A triste história de dois papagaios

| | Comments (9)

Os nossos dois papagaios vieram de uma agência de adoção em New Jersey. Fomos buscá-los no sábado no final da tarde, o lugar fica a 2 horas de distância de casa.

Eles foram resgatados de uma loja de animais, onde passaram a vidinha deles toda (eles estão com mais ou menos 1 ano e meio) dentro de uma gaiolinha minúscula.

O pessoal da loja, por motivos desconhecidos, os designou como "papagaios do mal" (sério). Consequentemente, não limpavam a gaiola deles e a única interação que tinham com os bichos era cutucá-los através das barras da gaiola.

Além disso, uma provável tentativa mal-feita de aparar as asas deles deixou um dos papagaios com um aleijão. Ele nunca mais vai voar, pois teve os primeiro segmentos das duas asas amputados. Ele também teve um dos dedos amputados.

Três meses atrás, a pessoa que opera essa agência de adoção de animais arrecadou o dinheiro necessário para comprar os papagaios. Além disso ela conseguiu uma gaiola de tamanho adequado, brinquedos, etc. Os papagaios foram levados para a casa dela onde devagarinho começaram a se recuperar dos maus tratos e abuso.

Depois de passarem 24 horas lá na nossa em casa, os dois já estão bem aclimatados. São uns amores. Eles ainda tem medo de serem acariciados, mas devagarzinho estão deixando a gente passar a mão neles. Mas mesmo assim eles gostam de serem pegos na mão e de ficar no ombro da gente passeando e brincando com as nossas orelhas e cabelo.

Me revolta (mas não me surpreende), que o pessoal da loja de animais tenha maltratado tanto esses bichinhos... sendo que eles são tão carinhosos. É crueldade absoluta e injustificada.

Felizmente para os bichinhos, alguém se importou o suficiente com eles para removê-los de onde estavam e achar um lugar definitivo para eles morarem.

Para a sessão de perguntas e respostas, clique no link abaixo.

Papagaio FAQ:

Qual é o nome deles?

O pessoal da loja tinha dado os nomes de Domingo e Malibu. Mas nós não sabemos se eles são fêmeas ou machos, pois essa espécie não tem dismorfismo sexual. Precisamos levá-los ao veterinário para que ele os examine e identifique corretamente.

Por enquanto, a gente chama eles por qualquer nome que vêm à cabeça. :-)

Quanto tempo eles vivem?

Dependendo da referência que você consulta, algo entre 20 a 30 anos.

Eles são papagaios ou o que?

A denominação exata da espécie em inglês é "sun conure" (Aratinga solstitialis solstitialis). A espécie é natural do noroeste do Brasil onde é chamada de "jandaia-amarela" ou "jandaia-sol" (além de outros nomes regionais). São psitacídeos, o que os torna parte da família dos papagaios, sim.

Eles falam?

Os conures falam sim. Esses dois ainda não falam nada, provavelmente devido à falta de contato humano decente. Mas com o tempo, talvez venham a falar.

Alguns papagaios, independentemente da espécie, nunca aprendem a falar. Varia de indivíduo para indivíduo. Mas mesmo se os nossos não falarem, não vão deixar de ser apreciados. :-)

E os gatos?

Estão só esperando quando é que vai sair o jantar... ;-)

Mas sério, os gatos estão bastante curiosos, mas não estão demostrando agressividade.

O fato dos papagaios terem ficado 3 meses na companhia de montes de gatos lá no abrigo também ajuda. Eles não tem medo dos gatos, e não pensam duas vezes quanto a avançar e bicar os gatos quando acham que eles estão abusando muito. O Van Gogh já tomou uma bicada na pata e não quer mais saber deles.

Vocês vão arrumar uma gaiola grande e deixar eles saírem também?

Sim... eles vieram com uma gaiola de tamanho adequado. Na verdade, eles tinham uma gaiola maior, mas não se sentiam seguros nela e a pessoa do abrigo a trocou por uma gaiola um pouco menor, onde eles se sentem mais à vontade. Com o tempo, talvez voltemos a colocá-los numa gaiola maior. Veremos.

Sobre deixá-los sair, é claro. Faz parte do cuidado com esses animais. Eles precisam sair da gaiola para se exercitar e para interagir com a gente. Agora no início esses passeios vão ser mais limitados, até eu treiná-los direitinho e aparar as asas da Malibu para ela não voar pela casa e se machucar. Mas depois eles vão ter mais liberdade.

Para que é o sininho na gaiola?

Para eles tocarem, oras. Eles gostam de coisas que fazer barulhinhos. ;-)

Mas especificamente, eles gostam de coisas que fazem barulhinhos enquanto eles as destróem... :-)

Gostei, quero um também!

Bom... tem algumas coisas que você deve saber antes.

Primeiro, se você realmente quer um, procure um papagaio que tenha nascido em cativeiro. Não incentive a remoção deles do seu habitat natural. Isso é uma crueldade sem tamanho, e um atentado contra os animais.

Segundo, papagaios tem o potencial de ser barulhentos... especialmente as espécies maiores. Treinamento e atenção adequados tornam os papagaios mais "educados", mas parte da natureza de ser um papagaio é fazer barulho quando está contente, assustado, ou quer alguma coisa. Se seus vizinhos vão reclamar ou se você não tolera barulho, um papagaio não é o animal de estimação adequado para você.

Terceiro, papagaios requerem atenção e interação com seus donos. Eles precisam brincar, conversar e ficar perto dos donos, ou desenvolvem problemas psicológicos que criam desvios de comportamento indesejáveis (gritos constantes, agressividade, auto-depenação e auto-mutilação entre outros). Eles são animais muito inteligentes que requerem estímulo constante para serem felizes. Não pense que você vai poder só deixar o bicho na gaiola, colocar comida, limpar e pronto. Você precisa ensiná-lo para obedecer algumas ordens simples (tipo subir e descer do dedo quando você manda, sem bicar ou reclamar) e treiná-lo frequentemente para ele não esquecer ou achar que não precisa mais fazer aquilo.

Quarto, você vai ter que ajustar a sua casa e seu modo de vida. Por exemplo, papagaios são extremamente sensíveis ao gás liberado por teflon aquecido. Você gosta daquelas panelas com revestimento anti-aderente? Pode esquecer. O papagaio pode morrer em questão de minutos enquanto você está cozinhando, mesmo se ele não estiver na cozinha. Velas perfumadas, purificadores de ar de ligar na tomada, Pinho-Sol, entre outras coisas, também são potencialmente mortais para os papagaios, provocando danos pulmonares rápidos e irreversíveis.

Estes são alguns dos principais fatores a serem levados em conta antes de você se decidir a adotar um papagaio. Pessoalmente eu acho que vale à pena, mas isso... é a minha opinião. :-)

Categories

9 Comments

Gerson said:

Achei demais esse seu post. Ficou muito legal e parabéns pela aquisição desse animalzinho. Falando nisso, sexta-feira fui fazer uma visita noturna monitorada no Zoo de São Paulo. A visita é para que possamos ver os hábitos de animais noturnos que normalmente ficam mais agitados. conheci um leão chamado Zeus, retirado de uma fazenda no interior de são Paulo. Por meses, após ter sido abandonado pelos donos, ele foi alimentado peos vizinhos, mas foi totalmente isolado de contato com humanos. é bravo pra caramba e pequeno e feio comparado aos outros leões do Zoo.

Uma sacanagem pessoas maltratarem assim animais!

Maiores detalhes sobre minha visista ao Zoo no Litania de Rá.

Boa sorte com os novos membros da família!

Cido said:

Triste mesmo a história dos papagaios, mas ainda bem que eles vieram parar aí na sua casa, Mauro! ;-)

Spacey said:

Pelo menos (infelizmente nao foi inevitavel para os pobres bichinhos, eu sei) esse sofrimento todo valeu apena pois eles finalmente acharam uma familia que os ama. :)

E voce conseguiu realizar o seu sonho, neh Mauro? :P

cintia said:

Sorte dos bichinhos que foram adotados pelo Mauro e Lydia.. ate eu queria ser adotada por eles ;)
Mauro, por que diabos eles eram considerados do mal? Eu, hein?

Rods said:

Mestre ... mestre ...

You are da man !!

Estou emocionado, sério.

Ah seu eu conhecesse o Osama ... Daria umas coordenadas prele.

Morte aos humanos !!

Falou !

Rods

Rods said:

Mestre ... mestre ...

You are da man !!

Estou emocionado, sério.

Ah seu eu conhecesse o Osama ... Daria umas coordenadas prele.

Morte aos humanos !!

Falou !

Rods

Be said:

Pois é, Mauro... o que existe de gente maldosa e ignorante neste mundo, não está escrito... Eu considero qualquer tipo de violência uma estupidez, principalmente a violência em relação a um animal... Sabe o que eu fico puta de ver? Aquele povo que curte "hunting"? Putz... nem me fala que eu já fico verde de raiva. :( Beijocas, Be.

Tatitoxinha said:

Mauro, olha o que eles me explicaram.

Que é uma doença que ela cria, um tipo de fungo que o organismo dela gera em função de nada, não tem nada haver com ambiente, stress, tabefe na oreia ... não estamos fazendo nada errado para que ela fique dodói.
Então como é criado dentro dela (ou da cabecinha!) eles tratam com corticóides.
Se em nós os corticóides já causam um monte de efeito colateral e conseqüências imagina naquela coisinha de 3 kg!

Mauro said:

Cintia, vai saber, eles são tão bonzinhos... "do mal" é o pessoal da loja, isso sim. :knife:

About this Entry

This page contains a single entry by published on September 15, 2003 10:49 AM.

Loro quer biscoito was the previous entry in this blog.

Visita ao veterinário is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1