Gente, queria agradecer ao pessoal que está manifestando as suas opiniões nos meus posts.

Não coloco posts aqui só para receber elogios, o debate realmente é bem vindo. Opiniões contrárias me ajudam a reavaliar as minhas posições. Afinal, não acho que eu sempre estarei certo (se é que estive certo alguma vez).

O principal motivo para eu comentar assuntos controversiais aqui é justamente iniciar o debate entre o pessoal que lê este blog. Às vezes a gente nunca para para pensar em certas coisas que faz, e ver outras pessoas discutindo sobre elas pode dar aquele empurraozinho inicial para a gente reavaliar nossos conceitos.

Quando eu digo “reavaliar”, não estou implicando que a posição inicial de ninguém é necessariamente incorreta. É claro que essa reavaliação pode muito bem confirmar as nossas idéias, assim como pode fazer com que a gente perceba que a nossa opinião é infundada e resolva mudar.

É o pensar que é importante. Avaliar, contestar, buscar motivos coerentes e consistentes para a maneira que a gente se comporta e enxerga o mundo, seja para comprovar as nossas idéias ou para modificá-las. O importante é não deixar as idéias se estagnarem e tentarmos continuamente evoluir como indivíduos e como partes de um mundo, buscando o bem de todos.

Não para conseguir o favor de nenhuma divindade, mas pelo nosso próprio futuro. 😉