Fiquei até de madrugada assistindo um especial no Discovery Channel sobre artes marciais, reclinado no sofá com a Lydia dormindo meio que em cima de mim. Às 2:00, quando acabou o programa, a Lydia se recusava a acordar e eu comecei a passear pelos outros canais para ver o que estava passando.

Acabei parando num canal qualquer onde estava começando um tal de “Beyond“, um daqueles programas em que um médium conversa com o além.

Para proteger as identidades reais das pessoas, vamos designar os participantes por outros nomes quaisquer… que tal chamar o apresentador de “Pilantra” e a outra pessoa de “Mané”?

Reproduzo parte do diálogo deles abaixo.

Pilantra: Você está aqui porque quer contatar seu pai e seu irmão, não é isso?
Mané: Sim.
Pilantra (concentrando): Estou vendo uma senhora parada bem aqui na frente… talvez a mãe do seu pai? Vejo algo como um problema nas pernas… está correto?
Mané: Hããã… não.
Pilantra: Hmm. Seu pai e seu irmão morreram ao mesmo tempo?
Mané: Isso.
Pilantra: Ah. Estou recebendo uma visão… fogo? Algum tipo de incêndio, ou explosão… algo tipo (faz som e mostra com as mãos algo batendo e explodindo).
Mané: Hãã… não.
Pilantra (sem se abalar): Bom, não entendi o que isso significa então. Agora estou percebendo algo, como uma situação fora de controle, ou algo impossível de controlar… foi isso?
Mané (fazendo uma cara meio torta): Hããã… não. Meu irmão matou meu pai e depois se matou.
Pilantra: Ah! Está vendo? Ele estava fora de controle.

Depois disso eu chacoalhei a Lydia até ela acordar porque não aguentava mais ver aquela palhaçada. E o cara ainda tem uma série na TV… tenha dó, já vi outros muito melhores que ele.

Se é para viver profissionalmente de enganar as pessoas, pelo menos seja bom nisso. Respeito ao consumidor é importante.