Depois de 12 horas e duas equipes trabalhando no nosso jardim e na rua, o problema com nosso encanamento foi resolvido. A Lydia tirou o dia hoje para acompanhar o trabalho, resolver eventuais problemas e conversar com as organizações envolvidas (nosso encanador, prefeitura do município, companhia de água, companhia de esgoto). O jardim virou o maior canteiro de obras, e a escavação acabou chegando até o meio da rua para que o problema fosse corrigido.

O problema foi causado pela companhia de água, que mudou as manilhas de água do outro lado da rua para o nosso lado há quase um ano atrás, e no processo destruiu a ligação entre a nossa casa e o esgoto… tudo o que saia de casa estava empoçando debaixo da rua, acabou saturando a terra e começou a voltar encanamento acima. Por sorte não chegou a alcançar a casa de novo, mas eventualmente iria.

A pergunta, agora, é quem vai arcar com a despesa… nós tivemos que pagar o encanador, mas vamos tentar recuperar o dinheiro com a companhia de água, os vilões da história toda. Segundo os caras da companhia de esgoto, que vieram escavar a parte da nossa calçada para fora, nós somos os sextos a terem o mesmo problema desde que a companhia de água mudou a manilha.

A Lydia filmou a obra durante o dia, e eu tirei fotos quando cheguei em casa. Depois eu coloco algumas aqui para vocês verem o estado que ficou a frente de casa…