Revisitando Cosmos

| | Comments (4)

Estamos reassistindo "Cosmos", a minissérie escrita e apresentada por Carl Sagan, que assisti na TV há uns 20 e tantos anos atrás. Reassistindo no meu caso, pois a Lydia nunca tinha visto, mas está adorando.

Sobre o Carl Sagan, só tenho um comentário: êta cabra bom.

Essa série é um dos melhores documentários científicos que já assisti, e 25 anos depois de ter sido feito ainda é super-atual. A edição que está sendo distribuída pela revista Superinteressante é a uma versão remasterizada e atualizada, com comentários extras de Sagan mostrando alguns avanços que haviam ocorrido desde a filmagem da série.

Assistindo a série, que reconta a história do universo e da criação da ciência, combinando física, astronomia, biologia, etc, não me canso de pensar como aquilo tudo é bonito e inspirador. O universo é uma coisa linda, e a ciência, fruto da curiosidade humana que nos possibilita entendê-lo, também.

A série é narrada de uma maneira simples e agradável, que mostra o quanto interessante é o processo científico, não como é ensinada nas escolas. Pessoal mais jovem que nunca assistiu essa série, façam um favor à vocês mesmos: passem na banca e comprem. Vocês não vão se arrepender.

Eu fiz um curso de física muitos anos atrás, super-compreensivo, que era ensinado da mesma maneira, mostrando o lado humano dos cientistas, contando a história deles e todo o processo pelo qual passaram para chegar nas descobertas deles e daí entrando na teoria pesada, e foi uma das coisas mais legais que já fiz em termos de curso. Foram 3 ou 4 semestres, se não me engano. O curso não era vinculado a nenhuma escola, era um cara que dava por fora e era pago, mas valeu cada centavo. Se as aulas de física e matemática nas escolas fossem dadas como o Carl Sagan apresenta a série, garanto que muito menos gente iria torcer o nariz quando ouve falar desses assuntos.

Categories

4 Comments

Voce comprou nessa ultima vez que foi ao Brasil? Vou procurar se tem a serie aqui nos EUA pra vender em DVD tambem...deve ser bem interessante mesmo.

Mauro Author Profile Page said:

Lu, não comprei, ganhei de um amigo. Os DVDs são meio estranhos, cada um é de uma marca diferente e o nome da série está escrito com caneta neles. Mas enfim... ;-)

ROBERTA said:

Carl Sagan é poderoso! Graças a ele a ciência ficou mesmo mais interessante e atraente para todas as pessoas, de todas as faixas etárias... ele aproximou o cientista do homem comum e desmistificou a ciência, mostrando como ela faz parte do nosso dia-a-dia e que não é coisa de maluco nerd que fica isolado em um laboratório subterrâneo no meio do deserto rsrs

About this Entry

This page contains a single entry by published on December 17, 2005 11:08 PM.

A cara de Jesus em todo lugar was the previous entry in this blog.

Peleja! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1