Não é tão impressionante ao vivo

Não é tão impressionante ao vivo

Meu celular quebrou já faz umas semanas atrás, quando eu o derrubei na quina do pé da mesa. Caiu com a tela para baixo, obviamente. 😐

Eu vinha usando um celular bem tranqueira que comprei por $10, mas logo antes da gente ir para Charleston eu comprei um Blackberry 8800 usado no eBay. Chegou na segunda-feira.

Resolvi comprar um desses porque, além de precisar de um celular novo, a gente pegou um projeto de website que requer que o website funcione em iPhones e Blackberries. Como a Lydia já tem o primeiro, eu peguei o segundo.

Depois de usar o Blackberry esta semana toda, minha opinião é… não curti. O iPhone, com todos os problemas dele, é muito melhor. Alguns dos problemas com o Blackberry são:

  1. É muito mais chato de usar do que o iPhone. Tem milhões de opções de configuração e é muito menos intuitivo para usar.
  2. O browser é muito tranqueira, é basicamente a mesma coisa que um browser de celular.
  3. O aparelho dá uma interferência danada nos alto falantes do computador.
  4. O plano de acesso à internet custa mais caro (a Lydia paga $20 por mês e eu $35). :-(

Mas nem tudo é ruim. Tem algumas coisas que são legais, mas você precisa possuir pelo menos algum conhecimento técnico para se aproveitar delas:

  1. O Blackberry é hacked muito mais facilmente. Veio desbloqueado, mas além disso eu já fiz várias mudanças nele. Você pode instalar a versão no sistema operacional dele no seu computador, alterar à vontade, e fazer o upload no celular depois.
  2. Você pode configurar o Blackberry para pegar e-mail das suas contas pessoais, através do serviço que a RIM, fabricante do aparelho, disponibiliza. Agora uma cópia do meu e-mail vem direto para o Blackberry.
  3. A versão que eu comprei tem GPS integrado. Tive que desbloquear o uso do programa de gratuito de GPS do Blackberry, porque a operadora de onde ele foi comprado originalmente não deixava que rodasse, queriam forçar o uso de um outro programa que requer pagamento de mensalidade para funcionar. Mas isso foi fácil… vide item (1) acima.
  4. Dá para instalar o Opera-Mini, uma versão portátil do browser Opera, que melhora consideravelmente a experiência de surfar na internet. Não chega perto do browser do iPhone, mas é bem melhor que o browser original, que é basicamente o mesmo de qualquer celular. Aliás, uma dica: para instalar o Opera-Mini, vá  pelo computador neste link, selecione a opção “PC Download”, baixe os arquivos e os instale no Blackberry através do Desktop Manager (o programa que é usado para gerenciar o Blackberry pelo computador). Se você usar as opções que instalam diretamente pelo Blackberry (o que eles recomendam), você vai receber a versão “básica”, que é praticamente igual ao browser do celular e não resolve nada. Fui na opção recomendada por eles inicialmente, daí depois tive que desinstalar para poder pegar a versão melhor.
  5. O tecladinho é um pouco mais fácil de usar do que o do iPhone, na minha opinião.

Conclusão: eu definitivamente recomendo um iPhone ao invés de um Blackberry, especialmente se você não tem capacidades tecnológicas fortes, porque o Blackberry precisa de tweaking para ficar legal… senão o aparelho vai ser sub-aproveitado e você vai ficar preso às limitações impostas pela operadora de celular (o iPhone tambem sofre um pouco desse problema, mas como eu disse, é bem mais fácil de usar e o browser dele é muito superior). Em casos como o meu, porém, onde o ambiente de trabalho é hostil, o Blackberry pode ser a melhor opção por causa do teclado. Como o iPhone é operado inteiramente pelo touchscreen, não ia durar nem um dia comigo com as minhas mãos sujas e grosseiras. 😛