Para usar como referência

| | Comments (3)

Um dos vizinhos aqui está se mudando e ele fez um "garage sale" no domingo. Ele tinha um monte de livros lá para vender então eu comprei todos os que me interessavam por $1 (preço pelo lote todo).

Tinha lá dando sopa uma bíblia, então eu achei que pelo preço valia à pena pegar, para eu ter aqui em casa como referência. Além do mais, eu preciso ler o livro de capa à capa novamente, já que volta e meia aparece alguma discussão sobre isso.

O interessante é o título: "Holy Bible - The New Revised Standard Version, Catholic Edition". Ou seja, além de ser uma nova versão, foi revisada e depois ainda foi alterada para ser a edição católica. Na capa de trás, em letras grandes, o anúncio "A New Standard".

Inspira muita confiança mesmo, já que supostamente isso é a "palavra verdadeira" de Deus, imutável e inerrante. Como pode ser "verdadeira" se tem um zilhão de versões diferentes, cada uma clamando para si a distinção de "versão correta"?

E ainda tem gente que tem a capacidade de achar que o bagulho é literal. Tsk, tsk, tsk.

Categories

3 Comments

Spacey said:

Mauro, deixa eu só te explicar uma coisa... A bíblia católica difere da bíblia protestante, por possuir alguns livros a mais no antigo testamento, ou seja, é a bíblia na íntegra. A bíblia protestante não possui os livros 1,2, Baruc, Eclesiástico, Judite, Macabeus, Sabedoria, Tobias, além de terem sido "editados", ou seja, cortados, algumas partes de outros livros, como os de Daniel e Esther.

Mary said:

Que coisa interessante, Spacey! Dessa eu não sabia, mesmo depois de uma década estudando em colégio de padres católicos. Mauro, cê comprou mais livros na garage sale? diz quais são!

Mauro said:

Spacey, sobre a bíblia católica ser "a bíblia na íntegra"... os católicos são acusados por outras facções do cristianismo de terem deturpado a bíblia e mudado montes de coisas no texto mesmo, não só por adicionar livros extras. Então meu comentário ainda vale, eu acho.

About this Entry

This page contains a single entry by published on June 9, 2004 8:27 PM.

Minha primeira passagem de texto was the previous entry in this blog.

Surdez is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1