Adicionei um link aqui no lado direito da página para traduzir esta página automaticamente para o inglês. Infelizmente, o produto final é mais um “ingrêis” do que inglês propriamente dito.

Reconheço que é bastante difícil escrever um programa de tradução, mas se isso é o melhor que se consegue fazer depois de tantos anos trabalhando nisso, não sei como o pessoal do “Jornada nas Estrelas” não entrou em guerra com o universo todo devido aos maus entendidos causados pelo tradutor universal… tem cada aberração nas traduções que chega a ser hilário (quando não transmite exatamente o oposto do que o texto original dizia).

É bem capaz que eu remova esse link, pois não sei o quanto ele é útil. Mas vou deixar ele pelo menos por um pouco aqui para vocês poderem dar umas risadas.

Apêndice trekker: na verdade, existe pelo menos um episódio que gira justamente em torno das dificuldades de se traduzir uma linguagem diferente… é um dos episódios da série “A Nova Geração” chamado “Darmok“, que é também um dos melhores episódios já feitos em todas as séries de “Jornada nas Estrelas”.