Volta e meia eu acho alguma coisa que acende o fogo da minha posição anti-religião, e esta série de vídeos é uma delas: um documentário sobre as crianças acusadas de bruxaria na África, que são perseguidas, torturadas, assassinadas, tudo em nome de Jesus, porque estão possuídas por demônios. Aliás, nem fogo é mais, a esta altura estou é a ponto de explodir.

Quem acusa, persegue, tortura e assassina? Certas seitas cristãs. Apesar disso, uma das pessoas logo no começo do documentário (aos 1:09 min da primeira parte) fala “qualquer cristão ficaria revoltado ao ver o que acontece aqui, os vendo usar os ensinamentos de Jesus para explorar e abusar das crianças”.

Ahhh, verdade? Alguém se lembra do pastor que apoiou a Sarah Palin? Do que ele falava sobre bruxas e demônios? Ela o elogiou muito durante a campanha. Ou se lembra do que o líder da Associação Internacional de Exorcistas fala? Ambos são cristãos, conhecidos e respeitados internacionalmente e representam congregações enormes de fiéis.

Todas essas seitas e cultos (católicos, crentes, macumbeiros, espíritas) acreditam nas mesmas coisas, basicamente: possessão por demônios/espíritos, cerimônias de exorcismo de um tipo ou outro e, acima de tudo, a cobrança direta ou indireta pelos serviços de proteção contra essas “ameaças”.

Os links estão abaixo, mas previno: o documentário é absolutamente revoltante e vai fazer você odiar a humanidade:

Parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5, parte 6

A primeira parte já dá uma boa idéia do que é discutido no documentário, para quem não tiver estômago para ver tudo. Assistam pelo menos essa, até o final.

E antes que alguém venha com aquela velha desculpa, “ah, mas eles não são cristãos de verdade“, aconselho examinar as crenças cristãs antes de vir falar bobagem, porque eu não estou com a menor disposição para aturar desculpa esfarrapada. A Bíblia fala montes de vezes sobre bruxas, possessão por demônios, exorcismos e a obrigação de quem acredita em eliminar as bruxas. Portanto se você afirma ser cristão e acreditar em Jesus, também tem a obrigação de acreditar nessas merdas, porque na Bíblia o próprio Jesus exorcizava gente à torto e à direito. Se você afirma que a Bíblia é verdadeira, então isso tudo é verdade também.

O fato de que algumas seitas cristãs vão um pouco adiante e tacam fogo em crianças acusadas de bruxaria não é nada de novo, o importante é que a aceitação inquestionável das religiões pela sociedade é que cria as condições para isso acontecer, e por isso essa aceitação é errada e tem que desaparecer. As religiões e a crença no sobrenatural tem que ser expostos pelo que são (i.e. um resquício da pré-história da civilização humana) e parar de serem incentivadas e respeitadas incondicionalmente. Pois não merecem respeito algum.

Mais tarde: a Lydia não estava aqui quando eu achei o documentário, assisti, depois escrevi isto. Quando ela chegou e eu falei de tudo isto, ela disse “mas por que você se tortura assistindo essas coisas?”. Boa pergunta. Respondi que essas coisas são importantes, precisam ser mostradas, as pessoas precisam ficar cientes das coisas que as religiões, que elas aceitam e não querem discutir, incentivam.  Por isso que religiões não podem ter status especial, precisam ser expostas, questionadas, examinadas, e que precisam ser fundamentadas com evidência sólida, como todos os outros tipos de idéias tem que ser antes de serem amplamente aceitas.

Em tempo: como a Marcinha comentou, existe uma organização que ajuda essas crianças, chamada “Stepping Stones” (eles fazem parte do documentário). Neste Natal, ao invés de dar tranqueiras como presente para seus parentes e amigos, que tal dar doações no nome deles para ajudar quem precisa? O link para a página de contribuição do Stepping Stones é este aqui.