Estou bem cansado… acabei de chegar em casa depois de um dia todo trabalhando como voluntário para o Habitat for Humanity.

O Habitat é uma organização que constrói casas para pessoas que tem renda mais baixa, num esquema de mutirão. As pessoas ajudam na construção das casas e pagam menos e/ou tem condições de financiamento melhores.

Mas quando eu falo que são casas para pessoal de renda mais baixa, não pensem que são “Projetos Singapuras” da vida não. As casas são muito decentes, como vocês podem ver pelas imagens abaixo. A primeira imagem é um desenho conceitual, a segunda é uma foto das casas mesmo, de um dos blocos ainda em construção. Cliquem para ampliá-las.

Aliás, era nessas casas mesmo que eu estava hoje. Cada bloco desses são 4 casas geminadas, as da ponta são maiores e serão vendidas no mercado aberto e as do meio serão vendidas para o pessoal que está comprando pelo Habitat. Já tem algumas unidades prontas, inclusive com gente morando nelas, construídas em volta de uma praçona. São basicamente iguais à essas da imagem e da foto, variando só um pouco na altura em relação à rua (algumas são ao nível da rua, algumas são mais elevadas, com uma escadinha para entrar pela porta da frente. Essas mais altas tem um “degrau” a mais no telhado da garagem).

Estou doando as horas que eu trabalhar para uma moça solteira e mãe de 4 filhos, que precisa de 500 horas de trabalho como parte da obrigação dela nesse mutirão. Vou trabalhar esta semana na quinta-feira e talvez no sábado, se eles tiverem “expediente” (pode ser que não, por causa da Páscoa). Hoje eu ajudei na construção das garagens, começamos a erguer umas paredes. Carreguei montes de madeira, serrei, preguei, parafusei… só espero que a casa não desabe depois. 😉