…mas alguém tem que fazê-lo.

Hoje fui comprar carvão coque para a minha forja, numa cidade chamada Stroudsburg, que fica a mais ou menos uma hora e meia de casa. Foi o lugar mais próximo que arrumei que tinha esse tipo de carvão.

O lugar que vende (seria uma carvoaria?) deve ter sido construído há mais de 100 anos atrás, mas hoje em dia está caindo aos pedaços. Dêem uma olhada na foto abaixo (é panorâmica, vocês vão ter que usar os scrollbars para ver tudo):

É uma construção típica desse tipo de estabelecimento, com um trilho de trem na parte de cima e os compartimentos para os tipos de carvão na parte de baixo. O trem empurrava os vagões de carga em cima da estrutura, abria umas comportas e derrubava o carvão.

Hoje em dia, claro, o maquinista teria que ser retardado para tentar estacionar uma composição em cima daquilo, a não ser que quisesse causar uma catástrofe e aparecer na TV. Metade da estrutura já desabou e o resto não deve estar em melhor condição. Acho que o carvão chega de caminhão mesmo.

Cheguei lá, e o velhinho octagenário que me atendeu já queria encher a caçamba da minha picape com carvão usando a escavadeira. Falei para ele “Wow! Hold on!“, só precisava de uns 20 e poucos quilos. Daí ele me deu dois sacos e mandou eu ir na pilha para enchê-los com o quanto quisesse. A pilha de carvão é a do meio da foto abaixo, onde tem uma pá encostada na parede. Notem que a estrutura que devia estar em cima das pilhas já desabou faz tempo.

Cavoquei a pilha até encher os sacos, mas na hora de pagar descobri que não tinha dinheiro. O tiozinho falou para eu ir num caixa eletrônico tirar dinheiro (eles não aceitavam cartão) e depois voltar para pagar. Quando perguntei onde era para eu deixar o carvão até quando voltasse com o dinheiro, ele falou para eu não me preocupar pois ele confiava em mim…

Claro, depois dessa eu tinha que voltar para pagar, né? 😉

Mas depois eu saí de lá rapidinho… alguém reparou no nome do lugar? O lugar se chama “Peoples Coal”. Eu é que não quis ficar lá para arriscar descobrir o que eles usam para fabricar o carvão… vai que eles usam o esquema do “Soylent Green“? ;-P