Ontem, depois do cinema, fomos até a casa de uns amigos nossos para bater um papinho.

O cara é um chef (mas não trabalha com isso atualmente), então invariavelmente a conversa acaba caindo em tradições culinárias brasileiras, pois ele tem muita curiosidade de aprender coisas novas. Ele ensina muitas coisas legais para a gente (e a comida na casa dele é estupidamente boa).

Ontem foi a vez de falar do nosso velho conhecido doce de leite. Explicamos que no Brasil a gente colocar a lata dentro da panela de pressão com água por 30 minutos. Ele e a esposa ficaram assombrados… eles já acham que cozinhar na panela de pressão é um ato corajoso, então colocar uma lata dentro da panela de pressão para eles é tentativa de suicídio. :-)

Ele levantou algumas hipóteses sobre como é que o leite condensado vira pasta, além de mencionar que praticamente tudo quanto é cultura usa leite condensado, menos os americanos por alguma razão que ele não sabe explicar.

É engraçado ver como coisas corriqueiras para nós brasileiros, como cozinhar feijão ou doce de leite numa panela de pressão, aqui causam assombro. O cara falou que ele quer tentar fazer o doce de leite, mas que vai fazer na panela mesmo porque nem ferrando colocaria uma lata dentro de uma panela de pressão… 😉

A mesma coisa acontece, por exemplo, como os nossos chuveiros elétricos. O pessoal daqui não ia ter coragem de tomar banho nos nossos chuveiros aí no Brasil se soubessem como eles funcionam.

É de se admirar que ainda tem brasileiros vivos após tantas mortes por explosão de lata de leite condensado ou eletrocutação por chuveiro, né? 😛