Hoje eu aprendi a fazer um punção, que serve para fazer marcas (por exemplo, para marcar o meio do comprimento de uma barra de aço). Não é que ficou bonito? Cliquem na fotinho abaixo para ver o danado.

O punção poderia ser super-simples, só uma haste de aço com uma ponta numa das extremidades, mas meu professor gosta de adicionar um componente artístico nas coisas que faz e ensina, então me ensinou a fazer a ferramenta num formato todo elaborado. Como é difícil conseguir fotografar a peça por causa do jogo de luz no metal, tive que fazer um desenhinho mesmo para mostrar a geometria dela. Cliquem na imagem abaixo:

A ponta do punção, até um pouco menos da metade da haste, tem o formato de um obelisco, com quatro lados retos (a ponta em si tem um formato cônico). Dali para a frente, a haste fica toda arredondada, mas achatada em um dos sentidos, para ficar mais confortável na mão.

E pensar que a ferramenta saiu de um pedaço de mola de suspensão de caminhão… depois de muito fogo e muita marretada, claro. :-)