Ter ou não ter filhos? Essa era uma questão que eu e a Lydia debatemos desde que nos casamos. Apesar da tendência sempre ter sido “não”, acho que só nos decidimos mesmo há não tanto tempo atrás, depois de muita consideração, comparações, projeções econômicas e avaliações de impacto social, ambiental e etc… 😉

Depois disso, andei pesquisando por aí e acabei descobrindo que a decisão de não ter filhos está se tornando cada vez mais popular, e que o número de organizações de casais sem filhos (normalmente motivados pelo desejo de socializar com outras pessoas também sem crianças) aumenta também a cada dia.

Existem indicações pelas coisas que andei lendo de que as pessoas que decidem não ter filhos normalmente são as mais informadas. Pesquisaram e se informaram sobre o que realmente significa criar e educar uma ou mais crianças, avaliaram o impacto em todos os sentidos que isso tem na vida de um casal, e decidiram que não valia à pena. As pessoas que querem ter filhos normalmente não param muito para pensar, simplesmente tem os filhos e depois dá-se um jeito de descobrir como isso funciona.

Eu fiquei então curioso em saber do pessoal que lê o meu blog: qual é a posição de vocês quanto a ter filhos? Querem ou não? Quem já analizou realmente as razões que tem para querer ou não ter filhos? Quem procurou avaliar seriamente os efeitos dessa decisão na sua vida e não apenas obedecer ao empurrão da sociedade para se ter filhos?

Vou esperar para ouvir os comentários antes de começar a colocar as minhas opiniões mais radicais aqui… :-)