Bíblia: o resumo
Este é o melhor resumo da Bíblia que eu já vi, tive que colocar aqui para a posteridade. Tirado de um post excelente sobre moral divina no Atheist Experience Blog:
The Bible is a comedy of errors. God creates the world with only 1 person…and that turns out to be a mistake, so he makes a companion. Two people in the world, one rule [don’t eat from the tree of knowledge]…whoops, that failed. Let’s kick them out and make life more difficult, in the hopes that this will work…whoops, that failed. OK, let’s drown everyone on the planet except for the one most righteous family…whoops, that failed. Let’s confuse their languages…fail. Let’s pick just one small group as the chosen group…fail. Let’s ignore them for a while…fail. Let’s pick and guide one king…fail.
Let’s send ourselves down and take human form in order to sacrifice ourselves to ourselves as a loophole for a rule that we made…epic fail.
Resumo WIN. 😛
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/liquidox/www/diario/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399
Hohoho, isso porque Deus é onisciente né? Então ele sabia que ia falhar :\
E você sabe que religião tem o motivo perfeito dos Fails né? Livre Arbítrio :\
Por isso que hoje em dia sou em cima do muro, “no lo creo em las brujas pero que las hay las hay” =D
ISSO SIM é Intelligent Design… vindo de quem veio, o que se podia esperar?
ahahahaha muito bom isso! excelente resumo!
Para quem se admite um ateu vc se preocupa bastante com os crentes… Uma coisa é garantida, no final da vida, se vc está certo eu e vc estamos bem, mas se eu estiver certa vc,i nfelizmente, estará mal.
Uau, Valeria… quanto FAIL. Vamos por partes, primeiro uma analogia:
“Para quem acredita em Deus, os crentes se preocupam bastante com (difamar, caluniar e criminalizar) os ateus”
“Para quem não é gay, os crentes se preocupam bastante com (elimitar os direitos dos, entre outros, meus amigos) homossexuais”
“Para quem não é cientista, os crentes se preocupam bastante com (tentar eliminar) a Teoria da Evolução”
“Para quem não gosta de filmes de horror/ação/pornô/etc, os crentes se preocupam bastante com o que está passando na (minha) TV”
“Para quem só quer ler a Bíblia, os crentes se preocupam bastante com (tentar remover) os livros que tem na biblioteca (da minha cidade)”
Deu para perceber o porquê da minha “preocupação” com os crentes? Não fosse por isso, o meu interesse por crentes seria zero. Só me preocupo com eles quando eles invadem e afetam negativamente a minha vida pessoal. Se os crentes ficassem na deles, praticando sua fé de maneira privada (como Jesus mandou), você nunca iria me ver escrevendo nada aqui sobre eles.
Agora a segunda parte:
Fala sério, quer usar a “aposta de Pascal“? Esse é um dos argumentos mais furados para tentar justificar a sua fé… faça um favor a si mesma e à sua crença e ache algum outro argumento melhor, porque esse aí ofende qualquer criatura pensante.
Acho sintomático que todo ‘crente’ não se contenta em apenas achar que está certo, mas expressa um prazer mórbido em reafirmar que além de estarmos todos errados, ainda vamos pagar eternamente por isso, sofrendo, ardendo, queimando, enfim, o que quer que seja. Mais uma vez, uma atitude muito cristã…
As atitudes de detdos crentes não determina que estão corretos.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade” Mateus 7.21-23.
Valeria, mesmo deixando-se de lado os problemas mais óbvios dessa sua citação (tipo, como saber QUEM está “certo” ou “errado”?), em que isso se aplica à discussão? Independentemente da atitude, ou se Jesus conhece eles ou não, isso não diz nada sobre cuidar da sua vida e parar de meter o bedelho na vida dos outros.
Mauro
Respondendo a sua pergunta: eu acho que aqueles que de verdade são cristãos podem até pensar diferente mas isto não significa “meter o o bedelho” na vida dos outros, e no caso de Jesus, foram os outros que fizeram isso c/ ele, crucificando-o por ter idéias diferentes, por isso a citação acima. Carregar rótulo de cristão é uma coisa, ser cristão de verdade é outra. Veja essa citação do ppio Jesus:
“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.” – Mateus 7:1-5o
Reconheço que errei e fui grosseira e peço que me perdoe por isso.
Fique na paz!
Valeria, mas aí é que está o problema, não? QUEM são os verdadeiros cristão, se eles existem? Cada pessoa que acredita ser cristã acha que está fazendo a coisa certa. Isso de falar “mas eles não são cristãos de verdade” é uma outra falácia (“ad hoc”) que não serve para explicar ou justificar nada.
A sua citação do “não julgueis” finalmente chegou onde eu queria. Se o próprio Jesus falou isso, não era para nenhum fiél dele fazer, não é? Mas eles fazem e acham 1001 razões para se justificar, basicamente porque não acham que tem “trave” no olho deles, estão fazendo a coisa certa. E é essa a razão do meu problema com eles.
Sobre você ser grosseira, acho que falar que alguém vai para o inferno não é a melhor maneira de iniciar uma conversa, mas tudo bem. O que me incomodou mesmo foi você usar a Aposta de Pascal. Eu gostaria que, independente de qualquer outra coisa, você tirasse algo das nossas conversas aqui. E aprender que os argumentos que você usa são furados acho que se encaixa nisso, porque força você a refletir nas coisas que afirma.
Não tenho intenção de fazer você largar a sua fé, mas gostaria que você se apoiasse numa base mais concreta, não em retórica vazia. Assim você tem condições de avaliar as ações que a sua fé faz você tomar sob uma luz mais realista e tomar decisões que respeitam não só o que você acredita, mas os que os outros acreditam (ou não) também, e a independência e responsabilidade individual de cada um.
Eu acho que mesmo se você quiser continuar acreditando em Jesus, existem alternativas muito melhores aos dogmas do cristianismo, que colocam os fiéis em montes de sinucas de bico por causa dos dogmas carregados de séculos atrás. Você pode acreditar em Jesus e ser uma pessoa muito mais humana do que o cristianismo permite.
A minha fé é apoiada no que a Bíblia diz e nas experiências pessoais que já tive com Deus, inquestionáveis para mim, e que são mais do que suficientes para justificar a minha fé.
“Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
“porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, e aniquilarei a sabedoria o entendimento dos entendidos.
Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria,
nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos,
mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.
Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes;
e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são;
para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus”.(I Cor 1:18-29)
Concordo inteiramente c/ vc sobre os dogmas que foram incorporados ao cristianismo por homens que tinham interesse nisso e muitas crueldades foram feitas em nome desse “Cristianismo”. Sou cristã, e não religiosa, se é que me entende. Desculpe mais uma vez por ter sido tão indelicada.
Valéria
Nossa, Valéria, agora você aloprou na citação.
O que tem isso a ver com qualquer coisa que nós falamos? Aliás, essa citação toda aí acho bem mal escolhida, porque exemplifica muito bem o que eu acho que o Deus da Bíblia representa (não que eu acredite que ele exista, claro): uma criatura arrogante e invejosa, que teima em manter os humanos de cabeça baixa e se arrastando perante ele.
Veja bem, se eu tivesse filhos, gostaria que eles crescessem e se superassem, evoluíssem em todas as suas capacidades. Não os enganaria de propósito ou os confundiria para que eles ficassem se sentindo para sempre inferiores a mim. Você não faria isso com seus filhos, eu aposto, mas dá todo o apoio a Deus quando ele faz? Onde está a sua coerência? Onde está o seu compasso moral?
Você não pode simplesmente abrir mão da sua consciência só porque Deus fala que quando ele quer ser cruel, mesquinho, trapaceiro e mentiroso, ele pode sem problema. Porque é exatamente isso que essa seção de 1 Coríntios descreve, com Deus enganando os sábios e os prudentes para eles se perderem e disfarçando a sua revelação como loucuras para eles não entenderem o que é.
Se é assim mesmo, que legalzinho ele, não? Ao invés de esclarecer as pessoas que buscam o entendimento, ele recompensa os idiotas que desprezam o conhecimento e pregam baboseira. Isso é a moral que você acha correta? É isso que você gostaria que seus filhos se tornassem? É isso que você acha que um pai que realmente ama os filhos desejaria para eles? Alguma coisa aí não bate.
Eu tenho certeza que você é uma pessoa inteligente e boa, pelas nossas conversas prévias. Mas por favor, não desligue o cérebro quando ler a Bíblia. Essas passagens que você citou dão conselhos horríveis que você não aceitaria de jeito nenhum se eu viesse e falasse para você numa conversa corriqueira (“Tive uma idéia genial, você devia tirar seus filhos da escola e não deixar eles aprenderem nada, para que eles cresçam sendo ignorantes totais, o que você acha?”), mas aceita quando estão escritas na Bíblia sem questioná-las. Você tem inteligência e senso moral, use-os!
Mauro
A sua interpetração do texto me pareceu um tanto equivocada, o que ele quer dizer, em resumo, é que qto mais humanamente sábia for a pessoa, mais a palavra de Deus parece-lhe loucura. Mediante estes fatos acho que deveríamos parar por aqui, pq c/ essa saudável discussão não chegaremos a nenhum lugar diferente daquele que previamente escolhemos viver.
Um grande abraço
Valeria,
“A sua interpetração do texto me pareceu um tanto equivocada, o que ele quer dizer, em resumo, é que qto mais humanamente sábia for a pessoa, mais a palavra de Deus parece-lhe loucura.”
Aí é que você se engana, a sua interpretação é exatamente igual à minha. A única diferença é que você não se permite pensar no que significa o que acabou de descrever porque isso levaria a um território que você não quer explorar. Veja bem:
A sabedoria humana deriva da observação do mundo natural e, na sua maior parte, funciona. Veja por exemplo o seu fogão à gás ou microondas, a sua TV, as pontes por onde dirige seu carro usando GPS, etc. Tudo isso é produto da sabedoria humana, que repetidamente demonstra compreender como as coisas funcionam no mundo (ou pelo menos boa parte delas).
Portanto, se Deus: (1) criou a natureza de uma maneira que a sabedoria derivada dela afasta da salvação a pessoa que a tenta obter e (2) deu aos homens o cérebro, a curiosidade e a vontade de aprender que temos, isso significa que ele criou uma armadilha para fazer com quem tente aprender e crescer se perca, recompensando os que se mantém ignorantes. É exatamente isso que falei no comentário anterior.
A sua própria visão de Deus não se encaixa com o que a Bíblia descreve, mas você, talvez inconscientemente, não se deixa cogitar isso, porque esse é um terreno perigoso. Então faz coisas como o que acabou de fazer, não analisa as suas próprias afirmações além da afirmação em si, para não criar problemas. Senão chegaria ao ponto de ter que decidir entre (1) você está errada, (2) a Bíblia está errada ou até mesmo (3) ambas estão erradas.
Note que mesmo chegar a esse ponto ainda não exclui a possibilidade de se continuar acreditando em Deus. Só tornaria você mais consciente de que tem que avaliar as coisas em que acredita, não simplesmente tomar por verdade dogmas escritos em algum lugar. Quem sabe você não adota o humanismo religioso?
Mauro
Vc com certeza é uma pessoa inteligente e como tal sabe defender bem suas convicções, mas mesmo assim continuo afirmando que Deus não deseja que seus filhos sejam ignorantes, a exemplo de Salomão, que podendo pedir o que quisesse, pediu sabedoria para reinar Israel.
“5 E em Gibeão apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos e disse-lhe Deus: Pede o que quiseres que te dê.
6 E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; e sou ainda menino pequeno, nem sei como sair, nem como entrar.
8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?
10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse esta coisa.11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo;
12 eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.
E ainda temos no N.T, entre outros ex: “Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. Tiago 1:5.
Portanto continuo afirmando que o sábio a que se refere o comentário anterior é o que se julga sábio diante da sabedoria de Deus, ou seja, acredita que sua sabedoria não vem Dele, pois sequer nele acredita, por isso as coisas que vem de Deus são loucura p/ ele. Eu poderia me prolongar refutando várias coisas que vc interpretou de maneira diferente do que eu entendo (parágrafos 4 e 5), mas prefiro me recolher, pois acho que essa saudável discussão se prolongaria demais, o que não é o meu desejo no momento. Eu acredito em Deus, na Bíblia e na criação, e isso é uma questão de fé, e por mais que pareça loucura é nisso que acredito.
Agradeço o espaço , a atenção e a paciência, e certa da sua compreensão de encerramos por aqui o assunto.
Um abraço
Caracas, quanto bate-rebate nesse post… Afe!
Ah, já to com saudades dos meus manezinhos fedidos! Hahaha!