" /> Captain's Blog: January 2003 Archives

« December 2002 | Main | February 2003 »

January 31, 2003

Fome Animal

Estou aqui na maior fome, esperando a mulher que passa de terça e sexta-feira vendendo bagels... não comi nada ainda hoje.

Para quem não sabe, bagel é uma espécie de rosquinha de massa de pão salgada, do tamanho de um donut (é como se fosse um donut mais denso, e salgado). Podem ser simples, ou ter gergelim, semente de papoula, cebola, ovo, espinafre, ou o que mais você quiser colocar na massa.

A gente corta eles ao meio e passa cream-cheese ou faz sanduíches... hummm... que fome. E a mulher que não chega nunca...

Update às 10:37: Ela acabou de passar por aqui... com licença que agora vou aplacar essa fera que está no meu estômago.

January 30, 2003

Ohmmmmmm... ohmmmmmmm...

Ontem consegui fazer zazen lá no dojo sentado em "quarter-lotus"... um dia ainda chego em "full-lotus".

Qual é o seu nome mesmo?

A minha irmã Juliana me mandou uma foto da gatinha dela, muito fofinha (clique para ampliar).

O detalhe é o nome da felina: Chinforímpola. Coitada...

January 29, 2003

Susto

Acabei de voltar de uma reunião surpresa aqui no serviço, para a qual todo mundo tinha sido convocado. Essas coisas assustam, principalmente em épocas como agora (já faz quase dois anos que a empresa não fecha contratos novos). Normalmente quando eles mandam embora alguém eles também chamam para essas reuniões surpresas, então fica todo mundo meio com a pulga atrás da orelha.

No final das contas, as notícias eram boas. Fechamos dois contratos novos nos últimos dez dias, e tem mais dois possíveis contratos no horizonte. Além disso, vamos mudar de prédio, para um outro complexo de escritórios que fica a uns dois ou três minutos daqui, mais para perto da minha casa, o que sempre ajuda.

Memento do aikidô...

...uma oval roxa, inchada e dolorida no meu antebraço, cortesia de um bloqueio do meu sensei contra um golpe meu.

Êta braço mais duro!

January 28, 2003

A ascensão e a queda dos blogs

O Rodolfo foi o primeiro da turma a encerrar o blog dele... quantos mais o seguirão? Vários dos blogs da minha lista de amigos e família estão criando teias de aranha (um inclusive supostamente é a teia de aranha).

Quando comecei, eu tinha medo que o meu blog fosse para o mesmo caminho, mas por enquanto pelo menos isso não aconteceu. Sempre quis manter um diário, e finalmente estou conseguindo.

Além disso, mato vários outros coelhos com a mesma paulada... mantenho o pessoal informado e entretido, me distraio, pratico minha redação, exercito minha atenção e imaginação para extrair coisas interessantes do dia-a-dia, etc.

Podem contar com o meu blog estar por aqui por um bom tempo ainda... ;-)

Um mergulho na análise comparativa de excrementos

Esses mateiros não estão com nada... cada palpite mais furado.

Vamos lá, aqui estão as fotos do presente deixado no meu quintal e do bicho que o deixou. Cliquem nelas para ampliar.

Quem chegou mais próximo foi o Flávio Castro... só que, Flávio, só porque o bicho é um veado, não significa que ele também é viado... ;-)

Mesmo assim pago uma Coca (ou outro refrigerante) para você como prêmio.

Como consolação aos outros, realmente os "dejetos" dos veados são bem similares aos dos coelhos e esquilos, são só um pouco maiores e em maior quantidade. Para isso coloquei a nota de dólar como escala.

January 27, 2003

Para quem nunca entrou numa caverna

Eu normalmente não coloco links para outros sites só por colocar, porque esse não é o perfil do meu blog. Afinal de contas, este é para ser uma espécie de diário, então coloco links somente para sites que tenham algo a ver com o que eu estou contando na hora. Mas para este vou abrir uma exceção.

Cavernas são um mundo à parte. A maioria das pessoas tem alguma concepção derivada de desenhos animados, filmes ou livros sobre cavernas, mas até a hora em que você realmente entra em uma, não faz a menor noção de como é.

Coloquem seus capacetes, acendam as lanternas, e entrem... (requer Quicktime).

Uma dica: as fotos são 360°... apertem o botão esquerdo do mouse e arrastem para mover, e as teclas [Shift] e [Ctrl] para dar controlar o zoom.

Mais um pouco de diversão fotográfica

Aproveitando que a Lydia novamente sequestrou a câmera digital do serviço dela, aqui estão mais umas fotos para o deleite de vocês. E mais um concurso!

Primeiro uma foto da nossa lareira acesa, quando eu contemplava se me enfiava ou não lá dentro para procurar a minha aliança (já leu este post aqui?), e em seguida uma foto da Lydia junto à nossa árvore adotiva, que atualmente está sem folhas por causa do inverno (se você não lembra desta história, leia aqui e aqui). Como sempre, clique nas imagens para ampliá-las.

E o novo concurso para os mateiros que lêem o meu blog... quando fomos tirar a foto da árvore, percebemos que algum dos nossos vizinhos selvagens deixou "presentes" pelo quintal. Alguém sabe a identidade do culpado? A foto está abaixo, com a nota de dólar (sugestão do Rodolfo) como escala. Clique nela para ampliar.

Vamos ver quem acerta desta vez... é fácil. ;-)

Só para criar controvérsia...

Hoje vi uma tira que achei muito legalzinha (clique na imagem abaixo para vê-la). A artista é bastante vocal sobre assuntos como a conservação do meio-ambiente e a superpopulação, e suas tiras refletem essas posições. Portanto, é bem capaz de alguém ficar bravo com as críticas... mas também, se não, qual é a graça? ;-)

Copiei a tira deste site aqui, se alguém quiser ler mais.

Um aviso, a página toca música. Alta e barulhenta. :-)

January 25, 2003

Não, Gandalf, nãããããoooo!!!!

Ontem à noite, conforme planejado, acendemos a lareira e ficamos assistindo TV bem quentinhos.

Lá pelas tantas eu, o foguista oficial, percebi que estava sem aliança... e eu tinha certeza de ter ela no dedo quando tinha ido buscar lenha lá fora, porque tomei cuidado para não raspá-la quando movi um bloco que segurava o toldo sobre a pilha de madeira. Não me lembrava de ter tirado o anel do dedo, e a única coisa que eu tinha feito era... mexer com o fogo na lareira!

Imediatamente me veio à mente a cena do filme do "Senhor dos Anéis" onde o Gandalf joga o Anel no fogo dentro do envelope, e eles mostram o papel queimando em volta do anel... só que com a diferença que a minha aliança com certeza derreteria se tivesse mesmo caído na lareira.

Comecei a revirar a casa toda, procurando o diacho da aliança, que não estava em lugar nenhum. Cutuquei as brasas na lareira, mas não dava para ver se tinha algo lá pois estava muito quente...

Me conformei então a esperar até de manhã, quando o fogo teria se extinguido completamente, para peneirar as cinzas e achar os restos mortais da aliança. E eis que quando fui arrumar as almofadas onde estava sentado, o anel sai rolando... tinha caído no meio das almofadas, o maldito.

Pelo menos eu não fiquei gritando "my....preciousssss..." ;-)

January 24, 2003

Até que enfim é sexta-feira

Felizmente, eu consegui terminar as coisas importantes que tinha que terminar até hoje aqui no serviço.

Esta semana eu também comecei a procurar alguma outra coisa para fazer da vida. Por vários motivos, o principal sendo que não aguento mais o clima morto daqui, e adicionalmente eu não sei até quando a empresa vai aguentar. Já faz acho que 2 anos que não conseguem vender sistemas novos, são os contratos de manutenção que estão segurando a barra.

Gostaria de arrumar um emprego pertinho de casa, ou no máximo não mais longe do que está agora, mas as ofertas são poucas. A maior parte é mais longe e isso iria me atrapalhar bastante com as aulas de aikidô, fora o aborrecimento de ter que dirigir a mais e não poder dividir o mesmo carro com a Lydia. Mas vamos ver. Enquanto não aparece nada, vou tocando por aqui mesmo.

Hoje planejamos ficar em casa, acender a lareira e assistir a um filme enrolados num cobertor. Hmmm... talvez seja melhor sem o cobertor, afinal vai ter o fogo ali esquentando a sala.

Além disso, a Lydia emprestou a câmera digital do serviço dela, então eu vou procurar algo interessante para fotografar e colocar aqui no blog depois.

January 22, 2003

Não adianta bater, porque eu não deixo você entrar...

Alguém aí se lembra desse "jingle" de uma propaganda muito antiga das Casas Pernambucanas, onde o frio bate à porta para tentar entrar numa casa? Aliás, procurando por um link da loja, acabei achando uma página deles que até menciona essa mesma propaganda. Infelizmente não tem nenhum filminho dela, ou arquivo com a musiquinha.

Bom, escrevi tudo isso simplesmente para dizer que está finalmente esfriando... hoje a temperatura não subiu muito mais que uns -9 °C, e amanhã a temperatura máxima vai ficar por aí também durante o dia, ou até mais frio se ventar. À noite deve cair para uns -13 °C. Bem gostosinho para acender a lareira e ficar assistindo TV.

Infelizmente, até eu voltar da aula de aikidô, lavar meu uniforme, jantar, tomar banho, etc, já está muito tarde para a trabalheira de pegar lenha e acender o fogo. Que vida mais sem romantismo.

Acho que a solução mesmo é instalar uma daquelas lareiras à gás... com controle remoto! Assim é só sentar no sofá, apertar o botão e PUF!!! lá está o fogo aceso... ;-)

January 21, 2003

Chegando num marco?

O número de acessos deste blog está chegando aos 2000, talvez ainda amanhã mesmo.

Não sei exatamente o quanto 2000 acessos em 2 meses e meio representam, mas considerando-se que eu divulguei o blog basicamente apenas para amigos e família, das duas uma: eu estou fazendo alguma coisa certa, que está atraindo o pessoal e fazendo eles voltarem sempre, ou então tem muito neguinho sem ter o que fazer por aí, que fica procurando blog pela internet e cai aqui por acidente... ;-)

Não que eu esteja reclamando, claro. Fico contente de aparentemente ter coisas para contar que são interessantes o suficiente para outras pessoas. Dessa gente toda que acessou o meu blog, não faço muita idéia de quantos ou quais são os amigos, família, ou gente que não conheço diretamente. Mas são todos benvindos, e por favor continuem a aparecer por aqui.

Agora só falta eu pensar em um jeito de ganhar dinheiro com isto... hmmm... ;-)

January 20, 2003

Qual é o filme?

Ontem eu e a Lydia demos uma passada no sex-shop próximo de casa, e enquanto estávamos lá dentro, tinha uma televisão passando um filme. De onde a gente estava não dava para ver a tela, só ouvíamos o som.

Ficamos um tempão olhando as mercadorias e ouvindo o diálogo do filme, cada um pensando para si mesmo e tentando entender que diacho de filme pornô era aquele, com diálogo parecendo que saiu de um filme de fantasia. Pelo diálogo, parecia uma produção erótica de boa qualidade, com história interessante.

Depois de vários minutos passeando pela loja, finalmente perguntamos em voz alta um para o outro "mas que filme pornô é esse?". Fomos então para a frente da TV para ver do que se tratava. Para nossa surpresa, era "Die Unendliche Geschichte", também conhecido no Brasil como "A Estória Sem Fim"...

Agora a pergunta é: será que a gente tem a mente tão deturpada que conseguiria encaixar o diálogo do filme num filme pornô, ou será que o diálogo tem mesmo duplo sentido? :-)

Mas isso nunca me aconteceu antes...

Peço desculpas aos meus leitores por não fornecer a dose de blog necessária nestes últimos dois dias... não tinha muito o que falar. Como já mencionei antes, às vezes não acontece absolutamente nada durante o final de semana... :-)

A peça na sexta à noite foi bem legal, contava a história de dois fazendeiros na década de 70, depois da chegada de um ator querendo aprender a "ser fazendeiro" para poder representar melhor um papel em uma peça. Um deles tem problemas mentais que foram causados por um acidente na guerra, e a história do que aconteceu se revela pouco à pouco durante a peça. Realmente teve comida após o espetáculo, mas como a gente tinha jantado antes só comemos mesmo uns pedaços de torta de sobremesa.

January 17, 2003

Vamos ao teatro!

Continuando com o nosso programa de ir regularmente ao teatro, hoje à noite iremos assistir "The Drawer Boy", uma peça sobre... sei lá o que. Mas ganhou prêmio, deve ser boa. :-)

Depois da peça, tem algum tipo de buffet que eles vão servir. Na última vez que fomos, era de bolos e tortas doces. Desta vez eu acho que é vinhos e queijos. Nós compramos ingressos antecipados de várias peças, justamente para poder ir nessas noites quando tem comilança. Afinal, como bom brasileiro, a gente tenta seguir a Lei de Gérson... ;-)

Incapacitado

Estou meio que mancando de uma perna... ontem na aula de aikidô eu repuxei um músculo na virilha, tive até que ficar sentado durante os dois últimos exercícios da aula. Por um momento ontem eu até achei que não precisaria mais da vasectomia... ;-)

January 16, 2003

Meditação Zen

Ontem fiz a minha primeira meditação Zen (zazen), lá no dojô de aikidô. Eles fazem isso antes das aulas de armas, mas na primeira aula nós não fizemos porque não tinhamos os nossos zafu ainda.

Muito interessante. Sempre quis aprender a fazer isso, se bem que "aprender" não é um termo correto quando se fala em Zen... seria mais um "desaprender", uma vez que o objetivo do Zen é esvaziar a mente e se tornar um com o nada.

Achei uns artigos introdutórios bem simples sobre zazen, leiam clicando aqui e também aqui. Os artigos estão em inglês, mas acho que a esta altura vocês já se ligaram que eu só coloco links para artigos em inglês mesmo, não? :-)

January 15, 2003

Caminho sem volta

Como minha contribuição à causa da extinção voluntária da raça humana, marquei uma vasectomia para o dia 3 de março.

Agora não tem mais volta. Nossa decisão (minha e da Lydia) de não ter filhos vai estar irrevogavelmente oficializada a partir do começo do mês que vem.

Para falar a verdade essa decisão já estava em vigor, mas as pessoas tendem a ignorar esse tipo de decisão e simplesmente assumem que você vai mudar de idéia depois. Pois bem... eu não vou. :-)

Adote uma gatinha preta

Não sei se tem alguém do Rio de Janeiro que lê o meu blog, mas enfim...

A solução do mistério

Primeiramente devo pedir desculpas... não me toquei que algum tipo de escala ajudaria (ou talvez atrapalharia). Da próxima vez, seguirei a sugestão do Rodolfo e colocarei uma nota de dólar ao lado das pegadas para vocês poderem calcular o tamanho delas.

E foi o mesmo Rodolfo quem chegou mais perto. As pegadas são de um esquilo...

Não entendeu como é que pode? Clique nas imagens abaixo para ampliar.

Rods, pago uma Coca-cola ou similar para você na próxima vez que eu for ao Brasil... :-)

January 14, 2003

Lobo Solitário, 12+ anos depois

Depois de mais de uma década, finalmente pude terminar de ler a história do Lobo Solitário...

A série foi impressa parcialmente aqui nos EUA no final dos anos 80, depois foi picada ainda mais para ser publicada no Brasil por várias editoras durante os anos 90, e finalmente foi lançada aqui nos EUA de novo 2 anos atrás, desta vez pela Dark Horse, que a imprimiu completa e seguindo a mesma divisão de livros da edição japonesa. O último dos 28 volumes foi lançado semana passada, e eu terminei de lê-lo hoje.

Mais uma das pendências da minha vida, finalmente resolvida! :-)

Detalhe: Gostou do boneco da foto linkada no começo do post? Então compre um, custa só US$400...

Ainda enrolando...

Acabei de falar ao telefone com um dos diretores executivos da companhia de esgoto daqui sobre o nosso problema. Leia mais sobre o problema aqui e... hmmm, estranho, eu podia jurar que tinha escrito mais sobre isso em outro post, mas não consigo achá-lo agora.

Bom, uma rápida recapitulação então. Após o encanador ter escavado o jardim inteiro para encontrar o problema com o cano, descobriu-se que a companhia de água, numa reforma que fez na rua, danificou nosso cano de esgoto... na verdade eles obliteraram o cano mesmo. A gente estava a meses sem ligação com o esgoto da rua. O resultado, como vocês podem imaginar, era uma merda só. Literalmente.

Tivemos que pagar pelo trabalho do encanador (um total de US$3500 já gastos), e ainda teremos que pagar para arrumar a calçada que foi quebrada durante o procedimento (mais US$900). Isso além de que teremos que repor a escadaria que ia da calçada até a entrada de casa (mais uns US$4000). Então falamos com a prefeitura da nossa cidade, e estamos cobrando da companhia de água e da de esgoto pelas despesas que tivemos por causa deles.

Esse diretor executivo da companhia de esgoto esteve lá em casa faz umas 2 semanas atrás para inspecionar o estrago e conversar com a gente. Na quinta-feira ele tem uma reunião marcada com um diretor da companhia de água para discutir como vão fazer entre eles para nos reembolsar.

Enquanto isso, a gente só pode ficar esperando para ver quanto vamos receber de volta... e tendo que economizar, porque a despesa até agora, menos da metade do total, já pesou no bolso.

Como a gente se diverte no inverno? Assim, ó...

Uma das atividades mais divertidas no inverno é limpar a calçada e o driveway, como vocês podem ver nas fotos abaixo (clique nelas para ampliar).

Outra atividade é ficar olhando a neve cair no quintal...

E ainda outra é ficar tentando adivinhar que raio de bicho deixa uma pegada assim... a gente sabe, e vocês?

Brincadeiras à parte, gosto muito do inverno aqui... é minha estação preferida. :-)

Update: talvez eu devesse ter mencionado isto aqui antes... deixem seus palpites no comentário, amanhã eu falo qual é o bicho.

January 11, 2003

Ufa! Acabei!

Acabei de fazer a minha parte na limpeza... passei aspirador na casa inteirinha (a gente limpa o chão todo com o aspirador) e tirei o pó de tudo, inclusive dos sofás e poltronas.

Além disso, subi no telhado para pregar uma das calhas no lugar (uma ventania ontem à noite quase a arrancou por completo) e limpar as folhas que estavam entupindo as outras calhas. Também aproveitei que estava lá em cima para inspecionar as chaminés e o telhado todo. Pelo menos não estava muito frio hoje para se ficar em cima do telhado (só estava -5 °C).

Demos uma parada para jantar lá para umas 19:00, então não é que eu fiquei todo esse tempo limpando... mas que demorou para fazer tudo, demorou. A gente limpa com capricho... :-)

Viva a preguiça!

Hoje levantamos mais ou menos ao meio-dia, depois de irmos dormir quase às 3:00 da manhã. Ficamos acordados até tão tarde assistindo "Y Tu Mamá También", um filme que vem sendo bastante elogiado. É bem legal, realmente, mas não achamos que foi um dos melhores do ano, como muita gente afirma.

Agora são 15:20, e finalmente vamos começar a nos mexer. Infelizmente temos que limpar a casa... ô preguiça.

January 10, 2003

Enchendo linguiça, parte III (e final)

Agora a lista dos pássaros... coloquei em português os nomes dos que eu sei, senão está em inglês mesmo. Passarinhos tem de monte, e como não são a minha especialidade, esta lista está bem resumida. A maior parte desses tem no nosso quintal (inclusive os patos), os outros nós já vimos nas redondezas.

garça, outro tipo de garça, abutre, sabiá (?), grackle, cardeal, blue jay, corvo, pato, ganso, falcão, finch, gaivota (por incrível que pareça, moram nos estacionamentos dos shopping centers), beija-flor, peru selvagem, rolinha, pica-pau.

Ufa, chega. Tem mais tipos de passarinho, mas eu não aguento mais.

Para terminar, répteis e anfíbios que já vimos em casa ou nas redondezas.

salamandra, snapping turtle, painted turtle, ringneck snake (capturei uma no estacionamento aqui do serviço e soltei no mato).

Enchendo linguiça, parte II

Aproveitando que encontrei um site legal que mostra os animais selvagens da região aqui onde moro, aqui vai uma listinha de alguns dos bichos que a gente já viu no quintal ou na redondeza de casa... clique no nome para ver a foto.

Esquilo, veado, mais veados, coelho, porco-espinho, gambá, cangambá, guaxinim, doninha, vole, chipmunk, marmota, raposa.

Enchendo linguiça

A Lydia me mandou um e-mail reclamando que eu não atualizei meu blog desde quarta-feira... então tenho que achar algo para contar.

Terminamos de assistir ontem ao DVD do "Le Pact Des Loups", um filme francês que havíamos assistido no cinema e achado muito bom. O DVD contém uma versão um pouco modificada do filme do cinema, com algumas cenas adicionais e uma a menos.

O estranho foi ver o filme na tela menor da TV. No cinema, o filme tem um impacto visual tremendo, que se perde na telinha -- e olhem que a nossa TV até que é grandinha (32"). Uma pena, mas mesmo assim, o filme ainda é legal. Acho que tenho que começar a pensar em comprar uma TV maior...

January 8, 2003

De volta aos problemas dentais

Fui à minha periodontista ontem para ver o que raios era esse machucado que apareceu na minha gengiva, e para meu alívio (ou constrangimento) o problema era comigo... machuquei sem perceber com o fio dental. Por alguma razão eu mudei o ângulo que passo o fio, e estou cortando a gengiva sem perceber. É só eu voltar a usar o fio dental como fazia antes que sara...

Graças à boa vontade do Windows...

...não pude instalar a minha webcam aqui no serviço. Não teve jeito de convencer a minha máquina a instalar os drivers necessários. E eu que achava que quem ia criar problema com isso era o meu chefe...

Estofado novo

Eu e a Lydia reformamos uma das cadeiras balans que ganhamos... trocamos a espuma e o tecido do estofamento. Ficou muito legal, e bem mais confortável, pois a espuma original das cadeiras estava muito gasta, como vocês podem ver pelas fotos da cadeira "antes" e "depois", abaixo (clique nelas para ampliar).

January 7, 2003

De graça até injeção...

Eu costumo receber as malas diretas da Games Workshop, fabricante de jogos de miniaturas. Umas duas semanas atrás recebi um panfleto falando que o Battle Wagon, uma van que vende peças de miniaturas avulsas, estaria em uma loja mais ou menos próxima daqui.

Ontem recebi uma carta deles avisando que eles fizeram burrada, o Battle Wagon não iria mais para aquela loja. Como consolação, mandaram um vale no valor de 10 dólares para ser gasto no Battle Wagon, quando ele finalmente aparecer na tal loja.

Como eu recebo duas cópias da mala direta, uma aqui no serviço e a outra em casa, agora eu tenho $20 em vales para comprar miniaturas... hoody-hoo!

Espero que eles cometam muitos mais desses erros no futuro... :-)

January 6, 2003

Oba! Peleja!

Quarta-feira começam as aulas de armas lá no dojô de aikidô... finalmente vou voltar a estudar luta de espada!

A aula começa com meditação zen, e depois além de espada, tem bastão (jô) e acho que facas também.

Lovecraft estava certo

O Animal Planet (canal afiliado ao Discovery Channel) passou um programa especial sobre as possíveis mudanças no futuro da Terra e a evolução dos animais, chamado "The Future Is Wild". O programa se concentra em 3 períodos: como a vida animal estará daqui 5, 100 e 200 milhões de anos.

Tirando o fato de que eles convenientemente eliminaram a presença dos humanos dizendo que a Terra se tornou um ambiente muito hostil para a gente viver (imagino por que será?) e que os humanos fugiram para outros planetas pela galáxia, abandonando a Terra para trás, o programa é baseado em estudos e previsões de um grupo de cientistas sobre as mudanças no meio-ambiente e o efeito que isso terá nos animais.

E adivinhem: segundo eles, em 200 milhões de anos (veja clicando aqui) a Terra será dominada por lulas terrestres gigantes e lulas arbóreas inteligentes (a primeira forma de vida inteligente depois do homem). É a cria de Cthulhu, finalmente dominando a Terra! Iä! Iä! Cthulhu fhtagn! :-)

January 3, 2003

Voltei do dentista

Acabei de chegar em casa, vindo do dentista. A boa notícia é que no final das contas, as obturações estavam intactas, a dor foi só do trauma da mordida... a má notícia é que tinha uma cárie no dente ao lado, que ela já aproveitou para obturar. Agora está beleza...

...tirando um abcesso ou algo assim que apareceu no outro lado da boca, que vou ter que ir na minha periodontista para examinar. Não é uma beleza?

January 1, 2003

Saldo de final de ano...

...uma obturação trincada num molar superior esquerdo, vítima de uma pedra na lentilha. Malditas tradições de final de ano!

Fora isso, passamos a virada de ano jogando Jenga, Roborally e uma partida abortada de Trivial Pursuit, pois ninguém conseguia responder nenhuma daquelas perguntas (os links estão em inglês).