Opiniões sobre procriação

| | Comments (2)

Ter ou não ter filhos? Essa era uma questão que eu e a Lydia debatemos desde que nos casamos. Apesar da tendência sempre ter sido "não", acho que só nos decidimos mesmo há não tanto tempo atrás, depois de muita consideração, comparações, projeções econômicas e avaliações de impacto social, ambiental e etc... ;-)

Depois disso, andei pesquisando por aí e acabei descobrindo que a decisão de não ter filhos está se tornando cada vez mais popular, e que o número de organizações de casais sem filhos (normalmente motivados pelo desejo de socializar com outras pessoas também sem crianças) aumenta também a cada dia.

Existem indicações pelas coisas que andei lendo de que as pessoas que decidem não ter filhos normalmente são as mais informadas. Pesquisaram e se informaram sobre o que realmente significa criar e educar uma ou mais crianças, avaliaram o impacto em todos os sentidos que isso tem na vida de um casal, e decidiram que não valia à pena. As pessoas que querem ter filhos normalmente não param muito para pensar, simplesmente tem os filhos e depois dá-se um jeito de descobrir como isso funciona.

Eu fiquei então curioso em saber do pessoal que lê o meu blog: qual é a posição de vocês quanto a ter filhos? Querem ou não? Quem já analizou realmente as razões que tem para querer ou não ter filhos? Quem procurou avaliar seriamente os efeitos dessa decisão na sua vida e não apenas obedecer ao empurrão da sociedade para se ter filhos?

Vou esperar para ouvir os comentários antes de começar a colocar as minhas opiniões mais radicais aqui... :-)

2 Comments

Adriana said:

Olá Mauro,

Estava pesquisando sobre o tema e caí aqui...pena vc não ter colocado sua opiniões mais radicais...Estou sendo muito pressionada a ter filhos , idade e tal, e estou bem com tudo. Sou publicitária, gosto do que faço e meu marido já tem uam filha do primeiro casamento...sempre questionei sobre ter ou não filhos,inclusive já engravidei e perdi...sou tratada como uma "anormal" , a familia dele me olha como se eu tivesse um defeito de fábrica...e dizem ah vcs teriam filhos tão bonitos....onde acho suas opiniões radicais? risos...adorei o que li "entre quatro estações" ...é a primeira vez que mando uma mensagem...se puder vamos conversar. Parabéns, abç, Adriana ps: amo gatos tb,a nossa se chama Beatriz e procura namorado no Brasil

Mauro said:

Adriana, infelizmente quando eu mudei o sistema de comentários do blog de endereço eu perdi todos os comentários deste post, onde eu expunha as minhas idéias com mais detalhes. Mas eu vou escrever diretamente para você.

About this Entry

This page contains a single entry by published on December 2, 2002 3:55 PM.

Me acorde quando acabar o filme was the previous entry in this blog.

O debate está feroz is the next entry in this blog.

Find recent content on the main index or look in the archives to find all content.

Powered by Movable Type 4.1