Quero fazer terapia

| | Comments (16)

Tô muito louco!

Recapitulando... um tempo atrás eu comecei a fazer terapia para tratar da depressão. O psicólogo concluiu em algumas sessões que eu não precisava de terapia, meu problema era físico mesmo, e só o remédio já ia ajudar.

Isso tudo aconteceu vários meses atrás, e de fato o remédio ajudou mesmo. Mas acho que a minha resistência aos efeitos negativos de se ficar olhando para um canto de cubículo o dia todo está acabando. Comecei a ficar desanimado outra vez, com dificuldade para trabalhar.

Marquei consulta com o terapeuta para hoje. Vamos ver se ele acha que eu tenho que aumentar a dose do remédio, fazer mais terapia, mudar de emprego, ou qualquer combinação entre essas alternativas.

Categories

16 Comments

Rique said:

Não se preocupe, Mauro. Faça o seguinte. Olhe para esta luzinha vermelha...

Mauro said:

Ai! Meu olho! Vira esse laser pointer para lá!

Shibuya said:

Ei, pensei que eu que era o hipnólogo por aqui! Mas pelo menos eu não uso laser pointer não, uso lanterna mesmo (entre outras coisas) :)

Gerson said:

Pô, não manjo nada desses negócios!
Bom fim de semana!

Helô said:

hahahahahah caramba gente, o Rique tava falando do Men in Black!
Quanto a fazer ou nao terapia, você sabe minha opinião Mauro! :)

Rique said:

Valeu, Helô, pelo ensino público de compreensão da piada. ;) Esse povo não saca nada!

Juliana said:

ih, eu não levo muito a sério esse negócio de hipnose não... mas se a terapeuta tentar qualquer coisa do tipo, lembre-se: não vá para a luz!

cintia said:

Mauro,
De acordo com os psicologos que conheco no Brasil, os terapistas daqui tendem mais para linhas mais pragmaticas do que psicanalistas. Tambem precisei dos servicos deles aqui, mas a coisa tende mais pro remedinho. Estou tentando parar o Zoloft por minha conta, mas ja tive sinais de ficar meio depre.. Nao sei se era a TPM, vamos ver.. NAo quero ficar tomando remedio a vida toda! Da um tempo! Acho que se eu tentar me envolver com outras coisas, ter alguns projectos, sei la, possa viver sem medo de ser feliz. Se eu parar pra pensar analiticamente, puxa, nao tenho do que reclamar... Mas, como procuro, acho!

Mauro said:

Eu entendi que era uma referência ao MiB, Rique.

Mas como imaginei que como você não teria um daqueles aparelhinhos de apagar memória, talvez fosse tentar improvisar com um laser pointer mesmo. ;-)

Spacey said:

Voce ta tomando zoloft ou prozac? O Danny tambem toma remedio para depressao. :/ Alias, aqui neste pais quase todo mundo toma esse tipo de remedio, ne? Impressionante. :/

Shibuya said:

Embora na realidade não funcione exatamente daquele jeito, o que o pessoal do MiB faz é hipnose. Concentração em um ponto específico, de preferência um que cause impacto visual, sugestões com autoridade mas sem agressividade no tom, coisas do tipo. Amnésia parcial é um fenômeno comum na hipnose, muitas vezes ocorre mesmo sem haver uma sugestão específica para isso. Mas em geral nos tratamentos por hipnose a gente usa muito mais a hipermnésia do que a amnésia. Se o terapeuta for bom, não precisa evitar a luz, não.

Maria said:

Mauro, desculpe a pergunta mal informada, mas esses médicos americanos se apressam demais em dar remédios pesados, né não? Fiz anos de análise no Brasil e nunca - jamais - me receitaram sequer uma aspirina. Tudo bem que nunca tive depressão química, mas ainda assim. Será que você não deveria ouvir uma segunda opinião?

Mauro said:

Spacey, eu tomo Prozac, uma dose bem fraquinha.

Maria, não sei se todo médico aqui receita remédio ou não... nunca fiz terapia no Brasil, e esse aí foi o primeiro aqui (também tem a psiquiatra encarregada da receita do remédio propriamente dita).

Sobre uma segunda opinião... a Lydia, que me conhece melhor do que qualquer um, já deu o diagnóstico dela. E não é que bateu com o terapeuta? E agora? :-)

Mauro said:

Shibs, mas como saber se o hipnotizador é bom? E se eu chegar lá na luz e o cara não for muito competente? Ferrou!

Desde que eu era criança e assisti ao desenho do Pica-Pau em que ele hipnotiza um cara e faz ele virar cachorro, gato, e finalmente uma bombinha, fiquei meio desconfiado... ;-)

Roberta said:

Você agora é um misto-quente! Tuimmmm! rs

Shibuya said:

É, Mauro. Eu reconheço que saber se o hipnólogo é bom é complicado. Mas isso acontece com outras profissões também, principalmente na área de saúde. Um detalhe a respeito: na hipnose você não dorme, fica consciente o tempo inteiro, e portanto se o cara fizer algo muito estranho você pode interromper o processo por conta própria. Um cara tentar fazer com que você acredite ser um cachorro é normal em hipnose de palco, mas seria muito estranho em uma hipnose clínica. A partir do momento que isso ocorresse o rapport se encerraria por falta de confiança no hipnólogo e a hipnose se encerra.

About this Entry

This page contains a single entry by published on June 13, 2003 11:44 AM.

Mais fotos da Switch was the previous entry in this blog.

Por que não eu? is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1