Faz mais ou menos um ano e meio atrás, a Marvel decidiu fazer um daqueles eventos que afetam o universo inteiro deles, e lançou a mega-série “Guerra Civil”.

Nela, o governo cria leis forçando os super-heróis a se cadastrarem (revelando a identidade secreta deles para o governo) ou serem declarados ilegais, caçados e aprisionados. Peter Parker, o Homem-Aranha, incentivado por Tony Stark, o Homem de Ferro, revela a sua identidade publicamente na TV. Isso causa a maior complicação, obviamente, para o ineliz e a família dele (a tia May e a Mary Jane, com quem ele estava casado). E isso vem rolando desde então.

O problema é que essa zona toda acabou complicando tanto que a Marvel decidiu que não dava para continuar tocando o barco assim. Só que como é que eles iam desfazer a idéia de jirico que foi revelar a identidade do Homem-Aranha? Quem poderá nos ajudar?

A solução: o Peter Parker faz um pacto com o demônio. Sério.

Para salvar a vida da tia May, que foi baleada, Peter faz um acordo com Mefisto (o demônio do universo Marvel), que em troca exige as lembranças da vida de casado de Peter Parker. A explicação meia boca é que no fundo, no fundo, o espírito do Peter ia se lembrar do que perdeu e sofrer pela eternidade. Ceeeerto…

O resultado é que ele acorda de manhã, e os últimos 20 anos de história do Homem-Aranha não aconteceram. Ele não se casou, ainda mora com a tia May, o Duende Verde não morreu, e o mais importante, ninguém se lembra que ele revelou sua identidade na TV… os que se lembram não conseguem se lembrar da cara da pessoa por trás da máscara.

Os fãs do quadrinho estão revoltadíssimos com isso, estão propondo boicote, etc, o que não me espanta. O que me espanta é que eles não desistiram de ler essas séries antes. Todo ano, tanto a Marvel quanto a DC fazem esses eventos que bagunçam completamente os universos deles, se colocam numa situação difícil de manter e daí arrumam um jeito mágico de reverter tudo para como estava antes. Lembram da morte do Super-Homem, por exemplo, ou mesmo da desgraça que foi a saga do clone do Homem-Aranha (que por sinal aparente desapareceu junto com o casamento dele)?

Como eu disse no título do post, é por essas e outras que não leio mais HQ de super-heróis já faz um bom tempo. Cansou a minha beleza.

Leiam mais no Omelete: aqui, aqui e aqui.