Perguntas & Respostas

| | Comments (18)

1) Ouvi dizer que você e a Lydia são "childfree"... isso é alguma doença?

Não. "Childfree" (ou CF) são pessoas que, por qualquer razão, decidiram que não querem ter filhos.

2) Aaaah. Entendi. Vocês não gostam de crianças.

Não. Só porque não queremos ter filhos, não significa que não gostamos de crianças.

Por acaso o fato de eu não querer ter uma piscina no quintal significa que eu não gosto de nadar em piscina? Ou de eu não querer ter um urso significa que não acho ursos uma fofura?

Grande parte dos CFs inclusive trabalha com crianças, são professores, voluntários em caridade, etc. O fato deles não terem crianças próprias contribui para que eles possam dedicar energia e tempo para as crianças que já estão por aqui.

Claro que tem CFs que não gostam mesmo de criança, mas qual é o problema com isso? Afinal, é um direito deles. O fato de existirem muitos pais que não gostam de criança é que é uma coisa ruim.

3) Como vocês sabem se não querem ter filhos, se vocês não fazem idéia do que é ter um?

Permita-me discordar. A gente sabe muito bem o que é cuidar de crianças e o que tem que fazer para educá-las. A grande maioria dos CFs não toma essa decisão simplesmente do nada, muito pelo contrário. Eles sabem exatamente as razões por não quererem ter filhos (o que não pode ser dito da grande maioria das pessoas que os tem).

A gente pesquisou, analisou, pesou os prós e contras, e no final decidiu que nossa vida está boa do jeito que está e que não valia à pena bagunçar tudo para ter uma criança.

Eu, pessoalmente, tenho muita experiência em cuidar de criança, tendo participado ativamente na criação dos meus irmãos, principalmente da minha irmã caçula (que nasceu quando eu tinha 13 anos, e de quem cuidava para os meus pais trabalharem). Também fui assistente de chefia de Lobinhos, crianças de 7 a 11 anos. Acho que fiz um bom trabalho em ambas as situações.

Além disso, nossos compadres nos escolheram como padrinhos da filha deles justamente por achar que, se alguma coisa acontecesse com eles, a gente criaria a menina muito melhor do que o resto da própria família deles, pois eles sabem como a gente se relaciona com crianças e conhecem as nossas opiniões e idéias sobre como educá-las.

4) Mas quem vai cuidar de vocês quando vocês ficarem velhos?

Se essa é a razão para você decidir ter filhos, sinto muito mas você tomou a decisão errada.

5) Mas e se vocês se arrependerem de não ter tido filhos?

Boa pergunta... mas uma pergunta melhor ainda é: e se a gente se arrepender de ter tido filhos? Daí é tarde demais, não dá para devolver para a loja e você tem que criar as crianças mesmo não querendo.

Portanto, faz muito mais sentido não arriscar e não envolver alguém que ainda nem existe (e não pediu para existir) na confusão.

Recapitulando:

Ser "childfree" é uma escolha. Ninguém deveria se sentir obrigado a ter filhos simplesmente porque todo mundo tem. Infelizmente isso é o que normalmente acontece, principalmente com as mulheres. Elas ainda são criadas desde pequenas para casar e ter filhos, e nunca ninguém apresenta outra possibilidade para elas.

Não querer ter filhos não necessariamente significa que você odeia crianças, ou só gosta de criticar quem tem. E também não significa que você não sabe o que a decisão de procriar envolve.

A gente, como CF, sofre muita discriminação. Desde os olhares de "coitadinhos deles", passando pela pressão para mudar de idéia vinda de familiares e conhecidos, o fato da gente pagar muito mais impostos e não receber nenhum dos benefícios adicionais por isso, até chegar nas atitudes agressivas de quem vê a nossa escolha de não ter filhos como um ataque à opção deles de ter (não tem nada a ver, claro, mas infelizmente tem gente que vê assim).

Alguma outra pergunta?

Categories

18 Comments

Helô said:

Putz, eu acho uma sacanagem gente que não sabe respeitar a opinião alheia! Me assustei com você tocando novamente neste assunto... pensei "ué, de novo o Mauro falando nisso?". Imagino que deve ser um saco isso né?
Você sabe que eu e o Santi queremos ter filhos, aliás por mim eu teria uns quatro. Acho um absurdo gente que se sente ofendida pela escolha de vocês, na boa.

Cido said:

Mauro, admiro o fato de vocês "colocarem em público" a opção de vocês e a paciência de explicar e EDUCAR as mentes menos abertas... esse é o caminho! ;-)

Cido said:

... e um comentário meio off topic... aquele bolo de fubá é bem molhado, tem uma consistência e gostinho de pamonha... ia dizer isso por e-mail, mas acho que não tenho o seu. ;-)

Marcia said:

Eu não sabia que vocês eram CF ("isto é uma doença?" hahaha! - esta foi hilária!), mas adorei saber que são como eu!!! Atualmente estou solteira e muita gente preconceituosa acha que sou uma pobre coitada que não teve filhos quando era casada e agora está muito tarde (tenho 41 anos). Sei bem o que vocês passam por não terem filhos. Passo pelos mesmos olhares de pena (devem achar que sou estéril) ou então pensam que sou o próprio Herodes e que odeio todas as criançinhas do universo. Além disso, ainda há alguns homens ridículos que acham que tudo o que eu mais quero na vida é me casar com o primeiro que aparecer pra ter filhos logo, pois já passei da hora. Arhg! Gentem! Allow! É apenas uma opção de vida. Eu nunca quis ter filhos e tenho certeza de nunca vou querer. Como você bem disse, é bem melhor se arrepender de não ter tido (sempre dá pra adotar um, se for o caso) do que o contrário - definitivamente não dá pra reverter o processo.
um beijo
Márcia (CF)

Tatitoxinha said:

Em DVD amigo, eu naum tenho vídeo :(

Mauro said:

Márcia, tem alguns outros CFs que lêem o meu blog... você não está sozinha -- ou está em boa companhia, se preferir... ;-)

Pistache said:

É engraçado o valor que as pessoas dão a sua prole como continuação da família, como herança dos seu genes. Mais tristes são os que tem filhos por que não querem se sentir solitários, acabam criando crianças mimadas e que não sabem dar valor aos pais depois. Ter filhos implica responsabilidades que nem todos tem ou podem ter, não basta apenas ter vontade. Não quero ter filhos,mas posso fazer diferença na educação das crianças que estão próximas de mim. O que interessa não é colocar mais gente no mundo e sim melhorar quem já está por aqui. Nada contra quem assume seu filhos com a responsabilidade devida.

Rods said:

Eu não terei filhos.

Por todas as razões que meu sábio mestre citou, e tb pelo fato de que eu não gosto de crianças.

Não que eu seja mal e queira esquatejá-las, apenas não me sinto confortável perto delas, além de ser egoísta demais para ver/ter qualquer benesse por conviver com elas.

Acho a atitude do Mauro e (sobretudo) da Lydia muito positiva, e o mundo seria um lugar muitíssimo melhor se as pessoas refletissem tal como eles antes de tomar qualquer decisão de magnitude similar.

De novo : Parabéns.

E não adianta dizerem que eu já disse a mesma coisa nas outras vezes que esse assunto veio a tona. Como fiel Follower de Sir Reis é meu dever aplaudí-lo sempre que possível !

Falou !

Érica said:

Eu ainda não sei se quero ter filhos mas não vejo nada de errado num casal que não queira ter filhos ou, numa pessoa que sozinha que queira ter um filho.

Independente dos poréns, isso acaba sendo meio que como opção sexual. Cada um tem uma e não se discute hehehehe

Tb achei estranho o Mauro ter tocado nesse assunto de novo... mas conversei com ele em PVT e saquei a parada. É foda conviver com qq coisa que as demais pessoas julgam que sabem o que significa ou como resolver/consertar...

Nós ainda temos um LONGO caminho pela estrada da tolerância e compreensão para percorrer... se a gente nunca chegar lá tenho certeza que somos chutados do planeta antes :)

Gerson said:

Bem Mauro, desculpe por todas as vezes que falei para vocês terem filhos. Não sabia dessa decisão de vocês de serem CF. Não tenho nada haver com isso e essa é uma decisão que cabe só a vocês e mais niguém.

Concordo quanto ao número de pessoas que qurem ter filhos pelo motivo errado e não discordo pela opção de vocês em não terem. (seria no mínimo sem sentido eu não respeitar)

Já o meu caso é bastante diferente. Tudo o que quero na vida é ter filhos. Só que é absurdamente complicado, especialmente no Brasil.

A casais da minha "espécie" não é permitido que se adote, a não ser que seja solteiro então, o filho tem de ser apenas de um e não dos dois. Como os direitos matrimoniais são negados, essa é outra complicação. Se eu morrer, quem cuidará da criança? E com que recursos se os direitos de herança não podem ser passados ao "conjugê"?

Ter um filho, mais complicado ainda. Se for produção completamente independente, teria de se arranjar um óvulo e uma barriga de aluguel separadamente. Mas e aí? Imaginem a situação: Papai, quem era minha mãe? Como eu nasci?

Resposta: bem meu filho, seu pai teve vontade de ter você mas não tinha os meios. Aí, eu fui em um banco de óvulos e comprei um. aluguei a barriga de uma desconhecida, implantamos o óvulo fecundado com meu semem e você nasceu.

Conclusão: 40 anos de tratamento psiquiátrico.

Isso, sem dizer nas dificuldades de se criar um filho assim. Ex: dias das mães: não tenho mãe.

Dia dos pais: tenho dois, meus Deus!

Festinhas na escola: Aquele é seu tio? Não, meu outro pai!

Ir na casa do Gabriel para brincar? Imagine, aquele filho de vi...! No mínimo vão influenciar você! (Isso se eu naõ for acusado de molestar os colegas do meu filho!)

E a família então? Já vejo meu pai e minha mãe dizendo: Como pode querer criar uma criança sem a mãe? Ou com dois...pais? Que absurdo!

Se eu tiver um filho com uma mulher, bem, é uma possibilidade viável. Mas provavelmente ele não viveria comigo e teria sérios atritos com qualquer companheiro que eu tenha.

Se alguém tiver outras sugestões, por favor!

Abraço

Rique said:

Mauro, parabéns pela elegância. Abraços!

Mauro said:

Rods, desse jeito o pessoal vai começar a achar que eu te dou uma caixinha para você me elogiar. ;-)

, eu achava que você estava zoando quando falou para a gente ter filhos... :-)

Realmente a sua situação é complicada. Eu acho que o problema maior não é nem a criança não vai saber quem é a mãe (muitos adotivos não sabem), mas sim as outras coisas que você falou, principalmente encheção de saco das outras crianças e dos pais delas. Infelizmente o mundo está cheio de gente que não enxerga além da ponta do nariz.

silvio said:

Mauro, sou do time oposto, quero filhos, mas sei da dificuldade em se ter e criar um ser humano.

Mesmo assim, brincadeiras à parte, sempre achei a decisão de vcs madura e consciente.

Respeito sua decisão!Abraços

Silvio

Tocha said:

Um breve comentário de um adepto à filosofia CF:
Eu tenho uma tia viúva que não tem filhos para cuidar dela. Ela está atualmente com 75 anos e tem algumas dificuldades de locomoção devido à um derrame. Ela tem dificuldades de arranjar pessoas que cuidem dela? De jeito nenhum!

O tempo que ela teria gasto cuidando dos filhos ela usou para cultivar grandes amizades. Hoje em dia, a casa dela vive cheia, tem uma vida social super ativa e não falatam pessoas olhando por ela.

Aliás, de encheção por opções eu já estou cheio. A gente é CF, vegetariano, geek, gamer e trekker... As pessoas podem escolher em que ponto vão entelhar a gente!!! :)

Érica said:

Putz Gé... sei que para vc a coisa é difícil mas é só fazendo e enfrentando essas coisas que elas mudam. Da mesma forma que tem muita gente que é contra tem muita gente que acha normal e perfeitamente aceitável.

Qto à criança... antes 40 anos de terapia pq tem 2 pais e "nenhuma" mão do que pq o pai transava com ele(a), pq o pai/mãe bebia e espanacava a família ou qq desses outros poréns q a gente fica sabendo...

Não acho que vc deva desistir da idéia só pq vão existir pedras no caminho... afinal de contas, vc já é obrigado a viver com todos os preconceitos existentes simplesmente por ser gay... um a mais, uma a menos...

Fora que, tirar uma criança de um orfanato e dar para ela uma casa com amor e carinho jamais vai ser pior do que deixá-la lá. JAMAIS!

Qto ao aspecto legal... uma hora a gente chega lá... chega sim...

Gerson said:

Valeu pela força Érica!

Mauro e Lydia, conheco alguns casais sem filhos que sao perfeitamente felizes e nao se arrependem de nao te-los. E igualmente conheco casais com filhos que sao felizes tambem. Realmente e so uma questao de escolha, e quem fica enchendo voces para ter filhos, deveria se preocupar mais com a propria vida. Tenho certeza que muitos deles tem filhos e nao cuidam direito das criancas...

Anyway, tenho certeza que se voces fossem pais seriam melhor do que muitos pais que tem por ai, porque teria sido uma decisao consciente. Por esse motivo, tenho pena das criancas que teriam tido a oportunidade de ter voces como pais ;)

Marilia said:

Nao esqueçam que vocês ja foram filhos de pessoas e provavelmente tiveram dificuldades ... se todo mundo fosse que nem vocês estáo só teriamos umas 100 pessoas no mundo. Que absurdo ...
Vcs nao tem filhos como podem dizer que cuidar deles é chato, que preconceito contra crianças meu deus. vcs falam como se criar um filho é resolver uma questao matematica dificilima em 1 minuto...
realmente, nenhuma criança merece vcs

About this Entry

This page contains a single entry by published on July 2, 2003 11:24 AM.

Resposta ao desafio was the previous entry in this blog.

Preparação is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1