Devagar e sempre

| | Comments (4)

Voltando para casa do serviço, hoje à tarde, vejo isto aqui andando ao lado da rua... clique para ampliar.

É uma "snapping turtle", nativa desta região. As características marcantes dessa tartaruga são o rabo grande, a casca pequena para o tamanho do corpo, e a cabeçorra junto com as possantes mandíbulas que, quando pega a mordida, causam um estrago... quando elas estão bravas e tentando morder, a boca faz um estalo (o tal "snap") ao fechar que dá até medo.

Essa não era muito grande, e também ficou com a cabeça encolhida quando eu cheguei perto... mas elas chegam a ficar imensas.

Eu mesmo já carreguei uma no ano passado que devia ter uns 1,5 metros da ponta do rabo ao focinho. Tive que tirar a bicha do meio da estrada para ela não ser atropelada, mas quem disse que ela cooperava? Tentava me morder de todo jeito, me unhava (tem umas unhas animais também), foi o maior problema. Imaginem a dificuldade em carregar um monstrengo grande e pesado desses enquanto se desvia das mordidas e das patadas...

Categories

4 Comments

cintia said:

Nossa, Mauro!
Parece um animal pre-historico! Alias, acho que sao um dos ultimos reminiscentes, ne, junto com os elefantes..
Ela tambem parece uma mistura de tartaruga e tatu, podia se chamar taturuga, ou tartatu he he
Depois do lance do gansinho, fiquei sabendo que, como eles sao protegidos por lei federal por estarem ameacados, eu poderia ter entrado em fria se alguem tivesse me denunciado. Teria que ter ido pelos canais da burocracia, o que levaria tempo e o bichinho acabaria morrendo!
Faria de novo!

Helô said:

É muito bom saber que ainda tenho amigos que se dão ao trabalho de parar o carro e tentar não ser mordido para salvar um animal. :-)
Pena que esse sentimento esteja tão raro.

Gerson said:

Muito legal você ter ajudado a tartaruga. Há muito tempo atrás estava em Peruíbe, logo após uma tempestade e encontrei na praia uma tartarua marinha gigante, por volta de 1,5 metro também. Infelizmente, ela havia morida a pouco e nada pude fazer.

Parabéns pela ação!

Roberta said:

Hihihi que fofa!

About this Entry

This page contains a single entry by published on May 30, 2003 9:45 PM.

Olha a Bagel Lady aí gente! was the previous entry in this blog.

Hoje é festa, na floresta... is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1