Quase menos dois

| | Comments (11)

Este post era para se chamar "Menos Dois" e contar que o Domingo e a Malibu foram morar em outra casa.

Não comentei nada antes porque esse era um assunto muito difícil para a gente e eu simplesmente não estava com a menor vontade de discutí-lo com ninguém.

A gente vinha pensando se não seria uma boa idéia achar uma outra casa para os papagaios. A gente não tem tanto tempo mais para lidar com eles: a Lydia está fazendo montes de trabalho freelance à noite e eu estou esgotado e com os ouvidos cansados depois de um dia martelando, então dependendo do dia não posso nem ficar muito por perto deles. E eles ficam ranzinzas porque não recebem o monte de atenção que precisam.

Eu mandei uma mensagem para uma lista de donos de papagaios da qual faço parte, e uma pessoa se voluntariou para ficar com eles. A gente foi levar os passarinhos para lá no sábado, o lugar fica à mais ou menos uma hora daqui.

Chegando lá, vimos que o lugar era a maior bocada. A mulher tem um monte de papagaios numa casinha minúscula e toda detonada. Mal entramos e já vimos que nem ferrando iríamos deixar os nossos lá. Conversamos, enrolamos e a Lydia falou que precisava de mais tempo. Fomos embora.

A gente tinha passado uma semana horrível, se remoendo por causa da nossa decisão de dar os passarinhos. Na volta, depois de ver o risco que os passarinhos correm de acabar vivendo num ambiente inadequado, decidimos tentar de novo. Vamos ver o que podemos remodelar na casa e na nossa rotina para tentar dar um pouco mais de atividade para os papagaios e deixá-los menos entediados.

Os dois estão aqui na minha frente agora, dormindo no poleiro entre o meu teclado e o monitor. Nem fazem idéia do que escaparam... para eles, foi só um dia de passeio. Pelo menos eles se divertiram. :-)

Categories

11 Comments

Mauricéia said:

Puxa Mauro, deve ter sido uma decisão muito dificil de tomar, nem imagino o que devem ter passado, pois estes pequenos seres se tornam tão importantes para nós, tomara que vocês consigam a realizar o projeto de vocês em relação a eles.
Fico torcendo.
Bjks.

Érica said:

Poxa Mauro... eu realmente não sei quanto trabalho os papagaios dão mas não existem brinquedinhos ou uma gaiola maior ou o que seja que exija menos de vocês e os deixe mais auto-suficientes?

Tem que ver tb que eles podem estar mal-acostumados com o monte de atenção que antes vc podia despender... eu imagino, mas não sei se estou certa, que só por eles terem um ao outro eles já ficam menos carentes... como gatinhos mesmo... se vc tem um só, ele vai estar sempre por perto pedindo carinho, se vc tem mais de um eles se fazem cia e às vezes vc é que quer que ele vá te procurar mas eles estão lá, dormindo juntinhos um do outro, brincando... é claro que eles vem pedir carinho, fazer agrado mas ficam menos carentes...

Silvio said:

Mauro,

Não sei se você deixa os papagaios numa gaiola ou soltos pela casa, mas uma opção que vi aqui uma vez em SP é de ter uma área grande e repleta de brinquedos, pedaços de tronco, folhagens, reproduzindo um habitat e deixando-o com várias opções de brinquedos.

Deve ser caro e nem sempre possível montar uma infra destas, mas aí vai minha opinião.

Estamos com um dilema lá em casa. Temos 2 gatos num apto tamanho médio e estamos na dúvida do que fazer quando a Ana ficar grávida.

A gente sempre escuta que deve-se ter cuidados com recem nacidos e gatos em casa e muita gente pergunta o que a gente vai fazer com os gatos (na verdade a gente quer é manter eles com a gente, no matter what)

MAs sempre é uma dor de cabeça.

Lydia said:

Érica, temos montes e montes de brinquedos para eles. O Mauro até troca os brinquedos deles toda semana para eles não enjoarem. Eles ficam bem em casa sozinhos e fazem companhia um para o outro. A Bunny tb adora ficar perto deles, ela dorme no balcão da cozinha perto da gaiola.
O problema é que quando estamos em casa a Malibu não quer saber de ficar com o Domingo e nem brincar com brinquedo nenhum, ela só quer ficar com a gente e mexendo em tudo que estamos mexendo. Já o Domingo fica quietinho brincando com os brinquedinhos deles.

Sílvio, o nosso sonho é ter um vivero para eles, mas não temos espaço nem grana para isso agora. Lembre-se que aqui ficar super frio no inverno, então o viveiro teria que ser dentro de casa.

Nós estamos especulando o que vamos fazer para dar mais entretenimento para eles não ficarem tão dependentes da gente.

Lydia said:

Ah Sílvio a respeito dos gatos com o nene, temos montes de amigos aqui que têm gatos e não tiveram problema nehum quando seus filhos nasceram. Muito pelo contrário, os gatos adoram dormir no quarto das crianças. Os gatos só ficaram um pouco mais carentes.

ROBERTA said:

Que bom que eles ficaram! :-D

Mary said:

Ah, Mauro e Lydia, que pena! Que bom que vocês são responsáveis e não entregaram os bichinhos pra mulher maluca. Aí perto de vocês não tem um tipo de RSPCA, não? Onde bichinhos podem ser doados?

Érica said:

Oi Lydia!

Eu acho que vcs conseguem manobrar isso sim... pelo jeito a Malibu só tá mal-acostumada mesmo! Momento tv pode ser cultura :P eu vejo esse programa no Animal Planet e ele mostra donos que adoram seus animais mas por uma razão ou por outra estão tendo problemas de comportamento com eles, ou seja, o animal late demais, morde, assusta visitas, mia a noite inteira, etc... E eles sempre mostram (óbvio que eles não iam mostrar os fracassos mas...) que com algumas alterações no comportamento do dono e no ambiente do animal ele muda e bastante. Eu infelizmente não poderia estar mais longe de ser uma especialista mas acho que se vcs passassem a dar atenção pra Malibu só quando ela não estivesse fazendo barulho e algazarra ela aprenderia que esse comportamento não é recompensado e talvez o abandonasse...

Quanto ao baby Silvio, meu pai acabou de ter 3 e minha madrasta manteve todos os gatinhos (no ap deles ela tem 2 ou 4) e por enquanto tudo positivo e operante. Eles não incomodam os nenês, na verdade até parece que foi criada uma zona dos nenês e uma dos gatos, como a Lydia mencionou eles ficaram um pouco mais carentes mas sem problemas. Fora isso, o Du foi criado com gatinhos na casa, um médico até chegou a falar que por causa da asma ou bronquite dele a Sônia (minha sogra) teria que se livrar dos gatos mas ela mudou de médico e os gatos e o Eduardo estão ótimos até hoje ;)

Lydia said:

Mary, não queremos mandar eles para um abrigo sem saber se eles vão arrumar um lar para eles. Queríamos achar um lar bom onde sabíamos que iam ficar contentes. Já estava muito difícil ter que dá-los, dá-los para um lugar com um futuro incerto nem pensar.

Érica, esta foi a primeira tática que experimentamos mas teve efeito reverso, ela começou a gritar mais e mais alto. Estamos experimentando outra tática agora. We'll keep you posted.

Magali said:

Voces devem ficar com eles e nao se irritar tanto com o que fazem ou nao......elese devem amar voces e preferir ficar num ambiente legal... a preocupaçao deve ser > de voces do que deles...relaxem.....filhos são piores.......
beijos de quem tem 2 pastores ( na chacara)
Magali

Gi said:

Fico imaginando que deva ser interessante e bom para os olhos ter um lindo papagaio desses em casa.. É, eu acho que eles devem ser levados para um lugar onde as pessoas saibam cuidar deste tipo de animal.

About this Entry

This page contains a single entry by published on October 24, 2004 5:24 PM.

Posição suspeita was the previous entry in this blog.

Sai capeta! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1