Hoje fomos ao cinema assistir “Zatoichi“, a mais nova versão desse personagem que é um clássico do Chambara (o cinema de época japonês).

Zatoichi é um massagista cego que viaja pelo Japão, sempre perseguido por inimigos e caçadores de recompensa. Apesar de cego, Zatoichi é um espadachim formidável, que usa o som, cheiro e tato para lutar.

Apesar da história típica (herói chega na cidadezinha onde gangues rivais de mafiosos estão lutando entre si pelo poder), o filme é muito bacana. Algumas histórias paralelas se desenrolam enquanto o passado dos personagens é mostrado através de flashbacks.

Além disso, o filme tem um componente sonoro muito legal, talvez para mostrar a dependência que Zatoichi tem com o som. Em várias passagens do filme, você se sente assistindo a um show do “Stomp!“, onde as pessoas se movem e fazem coisas seguindo o ritmo da trilha sonora: aram o campo, martelam pregos, cortam lenha, etc, tudo seguindo a batida da música. E no final do filme tem um show de percussão. :-)

O pessoal mais “por dentro” vai reconhecer o ator que faz Zatoichi (e que também é o diretor do filme). É Beat Takeshi, que também trabalhou em “Battle Royale” e na série de TV “Takeshi’s Castle“, que inspirou as “Olimpíadas do Faustão” (eu já falei sobre isso neste post aqui).

Em tempo: o link no começo do post é para o site oficial do filme (em japonês, mas vale à pena olhar), mas para informação mais genérica vocês podem olhar na página do IMDB.