Somos todos voyeurs e exibicionistas?

|

Hoje eu estava pensando sobre a razão da gente ler e escrever blogs, após comentar com a Lydia sobre a popularidade desses "reality shows" que infestam a TV (e o cinema também, com o lançamento do filme (?) "The Real Cancun").

Quais as razões que levam a gente a empregar um tempão do nosso dia lendo diários de outras pessoas? É algum tipo de tendência "voyerística" que torna excitante a gente espiar os potenciais "segredos" das outras pessoas enquanto permanecemos basicamente anônimos?

O desejo de meus amigos e minha família de lerem o meu blog é mais facilmente explicado. Afinal, como estou longe pacas deles o blog vira um meio de comunicação. Mas e o resto do pessoal que não me conhece pessoalmente?

Não que eu esteja reclamando, vejam bem. Acabei travando novos conhecimentos e potenciais boas amizades com pessoas que tropeçaram aqui no meu blog, leram, gostaram e viraram leitores assíduos. Mas será que a minha vida diária é tão interessante assim por si mesma, ou é mais a atração de espiar (e até opinar sobre) a vida de uma outra pessoa que faz a gente querer ler blogs como o meu?

Ou estou só projetando nos outros a minha veia de voyeur?

O outro lado da história é a manutenção de um blog. No meu caso, a motivação inicial foi estabelecer um canal de comunicação mais prático do que e-mails individuais para as pessoas que estão distantes e um lugar para eu exercitar minha escrita. Mas o blog acabou virando algo mais, uma janela para quem quiser olhar na minha direção e um motivo de satisfação ao ver que consegui cativar uma pequena audiência falando de assuntos cotidianos.

Apesar de eu particularmente não me importar muito, tenho constantemente que avaliar se não estou me expondo demais... tirando o quesito segurança, será que isso é uma tendência generalizada ou sou só eu que sou um exibicionista enrustido?

Eu pessoalmente não me importaria em escrever mais abertamente sobre um monte de coisas, mas como minha família lê este blog não quero horrorizar ninguém. Além do mais, a Lydia não deixaria. ;-)

Um P.S. nada a ver: me ocorreu agora. Sendo esta uma mídia eletrônica, será que o pessoal que lê meu blog são meus eLeitores?

Categories

About this Entry

This page contains a single entry by published on April 30, 2003 10:48 AM.

Embaçando was the previous entry in this blog.

Fight Club! is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1