Pergunta de… pecuária?
Por que vacas e outros animais de casco bipartido não precisam usar ferradura? Alguém sabe? 😐
Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/liquidox/www/diario/wp-includes/class-wp-comment-query.php on line 399
Hããã ?!?!?
Lá vai um chutão:
Não são animais feitos para “corrida”, então gastam menos os cascos…
ou
Os cascos bipartidos funcionam como um amortecimento natural, enquanto que os inteiriços não amortecem e com isso desgastam mais…
Boa pergunta… Não seria justamente por serem bipartidos? A hipótese do Tocha faz sentido, não?
Espero que você saiba a resposta e informe para a gente.
Hmmm.. Nao faco a menor ideia.. Agora fiquei curiosa. Vou perguntar pro Jeeves!
To com a Alessandra , se descobrir nao esquece de contar pra gente 😉
Porque eles são animais bacanas e animais bacanas não usam ferradura
Porque ferradura é coisa de boiola. 😉
Oi Mauro
Eu nao tenho ideia dos animais que nao precisam usar ferradura, mas tenho uma grande duvida e acho que voce pode responder: por que um animal precisa usar ferradura? O que acontecia com esses animais antes do homem inventar a ferradura?
Bjs
Só vc para fazer eu desenterrar pesquisa da época da faculdade hein!
Animais de cascos bipartidos: bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e suínos.
São animais que não oferecem tração para as pernas para uma locomoção mais ágil, como uma corrida por exemplo. Como a amigo disse aí em cima serve para amortecimento, uma sustentação para o corpo aonde a pata fica toda em contato com o solo ocasionando um desgaste muito menor que por exemplo o Cavalo.
O cavalo pisa sobre a extremidade de um único dedo, o que ocasiona um desgaste em todo o bordo plantar, por força dos atritos e choques no solo.
Este desgaste anula os efeitos do crescimento do casco, ocasionando, quando excessivo, a inutilização do cavalo para o trabalho, esporte e/ou lazer, durante um tempo mais ou menos longo.
Um cavalo desferrado, para compensar o desgaste de seus cascos em um dia de trabalho, terá que descansar de dois a mais dias, dependendo das condições do solo.
Puxa!
Uia!!! Eu “quase acertei” então?
E aí Mauro, não vou ganhar uma coca-cola não… 😛
Tatitoxinha, obrigado por desenterrar a sua pesquisa!
Tocha, não tem Coca-Cola prá você não, porque isto não era um desafio. Era uma pergunta mesmo, eu não sabia a resposta… ;-P