Atendendo à sugestão do Santiago.

Os melhores lugares para se começar é a aprender sobre o MT são, primeiro, o site oficial do Movable Type e segundo, o site da lista MT Brasil, em português.

O resto do texto é meio chato, então quem quiser ler clique no link abaixo.


A principal diferença entre o MT e o Blogger, por exemplo, é que o MT é uma aplicação que roda no SEU servidor. Isso, claro, se o seu provedor de acesso deixa você rodar scripts em Perl e provê acesso a bancos de dados, entre outras coisas.

No caso do Blogger e outros similares, eles dão isso tudo para você. Você é apenas um usuário do software que roda nos servidores deles, e eles hospedam o seu blog. Você só vai na página deles, digita seus posts e pronto.

No MT, você é o administrador de tudo. Você instala, configura e dá manutenção na instalação. E todo o conteúdo do seu blog (posts, comentários, etc) fica ali no seu servidor.

A grande vantagem é que você não depende de nenhum desses serviços gratuitos por aí de comentários, counters, espaço em disco, etc, que normalmente não são muito confiáveis (sistemas de comentário, por exemplo, tendem a sair fora do ar regularmente). Se o seu provedor funciona bem, seu blog está sempre no ar, com comentários, contadores, imagens, etc aparecendo bonitinho.

A desvantagem é que você precisa entender um pouco para poder gerenciar tudo. Desde instalação e configuração do software, trasferência de arquivos, criação de bancos de dados (se optar por usar um), etc. E se o seu provedor de acesso não dá os recursos necessários, você precisa arrumar um serviço de “web hosting” que o faça e pagar por ele (como foi o meu caso).

Para uma pessoa como eu, que tem conhecimento técnico, o trabalho compensa. Tenho muito mais flexibilidade agora (por exemplo, posso manusear diretamente o banco de dados do blog se quiser). Além disso, acho que o MT tem bem mais recursos que outros sistemas de blog que eu conheço.

Uma boa notícia é que o MT está planejando um serviço tipo o do Blogger para o pessoal que não tem a manha de gerenciar sua própria instalação… 😉 Os detalhes estão aqui.