Acabamos de chegar do cinema, onde fomos assistir “An Inconvenient Truth“, o filme do Al Gore sobre Aquecimento Global.

É o filme mais aterrorizante que eu já assisti.

Não porque o filme mostra catástrofes ou coisa assim. Ele é baseado na maior parte em uma palestra que o Al Gore apresenta já há anos sobre o assunto, onde ele apresenta de maneira clara e bem explicada os estudos e fatos aceitos pela comunidade científica. São as consequências que você percebe no que está vendo que são horríveis e inescapáveis. Uma vez que ele mostra os fatos, as conclusões se apresentam automaticamente para você, sem necessidade de serem apresentadas. Olhando em volta no cinema, via as pessoas silenciosas, olhando a tela, cobrindo a boca com a mão, naquele típico gesto de horror.

O Al Gore, como talvez vocês se lembrem, foi o presidente eleito em 2000 que teve seu cargo roubado por manipulações legais pelo Moita do Mal. Depois disso o Gore se aposentou da política e voltou a se dedicar ao ambientalismo.

Recomendo muito mesmo esse filme, especialmente para o pessoal que mora aqui nos EUA. Os EUA são os grandes culpados pela situação atual, contribuindo com 1/3 do total mundial dos gases que causam o efeito estufa, mas são os que mais tendem a ignorar o problema.