Zatoichi

| | Comments (5)

Hoje fomos ao cinema assistir "Zatoichi", a mais nova versão desse personagem que é um clássico do Chambara (o cinema de época japonês).

Zatoichi é um massagista cego que viaja pelo Japão, sempre perseguido por inimigos e caçadores de recompensa. Apesar de cego, Zatoichi é um espadachim formidável, que usa o som, cheiro e tato para lutar.

Apesar da história típica (herói chega na cidadezinha onde gangues rivais de mafiosos estão lutando entre si pelo poder), o filme é muito bacana. Algumas histórias paralelas se desenrolam enquanto o passado dos personagens é mostrado através de flashbacks.

Além disso, o filme tem um componente sonoro muito legal, talvez para mostrar a dependência que Zatoichi tem com o som. Em várias passagens do filme, você se sente assistindo a um show do "Stomp!", onde as pessoas se movem e fazem coisas seguindo o ritmo da trilha sonora: aram o campo, martelam pregos, cortam lenha, etc, tudo seguindo a batida da música. E no final do filme tem um show de percussão. :-)

O pessoal mais "por dentro" vai reconhecer o ator que faz Zatoichi (e que também é o diretor do filme). É Beat Takeshi, que também trabalhou em "Battle Royale" e na série de TV "Takeshi's Castle", que inspirou as "Olimpíadas do Faustão" (eu já falei sobre isso neste post aqui).

Em tempo: o link no começo do post é para o site oficial do filme (em japonês, mas vale à pena olhar), mas para informação mais genérica vocês podem olhar na página do IMDB.

Categories

5 Comments

Juliana said:

Aí fica fácil perceber de onde veio a história do porco Zato-Ino! Aquele do nariz de madeira.

Este filme estava passando por aqui, mas não me deu muita vontade de assistir não :-P
beijos

Rique said:

Beat Takeshi é uma espécie de alter-ego de Takeshi Kitano; quando atua, o cineasta Kitano usa esse pseudônimo. Sua marca registrada é a expressão "rochosa" de seu rosto, o ar distanciado que praticamente não muda filme a filme (embora isso não tenha nada a ver com a inexpressividade dos atores-halterofilistas truculentos de outrora).

Kitano faz alguns dos filmes mais interessantes do Japão contemporâneo. Recomendo "Brother" para quem gosta de ação embasada na realidade, bem diferente das "viagens" hollywoodianas habituais.

Mauro said:

Ju, o Zato Ino foi inspirado no Zatoichi mesmo. Aliás, "inspirado" é até um eufemismo... foi copiado na cara dura mesmo. :-)

Rique, neste filme o Takeshi não fica com cara de pedra não, inclusive o Zatoichi dele tem uns tiques nervosos que o cara faz com maestria.

Tatitoxinha said:

Oi amigo ... também estive sumida por causa da mudança e do novo trabalho ... espero manter atualizado o blog e poder visitar mais vezes os amigos.


Beijus para vc e para a sua super mulher ... os passarinhos ... os gatinhos ...

About this Entry

This page contains a single entry by published on August 29, 2004 9:15 PM.

Os acidentes me perseguem was the previous entry in this blog.

Você é um gato ou um rato? is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1