Apocalipse na literatura juvenil
Alguém já ouviu falar sobre a série de livros de ficção/horror cristã “Left Behind“, que conta a história do Apocalipse, quando os verdadeiros cristãos são levados embora para o céu enquanto a corja humana (judeus, muçulmanos, ateus, etc) entra pelo cano?
Aqui esses livros infestam a sessão juvenil da biblioteca pública, por exemplo, e eu já tive que convencer meu sobrinho a não pegá-los emprestado. O menino ia levar porque a capa era legal… ia levar gato por lebre e sofrer lavagem cerebral no processo.
Hoje um amigo meu mandou este link para um artigo que fala sobre o último volume da série e sobre esse tipo de literatura em geral e o seu avanço aqui no mercado americano.
Esse é o tipo de coisa que me faz pensar que minha vida aqui nos EUA será forçada a terminar num futuro não muito distante. Vou ter que sair daqui ou então aceitar morar numa teocracia nada diferente das existentes hoje em dia no Oriente Médio, onde eu como ateu (e imigrante) serei no mínimo legalmente discriminado, se não criminalizado…
Canadá, aqui vou eu!
Em tempo: depois que escrevi o post eu fiquei pensando… eu mesmo não li os livros e só sei do que se trata através de terceiros, então vou à biblioteca amanhã ou durante o fim de semana e para pegar os primeiros volumes do diacho da série. Assim posso falar por experiência própria, coisa que eu prefiro.
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/liquidox/www/diario/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399
Eu discordo sobre o lance dos escravos. A escravidão existe, sim, a pior de todas, que é a escravidão da mente.
Realmente a escravidão da Bíblia não tem nada a ver com a escravidão do Brasil colonial. Abre aí qualquer livro de história e vc vai ver que os escravos que vieram nos navios negreiros tinham que se submeter a tudo na marra. Tavam sossegados lá na África caçando, pescando e celebrando os deuses da natureza. De repente cai o mundo deles e aparecem aqui tendo que viver uma vida desgraçada, senão iam sentar no colo do capeta na certa. Ah, sim, lembrando que os *donos* desses escravos eram muuuuito religiosos e tementes a Deus. Tão tementes que desciam a lenha nas costas da negrada (sem preconceito, né, mas eu não lembro de ter escravo branco…), porque afinal de contas, a negrada vinha da África, lá ninguém acreditava em Deus, né, então tem mais é que tomar mesmo que é pra ver se fica esperto. Mas Deus é bom e sabe que os negros só apanhavam pro próprio bem deles… como é que um cristão assim bem-intencionado, como um senhor de escravos, vai estar agindo mal? Qualquer coisa, dá uma passadinha na igreja mais próxima, bate um papo com o Criador e fica tudo certo.
– Senhor, eu matei um escravo hoje… e agora? Não dá pra voltar e fazer ele viver de novo.
– Mas você Me dá muito trabalho! Toda semana a mesma coisa! Você tá arrependido?
– Tô, sim…
– Então, tudo bem, pára de fazer besteira, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima… só tem uma coisa que você não pode fazer.
– O quê, Senhor?
– É falar mal de Mim. E olha o respeito, não me pergunte por quê. Se eu tô falando, tá falado. Olha que tô limpando a sua barra, hein! Pode falar mal até do meu filho, mas de mim não, olha lá! Não vai esquecer que quem manda nesta josta aqui sou eu!
– Opa! Combinado! Até semana que vem!
Esse tipo de acordo deve ter acontecido bastante no tempo da escravidão…
Eu conheci mais de uma pessoa, e pessoalmente, não foi *de orelha*, não, que deixava de comprar comida pras crianças pra dar o dízimo da igreja. Será que elas bateram a cabeça? Imagina! Lá nas igrejas delas isso era visto como prova de fé. Isso é escravidão. Quando você está louco a ponto de desrespeitar o direito à vida de pessoas que, não só moralmente, como pela lei, são dependentes de você, isso, além de escravidão, é crime.
Então sem essa balela de que a escravidão não existe. Eu conheço gente que passa mais tempo na igreja do que com a família. Vejo que MUITA gente faz tudo pela comunidade da igreja, faz caridade, faz bonito fora de casa e não está nem aí pra própria família (a não ser que todo mundo frequente a igreja também, o que é bem conveniente). Isso é escravidão.
Fora essa história de que a Bíblia ensina tudo de bom. Eu concordo que vc tem que ter civismo. Que tem que ser bom. Que tem que fazer direito. Mas eu acredito que isso é uma questão de civilidade, educação e respeito, não de religião. Você tem que fazer as coisas certas se for judeu, ateu, católico, agnóstico, evangélico ou hare krishna. O que o divino tem a ver com isso? Parem com essa história de que eu sou legal porque Deus quer. Se eu sou legal, é porque Deus quer. Se eu sou ruim, é porque o Diabo tá falando no meu ouvido. E eu? Cadê eu? Eu sou o quê, um brinquedo? Uma peteca sem vontade que vai tomando palmada na bunda e pulando de Deus pro Diabo, do Diabo pra Deus? Pára com isso! Não se fala tanto no tal do livre arbítrio? Que arbítrio uma pessoa tem se ou está vivendo pela vontade de Deus ou pela do Diabo?
Acreditar no que quiser é uma coisa, é escolha. Se quem crê chegou aí pelas próprias pernas, e não porque foi ensinado desde pequeno, ou porque tanta gente TEM que estar certa, melhor ainda. Agora, achar que o que dá certo no mundo e nas pessoas se deve a essa crença, seja qual for, isso não é escolha, é loucura. É escravidão. Se fosse assim, como a grande maioria das pessoas que estão no mundo acreditam em alguma coisa, a lógica seria de que o mundo estivesse cada vez melhor, não?
Eu quero entender uma coisa… eu tenho que assumnir que não entendo os desígnios de Deus. Alguém pode me ajudar?
Deus *endureceu* o coração do Faraó pra que ele tivesse que reconhecer que Deus era superior e único, e tivesse que deixar o povo de Israel sair do Egito. Até aqui está correto?
Isso quer dizer que Deus arbitrariamente quis dar uma lição no Faraó e nos egípcios. Ele turvou o tal do *livre arbítrio* do Faraó (opa! será que o Faraó não tinha direito ao livre arbítrio porque não acreditava em Deus?)… ou seja, se ele quisesse podia fazer isso não só com o Faraó, como com qualquer ser humano, e até com os animais. Correto?
Alguém pode me explicar, então, porque Deus simplesmente não entra na cabeça das pessoas e faz tudo dar certo? Não é mais fácil do que ficar com esses subterfúgios, como dilúvios, tragédias, queda de Sodoma e Gomorra, a mulher que virou sal, a morte dos primogênitos? Pra que tanta tragédia? Se Deus ama cada pessoa como se fosse única, por pior que ela seja, e tem o poder pra mudar cada vida, pra que matar tanta gente com essas coisas, se é mais fácil ir lá na cabeça das pessoas e fazer com que tenham mais juízo? O Bush fez um escarcéu com essas brincadeiras de polícia e bandido dele, morre gente pra caramba com as guerras em Angola, aqui no Rio, então…. afff (como dizia o Painho)! Dispensa comentários. Fora as doenças, que são um capítulo à parte…
Alguém me explica?
Puxa gente agora com todo esse esclarecimento acho que vou ter que virar evangélica… NOT!!!!!!
Olha a crentaiada aqui no blog do Mauro !!!
Xô bando de crente desocupado, vão infestar outra praia, que de montes-de-bosta como vcs o mundo tá cheio !!!
É isso que eu digo, enquanto acatarmos esse papinho de respeitar e tal ppermitiremos que essa corja de mentecaptos se espalhe pelo globo. Temos que fazer a mesma coisa, esses furibundos se unem e abrem suas igrejinhas de merda, roubam o pouco dinheiro que os ignorantes tem e começam a propagar a praga de sua existência.
Nós, ateus e agnósticos tínhamos que nos unir também. Criar uma associação que pudesse financiar uma resistência ao avanço desses FDPs.
Primeiro via mídia, tentando educar, pois a maioria das pessoas que estudam acabam imunizadas.
Caso não dê muito certo, partimos prá porrada ! Ateamos fogo nas igrejolas, surramos os pastores, explodimos suas casas e – mais importante – ezterilizamos os crentes, assim eles não reproduzem.
Não adianta amaciar, esses putos tiveram a mente lavada e hoje nada mais são que papagaios que repetem a mesma ladainha gasta.
Pode parecer que falo de brincadeira, e em parte o é, mas eu tenho meus motivos.
Uma das duas pessoas que mais amei na vida morreu por causa desses cristãos FILHOS DA PUTA !
Se um trouxa desse diz essas asneiras na minha cara, eu não sei se me seguraria …
Mas, veja lá, Seu Linus e Nhá Michele, digam aí … Vcs são de onde ? SP ?
Dá aí o endereço do mocó que vcs se reúnem preu dar uma passadinha lá … Quero ver a casa de deus … Diz aí ???
Ou só vão mencionar o site mesmo ?
Ah, deixa eu avisar, ele não vai ficar muito tempo no ar não, ok ?
Falou !
Rods – O Anti-Cristão e Anti-Cristo
TYPO ALERT !
Onde lê-se EZTERILIZAMOS no post anterior, leia-se ESTERILIZAMOS.
FIM DO TYPO ALERT !
AH !!!
É tanto post que me perdi !
Temos o endereço da igrejola !
É isso aí, pode me esperar lá. Vista sua roupa de domingo, pegue a “bibla” suada e vai cantando enquanto espera.
Que delícia !
Falou !
Caramba, além de profetisa agora temos terrorista aqui no meu blog… 😉
Bom, gente. O negócio é o seguinte.
Esta discussão perdeu o rumo faz tempo. Começou com uma tentativa minha de comentar a crescente influência evangélica (para pior) nos EUA e atualmente já nem sei o que estamos mais discutindo. Até eu entrei no rolo.
Apareceu até o pessoal do time de Deus aqui tentando bater uma bola, mas infelizmente eles não conseguem falar nada que não seja citação da bíblia para comprovar a veracidade das coisas ditas na própria bíblia. Só que esse tipo de argumento auto-certificado não funciona não, precisa ter auditoria independente.
Vou fazer o seguinte. Vamos cortar a discussão por aqui. Vou colocar uns posts nestes próximos dias sobre outros assuntos que foram mencionados aqui nos comentários, daí a discussão pode recomeçar um pouco mais focada.
Estou bloqueando novos comentários neste post, pois já não é mais possível acompanhar a discussão por aqui.
Aguardem os próximos posts.