Arte marcial, ou matemática?
Ontem nós assistimos um filme chamado “Equilibrium“. A história é uma mistura de “Farenheit 451“, “1984“, “Admirável Mundo Novo” e “Matrix“.
Após a terceira guerra mundial, um novo governo totalitário decide que a causa dos problemas humanos é a emoção e decide erradicá-la através do uso compulsório de uma droga chamada “Prozium” e da eliminação de qualquer expressão da emoção humana nas artes, em pintura, literatura, escultura e mesmo coisas como decoração domiciliar. O governo espiona e fiscaliza todo mundo e os infratores, chamados de sense offenders, são capturados por agentes especiais chamados Grammaton Clerics.
Isso tudo é interessante, mas não é o importante para este post.
O que me chamou a atenção como algo que para mim é original, é que os cléricos usam uma arte marcial chamada gun-kata.
Segundo a história, essa disciplina permite ao usuário maximizar o efeito das suas armas, ao mesmo tempo mantendo-se fora da área de ação das armas dos inimigos. Tudo isso, vejam bem, baseando-se em análises estatísticas obtidas através do estudo de milhares de filmes de combate com armas de fogo. A idéia é que o lutador se movimentaria para se posicionar em áreas onde as pessoas estatisticamente não cobrem com suas armas, de uma forma onde ele pudesse também usar as armas dele com maior precisão e infringir o maior dano possível.
Depois que eu parei para pensar, é mais ou menos óbvio que o caráter otimizado dos movimentos das artes marciais pode ser expresso matematicamente, mas elas atingiram esse estado otimizado através de experimentação física e milhares de anos de tentativa e erro.
O gun-kata, mesmo sendo fictícia, é a primeira arte marcial que ouvi falar que foi desenvolvida do zero, à partir do uso da matemática. Seria esta, finalmente, uma arte marcial para geeks? ;-P
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/liquidox/www/diario/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399
Interessante esse filme, Mauro. Tenho a sensacão que o geek que divide o apartamento comigo gostaria muitíssimo de vê-lo. (Acredita que ele me chama de “geekete”? Hohohohohohohohohohoh)
Eu não sei se a origem é a mesma, mas no rpg do Cyberpunk 2020 havia uma arte marcial similar à apresentada no Equilibrium. Isso talvez reforce o lado geek da coisa.
O filme é muito bacana e foi depois de ver o Bale no Equilibrium e no American Psycho que eu passei a acreditar que ele podia ser mesmo o cara certo para Batman Begins.
Eu adorei esse filme. E para falar da parte RPG da coisa, o Cyberpunk 2020 tinha o Gun-fu, que era algo muito parecido com o Gun Kata mesmo (uso de pistolas como armas de combate e disparos a curta distância). e no suplemento “Mystic China” para o RPG da Paladium “Ninjas & Superspies” tem também uma arte marcial que usa armas de fogo.
Voces são muito pra minha cabeça de origem matemática! prefiro ir ao Pacaembu ver jogo do
corinthians onde a probabilidade vai por água a baixo !
Com certeza seria uma otima desculpa
Vou comprar o dvd pra assistir. 😉
Que doidera, mas mesmo assim parece interessante. Vou alugar.