The Grudge

| | Comments (4)

Ontem à noite fomos ao cinema assistir "The Grudge", o remake americano do filme de horror japonês "Ju-On: The Grudge".

O filme é satisfatório, dá sustos e arrepios, mas é tudo meio na "trapaça", pois a história não é grandes coisas. Então, por mais arrepiantes que sejam algumas cenas, fica aquela sensação de que a coisa podia ser melhor. Nesse sentido, ainda prefiro "The Ring".

Aliás, os japoneses tem que começar a inventar coisas diferentes para colocar em filmes de horror... para variar um pouco dos creepy molequinhos fantasmas e garotas fantasmas cabeludas. Desse jeito o povo vai enjoar... ;-)

Mas falando sério, acho que essas meninas fantasmas cabeludas são como os japoneses normalmente vêem os fantasmas. A gente tem na cabeça aquele fantasma com lençol e corrente, mas os japoneses tem as yurei, espíritos de mulheres que assombram um local, em busca de vingança. Nesta imagenzinha, dá para ver na hora a semelhança entre uma yurei e a Samara ou a fantasma cabeluda do "The Grudge".

Algum dos meus leitores de ascendência japonesa poderia comentar esta minha hipótese?

Categories

4 Comments

fani said:

Que bom que vc voltou ã ativa com seus comentários maravilhososss!
Estou muito feliz, porém não se esqueça também de me mandar algum e-mail once in a while, ok?
Como está o frio por aí e tbem a preparação para as festas de fim de ano?
beijos Fani

Moska said:

Na verdade yûrei é qualquer fantasma ou assombração que fica na terra para corrigir algum mal ou por vingança. Sempre são retratado(a)s com kimonos brancos (no Japão feudal branco era a cor da morte) e com um triângulo na cabeça, e muito pálido(a)s. Precedendo sua aparição, sempre tem um fogo-fátuo que é outra forma popular de representar uma assombração. No mais você está correto, a forma feminina sempre é uma mulher com longos cabelos soltos.

Mauro said:

Moska, pelo que eu sei, tradicionalmente os yûrei homens são mais raros, a maior parte é mulher mesmo. E o triângulo na cabeça foi uma convenção para o teatro, para o público poder distinguir os fantasmas dos personagens vivos, mas que depois acabou sendo incorporada à tradição. É isso mesmo?

Mas o que eu queria saber mesmo é se a minha idéia está correta, que os japoneses quando pensam em fantasma, pensam primeiro numa mulher de branco com cabelão preto comprido, etc, e que isso acaba refletido nesses filmes de terror na hora de bolar o visual das assombrações.

Moska said:

Yesss, com certeza. É como você comentou do "fantasma ocidental" com lençol e corrente, a mulher cabeluda de branco é um estereótipo de fácil identificação para os espectadores japoneses.

About this Entry

This page contains a single entry by published on December 4, 2004 2:22 PM.

Hic! Hic! was the previous entry in this blog.

The Shape Of Things is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1