Hoje de manhã eu fui ao consultório da minha periodontista, para fazer a limpeza trimestral nos dentes.

Tive um problema de gengivite, que demorou alguns anos para curar. Apesar de não ter chegado a níveis catastróficos, afetou boa parte da minha boca. Tive que fazer cirurgias pela boca toda durante uns dois anos.

Minha boca está finalmente sadia, mas como eu perdi uma boa quantidade do osso da mandíbula — a gengivite “come” o osso entre os dentes — eu faço uma manutenção trimestral para ela não voltar, na forma de uma limpeza caprichada no dentista (na verdade, na periodontista).

Aqui tem uma página com explicações e até raios-x mostrando como acontece a perda do osso.

Quem faz as limpezas não é a minha periodontista, mas sim uma das “Dental Hygienists” que trabalham lá com ela. É um tipo de profissional que não sei se tem semelhante no Brasil… opa! Correção! Acabo de ser informado neste exato instante, via ICQ, que existe a profissão de “Técnico em Higiene Dental”. Deve ser o equivalente. Eles fazem só limpeza e orientação sobre higiene bucal.

Depois de tantos anos de tratamento e orientação, acho que hoje sou escovador de dente com nível profissional. Nas últimas consultas elas até andaram elogiando a minha “técnica”… nunca imaginei que alguém um dia iria me elogiar por isso. 😉

Se bem que, sinceramente, eu preferia não precisar receber esses elogios por nunca ter tido esse tipo de problema… mas fazer o quê?