Trabalhar (mais ou menos) ao ar livre no meio do inverno não é muito agradável… cada ano que passa o frio me afeta mais, especialmente nas mãos e pés.

O melhor jeito de se proteger do frio é se vestir com várias camadas finas de roupas, ao invés de só um agasalhão pesado. As camadas finas isolam e permitem mobilidade, e tem a vantagem de poderem ser removidas se a temperatura aumentar, ou você se aquecer por causa de atividade física.

Aqui está como eu normalmente me visto para um dia de trabalho… tem nomes em inglês porque não sei como se chamam em português, só fui conhecer os termos aqui.

Pés e pernas:

Uso botas prá inverno, com isolamento térmico e composite toes, meias, e um base layer térmico. Com a calça jeans em cima, dá prá aguentar legal. Dentro das botas (e das luvas) uso toe warmers, já falo deles.

Mãos:

Dois pares de luvas: liner gloves primeiro e as luvas grossas por cima.

Corpo e cabeça:

Camadas e camadas de roupa. Hoje eu estava usando uma camiseta por baixo de tudo, um base layer de gola alta, uma camiseta comprida, uma camisa de flanela e uma jaqueta.

Prá cabeça, é um gorro mesmo. Às vezes também uso uma máscara de esqui, quando tenho que ficar indo no pasto buscar cavalos e está ventando. Mas normalmente no inverno eu deixo a barba crescer, já ajuda bastante.

A Salvação da Lavoura:

Mesmo com tudo isso, quando está muito frio meus dedos das mãos e dos pés doem muito, o que me salva mesmo são esses toe warmers, uns sachês que reagem com o ar quando você tira do pacote e geram calor. Eles colam na meia prá não ficar mexendo dentro do sapato, e deixam tudo bem quentinho. Duram umas 6 horas, mas no inverno eu não costumo trabalhar mais do que isso, já é sofrimento suficiente :-)

Também uso eles dentro das luvas, existem uns para as mãos mas são maiores, eu usava antes mas desde o ano passado comecei a colar os mesmos que uso para os pés dentro da luva, é mais conveniente.

E é isto. Nada muito interessante, mas estava pensando nisso hoje e achei que de repente era legal postar aqui.