O que é o Movable Type, afinal?

| | Comments (1)

Atendendo à sugestão do Santiago.

Os melhores lugares para se começar é a aprender sobre o MT são, primeiro, o site oficial do Movable Type e segundo, o site da lista MT Brasil, em português.

O resto do texto é meio chato, então quem quiser ler clique no link abaixo.

A principal diferença entre o MT e o Blogger, por exemplo, é que o MT é uma aplicação que roda no SEU servidor. Isso, claro, se o seu provedor de acesso deixa você rodar scripts em Perl e provê acesso a bancos de dados, entre outras coisas.

No caso do Blogger e outros similares, eles dão isso tudo para você. Você é apenas um usuário do software que roda nos servidores deles, e eles hospedam o seu blog. Você só vai na página deles, digita seus posts e pronto.

No MT, você é o administrador de tudo. Você instala, configura e dá manutenção na instalação. E todo o conteúdo do seu blog (posts, comentários, etc) fica ali no seu servidor.

A grande vantagem é que você não depende de nenhum desses serviços gratuitos por aí de comentários, counters, espaço em disco, etc, que normalmente não são muito confiáveis (sistemas de comentário, por exemplo, tendem a sair fora do ar regularmente). Se o seu provedor funciona bem, seu blog está sempre no ar, com comentários, contadores, imagens, etc aparecendo bonitinho.

A desvantagem é que você precisa entender um pouco para poder gerenciar tudo. Desde instalação e configuração do software, trasferência de arquivos, criação de bancos de dados (se optar por usar um), etc. E se o seu provedor de acesso não dá os recursos necessários, você precisa arrumar um serviço de "web hosting" que o faça e pagar por ele (como foi o meu caso).

Para uma pessoa como eu, que tem conhecimento técnico, o trabalho compensa. Tenho muito mais flexibilidade agora (por exemplo, posso manusear diretamente o banco de dados do blog se quiser). Além disso, acho que o MT tem bem mais recursos que outros sistemas de blog que eu conheço.

Uma boa notícia é que o MT está planejando um serviço tipo o do Blogger para o pessoal que não tem a manha de gerenciar sua própria instalação... ;-) Os detalhes estão aqui.

Categories

1 Comments

Santiago said:

Thanks for the tip, mate!

About this Entry

This page contains a single entry by published on May 12, 2003 1:16 PM.

Fornecimento de bagels ameaçado was the previous entry in this blog.

Cansaço is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1