Ontem fomos assistir “Spirited Away“, um animé do diretor Hayao Miyazaki, o mesmo de “Princess Mononoke” e “My Neighbor Totoro“.

Como esperávamos, o filme foi muito bom, ao mesmo nível de “Princess Mononoke”. Embora um pouco mais leve, e tendo sido lançado aqui nos EUA como liberado para qualquer idade, o filme tem uma boa dose de tensão. Como fomos na primeira matinê, tinha montes de gente com crianças. Alguns tiveram que ir embora porque as crianças estavam assustadas.

O desenho é muito bom, a cenografia e a trilha sonora são lindas, a história é bem contada. Você pode perder um pouco das sutilezas se não conhecer pelo menos um pouco de mitologia e tradição japonesa, mas não acho que é suficiente para estragar a experiência (é mais como se você aproveitasse mais do filme se souber, mas não perde se não sabe).

Definitivamente recomendado pelo críticos do departamento de cinema do Entre Quatro Estações. ­čśë

Adendo: me esqueci completamente!

No sábado à noite teve sessão de cinema na casa do meu sensei. Eles arrumaram um projetor emprestado, improvisaram um telão, e passaram o filme “Enlightenment Guaranteed“, um filme alemão muito legal sobre dois irmãos que vão para o Japão para passar um tempo num monastério Zen.

Em um tom levemente de comédia, o filme acompanha a trajetória deles, mostrando o processo que leva à transformação interior e o encontro do equilíbrio interno através de provações e tribulações durante a viagem da Alemanha e a estada no mosteiro no Japão.

Muito bacana também, me deu até vontade de passar uma temporada num mosteiro Zen também — a Lydia é que não ficou muito contente com a idéia. :-)