Alguém pode me explicar o porquê dos pais não acharem que o barulho dos filhos deles incomoda as outras pessoas?

Ontem na aula de aikidô um camarada levou a filha dele (10 ou 11 anos) para treinar. Normalmente ele também treina. Por alguma razão ele não treinou, mas ficou lá ao lado do tatami durante a aula com o filho nenê dele (um menino pequeno, nem anda ainda acho).

Até aí tudo bem, pois em teoria não é um ambiente só para adultos. O problema é que o moleque não parava de fazer “gú-gú-dá-dá”, bem alto. Cada vez que ele via a irmã ali no tatami, ele gritava. E volta e meia começava a chorar.

Num ambiente onde o silêncio é a norma — não tem conversa durante as aulas, nem gritos de “kiai”, o único barulho é o dos corpos caindo no chão — percebia-se facilmente a quantidade enorme de barulho que o nenê fazia.

O problema é que o tal cara, como a maioria dos pais que eu conheço aqui, aparentemente acha que isso é entretenimento para todo mundo. Dava risada, de vez em quando falava um “Shh” para o nenê (como se ele fosse entender), mas ligar o “simancol”, nem pensar. Só uma vez ele tirou o nenê de lá, quando a choradeira se estendeu por vários minutos. Mas logo voltou e recomeçou a barulheira.

Por que isso? Por que os pais não conseguem se tocar que os filhos deles incomodam os outros com o barulho e a bagunça que fazem? Por que eles não entendem que não é nem apropriado, nem cortês, carregar um nenê com eles para todo lugar que vão? Que tem lugares onde uma criança pequena interfere e atrapalha com as atividades que estão sendo desenvolvidas lá?

A maioria das pessoas não fala nada por educação e porque reclamar de um nenê é mal visto aqui. Mas eu aposto que não era só eu o incomodado. A própria filha do cara não prestava atenção na aula, ficava dando risadinhas do nenê toda vez que ele gritava. Eu acho que o sensei estava incomodado também, pelas olhadas que dava na direção de onde eles estavam.

Infelizmente não era minha prerrogativa mandar o cara sair de lá com o nenê, isso cabia ao sensei e eu não ia passar por cima dele. Mas ele não falou nada, pelo menos durante a aula, acho que por educação. Resta-me esperar que ele tenha dado uma chamada no cara quando não tinha ninguém rodeando.