Aqui nos EUA a gente paga 37 centavos para mandar uma carta. Já as empresas que mandam lixo e diariamente enchem as nossas caixas postais com ofertas de cartão de crédito, cupons que a gente não usa, ofertas de refinanciamento da casa à preço de banana, etc, pagam somente 7 centavos por cada envelope recheado que mandam.

Até aí não seria problema, afinal pode-se argumentar que elas enviam volume alto e isso sustenta o correio. Porém, aparentemente, não é bem assim. Dos 37 centavos que nós pobres mortais pagamos, boa parte vai para subsidiar o custo mais baixo para essas empresas.

Agora que tenho mais tempo livre para pensar nessas coisas, resolvi começar minha pequena guerra particular contra o junk mail. Como a carga maior é de ofertas de cartão de crédito, vai ser por ali o embate inicial.

Vejam vocês, dentro das ofertas vem um envelope de resposta comercial, com postagem paga, para você colocar o formulário preenchido que eles mandam. Eu fiquei sabendo que essa postagem custa 50 centavos para a empresa. O que fazer então? Existem algumas possibilidades.

A primeira, mais fácil, é simplesmente escrever algo como “No, thanks!” bem grande no formulário, colocar no envelope e mandar. Assim os junk mailers estão pagando 57 centavos para mandar coisas para mim. Além de possivelmente o problema que causa quando um formulário chega lá sem ser preenchido, pois possivelmente eles não podem simplesmente jogar no lixo, deve existir algum trâmite para descartar um formulário que foi mandado de volta.

A segunda, mais interessante, é encher o envelope de tranqueiras para que ele fique com excesso de peso. Aí a tarifa sobe consideravelmente, podendo chegar a bem mais de 1 dólar…

Como essa segunda alternativa pode fazer com que eles liguem para você para encher o saco, então uma boa idéia é colocar ofertas de outras empresas no envelope de resposta, assim eles nem tem como argumentar que você usou a “resposta comercial” para fins inválidos, afinal você mandou coisas que achou que eles poderiam usar no comércio deles.

Pelo que eu ouvi, após alguns meses de prejuízo eles desistem e param de mandar lixo para você… vamos ver. :-)