 1000 formas diferentes.
Polly, o Papagaio Norueguês Azul. Linda plumagem, hein?
A morte espera todos vocês com dentes terríveis, grandes e pontudos, delicadamente cercados por um pelinho muito branco e fofo. É o coelho dentuço que guarda a entrada de uma caverna no filme "Em Busca do Cálice Sagrado".
Rodan, um monstro voador comedor de gente, que costuma atacar o Japão (onde mais).
A ovelha assassina, fascínora terrível procurada por assalto à mão armada.
Um shoggoth, criado pelos Elder Things para a execução de trabalhos braçais. Bichos nojentos, mas úteis...

December 11, 2003

Bichos de pelúcia

Hoje eu fui até a loja de quadrinhos para buscar as minhas revistas e dei muita risada.

Eles tinham vários bichos de pelúcia diferentes lá à venda e... mas esperem, o que é esse rufar de tambores?

Como? Aaah! Está na hora de mais um desafio?

Ok. Deixem um comentário identificando corretamente os bichos de pelúcia das fotos abaixo (clique nelas para ampliar). Para facilitar, por favor coloquem os nomes na mesma ordem que as fotos.


A primeira pessoa a acertar todos leva um jogo "Deus Ex" original para PC. Se ninguém acertar todos, a pessoa que chegar mais perto leva.

Colocarei as respostas aqui no blog amanhã à noite. :-)

November 28, 2003

Respostas para quem precisa de respostas

Muito bem, gente. Aqui estão as respostas para as questões dos últimos dias.

A expressão que eu tentei representar na minha escultura é, como o Itiro rapidamente acertou, "chorando lágrimas de crocodilo".

Já o aquele objeto não identificado é... uma carteira! De alumínio!

Cada coisa que inventam hoje em dia... ;-)

November 27, 2003

O que é, o que é?

Alguém sabe o que é este negócio que eu comprei hoje? A régua está marcando em centímetros.

Coloco a resposta aqui amanhã.

November 18, 2003

Quem me conhece realmente? As respostas...

Aqui está o gabarito comentado do teste de domingo. Cliquem no link abaixo para ler.

Continue reading "Quem me conhece realmente? As respostas..." »

November 16, 2003

Quem me conhece realmente?

Bom... como todo mundo aparentemente está criando esse teste para ver o quanto você conhece a pessoa, decidi entrar na onda e criar um também.

Usei a versão mais complicada do teste, onde cada pergunta pode ter um valor entre 0 e 10. Ao invés de adotar valores lineares para os valores das respostas, normalmente no meu teste a resposta certa vale 10, a segunda mais próxima 7, depois 2, depois 1, depois zero, pois isso deve criar uma curva de distribuição mais interessante. ;-)

Para fazer o teste, clique neste link.

Update: os valor da segunda melhor resposta estava deformando demais a curva de distribuição dos resultados, então eu reajustei esse valor para 7. Também reentrei as respostas de todo mundo que tinha feito o teste antes da mudança, pois o site não recalcula automaticamente. Algumas pessoas mudaram de posição na tabela de scores por causa disso (o que está correto pelas respostas).

Em tempo: a média dessa pesquisa não é 50, portanto quem tirou valor mais baixo do que isso não precisa se chatear... se alguém acertar a média em todas as perguntas, fará 25 pontos. Se alguém acertar todas as segundas melhores alternativas, fará 70. A Lydia, por exemplo, acertou todas as melhores respostas exceto uma, que ela respondeu com a segunda melhor alternativa.

Último (espero) update: eu encerrei a pesquisa no site, mas não me toquei que eles iriam cancelá-la completamente... achei que iria ficar algum registro dela. Estava enganado. A pesquisa foi completamente removida do site.

August 20, 2003

Resposta do desafio desértico

Muito bem gente... todos os palpites já foram dados, aqui vão as respostas.

A pegada é de um Bighorn Sheep (esta foto não fui eu quem tirou):

O pássaro é um Condor da Califórnia (esta foto eu mesmo tirei):

Os Bighorns são muito populares nos petroglifos, mas atualmente encontram-se ameaçados de extinção. Os condores chegaram a ter sua população reduzida a apenas 22 indivíduos selvagens, mas um programa intenso de recuperação desde 1983 já elevou a população a quase 200. Eles estão sendo reintroduzidos no Grand Canyon como parte desse programa.

E agora eu estou com um problema. Alguém ganhou este desafio? Ninguém acertou a ovelha, apesar do Santiago ter chegado muito perto com o cabrito montês dele. A Pistache chutou vários pássaros e atingiu um condor no tiroteio, mas a Cintia deu nome e sobrenome para o bicho na primeira tacada.

Vou deixar a decisão com vocês, manifestem-se nos comentários. Divido o prêmio? Nesse caso, entre quem? Vasculhei aqui no meu armário e arrumei um outro jogo de computador para dar como segundo prêmio se for o caso.

August 19, 2003

Desafio desértico!

Muito bem gente... mais um desafio!

Tirei as fotos abaixo em Utah. A nota de dólar, como sempre, é para vocês poderem ter uma idéia do tamanho. Clique nas fotinhos para ampliar.

Esta tirei no Grand Canyon. Infelizmente não tive como colocar nota de dólar ao lado do bicho.

A primeira pessoa que identificar corretamente os dois animais (o dono da pegada nas duas primeiras fotos e o que está voando na seguinte) leva o meu Deus Ex original. Com postagem paga e tudo. ;-)

Colocarei as respostas aqui no blog amanhã à noite.

July 16, 2003

Respostas do desafio

Rufem os tambores... :-)

Os autores das pegadas do desafio de ontem foram um veado e um cachorro.

A do veado dispensa explicação, não? Tirando os que acham que eu moro num foco transdimensional e que tem leitões, antas e até aardvarks passeando aqui na frente da minha casa :-P, o resto do pessoal acertou tranquilamente.

A segunda série de pegadas merece uma explicação melhor.

O erro mais comum que o pessoal cometeu foi achar que se tratava de um gato ou outro felino qualquer. Os felinos costumam recolher as unhas ao caminhar, e só deixam marcas delas no chão em lugares muito fofos onde a "almofada" das patas deles afunda muito. O formato da pegada também indica um canídeo, não um felídeo.

O detalhe que valia bônus é que, apesar de na foto de baixo haverem pegadas de dois tamanhos diferentes, elas pertencem ao mesmo animal. As patas de trás de cachorros deixam pegadas menores que as patas da frente.

Resta agora a decisão sobre quem vai levar os prêmios... a primeira que identificou o veado foi a Pistache, e a Cintia identificou o cachorro. Devo um refrigerante para cada uma, pago quando as encontrar pessoalmente (me cobrem).

Acho que ninguém chegou suficientemente perto da resposta correta para merecer o jogo... vou guardá-lo para usar como prêmio num próximo desafio.

July 15, 2003

É hora de desafio

Muito bem, gente... mais um teste. E duplo, ainda por cima. Vamos ver quem está esperto aí.

Cheguei em casa hoje e vi, na terra que espalhei durante o final de semana, dois conjuntos de pegadas.

Cliquem nas fotinhos. Como de costume, usei a nota de dólar para vocês usarem como referência de tamanho.

O primeiro é este aqui:

O segundo é este:

Quem adivinhar que bichos fizeram essas pegadas ganha um refrigerante. O vencedor vai ser determinado pela ordem dos comentários deixados neste post.

E agora o bônus especial, para o pessoal que andou reclamando que meus prêmios são mixurucas... ;-)

Quem for realmente observador vai reparar em uma coisa sobre um dos conjuntos de pegadas. Acerte o que é e leve uma cópia original do jogo "Deus Ex" para PC.

July 2, 2003

Resposta ao desafio

Bom, ninguém respondeu corretamente ao meu desafio. Aliás, não chegaram nem perto. Esse era difícil mesmo.

A resposta é (rufem os tambores)... uma noz! Depois de seca, ela fica assim:

Eu e a Lydia colhemos nozes na segunda-feira. Temos duas nogueiras no quintal, mas os esquilos sempre comem e/ou enterram todas antes delas ficarem no ponto para a gente pegar. Desde que compramos a casa nós conseguimos comer somente uma única noz, que os esquilos perderam no meio das folhas secas no chão.

Este ano resolvemos não dar mole para eles, e colhemos um montão, mesmo um pouco antes da hora. Ainda não sabemos se vão ficar boas ou não, pois vai demorar um tempinho até elas secarem (pendurei elas numa redinha no vão entre o telhado e o forro, onde é bem quente).

Depois eu conto se as nozes ficaram boas ou não. :-)

Adendo: acabei de me tocar que uma expressão popular em inglês para um problema difícil de resolver é "a tough nut to crack"... :-P

June 30, 2003

Mais um desafio

Faz tempo que eu não faço isto... mais um desafio para os mateiros. Se você achasse isto aqui no mato, saberia o que é?

Quem deixar a resposta certa nos comentários primeiro ganha o prêmio de costume, um refrigerante. É pouco, eu sei, mas é de coração. ;-)


March 29, 2003

Resultado do teste

Muito bem, seus engraçadinhos... as respostas começaram com ninho de robin (um tipo de pássaro daqui), mas depois disso foi para ninho de Batman e descambaram completamente dali para a frente. Entre as pérolas, "Homem-Pássaro" e "El Niño" (leia em voz alta).

A "vencedora" desta vez foi a Andrea... pago-lhe uma Coca-cola ou refrigerante da sua preferência na minha próxima visita ao Brasil. :-)

Pois é, gente. Esquilos também fazem ninhos. Normalmente eles tem filhotes no inverno ou no verão. Durante o inverno, eles usam ocos nos troncos de árvores como tocas, mas no verão eles constroem ninhos nos topos das árvores com gravetos, folhas, fibra de vidro, cobertores, ou o que quer que encontrem disponível e pareça apropriado (já vi esquilos roubando estofamento de um sofá que tinha sido jogado fora e levando para cima da árvore). Normalmente esses ninhos só são visíveis durante os meses frios, quando as árvores estão sem folhas... como foi o caso agora.

March 27, 2003

Mais um teste

Chegou a hora de mais um teste para os mateiros da turma... o que é isso perto do topo desta árvore? Clique na imagem para vê-la maior.

É meio óbvio que é um ninho de alguma coisa. Agora me digam do quê... :-)

Adendo: infelizmente não consegui subir na árvore para colocar uma nota de dólar ao lado do ninho, para vocês avaliarem a escala... mas o bagulho tem possivelmente uns 50 cm de diâmetro.

January 28, 2003

Um mergulho na análise comparativa de excrementos

Esses mateiros não estão com nada... cada palpite mais furado.

Vamos lá, aqui estão as fotos do presente deixado no meu quintal e do bicho que o deixou. Cliquem nelas para ampliar.

Quem chegou mais próximo foi o Flávio Castro... só que, Flávio, só porque o bicho é um veado, não significa que ele também é viado... ;-)

Mesmo assim pago uma Coca (ou outro refrigerante) para você como prêmio.

Como consolação aos outros, realmente os "dejetos" dos veados são bem similares aos dos coelhos e esquilos, são só um pouco maiores e em maior quantidade. Para isso coloquei a nota de dólar como escala.

January 27, 2003

Mais um pouco de diversão fotográfica

Aproveitando que a Lydia novamente sequestrou a câmera digital do serviço dela, aqui estão mais umas fotos para o deleite de vocês. E mais um concurso!

Primeiro uma foto da nossa lareira acesa, quando eu contemplava se me enfiava ou não lá dentro para procurar a minha aliança (já leu este post aqui?), e em seguida uma foto da Lydia junto à nossa árvore adotiva, que atualmente está sem folhas por causa do inverno (se você não lembra desta história, leia aqui e aqui). Como sempre, clique nas imagens para ampliá-las.

E o novo concurso para os mateiros que lêem o meu blog... quando fomos tirar a foto da árvore, percebemos que algum dos nossos vizinhos selvagens deixou "presentes" pelo quintal. Alguém sabe a identidade do culpado? A foto está abaixo, com a nota de dólar (sugestão do Rodolfo) como escala. Clique nela para ampliar.

Vamos ver quem acerta desta vez... é fácil. ;-)

January 15, 2003

A solução do mistério

Primeiramente devo pedir desculpas... não me toquei que algum tipo de escala ajudaria (ou talvez atrapalharia). Da próxima vez, seguirei a sugestão do Rodolfo e colocarei uma nota de dólar ao lado das pegadas para vocês poderem calcular o tamanho delas.

E foi o mesmo Rodolfo quem chegou mais perto. As pegadas são de um esquilo...

Não entendeu como é que pode? Clique nas imagens abaixo para ampliar.

Rods, pago uma Coca-cola ou similar para você na próxima vez que eu for ao Brasil... :-)

January 14, 2003

Como a gente se diverte no inverno? Assim, ó...

Uma das atividades mais divertidas no inverno é limpar a calçada e o driveway, como vocês podem ver nas fotos abaixo (clique nelas para ampliar).

Outra atividade é ficar olhando a neve cair no quintal...

E ainda outra é ficar tentando adivinhar que raio de bicho deixa uma pegada assim... a gente sabe, e vocês?

Brincadeiras à parte, gosto muito do inverno aqui... é minha estação preferida. :-)

Update: talvez eu devesse ter mencionado isto aqui antes... deixem seus palpites no comentário, amanhã eu falo qual é o bicho.